A Lagoinha do Leste é uma das praias mais bonitas de Florianópolis. Tendo acesso apenas por trilha (ou por barco, na alta temporada), não há nenhum tipo de construção por perto. Sendo assim, o seu visual é totalmente selvagem. Apenas o azul do mar, o verde da vegetação e o amarelo da areia!
Neste post, vou explicar tudo o que você precisa saber para conhecer a praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis. Onde fica, como chegar, como é a trilha, como acessar o Morro da Coroa e qual a melhor pedra para tirar fotos lá em cima!
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
Onde fica a praia da Lagoinha do Leste
A Lagoinha do Leste é uma das praias do Sul de Florianópolis. Fica entre o Matadeiro e o Pântano Sul.
Como já contei neste outro post do blog sobre as praias de Floripa, no Sul da ilha se encontram os locais mais roots e menos turísticos. Ou seja, você encontrará muito mais moradores mesmo (e muito menos casarões de temporada e hotéis), além de pescadores.
O acesso para a Lagoinha do Leste se dá apenas por trilha (ou pelo Matadeiro ou pelo Pântano do Sul) ou por barco (apenas na alta temporada).
- LEIA MAIS:
- Onde ficar em Florianópolis: conheça os melhores bairros e locais baratos
- O que fazer em Floripa: principais pontos turísticos e dicas para além das praias
- Praias de Florianópolis: as 20 melhores e mais famosas
Lagoinha do Leste: trilha saindo do Pântano do Sul
Essa foi a trilha que eu escolhi fazer na minha viagem mais recente à Florianópolis. Ela é mais íngreme, mas mais curta e mais rápida. Tem 2,2km de extensão que eu percorri em 1h (parando várias vezes para gravar; o vídeo você pode ver no começo desse post!).
A trilha é considerada de nível moderado justamente por ser bem íngreme no seu trecho inicial (depois é a descida até a praia). E o seu acesso se dá pela Rua Manoel Pedro Oliveira. Há uma placa tanto no começo da rua quanto mais à frente, quando a trilha começa de fato. Ou seja, fácil de encontrar.
No entanto, a trilha é super bem demarcada e não há risco de se perder – basta não querer inventar atalhos ou sair do trajeto original. Além disso, há vários pontos em que as pedras e até mesmo toras de madeira formam uma espécie de escada, o que facilita bastante a caminhada.
Também a maior parte da trilha é feita em mata fechada, o que auxilia muito no calor e na proteção da nossa pele, já que não fica recebendo sol o tempo inteiro.
Lagoinha do Leste: trilha saindo do Matadeiro
Essa é a segunda opção para ir à Lagoinha do Leste. É um trajeto mais plano, porém mais longo. São cerca de 4km, percorridos entre 2h30 e 3h.
Além disso, a metade final da trilha é pelo costão, sem nenhuma proteção de vegetação para o sol. Ou seja, mais calor e muito mais protetor solar, hehe. Mas, claro, a vista é muito mais bonita, já que você vai apreciando o mar!
Para chegar até o começo dessa trilha, você precisa ir até a Praia da Armação, atravessar a ponte e o pequeno trecho até a Praia do Matadeiro. No canto direito estará o início da trilha, indicado por placas.
Qual a melhor trilha?
Bom, aí isso depende de você! Há alguns pontos a se considerar. O primeiro deles é como anda o seu condicionamento físico. Você aguentaria ida e volta pela praia do Matadeiro, por exemplo, totalizando seis horas? Ou ainda, suas pernas aguentam uma subida íngreme para encarar o Pântano do Sul?
O outro ponto também é o tempo que você tem disponível. Ao escolher a trilha do Matadeiro, obrigatoriamente precisará de mais horas do seu dia para isso. O que pode implicar também em ter de acordar mais cedo, por exemplo.
Agora, se nada disso é um problema pra você e o seu objetivo é curtir o visual, tirar ótimas fotos e aproveitar o passeio, então a trilha pelo Matadeiro pode ser uma ótima para você.
Trilha via Pântano do Sul: 2,2km, cerca de 1h de duração, mais íngreme e mata fechada em basicamente todo o trajeto.
Trilha via Matadeiro: 4km, cerca de 2h30 a 3h de duração, mais plana e, da metade para o fim, costeando o morro e vendo o mar.
Eu, como disse antes, escolhi a trilha do Pântano do Sul. Para mim, ela se encaixou perfeitamente.
Até porque, não se esqueça, também tem a trilha até o topo do Morro da Coroa, de onde se tem uma vista deslumbrante da praia!
Caso você queira, também pode chegar por uma das trilhas e ir embora pela outra. Os ônibus 563 e 564 fazem o trajeto entre as duas praias. Ou você também pode pegar um uber.
Trilha do Morro da Coroa
Depois de encarar a trilha até a praia da Lagoinha do Leste, você pode optar por encarar uma segunda trilha. E eu sugiro fortemente que você tome essa decisão, porque a vista lá de cima é de tirar o fôlego.
No lado direito da Lagoinha do Leste, bem perto de onde sai a trilha do Pântano do Sul, fica o Morro da Coroa. É lá de cima que saem as melhores fotos e melhores imagens da praia.
Essa trilha, no entanto, é de nível difícil. Isso porque, além de ser uma subida também íngreme, ela é toda de pedras. Você não precisará fazer nenhum tipo de escalada, nem escalaminhada. Mas o fato de ter muitas pedras (e algumas não serem bem fixas) fazem com que o trilheiro tenha de redobrar a atenção. Afinal, uma pisada em falso pode fazer você torcer o pé, escorregar, cair, se machucar, etc.
Além disso, só há uma placa indicando o caminho no começo da trilha. Depois, nada mais. De qualquer forma, prestando a atenção, o trajeto é bem intuitivo porque há marcações no chão de tanto que outras pessoas já passaram por ali.
Mas se você não está acostumado a fazer trilhas, não recomendo que você faça a do Morro da Coroa sozinho. Há vários guias que oferecem esse serviço, e você pode contratar um. NESTE LINK AQUI você encontra uma agência que opera por lá.
Eu demorei aproximadamente 1h até o topo do morro. Mas também fui parando para fazer as gravações para o canal, o que toma mais tempo.
Melhor foto no Morro da Coroa
Há vários pontos legais no topo do morro para se tirar foto. A vista é surreal em todos eles. No entanto, a pedra mais famosa (e que oferece uma imagem mais aberta para a praia) fica ao lado esquerdo, embaixo.
Ela fica quase escondida. É preciso descer algumas pedras para poder chegar nela.
Lembrando sempre de ter cuidado e caminhar com calma para evitar acidentes.
Como ir de barco para a Lagoinha do Leste
Caso você queira apenas conhecer a praia da Lagoinha do Leste sem fazer nenhum esforço em trilha, pode também optar por um passeio de barco.
A maior parte deles saem do Pântano do Sul, do lado esquerdo da praia (onde fica o Bar do Arante). Mas você também pode negociar com algum pescador saindo da Praia do Matadeiro. Na alta temporada (ou seja, verão), você conseguirá com maior facilidade.
Se você for fora de temporada para Florianópolis, tenha em mente que pode acabar não conseguindo.
As negociações e pagamento são feitos na praia mesmo, diretamente com os pescadores que estiverem por ali disponíveis. O valor por trecho, em média, é R$ 35 (pode já ter reajustado).
Como ir à Lagoinha do Leste
O acesso à praia, como já foi dito, acontece apenas por trilha ou por barco. No entanto, seja qual for a opção escolhida, você precisará chegar até as praias do Matadeiro ou do Pântano do Sul.
Sendo assim, a melhor opção é ir de carro até esses lugares. Caso não esteja com um veículo próprio, a dica é alugar um para os deslocamentos maiores em Florianópolis, o que facilitará (e muito) a sua vida na viagem.
Aqui no Arruma Essa Mala, sempre recomendo a RentCars, já que é possível comparar os preços e vantagens oferecidas por todas as melhores locadoras da cidade em questão. Assim, posso analisar e decidir qual o melhor custo-benefício para o meu caso.
Indo de ônibus, as linhas que passam tanto no Pântano do Sul quanto no Matadeiro são o 563, o 564 e o 4125. A depender de que parte de Florianópolis você estiver partindo, é possivel que tenha de pegar mais de uma linha para completar o trajeto.
Nesse caso, sempre uso o Moovit ou o Google Maps para simular trajetos de transporte público.
O que fazer na Lagoinha do Leste
Não há nenhuma estrutura turística na Lagoinha do Leste. No verão, parece que funciona um quiosque com venda de algumas comidas básicas, água, refrigerante e afins.
Eu fiz a trilha em novembro e não tinha nada funcionando (embora a estrutura do quiosque estivesse montada, sem nada nem ninguém por lá).
Sendo assim, se você quiser estender o seu passeio para algo além de um mergulho no mar, banho de sol e trilha, terá de buscar opções no Matadeiro ou no Pântano do Sul. Nessa segunda praia, o Bar do Arante é super famoso. Eu falei mais sobre ele nesse post sobre o que fazer em Floripa.
E aí, você já conhece a Lagoinha do Leste? Me conta nos comentários como foi a sua experiência e qual trilha você fez!
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas
4 comentários em “Lagoinha do Leste: onde fica e como fazer a trilha mais famosa de Florianópolis”
Boa tarde sou barqueiro aqui no pantano do sul onde fizemos o transporte para a praia da lagoinha do leste o valor é 50 reias pra ir e 50 reais pra retorno você pode ir de trilha e volta de barco ou vice e versa
What is your contact information. I will be in Florianopolis in march, 2023. Please provide all the details of the Lagoinha do Leste excurssion, and costs.
Oi adorei o post. Precisa ir com guia ou sozinha com uma amiga é de boa?
Oi, Milena! Se vocês já fizeram alguma trilha antes e tão acostumadas, pode ir sozinha de boa! O Morro da Coroa é um pouco mais difícil, mas também dá pra fazer sozinho.