Você sabia que em Florianópolis, capital de Santa Catarina, existe um lugar com piscinas naturais? Isso mesmo! Fica no Leste da ilha e são as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa. A água é super azul, e o visual é incrível!
Para chegar até lá é preciso encarar uma pequena trilha, sendo que a primeira parte é numa área de calçamento, onde existem casas de veraneio e pequenos comércios. Mas tudo é super bem sinalizado, e o trajeto é considerado de nível fácil.
Neste post, vou explicar tudo onde ficam as Piscinas Naturais Barra da Lagoa e como chegar até lá.
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
Ondem ficam as piscinas naturais
As Piscinas Naturais da Barra da Lagoa estão na Barra da Lagoa (como o próprio nome sugere, não é mesmo? hehe). Mas ficam no caminho entre a Prainha da Barra e a Praia da Galheta – que também só tem acesso via trilha.
Todas essas praias ficam no Leste da ilha de Florianópolis.
- LEIA MAIS:
- Praias de Florianópolis: as 20 melhores e mais famosas
- O que fazer em Floripa: principais pontos turísticos e dicas para além das praias
- Onde ficar em Florianópolis: conheça os melhores bairros e locais baratos
- Confira todos os posts sobre Santa Catarina
Como chegar nas Piscinas Naturais Barra da Lagoa
A primeira coisa que você precisa fazer é chegar até a praia da Barra da Lagoa. O caminho até lá vai variar de que parte da cidade você estiver saindo. Mas basta você inserir “Barra da Lagoa” no seu aplicativo de GPS que você será direcionado corretamente até lá.
Chegando, então, na Barra da Lagoa, você precisa ir até o canal, que fica no lado direito da praia. Lá, existe uma ponte em ferro na cor azul. Primeiramente você terá de atravessar essa ponte que passa por cima do canal.
Após atravessar a ponte, você chegará em uma parte inicial asfaltada. Haverá várias casas de veraneio e alguns comércios.
Caminhando cerca de 5 minutos, você verá a Prainha da Barra da Lagoa do seu lado esquerdo. Eu recomendo fortemente dar uma parada por ali também, já que a praia é lindíssima e tende a estar bem mais vazia do que a Barra da Lagoa em si. Para acessar a Prainha, é preciso descer uma pequena escadaria.
Já para seguir o caminho até as Piscinas Naturais, basta continuar caminhando até chegar na entrada da trilha propriamente. Há uma placa bem grande indicando esse início, além de outra que passa informações básicas sobre a trilha. São elas: relevo, distância, tempo de caminhada, fauna e flora do local.
Como é a trilha das Piscinas Naturais Barra da Lagoa
A trilha até as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa é de nível fácil. Em cerca de 15 minutos você consegue chegar até o final. Claro, em determinado momento passa a existir alguns mirantes, então é inevitável parar para ir admirando a vista.
Ou seja, o tempo de percurso irá variar conforme o seu condicionamento físico e a quantidade de vezes que você for parando para ver o mar, hehe.
📌 Saiba onde ficar em Florianópolis e confira dicas de hospedagem pelas principais praias!
A trilha tem apenas 600 metros de extensão e foi revitalizada há alguns anos. Isso tornou o seu acesso muito mais fácil. Além de dois decks de madeira para admirar a paisagem, há também corrimãos e toras de madeira encaixadas no chão de maneira a criar uma espécie de escada.
Dito isso, metade do percurso da trilha é feito dentro da mata, havendo, portanto, proteção contra o sol. A reta final, por sua vez, já é com tudo aberto – então não esqueça o protetor solar!
Cuidados que você precisa ter
As Piscinas Naturais da Barra da Lagoa nada mais são do que várias pedras no mar. Em virtude do seu posicionamento, acabam criando uma “proteção” contra ondas, o que torna a água por ali bem mais calma.
No entanto, se você for em um dia com muito vento em Floripa e o mar estiver mais agitado do que o normal, nas piscinas naturais o mesmo acontecerá. Foi o que aconteceu comigo quando fui e, por esse motivo, não me senti muito segura em entrar na água.
📌 As 14 melhores casas e apartamentos para alugar via Airbnb em Florianópolis!
Além disso, as pedras podem se tornar um pouco escorregadias em virtude da água e também porque elas têm limo na sua base. Por isso, é preciso tomar cuidado ao transitar entre elas para não escorregar e cair. O mesmo na hora de entrar e sair do mar.
E sempre importante lembrar: recolha o seu lixo! Não deixe nada na natureza.
A trilha das piscinas naturais, por ser curta e não apresentar muita dificuldade, pode ser feita de chinelo. No entanto, é sempre mais prudente estar de tênis ou outro calçado adequado para caminhadas no mato. Como resultado, isso garante maior aderência ao piso e evita escorregões e/ou quedas.
Outra dica importante é evitar ir após dias seguidos de muita chuva. Isso porque o terreno pode ficar bem embarrado e dificultar a caminhada.
E aí, você já foi até as piscinas naturais? Compartilha a sua experiência nos comentários!
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas