O Central Park, NY, é um dos parques mais famosos do mundo. Ele foi criado em Nova York em 1858 e tem 340 hectares. Há inúmeros atrativos ao longo dos seus muitos quilômetros de extensão e, por esse motivo, o Arruma Essa Mala recomenda que você dedique, pelo menos, um dia inteiro da sua viagem para poder conhecer os locais mais legais!
- LEIA MAIS:
- Onde ficar em Nova York: guia dos melhores bairros
- 10 museus em Nova York que você precisa conhecer
- Como é a imigração nos Estados Unidos
- Como tirar o visto americano passo a passo
- Seguro viagem para os Estados Unidos: é necessário?
- Confira todos os posts sobre os Estados Unidos
Neste post, vou contar tudo sobre o Central Park e falar sobre os principais atrativos que você pode organizar em um dia do seu roteiro 🙂
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
O que é o Central Park
Bom, primeiro de tudo, caso você tenha caído aqui de paraquedas: o Central Park é o parque mais famoso de Nova York, dos Estados Unidos e, certamente, um dos mais famosos do mundo inteiro também.
Foi criado em 1858 por Frederick Law Olmsted e por Calvert Vaux. O Central Park, NY, ocupa 340 hectares bem no centro de Manhattan. É um respiro verde no meio de uma selva de pedra.
Ruas cortam o Central Park, NY, mas, aos fins de semana, o acesso de veículos fica bloqueado para permitir uma maior tranquilidade no passeio das pessoas. É bem comum ver, aos sábados e domingos, muita gente correndo e se exercitando por essas ruas.

Como visitar o Central Park
O Central Park, NY, abre todos os dias, das 6h à 1h. No entanto, algumas atrações dentro do parque tem um horário de funcionamento diferenciado, como o Conservatory Garden.
Como dito anteriormente, o Central Park possui 340 hectares. É praticamente impossível conhecer absolutamente tudo em um dia apenas. Mas você pode seguir o roteiro deste post para encaixar as principais atrações em um dia do seu roteiro.
Eu passei pelos museus em outros dias da minha viagem, como o MET e o Museum of American History. Mas você também pode encaixá-los junto com demais atrativos no interior do Central Park. No entanto, como esses museus também são enormes, recomendo separar daí, no mínimo, dois dias para isso.


Como chegar ao Central Park
Há estações de metrô na entrada do Central Park apenas do lado oeste, além de uma ao sul (Fifth Avenue 59th-60th St) e uma ao norte (Central Park North 110th Street). Do lado leste, onde está a 5ª Avenida, não há estação de metrô, apenas a cerca de quatro quarteirões para dentro de Upper East Side.
Eu iniciei o meu passeio pelo Colombus Circle (estação de metrô ’59th Street Colombus Circle’), mas você pode organizar o seu passeio como for mais conveniente.
Ao programar a sua viagem para os Estados Unidos, lembre-se também do seguro viagem para lá. Embora não seja uma documentação obrigatória para entrar no país, o custo de um atendimento médico nos EUA é um dos maiores do mundo e, qualquer imprevisto que você tiver, pode acabar lhe custando uma pequena fortuna. Saiba como escolher o melhor plano e tire todas as dúvidas aqui.
O que conhecer no Central Park
Além dos locais citados neste post, não deixe de simplesmente caminhar pelo Central Park, pois muitos pontos não tem um nome ou uma história em específico que valha visitar. Mas há muitos lagos, pontes, pistas de corrida, quadras de futebol e de vôlei, áreas para prática de esporte…
O Central Park, NY, é um local extremamente frequentado pelos moradores locais. E, se você quiser entender um pouquinho como é a vida de quem mora em Nova York, vale a pena caminhar e observar.

Além disso, claro, não deixe de visitar os seguintes locais:
Wollman Rink
O Wollman Rink é o famoso rinque de patinação que existe no Central Park. Ele funciona apenas no inverno, quando neva em Nova York e é possível patinar. Eu fui no outono e não estava frio o suficiente para estar funcionando.
Inclusive, fora da época de funcionamento, é um local bem ‘feio’, uma vez que é apenas uma pista de concreto com várias poças d’água acumuladas. Mas, se você for a NY no inverno, não deixe de passar por lá mesmo se você não quiser patinar: a vista é linda!

The Dairy
O The Dairy é o principal centro de visitantes do Central Park. Fica relativamente próximo ao Wollman Rink, na parte sul do parque. Lá você encontra mapas do Central Park, NY, e pode obter informações sobre eventos que acontecerão no mesmo dia ou nos próximos.
Dentro do casarão, atualmente, funciona um gift shop, onde você pode comprar souvenirs do Central Park. Há camisetas, bolas de neve, chaveiros, livros, etc. Os preços, no entanto, são mais altos do que outras lojas de souvenirs que você encontrará caminhando pelas ruas de Nova York.
A grande curiosidade do The Dairy, porém, está no porque do seu nome. Quando a casa de pedra foi construída, em 1873, ela fazia parte da área infantil do parque e vacas pastavam no prado à sua frente. E o ‘Dairy’ é porque se ordenhava as vacas naquele local, e as crianças podiam tomar leite fresco todos os dias.
O horário de funcionamento é das 9h às 19h (no verão) e das 10h às 17h (nas demais estações do ano).

Strawberry Fields
A região do Central Park chamada de Strawberry Fields foi restaurada por Yoko Ono em memória do seu marido, John Lennon, assassinado em frente ao Dakota Building, que fica em frente a essa parte do parque. Inclusive, se você olhar o mapa, verá que o Strawberry Fields tem o formato de uma lágrima.
Um dos locais mais famosos e visitados do Central Park é o mosaico com a palavra ‘Imagine’ (possivelmente a música mais conhecida de John Lennon). Esse mosaico foi um presente da cidade de Nápoles, na Itália. E todo o projeto do Strawberry Fields recebeu doações de várias partes do mundo.

Dakota Building
Bem em frente ao Strawberry Fields, está o Dakota Building, onde John Lennon e Yoko Ono moravam até o cantor e compositor ser assassinado quando chegava em casa.
O crime aconteceu em dezembro de 1980 e foi cometido por um homem de 25 anos chamado Mark David Chapman. Ele era fã de Beatles, mas também um fanático religioso. Chapman efetuou cinco disparos, e quatro acertaram o corpo de John Lennon.
O Dakota Building também foi usado como cenário para as gravações do clássico de terror ‘O Bebê de Rosemary’, em 1968.

Bethesda Fountain and Terrace
Um dos lugares mais bonitos do Central Park, você não pode deixar de visitar o Bethesda Fountain and Terrace. Sempre lotada e cenário de muitas sessões de foto (quando eu fui, tava rolando até um casório), esse local também é muito famoso entre os fãs de Gossip Girl. Alguém aí lembra do casamento da Blair e do Chuck? Foi no Bethesda!
Agora, um pouquinho de história: a fonte foi inaugurada em 1873, e a estátua que fica no seu centro marcou a abertura do Aqueduto Croton, que proporcionou a Nova York o primeiro abastecimento constante de água potável.


Belvedere Castle
Belvedere é uma palavra em italiano que significa ‘vista linda’. E, ao chegar no Belvedere Castle, você facilmente entenderá o porquê. Do alto, você vê o lago, o verde do campo, as árvores e os gigantescos prédios de Manhattan.
É possível visitar o interior do castelo (mas é sempre uma grande muvuca). A vista do topo não é tão diferente assim da parte externa, então, se você não tiver tempo ou não quiser enfrentar a fila para entrar, pode só registrar a sua imagem por fora mesmo.
Desde 1919, o National Weather Service (Serviço Nacional de Meteorologia, em tradução livre) coleta dados meteorológicos (como temperatura, vento e chuva) a partir de antenas localizadas no castelo.
O horário de funcionamento é das 9h às 19h (no verão) e das 10h às 17h (nas demais estações do ano).

Gapstow Bridge
A Gapstow Bridge é outro local que fãs de Gossip Girl certamente irão reconhecer. Foram gravadas cenas da Blair e do Nate em frente a essa ponte, no inverno, tudo com neve, super lindo!
Eu, como disse, fui no outono, então o visual era completamente diferente. Ainda havia muitas folhas (embora mais amareladas) e várias flores! No lago em frente, há vários patinhos.

Alice no País das Maravilhas
Em frente ao Conservatory Water (próximo tópico), existe uma estátua de Alice no País das Maravilhas, com a própria Alice representada, junto do Coelho, do Chapeleiro Maluco e do Gato. É um local muito apreciado pelas crianças, que se divertem escalando os personagens e escorregando pelos cogumelos.

Conservatory Water
De abril a outubro, o Conservatory Water se torna local de competição de corridas de barquinho. Ao visitar o Central Park nos fins de semana, você verá muitos, mas muitos barcos circulando neste lago.
Já no inverno, quando o tempo permite, o lago congela e se torna também um rinque de patinação.

Conservatory Garden
O Conservatory Garden fica um pouco mais distante de todos os atrativos falados até agora. Você precisará caminhar cerca de 2km a partir do Conservatory Water para conseguir chegar no Garden. Mas vale a pena! O lugar é lindo e não é todo turista que vai até lá (é um espaço bem mais vazio e calmo).
Quando eu visitei, também estava rolando um casamento.
A entrada principal para o Conservatory Garden é a partir da 5ª Avenida, pelo Vanderbilt Gate, um grande portão de ferro feito em Paris em 1894 e que, originalmente, ornava a entrada da mansão da família Vanderbilt na 5ª Avenida.


O Conservatory Garden é dividido em três jardins, cada um com um estilo europeu diferente. O principal, logo quando você entra pelo portão, é o de estilo Italiano. Já o South Garden (caminhando para a esquerda) é o de estilo Inglês, e o North Garden (caminhando para a direita) é o de estilo Francês.
O Conservatory Garden tem horário diferente do restante do Central Park e ele é variável conforme a época do ano. Confira:
Janeiro e fevereiro: das 8h às 17h
Março: das 8h às 18h
Abril: das 8h às 19h
Maio a 14 de agosto: das 8h às 20h
15 a 31 de agosto: das 8h às 19h30
Setembro: das 8h às 19h
Outubro: das 8h às 18h
Novembro e dezembro: das 8h às 17h


GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas