alltype - fundo claro

Vista Chinesa: onde fica, como chegar e melhor horário para fotos

A Vista Chinesa é um mirante no Rio de Janeiro com uma das melhores vistas da cidade. Saiba como chegar, se é perigoso visitar e todas as dicas!
A Vista Chinesa é um mirante no Rio de Janeiro com uma das melhores vistas da cidade. Saiba como chegar, se é perigoso visitar e todas as dicas!
vista chinesa rj

A Vista Chinesa é um passeio imperdível no Rio de Janeiro. Gratuito, o monumento, uma homenagem ao país oriental, fica no Alto da Boa Vista e oferece ao visitante uma completa e linda visualização das praias da Zona Sul (Copacabana, Ipanema e Leblon), do Pão de Açúcar, do Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro Dois Irmãos e mais! É um dos locais mais tradicionais para você apreciar o nascer ou o pôr do sol.

Neste post, confira tudo o que você precisa saber para visitar o Mirante Vista Chinesa. Em resumo, dicas de como chegar, onde fica, estacionamento, melhor horário para fotos, história, se é perigoso ou não.

Veja também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Onde fica a Vista Chinesa

A Vista Chinesa fica na Floresta da Tijuca, dentro do Parque Nacional da Tijuca. O mirante está a 380 metros acima no nível do mar.

O endereço é Estrada Dona Castorina, S/N, mas se você jogar “Vista Chinesa” em qualquer aplicativo de mapas ou de transporte (como o Google Maps ou o Waze), será direcionado para o local certo.

Vista Chinesa paga para entrar?

Não! Não se paga para entrar na Vista Chinesa. O acesso é totalmente gratuito. A única parte do Parque Nacional da Tijuca que se paga para acessar é o Corcovado, onde fica o Cristo Redentor. Além disso, trata-se de um mirante localizado na beira de uma rua onde há trânsito normal de veículos do Rio de Janeiro.

Como chegar na Vista Chinesa

Para chegar na Vista Chinesa, o melhor é ir de carro. Isso porque não há ônibus que deixe em frente ou estação do metrô perto. Sendo assim, ou você completa o percurso caminhando após usar transporte público, ou terá de ir de bicicleta ou de carro, seja particular, táxi ou de aplicativo. Há estacionamento gratuito no local (ver tópico abaixo).

O trajeto é de ruas pavimentadas, bem sinalizadas e íngremes. Portanto, vai exigir do seu físico caso opte por ir de bicicleta ou a pé. Além disso, a Vista Chinesa é muito usada por ciclistas para treinos ou exercícios de lazer. Cuidado, então, para evitar acidentes.

Para quem vai pela Zona Sul, o acesso se dá pelo bairro Jardim Botânico, seguindo pela Rua Pacheco Leão e pelas estradas da Castorina e da Vista Chinesa. Tendo como origem a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a opção é a Estrada das Furnas.

Como ir à Vista Chinesa de ônibus

Não há linha de ônibus que leve até a Vista Chinesa. Como resultado, independentemente do ponto de partida, o trajeto terá de ser completado a pé. Mas atenção: a rua é íngreme, o que pode exigir bastante esforço físico, a depender do seu condicionamento.

Há inúmeras combinações de transporte público que você pode pegar e depende de que parte da cidade você vai sair, mas o ideal é que você desça no Horto ou na Gávea, pois são os trajetos complementares mais curtos para você fazer a pé.

Pelo Horto, o melhor é pegar a linha de ônibus 409, pois é a que tem o ponto final mais próximo do começo da Estrada Dona Castorina (continuação natural da Rua Pacheco Leão).

Do ponto final do ônibus 409 até a Vista Chinesa são cerca de 3,5km.

Seguindo pela Gávea, você precisa pegar uma das seguintes linhas de ônibus: 538, 539 ou 112. Em qualquer uma das três, você tem de descer no ponto que fica na Estrada da Gávea. A partir daí, são cerca de 2,5km em caminhada até a Vista Chinesa.

Estacionamento

Sim, há estacionamento para a Vista Chinesa. Ele fica em um recuo na própria Estrada Dona Castorina, afinal o mirante fica na beira da rua. Há nove vagas para deixar o carro, sendo uma delas para cadeirante.

Dificilmente fica completamente lotado, mas se você quiser evitar qualquer risco, o melhor é ir de manhã cedo ou evitar fins de semana durante o dia.

Vista Chinesa é perigoso?

Uma das dúvidas mais comuns entre os turistas que visitam o Rio de Janeiro é se visitar a Vista Chinesa é perigoso.

É necessário ter atenção no local assim como em todo o Rio e em toda grande cidade brasileira. Há registro de assaltos no local e suas proximidades, portanto, o ideal é que você evite ficar sozinho. Por ser um local turístico, as autoridades de segurança costumam fazer rondas, porém, elas não são constantes.

No dia em que visitei, por exemplo, uma viatura da Polícia Militar chegou ao local logo após o nascer do sol. Era um sábado pela manhã, em que havia grande movimento.

Sendo assim, não deixe de visitar o mirante por medo de segurança. Basta tomar precauções básicas que você tomaria em qualquer lugar.

Melhor horário para fotos

Para ter as melhores fotos na Vista Chinesa, a dica é acordar ainda pela madrugada e ir ver o nascer do sol por lá. Foi o que fiz quando gravei o vídeo para o Arruma Essa Mala (confira no começo desse post!). As imagens ficam incríveis, e o visual é inesquecível.

Mas, se você não quiser acordar cedo, evite visitar o mirante pela manhã. Isso porque elas vão ficar contra o sol. Dê preferência à tarde, período no qual o céu azul ficará destacado nas imagens.

Um pouquinho de história

A estrutura em bambu e cimento tem o formato de pavilhão e leva o nome de pagode. Construída entre 1902 e 1906, no início do século XX, é uma homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo de chá para o Brasil ainda no reinado de Dom João VI. Seu idealizador foi o arquiteto Luís Rey.

É considerado o maior monumento em homenagem a um país oriental de toda a América Latina e ganhou um prêmio na China como melhor portal chinês fora do país.

vista chinesa rj

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

6 comentários em “Vista Chinesa: onde fica, como chegar e melhor horário para fotos”

  1. Linda vista e um amanhecer deslumbrante. Eu e amigos de Copacabana, na década de 70/80, fazíamos churrascos de madrugada para ver o Sol nascer. O Camburão da PM ou da Polícia civil passava, dava uma parada para ver se estava tudo bem, oferecíamos uma carne ou refrigerante que alguns aceitavam, e depois iam embora. Nunca houve nada de errado. Mas hoje eu não faria isso com a tranquilidade de então.

    Responder
    • Poxa! Mas vocês iam mega preparados, eihn. Hehe Um dos maiores problemas de repetir isso hoje em dia é que vocês iam ter de comprar comida e bebida pras dezenas de pessoas que vão curtir o nascer do sol por lá também 😅😅

      Responder
  2. OBRIGADA PELAS DICAS! TENTAMOS IR DE UBER EM UM SÁBADO EM FEVEREIRO DE 2022,MAS NÃO PUDEMOS ENTRAR. ACHO QUE DE CARRO SÓ DE SEGUNDA A SEXTA…

    Responder
    • oi, Ana! acredito que tenha sido ainda em virtude dos bloqueios por causa da pandemia, já que esse setor do parque ficou bloqueado pra entrada de carros por bastante tempo. Agora já tá tudo liberado de novo 🙂

      Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: