alltype - fundo claro

Como é a trilha da Pedra da Tartaruga, na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Saiba onde fica e como chegar na Pedra da Tartaruga, que fica ao lado da Praia do Perigoso, em Barra de Guaratiba.
Saiba onde fica e como chegar na Pedra da Tartaruga, que fica ao lado da Praia do Perigoso, em Barra de Guaratiba.

O Rio de Janeiro é uma cidade com uma infinidade de trilhas e locais ainda não tão explorados assim para se curtir a natureza. A Zona Oeste é onde se concentram boa parte desses locais. A trilha da Pedra da Tartaruga é uma delas.

Por ser acessível apenas por trilha (além do caminho até o topo da pedra propriamente), muita gente ainda não conhece. Além disso, fica em Barra de Guaratiba, distante cerca de 50km de Copacabana, por exemplo, um dos bairros mais turísticos do Rio de Janeiro.

mapa distância pedra da tartaruga
Como você pode ver no mapa, a Pedra da Tartaruga fica distante da Zona Sul (Foto: Google Maps)

Ao lado da Pedra da Tartaruga, existe a Praia do Perigoso, uma das ‘Praias Selvagens’ do Rio (confira neste post). Ela recebe essa classificação justamente por ser de difícil acesso. Sendo assim, ainda há pouco movimento por lá. Se você quer uma praia quase privativa, é para lá que você deve se deslocar.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Como chegar

Como já foi dito, a Pedra da Tartaruga fica entre Barra de Guaratiba e Grumari. A trilha mais rápida é com seu começo em Barra de Guaratiba. Mas, se você estiver em Grumari, também consegue chegar – porém, o caminho será mais longo.

Essa área de preservação ambiental fica em dois parques: o Parque Estadual da Pedra Branca e o Parque Natural Municipal de Grumari.

Se você já fez a trilha da Pedra do Telégrafo, será mais fácil para você identificar o começo do percurso para a Pedra da Tartaruga.

Tudo começa em Barra de Guaratiba. O primeiro trecho é no asfalto e você pode percorrer boa parte dele se estiver de carro. Se for de transporte público, terá de caminhar essa parte também. Há alguns mototaxistas na região que podem te levar até o começo da trilha propriamente (mediante, claro, pagamento).

Boa parte do caminho faz parte do Trecho 1 da Trilha Transcarioca, então tudo estará bem sinalizado com pegadas e placas. Dificilmente, se estiver prestando atenção, você irá se perder. Por via das dúvidas, sempre recomendo que você entre no site da Transcarioca e baixe, gratuitamente, o mapa da região em GPX, que você pode configurar no seu Google Maps e utilizar no trajeto.

mapa localização pedra da tartaruga
Parte da trilha para a Pedra da Tartaruga é a mesma da Pedra do Telégrafo (Foto: Google Maps)

Como é a trilha

A trilha é considerada de nível intermediário. Demora cerca de 40 minutos a 1 hora para você chegar, dependendo do seu nível físico.

Em alguns trechos, você precisará passar por pedras, mas nada muito complicado (dê uma olhada no vídeo que está no começo deste post para ter uma ideia do trajeto). Na maioria do tempo, você só caminhará em terra mesmo. E há poucos declives e aclives. Nada que exija muito esforço.

trilha da pedra da tartaruga
Parte final da trilha da Pedra da Tartaruga, que é a subida na pedra (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

A parte mais difícil, na minha avaliação, é subir a Pedra da Tartaruga, não chegar até ela. O trecho é bem mais acentuado, o que cansa mais as pernas e exige mais força. Além disso, se você não estiver com um calçado apropriado, pode escorregar e até causar um acidente.

Há vários lagartinhos no caminho (eles não fazem nada e se assustam quando você passa, então não se preocupe). E, em alguns pontos da subida na pedra, o mato é um pouco mais fechado. Se você se incomoda com as plantas pinicando nas suas pernas, é melhor você ir de calça.

Também há empresas que fazem rapel na Pedra da Tartaruga. É necessário agendar antes.

A Pedra da Tartaruga

A vista do topo é linda! Você avista todo o mar da Zona Oeste do Rio e vê a Praia do Perigoso de cima. Para o outro lado, há a Praia das Conchas (ou Praia dos Búzios), que não é muito recomendada para banho, porque tem muitas pedras. Mas é super bonita e vale tirar umas fotinhos 😀

pedra da tartaruga rio de janeiro
Vista da Pedra da Tartaruga para as Praias Selvagens do Rio (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Melhor época para visitar

Lembrando que, no verão, as temperaturas no Rio de Janeiro ultrapassam os 40 graus. Por isso, eu nunca recomendo fazer trilha no verão do Rio. Isso porque você vai cansar muito mais, suar muito e desidratar muito rápido. Fora o risco de insolação (use protetor solar!).

A melhor época, na minha opinião, é no inverno. Isso porque inverno no Rio de Janeiro significa temperaturas de 25 graus, hehe. Ou seja, temperatura agradável para se praticar exercício físico.

Agora, se o seu objetivo é ir só para curtir a Praia do Perigoso e ficar dentro do mar, aí de repente valha a pena todo o suor de fazer a trilha no verão para chegar lá, hehe. Até porque, depois de todo esforço, um bom mergulho no mar compensa, não é? 🏊‍♂

praia das conchas rio de janeiro
Praia das Conchas, ao lado da Pedra da Tartaruga (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: