alltype - fundo claro

9 lugares para conhecer no Rio Grande do Sul

O RS tem mais a se ver do que apenas Gramado e Canela. Conheça alguns dos pontos turísticos do estado
O RS tem mais a se ver do que apenas Gramado e Canela. Conheça alguns dos pontos turísticos do estado
gramado rio grande do sul

A grande maioria dos turistas que vai para o Rio Grande do Sul foca apenas em Gramado e Canela, na Serra. E não me levem a mal, eu adoro essas cidades e elas são maravilhosas. Mas o estado tem muito mais a oferecer e vários outros lugares para conhecer no Rio Grande do Sul.

Há destinos no Rio Grande do Sul para quem gosta de cidade, de natureza, de vinhos, de gastronomia, de história e até de religião. Sendo assim, as opções são várias para você montar um roteiro de turismo completo pelo estado.

Por isso, o Arruma Essa Mala selecionou 9 lugares para conhecer no Rio Grande do Sul. Para conferir todas as dicas, é só continuar lendo esse post. Além disso, se quiser conferir as localizações, basta explorar o mapa abaixo com as indicações 🙂

Por que conhecer o Rio Grande do Sul?

Claro que o maior chamariz de turismo no Rio Grande do Sul é Gramado e Canela. As duas cidades recebem milhares de turistas todos os anos – especialmente durante os grandes eventos, como o Natal Luz, a Páscoa e o Festival de Cinema.

Mas, como dito antes, o Rio Grande do Sul tem outros pontos turísticos para se visitar além da Serra gaúcha tradicional.

Além disso, por ser o estado mais ao sul do Brasil, o inverno com temperaturas baixas está garantido. Para quem mora em outras regiões do país e não está acostumado com o termômetro abaixo do zero, visitar o Rio Grande do Sul é uma ótima oportunidade de sentir um friozinho.

No inverno, é comum nas cidades com altitude as geadas e até neve. Por isso, prepare o gorro, as luvas e o cachecol e divirta-se!

Dica do Arruma Essa Mala: a melhor forma de se conhecer o Rio Grande do Sul é alugando um carro. Assim, você consegue organizar um roteiro super completo por várias cidades na mesma região com total independência. Eu sempre uso a RentCars para pesquisar a melhor locadora com o melhor preço.

Nunca tive nenhum problema usando a plataforma e sempre foi muito prático. No site, você consegue pesquisar preço de aluguel de carro nas melhores locadoras do país e fazer comparativos – assim, você garante o melhor preço e custo-benefício.

Só não se esqueça de reservar com antecedência, pois assim você acaba pagando mais barato e não corre o risco de ficar sem o carro ideal para a sua viagem. Se você quer conhecer as melhores cidades do Rio Grande do Sul, clique aqui e já garanta o seu veículo.

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: Porto Alegre

Porto Alegre costuma ser apenas uma cidade de passagem para quem visita o Rio Grande do Sul, uma vez que o principal aeroporto do estado (e único internacional) se encontra na capital.

Mas estou aqui para te mostrar que isso é um erro.

Recomendo ficar, pelo menos, um dia em Porto Alegre. Sendo que dois dias seria o ideal para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Dentre os passeios imperdíveis, destaco a Usina do Gasômetro, a Redenção, o Parcão, a Casa de Cultura Mário Quintana, o MARGS e os cafés/mercadinhos do bairro Bom Fim. Para saber mais o que fazer em Porto Alegre, confira esse outro post do blog.

Como chegar em Porto Alegre

Como dito, é em Porto Alegre que se localiza o Aeroporto Internacional Salgado Filho, por onde todos os principais voos do país e de fora do país chegam.

Sendo assim, se você procura passagem para Rio Grande do Sul, você deve buscar por voos indo para Porto Alegre. A partir da capital, você pode contratar uma empresa turística, pegar um ônibus intermunicipal ou alugar um carro (a recomendação do Arruma Essa Mala) e partir para as demais cidades.

Pesquise a sua passagem aérea para o RS no Vai de Promo!

Onde ficar em Porto Alegre

Os melhores bairros para se hospedar em Porto Alegre são Moinhos de Vento e Bom Fim em virtude da localização e da segurança. Algumas opções nesses bairros são o Sheraton, o Ibis Moinhos de Vento e o Piazza Navona by Intercity. Além disso, a Cidade Baixa também tem ótima localização central e próxima à tudo, mas é o bairro boêmio da cidade. Se você curte um agito e não se importa com eventuais barulhos, é um dos melhores locais para se ficar em Porto Alegre e com preços mais em conta, como o Intercity Cidade Baixa.

casa de cultura mario quintana porto alegre
A Casa de Cultura Mario Quintana é um dos locais imperdíveis de Porto Alegre (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: Cambará do Sul

É em Cambará do Sul que você ficará hospedado para fazer os passeios pelo Cânion Itaimbezinho e Cânion Fortaleza, dois dos mais famosos do Sul do Brasil. O Itaimbezinho é o mais conhecido, mas eu acho o Fortaleza mais bonito. Por serem próximos, vale a pena visitar os dois.

O Lajeado das Margaridas e a Cachoeira dos Venâncios também são atrativos secundários que podem ser visitados caso você fique ao menos dois dias na região.

Cambará do Sul é uma cidade pequena em altitude de 1031m. Além disso, é conhecida como a “terra dos cânions”, justamente por conta das suas várias formações rochosas.

Prepare-se para o turismo de natureza, uma vez que o centro da cidade em si não tem muito o que fazer – apenas alguns bares, restaurantes e mercadinhos.

Como chegar em Cambará do Sul saindo de Porto Alegre

Cambará do Sul está localizada a 190km de Porto Alegre, na região nordeste do Rio Grande do Sul e quase na divisa com Santa Catarina. O tempo de percurso de carro até lá é de 3h, em média.

O caminho mais fácil é seguir pela BR-290 e depois subir a serra pela RS-020. Há pedágio no trajeto, então vá com dinheiro.

Onde ficar em Cambará do Sul

O centrinho de Cambará do Sul, onde se localizam os mercadinhos, restaurantes e pequenos comércios, conta com opções de hospedagem como o Cabanas Brisa dos Canyons e a Pousada Morada da Serra, com café da manhã e preços super vantajosos. Já entre as hospedagens mais próximas da natureza, com vistas incríveis para a vegetação dos Campos de Cima da Serra, o Arruma Essa Mala recomenda o Parador Casa da Montanha e o Costão da Fortaleza Lodge.

cânion fortaleza cambará do sul
O Cânion Fortaleza é um dos locais imperdíveis no Rio Grande do Sul (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: Vale dos Vinhedos

Destino perfeito para quem gosta de enologia e gastronomia, o Vale dos Vinhedos fica localizado na região serrana do Rio Grande do Sul. E engloba, principalmente, uma área grande de Bento Gonçalves, além de Garibaldi e Monte Belo do Sul.

São 82km² ao total de vinícolas, restaurantes (principalmente de comida italiana), lojas de artesanato e queijarias.

No entanto, o percurso de visitação principal tem pouco mais de 20km seguindo por duas vias: a RS-444, também conhecida como Estrada do Vinho, e a Via Trento.

Em um dia você consegue visitar as principais vinícolas e fazer comprinhas. Para uma melhor experiência, conhecendo os locais com calma e podendo descansar com a calmaria da região, recomendo, pelo menos, dois dias.

Como chegar no Vale dos Vinhedos saindo de Porto Alegre

O Vale dos Vinhedos fica a 130km de Porto Alegre, percorridos pela ERS-122. O tempo de percurso é de mais ou menos 1h40. A via, por ora, ainda não é pedagiada.

Onde ficar no Vale dos Vinhedos

A melhor cidade para ficar hospedado e conhecer o Vale dos Vinhedos é Bento Gonçalves. Por lá, a recomendação são os hotéis Laghetto Viverone Bento e o Dall’Onder Grande Hotel. Ambos ficam super bem localizados na cidade e são tradicionais redes.

No entanto, o grande diferencial do Vale dos Vinhedos é poder se hospedar nas vias próximas às vinícolas. Inclusive, há grandes resorts que oferecem atividades de degustação de vinhos e espumantes nas suas próprias instalações. Os principais são o Hotel & Spa do Vinho e o Hotel Villa Michelon.

vale dos vinhedos rs
Conheça várias vinícolas no Vale dos Vinhedos (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: São Miguel das Missões

A Rota das Missões, no RS, engloba 26 municípios. Mas o mais conhecido é São Miguel das Missões. Principalmente porque é lá que se encontra o sítio histórico mais famoso e melhor preservado.

Por causa disso São Miguel das Missões é o único Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO localizado na região sul do Brasil.

A Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632 no local e instalada em 1687. Já em 1745 foi construído o Antigo Templo, que guarda ainda a grandiosidade arquitetônica.

As Missões, por sua vez, se tratavam das ações dos padres jesuítas no século XVII de conversão dos índios guaranis para a religião cristã.

Como chegar em São Miguel das Missões saindo de Porto Alegre

Esse é o destino mais longe desse post sobre lugares para conhecer no Rio Grande do Sul. Saindo de Porto Alegre, são 475km a serem percorridos em pouco mais de 6h pela BR-386.

Por causa disso, programe três dias para essa viagem, porque você perderá mais de meio turno apenas em deslocamento tanto para ir quanto para voltar. Consequentemente você terá um dia inteiro para poder conhecer, já descansado, as ruínas históricas.

Onde ficar em São Miguel das Missões

Localizada bem frente às ruínas de São Miguel está a Pousada das Missões, que oferece estrutura como café da manhã e piscina por um preço bem acessível. Já o Tenondé Park Hotel fica um pouquinho mais afastado, em meio à vegetação, sendo essa uma excelente opção para descansar e fugir do barulho da cidade grande.

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul missões
As ruínas de São Miguel das Missões são as mais conservadas da rota (Foto: Pixabay)

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: Torres

O Rio Grande do Sul não é famoso por suas praias (que são bem ruins, por sinal), mas Torres vale a pena conhecer. Fica bem na divisa com Santa Catarina – inclusive é divertido atravessar a ponte que leva ao lado catarinense.

A Praia da Guarita é a mais bonita em virtude da sua geografia. Fica na área de preservação ambiental do Parque da Guarita e entre duas falésias. Além disso, só pode ser visitada dentro do horário de funcionamento do parque – das 8h30 às 17h30 (baixa temporada) e das 8h às 20h (alta temporada).

Também aproveite e faça um passeio de barco até a Ilha dos Lobos. Localizada a 1.800 metros da praia, é um refúgio de lobos e leões marinhos.

Por fim, o Festival Internacional de Balonismo também é super tradicional em Torres.

Confira todas as dicas sobre Torres, atrações turísticas e onde ficar hospedado!

Como chegar em Torres saindo de Porto Alegre

Torres fica no litoral norte do Rio Grande do Sul e é a última praia gaúcha antes de se adentrar em território catarinense. São 183km a serem percorridos em 2h pelas BR-290 e BR-101. Leve dinheiro para poder pagar os pedágios do trajeto caso vá dirigindo.

Onde ficar em Torres

Para aproveitar o verão como ele merece, as melhores opções de hospedagem em Torres ficam bem na beira da praia. O Hotel Jardim do Mar e a Pousada Praia do Meio são os destaques. Para quem vai com família ou amigos, uma casa de temporada em frente ao mar é uma ótima alternativa, como a Morada no Morro do Farol. Por outro lado, se você quer aproveitar a melhor praia da cidade, escolha uma hospedagem próxima ao Parque da Guarita, como a Baluarte Pousada e o Guarita Park Hotel.

lugares para conhecer no rio grande do sul torres
As falésias da Praia da Guarita, lugar indispensável em Torres (Foto: Wikimedia Commons)

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: Pelotas

Visite Pelotas durante a realização da Fenadoce, a maior feira de doces do país. É cada gostosura que você vai querer comer tudo. Os principais quitutes são os de origem portuguesa, como quindim, ovos moles, pastel de Santa Clara, olho de sogra, papo de anjo e por aí vai…

Por outro lado, a Fenadoce não vende apenas doces. Por lá, você encontrará lojas de vestuário, parque de diversão, apresentações típicas, shows, praça de alimentação para refeições completas e mais.

A Fenadoce normalmente acontece em junho, mas, em 2020, ainda não aconteceu em virtude da pandemia do coronavírus. Há expectativa de ser transferida para o segundo semestre, mas nenhuma data foi divulgada.

Como chegar em Pelotas saindo de Porto Alegre

Pelotas fica no Sul do Rio Grande do Sul e o percurso de carro demora aproximadamente 3h. São 245km pela BR-116 passando bem próximo à Lagoa dos Patos. Na estrada também há pedágios que precisam ser pagos.

Onde ficar em Pelotas

O Centro de Eventos onde é realizada a Fenadoce fica em frente à BR-116, então não é a melhor localização para uma hospedagem. A recomendação do Arruma Essa Mala é ficar no centro de Pelotas, assim você também pode conhecer um pouco da arquitetura e da história da cidade. As melhores opções são o Hotel Alles Blau, o Hotel Curi Executive e o Curi Palace Hotel.

fenadoce pelotas
Prepare-se para comer muito na Fenadoce, em Pelotas (Foto: Divulgação/Fenadoce)

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: Três Coroas

O Centro Budista Khadro Ling é a principal atração turística de Três Coroas e um dos principais motivos pelos quais as pessoas visitam essa cidade do Vale do Paranhana. Foi fundado por Chagdud Tulku Rimpoche em 1995.

E, ao construir o Centro, ele sempre expressou a intenção de que esse local não fosse somente um lugar propício para a prática do budismo tibetano, mas também um ambiente em que as pessoas, independente de quaisquer crenças religiosas, pudessem encontrar paz, tranqüilidade e bem-estar. Cerca de 50 praticantes do Budismo Tibetano Vajraiana moram no Khadro Ling.

Da mesma forma, todas as pessoas são bem-vindas a visitar o Centro Budista. Não é permitida a entrada a pé, apenas carros, motos ou vans/ônibus de turismo.

O horário de visitação é de quarta à sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h; fins de semana e feriados, das 9h às 16h30; não abre segunda e terça.

A prática de rafting também é super famosa em Três Coroas a partir das águas do rio Paranhana. Seis empresas de turismo de aventura atuam no Parque das Laranjeiras, então você pode decidir a melhor para o seu passeio 🙂

Como chegar em Três Coroas saindo de Porto Alegre

Três Coroas fica na Serra, bem próximo à Gramado, Canela e Nova Petrópolis, os destinos mais famosos da região. A distância de Porto Alegre a Três Coroas é de 100km, com duração de aproximadamente 1h30, seguindo pelas BR-116 e RS-239. Tenha em mente de que há pedágio no meio do caminho.

Onde ficar em Três Coroas

As melhores opções de hospedagem em Três Coroas são a Pousada Paranhana, com estrutura de piscina, churrasqueira, café da manhã e total contato com a natureza. Além disso, você pode alugar um studio bem próximo ao Centro Budista com estrutura de cozinha e varanda com vista para as montanhas. Igualmente com café da manhã incluso.

templo budista três coroas
O Centro Budista em Três Coroas é lugar de visitação (Foto: Divulgação/Centro Budista)

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes

Se você gosta de curtir o frio e ver geada (até mesmo neve), São José dos Ausentes é o destino para você visitar no Rio Grande do Sul. Localizada a 1.200m acima do nível do mar, é frequentemente a cidade com temperaturas mais baixas do estado e com sensação abaixo de zero.

Mas a natureza da região convida para o ano inteiro. São 127 quedas-d’água mapeadas e oito cânions, além de cachoeiras e mirantes.

Com apenas 3,5 mil habitantes, São José dos Ausentes é um destino no Rio Grande do Sul para se desconectar da cidade grande e do barulho.

Como chegar em São José dos Ausentes saindo de Porto Alegre

São José dos Ausentes fica bem próximo da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, passando Cambará do Sul – que já foi citado em tópico anterior deste post. São 244km e cerca de 4h de viagem até lá. O melhor trajeto é pela BR-290 e RS-020. Há pedágios no caminho.

Onde ficar em São José dos Ausentes

Em virtude de São José dos Ausentes ser uma cidade super pequena e rural, muitas hospedagens acabam se localizando em municípios (também pequenos) próximos. Para experiências mais rústicas, lareiras e construções em madeira, a recomendação é pela Pousada Chalé Campos da Serra e pela Pousada Altos da Serra. Por outro lado, se a sua intenção é por uma hospedagem com bastante luxo e conforto, confira a Pousada Estância das Flores.

São José dos Ausentes rio grande do sul
Geada em São José dos Ausentes é frequente durante o inverno (Foto: Wikimedia Commons)

Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul: Gramado e Canela

Claro que não poderia deixar de encerrar esse post com os queridinhos do Rio Grande do Sul. Gramado e Canela são, certamente, os destinos mais turísticos e dois dos lugares para conhecer no Rio Grande do Sul.

Separados por apenas 10km, são duas cidades para se visitar em uma mesma viagem. Gramado é mais conhecido pelo charme da sua arquitetura europeia e pelos grandes eventos, como o Natal Luz e o Festival de Cinema, realizado na Rua Coberta. Já Canela conta com mais atrativos de natureza, como o Parque do Caracol.

Como atrativos é o que não falta em Gramado e Canela, recomendaria, pelo menos, uns quatro dias para poder conhecer os principais locais com calma. Vá ao Snowland, ao Lago Negro, ao Mini Mundo, à Aldeia do Papai Noel, ao Parque Florybal, ao Alpen Park e por aí vai.

Confira as informações sobre todas as atrações turísticas de Gramado e Canela e sugestões de roteiro neste outro post do blog!

Como chegar em Gramado saindo de Porto Alegre

Para subir a Serra gaúcha saindo de Porto Alegre você deve pegar a BR-116, sendo esse o trajeto mais curto. São 100km até Gramado a serem percorridos em 1h45. A estrada até lá é linda, com muita vegetação e hortênsias (flores super típicas da região). Do mesmo modo, se gosta de comidas e produtos artesanais, não deixe de ir parando na beira da estrada para comprar diretamente dos produtores.

Onde ficar em Gramado e Canela

Por ser os destinos mais turísticos do Rio Grande do Sul, Gramado e Canela contam com uma vasta gama de hospedagem, dos mega hotéis às pousadas e cabanas mais simples. Há para todos os gostos e bolsos. Dentre as opções mais econômicas estão Eleganz Hostel & Suites, Alameda Alegra Hotel e Pousada do Tirol.

Dentre as opções de valor intermediário, aposte no luxo e conforto dos hotéis Gramado Palace e Refugio da Montanha (pet friendly). Agora, se dinheiro não é um problema para você, invista em locais como o Hotel Estalagem St. Hubertus (em frente ao Lago Negro) ou o Hotel Colline de France (na Av. Central).

lugares para conhecer no rio grande do sul gramado
Gramado é a cidade mais turística do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Gramado)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

4 comentários em “9 lugares para conhecer no Rio Grande do Sul”

  1. Acabei de conhecer esse seu blog.
    Parabéns pelo conteúdo que está muito bem detalhado.
    Desse jeito, você cria entusiasmo naqueles viajantes que ainda encontram-se indecisos nos destinos das próximas viagens.

    Responder
    • Oi, Alfredo! seja bem-vindo ao blog 🙂 fico feliz em saber que o post será útil pra você e que irá lhe ajudar em viagens futuras! um abraço!

      Responder
      • bom dia Jéssica ,muito bacana seu blog,Deveria incluir nessas cidades do Rs para visitar São José Norte ,Rio Grande e a cidade onde me encontro Osório…Parabéns pelo conteúdo….

        Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: