alltype - fundo claro

Como fazer a trilha da Pedra do Macaco, uma das vistas mais bonitas de Maricá-RJ

A Pedra do Macaco fica no município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. E, embora curta, tem uma dificuldade moderada. Do topo, se tem vista de toda a cidade
A Pedra do Macaco fica no município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. E, embora curta, tem uma dificuldade moderada. Do topo, se tem vista de toda a cidade
trilha pedra do macaco maricá

A trilha da Pedra do Macaco é uma das mais famosas do município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Embora seja uma trilha curta, de apenas 600 metros, ela tem dificuldade moderada. Isso porque é sempre em subida – e em subida em íngreme.

O tempo médio de percurso é de 1h. Mas pode demorar mais ou menos dependendo do seu condicionamento físico.

Além disso, o tempo total de passeio vai depender muito do quanto você vai parar no topo pra descansar, curtir a vista e tirar várias fotos.

Confira neste post todas as dicas pra fazer a trilha da Pedra do Macaco, em Maricá!

    Onde fica a Pedra do Macaco

    A Pedra do Macaco fica no município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. O endereço do começo da trilha é R. I, 20 – Pindobas, Maricá – RJ, 24942-395.

    A marcação do Google Maps abaixo está correta e você pode se basear por ela para conseguir chegar.

    Como chegar à Pedra do Macaco

    A maneira mais fácil de se chegar até o começo da trilha da Pedra do Macaco é de carro. Foi o que a gente fez, saindo da cidade do Rio de Janeiro. A partir da nossa casa, deu 80km (mais ou menos 1h40).

    Para estacionar, tem algumas vagas permitidas ao longo da Rua Sete e Rua Cinco. Nós fomos num fim de semana e tinha vaga tranquilamente. Acho difícil que lote a ponto de não conseguir estacionar.

    Também é possível ir de ônibus. Existem várias linhas que param na Rodovia Amaral Peixoto. Qual você vai pegar depende muito de onde você estará saindo. Eu recomendo usar o Google Maps pra traçar essa rota e ver a combinação de transporte público que você vai precisar pegar.

    Mas aí descendo na Rodovia Amaral Peixoto, você vai precisar caminhar cerca de 3 quadras (750 metros) até o início da trilha.

    Nível de dificuldade

    Primeiramente, é bem fácil encontrar o início da trilha pois:

    • está sinalizado corretamente no Google Maps, como apontei antes;
    • tem placa na entrada indicando, não tem como errar.

    A distância total percorrida na trilha é de apenas 600 metros. Porém, tem um desnível de 235 metros da base até o topo. O que isso significa? Que é um subida bem íngreme!

    Na placa da entrada tem o indicativo de que a dificuldade é “leve superior”. Porém, acho que está indicado como “leve” só porque a trilha é curta, hehe Porque de leve não tem nada. É uma trilha bem moderada.

    Ela é sempre em subida, o que cansa bastante. Além disso, tem alguns pontos de dificuldade, em que é preciso subir pedras mais altas – e, consequentemente, dar passadas mais largas. Em vários momentos foi preciso o auxílio dos troncos das árvores pra se segurar e dar um impulso.

    Além disso, alguns trechos são de pedra mesmo. A dica é utilizar as raízes das árvores que estão “presas” nessas pedras para servirem como degraus, sabe? E dar aquele impulso.

    trilha pedra do macaco
    Placa no início da trilha (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

    Como é a trilha

    Embora tenha esses pontos de dificuldade, a trilha da Pedra do Macaco tem uma vantagem de que é toda coberta, o tempo inteiro. Ou seja, você consegue se proteger do sol.

    Além disso, não conta com maiores bifurcações. É bem fácil conseguir seguir o caminho correto sem se perder ou se confundir. Basta prestar atenção minimamente no caminho que não tem erro.

    Em virtude do aclive acentuado dessa trilha, eu achei mais difícil descer do que subir. Claro, a subida cansa (e faz suar) bastante. Mas para descer é preciso cuidar muito mais para não escorregar e cair.

    Em vários pontos o terreno é de areia (que escorrega). E vai te forçar bastante o tornozelo e o joelho. Se você tiver algum tipo de limitação física nessas partes do corpo, não sei se recomendo essa trilha pra você.

    Quanto tempo demora a trilha

    Nós percorremos a trilha da Pedra do Macaco, da base até o topo, em 40 minutos. Porém, nesse tempo está contabilizado todas as vezes que paramos para gravar pro canal do YouTube. Além disso, claro, algumas paradas para respirar e limpar o suor (porque estava um calor surreal, mesmo em abril!).

    Como disse no início desse post, a placa do início da trilha indica 1h de percurso. Então acho que dá pra tomar esse tempo como base 🙂 Se você for atlético, hehe, e acostumado com trilhas, certamente fará em menos tempo que isso.

    O topo da Pedra do Macaco

    Chegando ao topo do morro se tem uma vista quase que completa de Maricá. O mar, as lagoas, as Ilhas Maricá, a Pedra de Inoã, os bairros todos… É uma vista realmente incrível!

    A Pedra do Macaco em si está “escondida” a partir do ponto que finaliza a trilha. Você vai precisar caminhar para a direita (de quem olha para o mar) e ultrapassar algumas pedras.

    Nesse ponto, o topo fica mais estreito. Para quem tem medo de altura, pode não ser muito legal também. Se for o seu caso, recomendo ficar pela primeira pedra, que é um pouco mais larga e dá para sentar e curtir o visual.

    A gente não chegou a subir na Pedra do Macaco propriamente pois estávamos sem corda e equipamento de escalada. Eu até tentei ver se teria alguma forma de subir sem ser assim, mas não descobri como seria possível, hehe. De todo modo, a vista das outras pedras já super compensa e não tem necessidade de subir na Pedra do Macaco mesmo.

    pedra do macaco maricá
    Vista de Maricá a partir da Pedra do Macaco (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

    Dicas importantes

    • como dito, a trilha é bem íngreme, cansa e sua bastante. Leve bastante água para se hidratar (eu diria pelo menos 1 litro).
    • embora a trilha em si seja coberta, o topo não é. Pelo contrário, não tem um ponto de sombra. E o sol queima muito. Leve (e use!) protetor solar.
    • como em qualquer área de natureza, os mosquitos podem ser um grande incômodo. Leve (e use!) repelente.
    • roupas apropriadas para trilha são importantíssimas. Principalmente o calçado. Eu, particularmente, prefiro bota de trilha (que tem um solado mais aderente). Mas se você for de tênis, cuide pro solado não estar gasto. Caso contrário, você vai escorregar na descida.
    • se for levar um lanchinho e comer na trilha, recolha o seu lixo, coloque numa sacolinha, e leve de volta até achar uma lixeira e descartar corretamente.

    E aí, curtiu a Pedra do Macaco? Me conta nos comentários!

    trilha da pedra do macaco
    Sentar na pedra e curtir o visual! (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

    GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
    instagram.com/jehhhmello
    youtube.com/arrumaessamala
    facebook.com/arrumaessamala

    VAI VIAJAR?

    Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

    🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
    🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
    👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
    🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
    📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
    🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
    💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
    🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
    🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
    🧳 Aluguel de malas: GetMalas

    Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

    Últimos posts

    Siga o Arruma essa Mala

    Vídeo da semana

    Pesquisar

    Pesquisar

    Reserve

     

    Quem sou eu...

    Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

    Receba as novidades: