alltype - fundo claro

Como é alugar carro em Portugal: tudo o que você precisa saber

Confira todas as dicas de aluguel de carro, documentos, pedágios, estacionamentos, estradas, etc, para você dirigir pela Europa.
Confira todas as dicas de aluguel de carro, documentos, pedágios, estacionamentos, estradas, etc, para você dirigir pela Europa.

Recentemente fiz uma viagem de carro por Portugal indo até a Espanha. E, neste post, vou contar tudo como foi a minha experiência de alugar carro em Portugal e todos os detalhes para que você também possa fazer uma road trip pela Europa. Partiu?

Roteiro por Portugal

Viajei com o meu namorado, que foi o motorista da viagem. Nós chegamos a Portugal pelo Porto e fomos embora por Lisboa. Nessas duas cidades não há nenhuma necessidade de se ter carro. Dá pra fazer tudo a pé e utilizando o transporte público, que foi o que nós fizemos.

O carro, então, serviu pra gente conhecer uma série de cidades entre uma e outra. Nós alugamos o carro no Porto e saímos de lá rumo a Braga. Depois, passamos por Guimarães, Amarante, Lamego, Aveiro, Coimbra, Óbidos, Sintra e cruzamos a fronteira para conhecer Sevilha e Córdoba, na Espanha. Depois da Espanha, retornamos para Lisboa, onde devolvemos o carro. Foram quase 2 mil km.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Como foi alugar carro em Portugal?

Antes de alugar o carro em Portugal, nós pesquisamos tudo aqui do Brasil e fizemos a reserva por aqui. Encontramos uma empresa que achamos que fosse confiável e com o preço mais acessível. O pagamento foi feito no país europeu e via cartão de crédito internacional – eles não aceitavam pagamento em dinheiro. Algumas empresas aceitam que se pague um pedaço antes e o restante na hora de retirada do veículo.

Recomendo pesquisar antes de sair do Brasil na RentCars. Nesse site, você busca e compara valores, modelos e formas de pagamento nas principais locadoras de carro da Europa. E há várias opções de pagamento antecipado (ou seja, sem IOF e variação de câmbio!).

Ao alugar carro em Portugal, tivemos de pagar ainda duas taxas: a de retorno do veículo, já que devolvemos em outra cidade. Foi de 82 euros. E também uma taxa de 50 euros porque fomos até a Espanha.

Quais documentos são solicitados?

Para alugar carro em Portugal é necessário apresentar passaporte e carteira de motorista. Não precisa nem da permissão internacional. Existe um acordo que permite usar a CNH brasileira em Portugal (aliás, não só em Portugal, como em vários outros países). Que, como todo acordo, sempre pode mudar, então é bom conferir se isso segue valendo quando você for viajar.

A locadora que nós escolhemos ainda exigia que o condutor tivesse, no mínimo, 25 anos, e a carteira de motorista há, pelo menos, dois anos. Mas isso não é uma regra e varia de locadora pra locadora.

Aluguel de carro em Portugal: pedágios

Em Portugal, são pouquíssimos os pedágios com guichê de pagamento. Eles existem, mas não são a maioria. Então como faz pra pagar? Pois bem, existem duas formas. Ou você tem o “Sem Parar” deles, que se chama “Via Verde”, ou você tem que ir nos Correios depois de quatro dias. O controle nas estradas é feito por câmeras.

Nós optamos por alugar o “Via Verde“, que foi 18,50 euros, por dois motivos: não precisar perder tempo em ficar correndo atrás de Correios para pagar pedágio e também porque, no fim da viagem, como que iríamos pagar se não estaríamos mais em Portugal?

pedágios em portugal
Os valores dos pedágios em Portugal são muito variáveis (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Na época, eu expliquei essa situação nos stories do meu Instagram (me segue lá! @jehhhmello) e uma amiga me contou que uma amiga dela viveu a mesma situação. Só que ela escolheu pagar pelos Correios e foi várias vezes, mas dava erro na emissão do pagamento. Não sabemos o final dessa história, mas provavelmente rolou um calote, risos, já que ela retornou para o Brasil normalmente. Ou a pendência foi enviada para a residência dela aqui no Brasil posteriormente.

Sobre pedágio ainda tem mais um ponto a se falar: muitos NÃO tem indicação do valor. Você simplesmente passa, o “Via Verde” apita, e você fica rezando para ter sido baratinho. Também não existe um padrão de valor. Existem estradas com uns 15 pedágios, mas todos de valores baixos, alguns até de centavos, tipo 30, 60 centavos de euro. O único mais caro, que foi um duro golpe no coração, foi o último antes de chegar na Espanha. Foi 18,60 euros. Outch.

Isso, claro, em Portugal, onde rodamos a maior parte do tempo e por uma maior extensão de país.

Na Espanha, não passamos por nenhum pedágio. Foram cerca de 500km de Sintra até Sevilha, 140km de Sevilha até Córdoba, mais 140km pra voltar, e, por fim, 400km de Sevilha a Lisboa.

O total de pedágio que pagamos em toda a viagem foi 58,15 euros.

Como foi cruzar a fronteira?

Foi simplesmente só cruzar. Mesmo. Isso porque os dois países fazem parte do Acordo de Schengen, que é uma abertura de fronteiras para livre circulação. É como se os integrantes fossem um país só nesse sentido.

Nós soubemos que tínhamos cruzado a fronteira só porque passamos por uma placa escrito “Espanha”, além de passar a vir as placas de trânsito em espanhol. E só. Foi só seguir caminho normalmente.

Como são as estradas?

As estradas por Portugal são excelentes! Não tivemos problemas em absolutamente nenhuma. Não precisa se preocupar com isso 🙂

Pelo menos se for circular pelas cidades principais do país, né? hehe Não posso garantir que toooodas as estradas de Portugal serão excelentes, de fato, hehe.

viagem de carro por portugal
Foram cerca de 2 mil km percorridos por Portugal e Espanha (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como é estacionar nas cidades?

Funciona de maneira muito semelhante ao Brasil, tanto em Portugal quanto na Espanha. Achar vaga no centro é praticamente impossível. Portanto, precisa se distanciar pelo menos uns 2km pra achar vaga.

Isso, óbvio, se quiser estacionar na rua. Se quiser pagar estacionamento privado, aí pode estacionar nos lugares movimentados tranquilamente.

Nas ruas centrais e mais movimentadas, mesmo estacionando na rua, precisa pagar parquímetro. Nas ruas mais residenciais e afastadas, aí pode estacionar gratuitamente. Normalmente tem placa indicando se precisa pagar ou não. Mas, na dúvida, sempre que nós estacionávamos, nós encontrávamos o comércio mais próximo pra confirmar se podia estacionar ali de boa e sem pagar.

Não esqueça que, para entrar na Europa, o seguro viagem é obrigatório. Além disso, imprevistos sempre acontecem e, se você não estiver segurado, qualquer probleminha de saúde pode acabar lhe custando uma bela fortuna. Por isso, sempre viaje com seguro viagem. Pesquise os melhores preços e descontos AQUI.

E o combustível?

Na Espanha era cerca de 30 a 40 centavos de euro mais barato que em Portugal por litro! Portugal, de fato, tem um dos combustíveis mais caros da Europa.

E, em Portugal, os postos na estrada eram mais caros do que na cidade. Já na Espanha era o contrário, igual ao Brasil: mais barato na estrada.

posto de combustível portugal
Na maioria dos postos, você mesmo faz o abastecimento de combustível (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

São pouquíssimos os postos com frentista. Você mesmo precisa abastecer seu carro. De maneira geral, precisa ir primeiro na loja de conveniência, informar o quanto você quer abastecer e pedir pra liberar o combustível, além, óbvio, de pagar.

Mas, se você não souber como fazer isso, não te preocupa. Sempre vai ter alguém disposto a te ajudar. Ao menos com a gente todos foram muito solícitos e prestativos.

Prós e contras de se viajar de carro

O contra é que, claro, é um pouco mais caro do que usar ônibus intermunicipal. Mas, dependendo dos trechos que você for fazer e de quantas pessoas estiverem dividindo o carro, pode até sair mais barato.

Os prós de alugar carro em Portugal são agilidade e independência. Você pode personalizar o seu roteiro do jeito que você quiser, sem ficar presa/o a horário de saída de ônibus ou trem.

Além disso, existem passeios que dificilmente você vai conseguir fazer se não tiver um carro. Como o que fiz pela estrada N-222, em Portugal, entre Peso da Régua e Pinhão, onde visitei uma vinícola de vinho do Porto. Assiste ao vídeo aqui em baixo 👇

Aluguel de carro em Portugal: regras de trânsito

Por fim, mas não menos importante: as regras de trânsito.

Lá o pessoal respeita regras de trânsito. Lá as pessoas andam no limite de velocidade, dão prioridade a quem está na rotatória, usam a seta pra dobrar ou mudar de pista, param na faixa de pedestre, não passam sinal vermelho… coisas básicas, mas que aqui no Brasil parece que ninguém sabe que existe.

Aliás, eles respeitam tanto, que os pedestres, por exemplo, sequer olham pro lado antes de atravessar na faixa. Eles simplesmente seguem caminhando, porque sabem que o motorista vai parar.

Em Coimbra, eu agradeci um senhorzinho que parou pra gente atravessar na faixa e ele chegou a abrir o vidro para dizer que não precisava agradecer nada, porque isso que ele estava fazendo nada mais era do que obrigação dele. Então é esse o nível.

Portanto, respeitem as regras de trânsito. De preferência, aqui no Brasil também, certo? 🙂

APROVEITE E GARANTA SEU CARRO PARA VIAJAR POR PORTUGAL PELO MENOR PREÇO AQUI!

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: