alltype - fundo claro

Morro Branco: onde fica e o que fazer nesta bela praia com falésias no Ceará

Morro Branco é uma das praias do litoral leste do Ceará e famosa pelos seus labirintos de falésias à beira-mar. Conheça!
Morro Branco é uma das praias do litoral leste do Ceará e famosa pelos seus labirintos de falésias à beira-mar. Conheça!
morro branco

Morro Branco é uma das praias do litoral leste do Ceará. Famosa pelos seus labirintos de falésias à beira-mar, é muito visitada também pela facilidade de se chegar a partir de Fortaleza. Em menos de 1h30 você chega!

Além disso, conta com águas quentinhas (típicas do Nordeste), comidas típicas, feira de artesanato, passeio de buggy e muito mais.

Por isso, neste post preparei tudo o que você precisa saber para poder conhecer Morro Branco!

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Onde fica Morro Branco

Morro Branco fica na cidade de Beberibe, no litoral leste do Ceará. Além disso, o município conta com outras praias, lagoas e grutas. Ou seja, se você se hospedar em Morro Branco, poderá estender o passeio até essas localidades.

Praia das Fontes, Gruta da Mãe D’água, Praia do Diogo, Praia do Uruaú e Lagoa de Uruaú são alguns dos locais de Beberibe e que ficam a poucos quilômetros de distância de Morro Branco.

Quantos quilômetros tem de Fortaleza a Morro Branco?

A partir do centro de Fortaleza, são 89km até Morro Branco. Se você sair direto do aeroporto com um carro alugado, por exemplo, é ainda menor a distância: apenas 85km.

O tempo de percurso na estrada dura de 1h15 a 1h30, a depender do trânsito.

O que fazer em Morro Branco

1. Monumento Natural das Falésias

O Monumento Natural das Falésias é o lugar mais famoso e mais bonito de Morro Branco. Seja uma viagem individual ou uma excursão, você vai conhecer as falésias.

E elas são realmente incríveis! Verdadeiros labirintos foram esculpidos por meio da ação da erosão (principalmente do vento, mas também da água do mar e da chuva).

O local é tão importante que foi criada uma unidade de conservação a partir de um decreto estadual de 2004 (Nº 27.461). O objetivo é proteger as falésias e as dunas, assim como ordenar a atividade turística na região.

morro branco beberibe
Monumento Natural das Falésias (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

A entrada no Monumento Natural das Falésias de Morro Branco é gratuita, mas saiba que muitos guias irão lhe abordar para oferecer seus serviços assim que você chegar próximo. Alguns vão lhe dizer que é preciso o guia para conhecer, mas não é. Você pode acessar sozinho sem problemas.

Apenas, claro, seja consciente e não deprede o espaço de nenhuma forma. Assim como não jogue lixo.

falésias morro branco
Labirinto de falésias em Morro Branco (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

2. Feirinha de Artesanato

A 300 metros de distância da entrada para o Monumento Natural das Falésias fica a Feirinha de Artesanato. É nesse ponto principalmente que você encontrará os guias que mencionei no tópico anterior.

Além disso, há dois letreiros de Morro Branco para tirar foto. E como fica no topo, se tem uma vista panorâmica e superior da praia. É bem bonito!

Na feirinha, você poderá conhecer o famoso trabalho de silicografia da região. Trata-se de paisagens desenhadas a partir de grãos de areia dentro de garrafinhas.

Hoje em dia, (ainda bem!) essas areias são artificiais. Mas antes elas eram retiradas das falésias, o que estava prejudicando o meio ambiente da região.

letreiro morro branco
Letreiro principal de Morro Branco pra tirar foto (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

3. Casa da novela Final Feliz

Para os noveleiros de plantão, é possível conhecer a casa amarela onde foi gravada a novela Final Feliz, da Globo, na década de 1980. Ela fica bem em frente à Feirinha de Artesanato e foi a primeira novela da emissora gravada no Ceará. No local tem o segundo letreiro que mencionei no tópico anterior.

casa final feliz
A casa de Final Feliz também tem uma lojinha (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

casa final feliz
Letreiro de Morro Branco (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

4. Passeio de Buggy

O passeio de buggy é o mais tradicional de Morro Branco. Se você não estiver de carro para fazer o trajeto por conta própria, é a melhor maneira de ir conhecer a Praia das Fontes.

Além disso, você para em alguns lugares na beira da praia, como a Gruta da Mãe d’Água, a Fonte da Juventude e a Lagoa Uruaú.

O passeio dura, em média, 2h. E o valor é variável. Como tem muito bugueiro na região, dá pra negociar. Em altíssima temporada e dias de sol, provavelmente não vai ter muita margem. Mas se você for em algum dia com menos movimento e se o tempo estiver nublado, tenha certeza que conseguirá abaixar um pouco o preço.

buggy ceará
O passeio de buggy passa por toda orla de Beberibe (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

5. Passeio de jangada

Se o seu negócio é explorar o mar, então aproveite um passeio de jangada. Você pode negociar com o jangadeiro na areia da praia mesmo.

Em média, os passeios duram de 30 a 40 minutos e você terá tempo para mergulhar no mar azulzinho de Morro Branco!

Também aproveite para conversar com o jangadeiro e conhecer mais sobre a história de Morro Branco, Beberibe e a cultura cearense 🙂

passeio de jangada
Passeio de jangada em Beberibe (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

6. Curtir a praia, claro!

Um dos motivos de se ir para uma praia é… curtir a praia, certo? hehe em Morro Branco não seria diferente!

A faixa de areia é bem extensa, então dificilmente você encontrará tudo lotado.

Além disso, há várias barracas à beira-mar para você degustar um bom petisco e tomar aquela cervejinha gelada. Aproveite para mergulhar no mar e curtir o sol!

Outra coisa que eu, particularmente, gosto de fazer é caminhar pela areia no começo do mar, molhando os pés. A areia de Morro Branco é plana e relativamente dura, então dá pra fazer essa caminhada.

Eu moro no Rio de Janeiro, onde as praias funcionam assim: areia fofa, depois uma queda, areia dura inclinada e o mar. Ou seja, impossível de fazer esse tipo de exercício sem arrebentar as panturrilhas e os joelhos, haha.

morro branco beberibe
Vista de Morro Branco a partir do mirante (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

7. Explorar os demais atrativos de Beberibe

Tem mais tempo em Morro Branco? Então aproveite para explorar Beberibe (a cidade onde Morro Branco está inserido).

Fora Morro Branco, outra praia mega famosa de Beberibe é a Praia das Fontes. Ela também tem falésias, mas as cores puxam mais pro branco – enquanto que as de Morro são alaranjadas. Além disso, há várias fontes de água que brotam das falésias.

Passando a Praia das Fontes, tem a Praia do Diogo e a Lagoa do Uruaú, com ponto de parada com bar e redes na água para ficar descansando. Você pode esticar o passeio até a Praia do Uruaú, onde há várias dunas.

praia das fontes ceará
Praia das Fontes, em Beberibe (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

8. Passeio das 3 Praias

O Passeio das 3 Praias é bem tradicional para quem viaja a Fortaleza e tem pouco tempo para explorar o litoral do Ceará. Ele sai de manhã bem cedo da capital (entre 7h e 8h) e para em Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. O retorno pra Fortaleza normalmente acontece pelas 16h.

Eu, particularmente, acho que vale muito mais a pena conhecer esses destinos com calma. Pra Canoa Quebrada, pelo menos 1 dia e meio – tipo, chegar meio-dia e ir embora no fim da tarde do dia seguinte. E pra Morro Branco e Praia das Fontes também 1 dia inteiro.

No entanto, se você realmente tem pouquíssimo tempo, vale a pena pra conhecer o básico e os locais mais bonitos. O custo do passeio também é bem honesto – varia de uns R$ 85 a R$ 95 por pessoa, a depender da agência turística contratada.

falésias morro branco
Falésias de Morro Branco (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Onde ficar em Morro Branco

Morro Branco é um vilarejo relativamente pequeno dentro de Beberibe. Sendo assim, o número de pousadas também não é tão grande assim. Mas há boas opções, como as recomendadas abaixo:

  • Villa Bianca Suítes: está a 50 metros da praia e conta com piscina e estacionamento privativo. A nota geral dos hóspedes é 9,9 (a partir de 108 avaliações).
  • Villa Arte Pousada Morro Branco: inclui café da manhã. A nota geral dos hóspedes é 9,4 (a partir de 60 avaliações).
  • Pousada dos Hibiscos: está a 650 metros da praia e conta com piscina e sala de jogos. A nota geral dos hóspedes é 9,6 (a partir de 95 avaliações).

Bem pertinho de Morro Branco, na Praia das Fontes, ficam dois resorts all inclusive que são uma ótima opção para quem quer curtir as férias ou um feriadão na maior mordomia e sem pensar em nada hehe Nessa modalidade de hospedagem, você paga a diária e tem TUDO incluso à vontade. Ou seja, café da manhã, almoço, janta, lanches, bebidas (alcóolicas e não alcóolicas), fora toda a estrutura do hotel.

  • Coliseum Beach Resort All Inclusive: conta com três piscinas, parque infantil, academia, banheira de hidromassagem, atividades especiais pras crianças, etc.
  • Hotel Parque das Fontes: também inclui três piscinas, bar, parque aquático e várias atividades para as crianças. Também aceita pets.

O que fazer em Morro Branco em 1 dia?

  • Feirinha de artesanato
  • Letreiro e mirante de Morro Branco
  • Monumento Natural das Falésias
  • Passeio de buggy indo até a Praia das Fontes

Confira as melhores opções de hospedagem em Morro Branco e Praia das Fontes

morro branco
Aproveite Morro Branco com calma durante um dia inteiro (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

O que é melhor Morro Branco ou Canoa Quebrada?

Antes de mais nada, é importante frisar que são praias diferentes. Se você puder, conheça as duas.

No entanto, Canoa Quebrada é um destino turístico mais consolidado nacionalmente. Tem mais estrutura de pousadas e hotéis, assim como locais para sair à noite. Também há vários estilos de barracas – desde as mais simples até as com mega estrutura – e diferentes passeios.

Ou seja, se você tiver de escolher um lugar para pernoitar, eu diria para você escolher Canoa Quebrada. Veja mais infos sobre a praia no vídeo abaixo 👇

Por outro lado, Morro Branco tem menos movimento – à exceção de quando chegam as excursões para conhecer as falésias.

Além disso, na Praia das Fontes (pertencente ao mesmo município e localizada ao lado de Morro Branco) tem dois resorts all inclusive. Isso é algo que Canoa Quebrada não tem.

Em resumo, “melhor” não tem, hehe depende do teu gosto e estilo pessoal. Mas, via de regra, os turistas optam por Canoa Quebrada justamente pelos motivos citados acima.

morro branco
Morro Branco e suas belas falésias (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Passagem aérea para Fortaleza

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre o litoral leste do Ceará, que tal preparar a passagem aérea para Fortaleza? A partir da capital cearense você poderá explorar todos os locais citados neste post e tantos outros mais 🙂 O Vai de Promo é um parceiro aqui do blog e você consegue encontrar voos com até 35% off!

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

1 comentário em “Morro Branco: onde fica e o que fazer nesta bela praia com falésias no Ceará”

  1. …..e as comidas regional,( cuscuz, tapioca, pão de côco, cocada, iscas de peixe) não faltam, tudo uma delícia, desde um café da manhã até o jantar.

    Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: