alltype - fundo claro

Parque Penhasco Dois Irmãos: mirantes para você ver a Zona Sul do Rio

No Parque Penhasco Dois Irmãos, há cinco mirantes em que você consegue ver as orlas do Leblon e de Ipanema, além da Lagoa e Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
No Parque Penhasco Dois Irmãos, há cinco mirantes em que você consegue ver as orlas do Leblon e de Ipanema, além da Lagoa e Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
parque penhasco dois irmãos

O Parque Penhasco Dois Irmãos é um parque municipal da cidade do Rio de Janeiro, de acesso gratuito, com cinco mirantes (mas só quatro realmente tem a vista legal) e na Zona Sul (onde a esmagadora maioria dos turistas se concentra).

Ele fica no Leblon, bem em frente ao Mirante do Leblon, um outro cantinho bem famoso, já que fica no começo da praia, no fim da Av. Niemeyer (para quem vem no sentido São Conrado-Leblon).

Apesar disso, o parque é pouco frequentado ainda por turistas, sendo o seu maior público os próprios cariocas, que aproveitam o parque para fazer exercício e, claro, também curtir a vista (que não cansa nunca, né?).

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Como é o acesso

Embora o parque fique “em frente” ao Mirante do Leblon, o acesso não é por ali. Por sinal, você nem conseguirá ver nada do parque estando neste mirante.

Eu cometi esse erro algumas vezes, antes de abrir um mapa e entender por onde, de fato, se dava o acesso.

Para chegar ao Parque Penhasco Dois Irmãos, você deve acessar a Rua Aperana, vindo pela Av. Visconde de Albuquerque e dobrando à direita na Rua Gabriel Mufarrej. A Rua Aperana é íngreme e bem curvilínea – tenha isso em mente caso você vá até o local de transporte público, já que terá de passar por essa rua caminhando.

parque penhasco dois irmãos
O melhor mirante do parque é o último (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como chegar ao Parque Penhasco Dois Irmãos

O ideal é estar de carro. Você ganha liberdade de tempo e deslocamento e ainda economiza nas pernas. Se você está turistando pela cidade e pretende alugar um carro para fazer esse passeio, sugiro pesquisar os melhores preços na RentCars.

Mas, claro, esse não é o cenário de muita gente. Sendo assim, vamos às outras opções.

Você pode pedir um veículo em um app de transporte e pedir para ele te deixar na entrada do parque. De lá, você percorre os mirantes a pé. Ou pode negociar com o motorista para que ele fique te esperando em cada mirante enquanto você observa a paisagem e tira suas fotos.

De transporte público, há duas opções: metrô ou ônibus.

parque penhasco dois irmãos
O primeiro mirante do parque (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

🚈 A estação de metrô mais próxima é a Antero de Quental, localizada a sete quadras do começo da Rua Aperana. Se optar por esse transporte, terá de caminhar as sete quadras mais toda a Aperana (íngreme e curvilínea, como mencionei anteriormente) e o percurso do parque.

🚌 De ônibus, há inúmeras linhas que passam pela região. Não adianta eu falar todas aqui, pois depende muito do local da cidade que você estiver saindo.

Há ônibus que passam na Av. Delfim Moreira, outros na Av. Niemeyer, outros na Av. Visconde de Albuquerque… Todas são bem mais próximas do que a estação de metrô. Mas você também terá de subir a Rua Aperana a pé, além do percurso do parque.

🏍 Você pode ainda tentar negociar um moto-táxi para o percurso de subida até o início do parque.

parque penhasco dois irmãos
Parque Penhasco Dois Irmãos (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Quais são os atrativos

O Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos conta com cinco mirantes, mas um eu até desconsidero pois não se consegue enxergar quase nada de paisagem (confira no vídeo do Arruma Essa Mala no começo deste post!).

De três mirantes, você avista a orla do Leblon e de Ipanema. De um deles, você consegue até ver o Mirante do Leblon (aquele mesmo que falei no começo).

Na minha modesta opinião, no entanto, a vista mais bonita é a do último mirante, onde existe um deck de madeira. De lá, é possível ver o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jockey Club, na Gávea, fora outros pontos da Zona Sul.

Além disso, há várias áreas de natureza, em que você pode simplesmente sentar e curtir. Muita gente usa o espaço para fazer piqueniques e até eventos. Há também um parquinho infantil próximo ao terceiro mirante, em que as crianças podem brincar de escorregador, balanço, etc.

O Parque Penhasco Dois Irmãos é seguro?

Eu fui logo no horário de abertura do parque, às 8h, em um fim de semana. Havia muuuuita gente fazendo exercícios no local – corrida ou bike. Ou seja, não me senti insegura em absolutamente nenhum momento.

Havia guardas municipais em alguns pontos estratégicos do parque, principalmente nas guaritas. Conversei bastante tempo com um deles, que me contou que o maior trabalho deles no parque é tentar conscientizar as pessoas que quebram as regras.

Por exemplo: não é permitido a entrada de animais. E, mesmo assim, as pessoas vão o tempo inteiro com os seus cachorros.

Também não é permitido alimentar os animais silvestres – como os micos. E, mesmo assim, as pessoas vivem tentando dar comida a eles.

parque penhasco dois irmãos
Um dos mirantes do vista mais ‘escondida’ do parque (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Outro ponto que me foi dito pelo guarda foi de que, embora haja um horário de funcionamento (das 8h às 17h), esse é basicamente o horário em que há segurança pública no local. Por se tratar de uma área aberta e de mata, não existe como fechar tudo 100%. Ou seja, muitas pessoas acessam o parque fora do horário oficial de funcionamento.

Por isso, o melhor é visitar o parque dentro desse horário, assim você terá uma maior segurança e poderá aproveitar melhor o passeio 🙂

Um pouquinho de história

De acordo com a Riotur (o órgão de turismo da Prefeitura do Rio), o Parque Penhasco Dois Irmãos foi criado em 1992, em uma área de preservação ambiental com 39,55 hectares. Em 2011, o parque se tornou autossuficiente ao receber painéis de captação de energia solar. Além disso, foi instalado um banco de baterias especiais capaz de manter a energia por três dias.

Ah! E a Riotur fala que há uma trilha de 1,5km que leva ao sopé do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos. Essa trilha realmente existe, mas, segundo o guarda municipal com quem conversei, ela não fornece nenhuma vista da cidade e só é interessante fazer quem realmente curte a vibe de trilha e quer se exercitar. Eu, portanto, nem fiz, hehe.

Você já fez essa trilha? Conta nos comentários!

vista do parque penhasco dois irmãos
A vista do Parque Penhasco Dois Irmãos para a orla de Leblon e Ipanema (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

2 comentários em “Parque Penhasco Dois Irmãos: mirantes para você ver a Zona Sul do Rio”

  1. Oi!
    Gostaria de acrescentar que o parque ainda conta com banheiro e bebedouro que estavam em ótimo estado de conservação quando estive lá.
    E que além dos quatro mirantes há um memorial para as vítimas de um acidente aéreo, acho que àquele em que as pessoas iam para Paris.

    Parabéns pelo seu conteúdo.

    Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: