Está em Cambará do Sul, na serra do Rio Grande do Sul? Então que tal dar um pulinho na vizinha Jaquirana e conhecer a Cachoeira dos Venâncios (ou Cascata dos Venâncios)?
É mais uma opção de passeio de contato com a natureza na região.
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
Assim como o Lajeado das Margaridas, a Cachoeira dos Venâncios fica em uma propriedade particular. A diferença é que nessa os donos cobram a entrada, R$ 10 por pessoa. Porém, há uma estrutura maior, com banheiro e área para churrasco.
O horário de visitação é das 8h às 17h.
Também é possível acampar no local, mediante pagamento, claro. Os valores variam conforme período do ano e forma de acampamento. Então o ideal é conferir com os donos da propriedade previamente caso você tenha essa ideia em mente. Eles não tem site oficial, apenas uma página no Facebook não muito atualizada.
- LEIA MAIS:
- Saiba tudo sobre o Cânion Itaimbezinho
- Saiba tudo sobre o Cânion Fortaleza
- Lajeado das Margaridas: opção de passeio na natureza
Como chegar
Logo no portão de entrada da Cachoeira dos Venâncios já vai surgir provavelmente uma das moradoras do local para identificação do visitante e também cobrança do ingresso.
Para chegar lá, você precisa sair de Cambará do Sul e entrar novamente na estrada ERS-20. São 8km até aparecer a primeira placa escrito Jaquirana, em que você precisa dobrar à direita. Você vai cair logo na estrada de chão e será preciso percorrer 14km até chegar na propriedade onde está a cachoeira.
Eu estava de carro nesta viagem, o que me facilitou conhecer todos os pontos de interesse e me locomover com mais praticidade e rapidez.
Caso você não esteja com um veículo próprio, recomendo alugar um pela RentCars. É um buscador onde você pode pesquisar e comparar modelos, preços e formas de pagamento entre as principais locadoras de carro do país.
O que fazer
Ao total, existem quatro cascatas na Cachoeira dos Venâncios. Uma é bem ao lado da área das churrasqueiras, e as outras três para o sentido oposto. Há uma placa indicando. Você pode circular entre todas tranquilamente.
Lembre-se de passar repelente e protetor solar, caso seja um dia de sol!
No verão, quando fica bem calor no Rio Grande do Sul, é possível aproveitar um banho de rio. Portanto, não esqueça de levar toalha e roupa de banho.
Só cuide onde for se banhar (recomendo apenas a área da primeira cascata, ao lado das churrasqueiras), pois não há nenhuma instrução de segurança no local, nem ninguém para socorrê-lo em caso de emergência. E a água corre bem forte.
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas