alltype - fundo claro

Pedra Bonita: como fazer a trilha mais fácil do Rio de Janeiro e mais dicas!

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais fáceis do Rio de Janeiro e com uma das vistas mais bonitas e completas da cidade. Saiba tudo sobre ela!
A Pedra Bonita é uma das trilhas mais fáceis do Rio de Janeiro e com uma das vistas mais bonitas e completas da cidade. Saiba tudo sobre ela!
pedra bonita

Sempre que algum amigo me pergunta qual trilha fazer no Rio de Janeiro (caso nunca tenha feito nenhuma), recomendo começar pela Pedra Bonita. É o lugar que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e é relativamente fácil e rápido chegar ao topo, sem grandes dificuldades. Ou seja, mesmo sem grande preparo físico e sem ter experiência com trilhas, você consegue chegar ao fim e apreciar a vista das zonas Oeste e Sul do RJ!

Neste post, vou contar tudo o que você precisa saber para fazer a trilha da Pedra Bonita.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Onde fica a Pedra Bonita

A Pedra Bonita faz parte do Parque Nacional da Tijuca e fica entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. É possível acessar tanto por São Conrado (para quem vem da Zona Sul) quanto pelo Itanhangá (para quem vem da Zona Oeste).

Indo pela Autoestrada Lagoa-Barra sentido Barra, você vai ter de entrar à direita na Estrada da Canoa e subir, subir, subir, até chegar na entrada do parque, que estará à sua esquerda.

Caso você saia da Zona Oeste, pode fazer esse mesmo caminho via São Conrado, ou subir o Itanhangá e o Alto da Boa Vista até chegar na entrada do parque. Neste caso, você chegará pelo lado contrário da via, mas o acesso é exatamente o mesmo.

mapa pedra bonita rio de janeiro
O acesso à Pedra Bonita fica na Estrada da Canoa, em São Conrado (Foto: Google Maps)

Como ir à Pedra Bonita

O ideal é ir de carro, até porque, da entrada do parque até o começo da trilha, é uma subida bem íngreme e um pouco longa. É possível ir de ônibus, mas eles param na Estrada da Canoa. Então, como disse, você terá de subir a pé até o começo da trilha, o que aumentará consideravelmente o desgaste físico.

Indo de carro, você consegue subir toda essa primeira parte e estacionar em uma área entre o começo da trilha e a rampa de voo livre, sendo poucos metros de distância para cada um dos lados – ou seja, facilita bastante.

Se você pensa em alugar um carro para fazer a sua viagem pelo Rio de Janeiro, eu recomendo a plataforma da RentCars, que sempre uso. É lá que encontro os melhores preços, já que posso comparar todas as vantagens nas melhores locadoras de veículo do país.

Considere ainda que essa é uma das trilhas mais frequentadas e famosas do Rio de Janeiro. Nos finais de semana, costuma ficar bem cheio. Portanto, se programe para chegar cedo ou vá com paciência para enfrentar fila para o estacionamento.

pedra bonita
Vista para as lagoas da zona oeste (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como chegar de ônibus à Pedra Bonita

A linha de ônibus que passa no Alto da Boa Vista e tem uma parada quase em frente à estrada do início do parque é a 448. Essa linha percorre os bairros da Gávea e Alto da Boa Vista. Sendo assim, a depender de onde você estiver no Rio de Janeiro, terá de pegar outro transporte até uma das paradas do 448.

Como um dos pontos é o do Metrô São Conrado, talvez o mais fácil seja pegar um metrô até essa estação e, ao sair, pegar o ônibus 448.

A melhor forma de se chegar até o começo da trilha é de carro (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

pedra bonita
Vista para o mar da Barra da Tijuca e Recreio (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como é a trilha da Pedra Bonita

A trilha da Pedra Bonita tem nível fácil. Isso porque ela é bem sinalizada e não tem como se perder do percurso demarcado, mesmo que não haja placas no meio do caminho. É só ter atenção e cuidado básico.

Além disso, não existe nenhum trecho MUITO íngreme, nem escalaminhadas ou grandes pedras para serem ultrapassadas.

No entanto, como você está indo para o topo de uma pedra, por óbvio, a trilha será uma subida. Mas se você não tiver muito preparo físico, não se preocupe: é só ir parando no meio do caminho para recuperar o fôlego e poder seguir em frente 🙂

Se você tiver um bom condicionamento, você consegue finalizar o percurso em 30 minutos.

A trilha é tão tranquila que já vi várias pessoas percorrendo-a com crianças, por exemplo.

pedra bonita
Vista para o mar de São Conrado (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Trilha da Pedra Bonita à noite

Há alguns anos, cheguei a percorrer a trilha da Pedra Bonita de madrugada para ver o nascer do sol. E foi uma experiência incrível. Ver o sol iluminar o Rio de Janeiro é uma sensação única.

Na época, não havia qualquer tipo de fiscalização ou controle na entrada da trilha. Ou seja, era tudo aberto.

Atualmente, isso não é mais permitido. Um portão de ferro fica fechado bloqueando a subida para a estrada da Pedra Bonita. E ele só é aberto às 8h, quando o parque inicia suas atividades.

Ah, e nem tente dar um jeitinho, porque um fiscal fica agora na guarita controlando a entrada, ok?

Caso você queira saber como era a trilha naquela época, dê só uma olhada no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

nascer do sol na pedra bonita
O nascer do sol na Pedra Bonita é incrível! (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Vista da Pedra Bonita

Como disse, do topo da Pedra Bonita, você consegue ver praticamente toda a Zona Sul e Zona Oeste do Rio. São Conrado, Pedra da Gávea, Leblon, Ipanema, Vidigal, Rocinha, Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor… E, do outro lado, Barra da Tijuca e parte do Recreio e Jacarepaguá. Caminhe pela pedra e vá encontrando diferentes ângulos e visões diferentes!

Dê preferência para ir em um dia de sol, pois a vista será muito mais bonita!

pedra bonita

Rampa de voo livre

É na Pedra Bonita que saem vários voos livres no Rio de Janeiro, seja de parapente ou asa-delta. A rampa fica do lado contrário à entrada da trilha (o estacionamento fica no meio). Você pode marcar o voo antecipadamente ou tentar combinar com eles na hora.

Mesmo que você não vá voar, vale ir até o local e ver a galera. A vista é diferente, outro ângulo, também super bonita. Além de ver o pessoal saltar, o que eu, particularmente, acho muito legal.

rampa de voo livre pedra bonita
Vista a partir da rampa de voo livre da Pedra Bonita (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

O que levar?

Água e comidinhas. Não esqueça de levar uma sacolinha e recolher o seu lixo. Não jogue nada na natureza!

Repelente e protetor solar é bom você passar antes de iniciar a trilha, assim você não corre o risco de esquecer e já começa o percurso protegido. Ah, e claro, não se esqueça da câmera fotográfica e/ou do celular para registrar esses cliques maravilhosos!

nascer do sol pedra bonita
Muitas pessoas curtem o nascer do sol na Pedra Bonita (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: