alltype - fundo claro

12 lugares da vida real que inspiraram filmes da Disney

Confira pontos turísticos e locais históricos que serviram de inspiração para os desenhos da Disney!
Confira pontos turísticos e locais históricos que serviram de inspiração para os desenhos da Disney!
Castelo de Neuschwanstein

Os filmes da Disney são uma inspiração por si só, seja pelas histórias, pelas lições de vida ou pelas paisagens que são retratadas na telinha. Mas você sabia que existem vários lugares da vida real que inspiraram os filmes da Disney?

Palácios, castelos, antigos povoados, igrejas… Os desenhos que a gente vê contêm traços desses locais que existem pelo mundo. Por isso, separei 12 lugares da vida real que inspiraram os filmes da Disney para o post de hoje!

Aproveite e já se prepare para atualizar a listinha de desejos de viagem – pois adianto que tem muito lugar legal para conhecer! Partiu?

Confira também todas as dicas no post do Arruma Essa Mala 👇

Castelo de Neuschwanstein (A Bela Adormecida)

Vamos começar com um lugares que inspiraram filmes da Disney mais famosos dessa lista. O Castelo de Neuschwanstein fica no estado da Baviera, na Alemanha, e serviu de inspiração para o castelo da Bela Adormecida.

Sua construção foi ordenada pelo Rei Luís II da Baviera no século XIX. As obras iniciaram, mais precisamente, em 1869.

Segundo uma matéria do jornal inglês The Sun, quem descobriu esse castelo foi o próprio Walt Disney, em uma viagem à Europa com a mulher dele. E isso foi antes da construção da Disneyland, na Califórnia, que aconteceu em 1955. Já o filme da Bela Adormecida foi lançado em 1959.

O Castelo de Neuschwanstein abre para visitação e recebe cerca de 1,5 milhão de turistas todos os anos. Dentre algumas curiosidades da sua construção é que o projeto do Rei Luís II previa 200 cômodos no castelo, mas apenas 15 ficaram prontos.

Além disso, o projeto era tão exuberante e excêntrico, que custou uma fortuna – inclusive, o dobro do que estava inicialmente previsto, que já era bastante. Sendo assim, o governo da Baviera destituiu o Rei Luís II do cargo. E, no final das contas, ele morou apenas 172 dias no castelo e morreu afogado poucos dias após ser destituído em circunstâncias não muito bem esclarecidas, segundo uma matéria do jornal alemão DW.

lugares que inspiraram filmes da disney bela adormecida

St. Olaf’s Church (Frozen)

Vamos agora para a Noruega, no povoado de Balestrand, onde se encontra a Saint Olaf’s Church. Ela serviu de inspiração para uma cena de Frozen, quando Elsa é coroada rainha.

Essa igreja foi erguida no século XIX em homenagem à filha de um vigário inglês chamada Margaret Sophie Green Kvikne. Isso porque, um pouco antes dela morrer, em 1894, o seu marido prometeu a ela que construiria uma igreja anglicana em sua homenagem. Então a Saint Olaf’s Church foi construída em apenas três anos.

lugares que inspiraram filmes da disney frozen

Castelo de Chillon (A Pequena Sereia)

Partiu Suíça agora, conhecer o edifício histórico mais visitado do país: o Castelo de Chillon, localizado sobre uma rocha na margem do Lago Genebra. Durante quase quatro séculos, esse castelo foi residência dos Condes de Saboia. Também era utilizada como uma estação aduaneira. Foi construída no século XIII.

E, pela Disney, foi usada como inspiração para o castelo do Eric em A Pequena Sereia.

Já o castelo de verdade abre pra visitação o ano inteiro e recebe cerca de 400 mil turistas anualmente.

castelo de chillon pequena sereia

Machu Picchu (A Nova Onda do Imperador)

A Nova Onda do Imperador é um filme cheio de referências ao Peru e à região inca de Cusco, a começar por ser justamente esse o nome do imperador do desenho. E a vila que aparece no filme é inspirada em Machu Picchu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

No desenho, o imperador Kuzco é transformado em uma lhama e a única forma dele recuperar o trono dele é com a ajuda de um camponês chamado Pacha. E aí faço eu a associação com Pachamama, a deidade máxima dos povos indígenas da região dos Andes, e que é cultuada até hoje no Peru e por outros povos das Américas.

Machu Picchu é uma cidade inca próximo à Cusco construída no século XV, mas que foi abandonada por volta de 1550 – no século posterior, portanto – após a invasão espanhola. Machu Picchu permaneceu “escondida” até ser redescoberta em 1911 e, hoje, certamente, é um dos locais turísticos mais famosos do mundo.

lugares que inspiraram filmes da disney nova onda do imperador

Taj Mahal (Aladdin)

Outro local extremamente famoso e que também foi um dos lugares que inspiraram filmes da Disney é o Taj Mahal, na Índia. Consegue adivinhar qual desenho fez um castelo assim meio parecido? Acertou quem disse Aladdin.

O Taj Mahal, inclusive, fica na cidade de Agra, na Índia. E a cidade do Aladdin é Agrabah. No desenho, a inspiração transformou o palácio do Sultão, onde a Jasmine mora.

Já o Taj Mahal é outra das Sete Maravilhas do Mundo Moderno dessa lista. O mausoléu também é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O monumento foi construído pelo imperador Shah Jahan no século XVII para a sua esposa Aryumand Banu Begam, que morreu após dar à luz o seu 14º filho.

lugares que inspiraram filmes da disney aladdin

Alsácia e Conques (A Bela e a Fera)

Casinhas coloridas, becos e chafarizes. Essa é a região da Alsácia, no leste da França, inspiração para a vila da Bela em A Bela e a Fera.

Já o live action da Bela e a Fera teve como inspiração a vila de Conques, distante cerca de 800km de Alsácia. No entanto, é legal frisar que as gravações foram feitas em estúdio e não na França. A diferença de Conques é que as casas tem cores bem mais sóbrias e a localidade, portanto, é bem menos colorida.

Segundo uma matéria do jornal inglês The Sun, essa decisão foi porque os ilustradores do live action queriam dar uma cara mais “vida real” para a vila da Bela.

lugares que inspiraram filmes da disney bela e a fera

conques frança
A vila de Conques inspirou o live action da Bela e a Fera (Foto: Pixabay)

Cidade Proibida (Mulan)

Em Mulan, filme de 1998 da Disney, o palácio do imperador é totalmente inspirado na Cidade Proibida, que fica em Pequim, na China.

A história da Mulan – que, para quem não sabe, é realmente uma lenda chinesa – se passa durante uma dinastia que comandou a China entre os séculos IV e VI. Já a Cidade Proibida, que é um palácio imperial, foi construída no século XV. Ou seja, bastante tempo depois.

Mas uma curiosidade: no começo do filme aparece a Grande Muralha da China. E, sim, nesse caso é realmente a Muralha da China, porque algumas partes já estavam sendo construídas no século VII a.C. Outras partes foram construídas e reconstruídas ao longo dos séculos seguintes e se juntando até formar essa Grande Muralha de 21 mil quilômetros que existe hoje.

Voltando à Cidade Proibida: ela leva esse nome porque somente o imperador, sua família e empregados especiais tinham permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio. Hoje em dia, claro, isso não acontece mais porque o palácio é um dos pontos turísticos mais famosos da China. Em 2018, por exemplo, o local recebeu mais de 17 milhões de visitantes, segundo uma matéria do jornal O Globo.

lugares que inspiraram filmes da disney mulan

grande muralha da china
A Grande Muralha da China aparece em Mulan de verdade (Foto: Pixabay)

Monte Saint-Michel (Enrolados)

O reino do filme Enrolados, que moderniza a história da Rapunzel, foi inspirado no Monte Saint-Michel, na região da Normandia, na França. O produtor executivo do filme, Glen Keane, foi quem revelou a inspiração em uma entrevista em 2011.

O Monte Saint-Michel se trata de um pequeno vilarejo medieval murado, com uma abadia e um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel – por isso, inclusive, o nome do local. Um fato curioso é que o Monte Saint-Michel se tornou um símbolo da identidade nacional francesa após da Guerra dos Cem Anos, contra a Inglaterra, já que a muralha resistiu a todas as tentativas de invasão.

E por ser um lugar extremamente lindo e ter toda uma beleza especial envolvendo as marés, o Monte recebe cerca de 2,5 milhões de turistas por ano.

lugares que inspiraram filmes da disney enrolados

Angkor Wat (Atlantis)

A lenda de Atlântida remonta lá da Grécia Antiga, a partir de obras escritas por Platão. Segundo os escritos do filósofo, Atlântida era uma ilha ou um continente que conquistou partes da Europa e da África lá por 9.600 a.C. E que, depois de tentar invadir Atenas, na Grécia, e fracassar, afundou no Oceano.

Essa, claro, é só uma história que se tornou uma lenda. Mas é ela que é retratada no filme de 2001 da Disney: Atlantis, O Reino Perdido.

E a grande inspiração pros profissionais que trabalharam no filme para as formas geométricas e arquitetura desse Reino Perdido é o templo de Angkor Wat, no Camboja.

Essa é a maior estrutura religiosa já construída no mundo e a sua importância é tanta que estampa a bandeira do país. O templo fica dentro do complexo de Angkor, até então capital do império Khmer, durante os séculos IX a XII.

angkor wat atlantis disney

Grand Central Terminal (Detona Ralph)

Um local icônico de Nova York serviu de inspiração para uma cena de Detona Ralph. Na verdade, nem é só uma inspiração. É quase que uma paródia mesmo. Porque no desenho o local se chama Game Central Station.

Sim, estou falando do Grand Central Terminal, um dos maiores terminais metroviários e ferroviários de Nova York.

No filme, essa é a “área comum” em que os personagens se encontram quando não estão nos seus próprios jogos. Já em Manhattan a gente sempre vê aquela muvuca de pessoas chegando e saindo dos trens – fora os turistas, claro.

detona ralph grand central terminal

Alcázar de Segovia (Branca de Neve e os Sete Anões)

Dentre os lugares que inspiraram filmes da Disney na Europa está o Alcázar de Segóvia, na Espanha. Ele foi transformado no castelo da Branca de Neve no primeiro longa de animação da empresa, lançado em 1937.

O Alcázar de Segóvia, por sua vez, data de bem antes disso. Como boa parte desse tipo de construção na Espanha, a origem desse alcázar era uma fortificação islâmica, que acabou sendo reconstruída depois das guerras de reconquista cristã no século XII.

Depois disso, passou por várias reformas e mudanças na estrutura, assim como de funcionalidade. O Alcázar de Segóvia já foi fortaleza, palácio real, prisão do estado, Colégio Real de Artilharia e academia militar. Hoje em dia tem museu e é aberto à visitação turística, sendo um ponto imperdível para quem viaja para essa região da Espanha.

lugares que inspiraram filmes da disney branca de neve

Castelo de Eilean Donan (Valente)

Valente é um desenho que se passa na Escócia medieval. Então é claro que a inspiração para o cenário do filme seria na Escócia, né? O castelo real de Valente, onde a Merida e sua família vivem, foi inspirado no Castelo de Eilean Donan, localizado em uma ilha a oeste das Terras Altas escocesas.

A história desse lugar remonta de muitos e muitos anos atrás. O castelo foi originalmente construído no início do século XIII, como uma defesa contra os vikings. Já no século XVIII, foi ocupado por tropas espanholas invasoras, mas acabou sendo destruído durante os confrontos. O castelo, então, foi totalmente reconstruído e restaurado entre 1919 e 1932. Foi aberto para a visitação do público em 1955.

Sendo assim, quando for visitar a Escócia, já aproveita e coloca esse que é um dos castelos e pontos turísticos mais famosos do país na lista. E, quem sabe, aproveita e treina um arco e flecha com a Merida 😉

lugares que inspiraram filmes da disney valente

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: