alltype - fundo claro

Parque Lage: um passeio gratuito no Rio de Janeiro

O Parque Lage fica no bairro Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro. Saiba como chegar, história do local e o que fazer por lá.
O Parque Lage fica no bairro Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro. Saiba como chegar, história do local e o que fazer por lá.
parque lage

O Parque Lage é um daqueles passeios que você precisa fazer ao visitar o Rio de Janeiro. É gratuito, de relativo fácil acesso e localizado na zona sul da cidade, onde a maioria dos turistas costuma ficar hospedado.

Mundialmente conhecido por meio do clipe da música “Beautiful”, de Snoop Dogg e Pharrell Williams. Clipe, aliás, todo gravado no Rio de Janeiro, mas tem uma de suas cenas mais clássicas gravada dentro do palacete do Parque Lage.

Veja, neste post, tudo o que você precisa saber para conhecer o Parque Lage.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Onde fica o Parque Lage

O Parque Lage fica no bairro Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro. O endereço é Rua Jardim Botânico, 414. Essa é a principal rua do bairro e está sempre muito movimentada, seja de carros ou de pessoas.

Como chegar

Não há estação de metrô no bairro Jardim Botânico. Com isso, há algumas opções. Ou você vai de metrô mesmo assim e para em bairros próximos, indo para o Parque Lage a pé ou pegando um segundo meio de locomoção, ou você pega um ônibus. Caso você não queria andar de transporte público, o jeito é chamar um táxi ou um carro em um app de transporte particular.

Se você for de metrô, as opções mais próximas são:

  • Jardim de Alah ou Antero de Quental, no Leblon (4km de distância)
  • Botafogo, em Botafogo (4km de distância)

Caso você vá de metrô, pode pegar um “metrô na superfície” ao sair da estação. Nada mais é do que um ônibus que te levará a alguns lugares próximos. Na estação Botafogo, o metrô na superfície faz o trajeto até o Parque Lage.

Se você for de ônibus, confira as linhas que passam na Rua Jardim Botânico:

  • Do Centro: Trocal 5 e 9, e linhas 112, 309, 2014
  • Da Zona Sul: Trocal 5 e 9, Integrada 3, Circular 1 e 2, e linhas 112, 410, 439, 409, 538, 548, 583
  • Da Zona Norte: Linhas 409, 416, 410, 439
  • Da Zona Oeste: Integrada 3 e linha 309
parque lage
O interior do famoso casarão do Parque Lage (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Horário de funcionamento

O Parque Lage abre todos os dias, das 8h às 17h. Durante o horário do verão, fica aberto até às 18h. E o melhor: é de graça!

Porém, fica a dica esperta: embora o parque abra às 8h, esse horário diz respeito aos jardins e área externa. Se você quiser entrar no casarão (o principal motivo pelo qual todos vão ao Parque Lage), precisa esperar até às 9h.

Visita guiada

É possível fazer uma visita guiada ao Parque Lage para entender melhor a história do lugar. Essa visita, no entanto, é paga. Em março de 2019, esse valor é de R$ 30 (dependendo de quando você estiver lendo esse post, pode ter reajustado).

Essa visita acontece somente de terças às sextas, às 14h, e aos sábados, às 12h30. É preciso agendar previamente pelo site ou chegar com, pelo menos, meia hora de antecedência no começo do tour e se apresentar na secretaria da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

História do Parque Lage

O Parque Lage era um antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial. E suas terras se estendiam até a Lagoa Rodrigo de Freitas (que, naquela época, ainda não se chamava assim).

Em meados do século XIX, um nobre inglês compra parte das terras e contrata, em 1840, o paisagista inglês John Tyndale para projetar um jardim de estilo romântico, nos moldes das quintas europeias.

Somente em 1859 é que a fazenda passa a ser propriedade da família Lage (por isso o nome atual), passando por várias gerações. Quem comprou inicialmente foi Antonio Martins Lage.

Em 1920, o local passa a ser de um dos netos do primeiro proprietário. Henrique Lage é quem o compra. E o empresário acaba se apaixonando pela cantora lírica italiana Gabriela Besanzoni. Para agradar e homenagear a amada, certo dia ele resolveu construir um “palazzo romano” na fazenda. E aí surgiu o palacete do Parque Lage que conhecemos hoje, projetado pelo arquiteto italiano Mario Vodrel.

O que fazer no Parque Lage

O principal atrativo do Parque Lage sem sombra de dúvidas é o casarão. A construção é linda e, no seu interior, no pátio, há uma piscina. Dali, é possível ver o Cristo Redentor.

Porém, se você pensa em fazer fotos belíssimas por lá, esqueça. Há menos de um ano foi implementada uma nova regra para registros de imagens dentro do casarão. Não é possível fazer mais nenhuma fotografia com câmera profissional, apenas celular.

Em resumo, o motivo principal para essa tomada de decisão foi o abuso que andava rolando de fotos para uso comercial sem autorização (book fotográfico, foto publicitária, etc). Sendo assim, eles resolveram cortar o barato de todo mundo.

parque lage

E esqueça também se você for com a intenção de burlar a regra. Há um fiscal logo na entrada que é super rígido e ele fala na hora que não é permitido usar câmera profissional. Se você fingir que não ouviu e for indo para o ladinho, ele vai atrás de você! hehe

Como tudo nessa vida, essa decisão pode ser revogada. Mas, por ora, sem fotos com alta qualidade dentro do casarão 😫

Por ser propriedade da Escola de Artes Visuais (EAV), também costuma haver exposições de arte no subsolo e, às vezes, no próprio pátio mesmo, assim como em uma outra construção, de cor rosa, nos jardins. Sugiro conferir a programação no site da EAV.

No pátio do casarão, há um famoso café, que serve um café da manhã mais famoso ainda. Os valores, no entanto, são um pouco salgados. E, se você for no final de semana, é bom saber que costuma ter bastante fila e ficar lotado.

Jardins do Parque Lage

Embora o palacete seja o principal atrativo, vale gastar um tempinho conhecendo os jardins também. São 52 hectares de Mata Atlântica. A área faz parte do Parque Nacional da Tijuca. Caminhe em silêncio e prestando atenção nos barulhos. Você pode encontrar macacos e outros pássaros lindos passeando por lá.

O espaço ainda tem um parquinho infantil, um aquário, grutas, áreas de descanso e uma trilha que leva até o Corcovado, onde está o Cristo Redentor. Essa trilha, no entanto, anda sendo famosa pela quantidade de assaltos, infelizmente… Se você for, tente ir com o mínimo possível de objetos de valor.

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: