A Cascata das Andorinhas é uma das belas atrações de natureza que existem no interior do Rio Grande do Sul. Fica na cidade de Rolante, a 115km de distância da capital Porto Alegre. De carro, o trajeto dura pouco menos de 2h.
O diferencial dessa cascata é que ela fica entre rochas, como se fosse um pequeno cânion. A água cai de uma altura de 15 metros e forma uma poça de 4 metros de profundidade. Sendo assim, é possível entrar na água e se refrescar. No entanto, fica o alerta: água de cachoeira é sempre muito gelada e, por não pegar sol no lugar, fica ainda mais frio!
Neste post, vou explicar tudo sobre como chegar na cascata, como é a trilha, se é preciso pagar algo para entrar, etc. Então vem comigo!
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
Onde fica a Cascata das Andorinhas
A Cascata das Andorinhas, como já dito no início desse post, fica na cidade de Rolante, no interior do Rio Grande do Sul. A depender da estrada que você decidir pegar a partir da capital Porto Alegre, a quilometragem varia de 115km a 135km.
Em tempo final, não muda muita coisa. Pode contabilizar 2h no relógio.
- LEIA TAMBÉM:
- Vale dos Vinhedos: tudo o que você precisa saber sobre as vinícolas
- Salto Ventoso: cenário de filmes, minissérie e lugar de uma bela cascata de 56m no RS
- Cânion Fortaleza, Cambará do Sul (RS): como chegar e o que fazer
- O que fazer em Gramado e Canela: pontos turísticos, roteiros e dicas
- Confira todos os posts sobre o Rio Grande do Sul

Como chegar à Cascata das Andorinhas
A primeira dica é colocar no seu GPS “Cascata das Andorinhas”. Ele irá localizar corretamente o ponto de início da trilha. Neste local, há um estacionamento (gratuito) onde você pode deixar o seu carro, se tiver ido com um.
Saindo de Porto Alegre, você pegará a estrada asfaltada até a cidade de Rolante. Após passar alguns quilômetros por dentro do município, incluindo o centrinho e também um pouco da área rural, você entrará em uma estrada de chão.
Após esse ponto, são 7,5km de estrada de chão até o ponto de início da trilha.
Há algumas placas ao longo desse trajeto indicando o caminho para a Cascata das Andorinhas, caso você queira ir confirmando com o seu GPS.
Eu fui com um carro popular 1.0 e não tive nenhum problema no percurso. Claro, se você tiver uma caminhonete, tudo fica mais fácil. Mas não é necessário ter um veículo desse porte para visitar a cascata.
Se você não tiver um carro próprio e quiser alugar um para visitar a Cascata das Andorinhas, o Arruma Essa Mala sempre recomenda a RentCars. Nela, é possível comparar os preços e as vantagens oferecidas pelas melhores e principais locadoras de veículos da região. Dessa forma, consigo sempre alugar o carro com o melhor custo-benefício para a minha viagem.

Como é a trilha
A trilha é considerada de nível fácil, embora tenha duas pequenas travessias pelo rio. Ela é bem curta, apenas 800 metros, sendo que 600m são percorridos no início por meio de uma estrada de chão bem larga.
O tempo total de trilha, claro, irá variar conforme o seu condicionamento físico. Mas, em média, é possível finalizar tudo entre 15 e 20 minutos.
Na parte inicial, após uns 5 minutos de caminhada, haverá uma bifurcação. Pegue o caminho da esquerda, que lhe levará até o rio. Nesse ponto, será preciso atravessá-lo. Há várias pedras que você pode ir pisando por cima, mas existe o risco de molhar o pé.
Depois, vá caminhando sempre pelo lado esquerdo e costeando o rio até encontrar uma placa indicando que você chegou. Nesse ponto, haverá uma segunda travessia. Novamente, haverá pedras que você pode ir pisando por cima, mas há a possibilidade de se molhar.




Dicas importantes
As dicas abaixo são válidas para toda e qualquer trilha que você for fazer.
- Vá com sapato adequado. Mesmo sendo uma cachoeira, use tênis ou bota de trilha. Ir de chinelo irá dificultar bastante o seu percurso.
- Leve água para se hidratar. Se for ficar bastante tempo na cascata, leve também um lanchinho.
- Recolha o seu lixo e traga ele de volta consigo! Nada de jogar lixo na natureza, ok?
- Usar protetor solar e repelente também é prudente.
- Respeite a natureza e os demais visitantes. Se quiser escutar música, nada de caixa de som em volume alto. Fone de ouvido está aí para ser usado 🙂

Precisa pagar para visitar a Cascata das Andorinhas?
A resposta é não! A cascata, pelo menos até dezembro de 2020, tem a sua entrada totalmente gratuita. Além disso, ninguém controla a entrada também. Basta fazer a trilha e curtir essa natureza incrível!
Quando é melhor ir?
Essa é uma atração para ser visitada o ano inteiro. Porém, pode ser melhor aproveitada no verão já que permite entrar na água.
Além disso, se você quiser tirar uma foto com os raios solares passando pela fenda e entrando na gruta, o melhor é ir à tarde. Sendo indicações de outros blogueiros, o ideal é entre meio-dia e 14h.
Eu fui no horário da manhã, entre 9h e 11h e não peguei essa iluminação. Mas, claro, isso não torna o lugar menos bonito ou menos aproveitável.
Também é importante evitar ir em dias de chuva ou que tenha chovido muito nos dias anteriores. Isso porque o rio pode encher e dificultar o percurso, provando até acidentes.

O que fazer pela região
É perfeitamente possível combinar a visita à Cascata das Andorinhas e à Cascata do Chuvisqueiro no mesmo dia. Elas são separadas por menos de 10km a serem percorridos em cerca de 20 minutos de carro.
Na Cascata do Chuvisqueiro existe também a Cascata das Três Quedas e é possível ir até o topo da queda d’água. Se você for visitar esses três lugares, é importante reservar um tempo maior para essa atração.
Confira nesse outro post do blog tudo sobre a Cascata do Chuvisqueiro para que você possa organizar a sua visita.
Próximo ao município de Rolante fica Três Coroas e São Francisco de Paula, além de Gramado e Canela, a apenas 1h40 de distância. Se você pensa em montar um roteiro pelo Rio Grande do Sul, confira 9 cidades imperdíveis para conhecer.
E aí, você já foi à Cascata das Andorinhas? Me conta nos comentários como foi a experiência!

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas
4 comentários em “Cascata das Andorinhas, em Rolante (RS): saiba como chegar e como é a trilha”
Obrigada pela dicas, amanhã mesmo primeiro dia dia ano, sozinha irei me aventurar. Em busca de um ano cheio de energias assim aventuras e natureza.
A intenção é ir na das Andorinhas e também na do Chuvisqueiro e três quedas. Por isso cedin pego a estrada gratidão.
Arrasou! Muito banho de cachoeira pra já começar o ano energizada né ❤️
Vamos amanhã conhecer o lugar 💙
boaa! aproveitem 😊