Não há como visitar Bogotá e não conhecer o Cerro de Monserrate. É um dos lugares mais interessantes da cidade e que possibilita uma vista panorâmica. Confira meu roteiro completo de 4 dias e meio pela capital da Colômbia.
O Cerro de Monserrate fica muito próximo da Candelaria (o centro histórico de Bogotá), e eu sugiro reservar pelo menos um turno para poder conhecer a área com calma.
No topo do morro, há uma igreja que recebe milhares de peregrinos todos os anos desde a data de sua fundação, no ano de 1640. Isso por causa da estátua do Señor Caído no altar, à qual é atribuída uma série de milagres.
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
O que fazer no Cerro de Monserrate?
Primeiramente, ao visitar o Cerro de Monserrate, você pode (e deve!) apreciar a vista panorâmica de Bogotá do topo. São 3.152 metros acima do nível do mar.
Segundo, conhecer a famosa igreja/santuário e também a Via Crúcis, que está espalhada pelos caminhos do topo do morro.
Terceiro, se ficar com fome ou quiser bebericar algo, há restaurantes e cafés em antigas casas coloniais. Além das construções serem lindas, os espaços são bem chiques e possibilitam uma super vista da cidade, enquanto você se alimenta ou bebe um bom chopp ou drink.
E, por fim, mas não menos importante: divirta-se na subida até o topo e vá apreciando a vista. Você pode escolher dentre três opções (que vou explicar melhor no próximo tópico), a pé, funicular ou teleférico.
Como chegar ao topo
Você precisa subir 470 metros para chegar ao Cerro de Monserrate propriamente. Ele fica a 3.152 metros acima do nível do mar – a base, onde você começa a subir, onde está a bilheteria, e de onde partem o funicular e o teleférico, está a 2.682 metros.
Há três formas de se chegar: a pé, funicular ou teleférico. Se você for a pé, é de graça. Os outros dois precisa pagar (valores e horários de funcionamento nos tópicos abaixo).
Se você decidir por ir de funicular ou de teleférico, eles se tornam uma atração a parte, já que são um passeio divertido, e você vai desbravando a vista de Bogotá enquanto está subindo. Mas preste atenção nos horários de funcionamento, pois eles variam a cada dia.
Se você decidir por subir ou descer a pé, saiba que são 1.500 degraus até o topo e o percurso vai demorar cerca de 1h a 1h30. Não esqueça também que você estará em uma cidade com altitude, o que pode deixar você com menos fôlego. Por questões de segurança, você só pode subir até às 13h e só pode descer até às 16h.
O que eu fiz?
Eu fui em uma sexta-feira à tarde ao Cerro de Monserrate, Bogotá. Com isso, não existia a possibilidade de escolher entre funicular ou teleférico (durante a semana, o funicular só funciona pela manhã, e o teleférico, à tarde).
Sendo assim, decidi subir de teleférico para ter a experiência do passeio e também ir apreciando a vista. Para descer, fui a pé mesmo.
Pensa em trocar algumas horas de trabalho por hospedagem de graça? Então use meu código de desconto de US$ 10 (!) no Worldpackers: ARRUMAESSAMALAWP.
No caminho, na época, estava acontecendo uma obra em um trecho, mas nada que impedisse a passagem. Vi 12 policiais ao longo do caminho, o que me deu uma boa sensação de segurança (afinal, onde que se vê 12 policiais em um percurso de mais ou menos 2km aqui no Brasil?).
Porém, como estava com a câmera captando imagens para o vídeo do Arruma Essa Mala (assista no começo deste post!), mais de um policial recomendou que a câmera fosse guardada e que só a tirasse da mochila para filmar ou fotografar algo específico, colocando-a novamente na mochila logo em seguida. Isso para evitar assaltos, que, aparentemente, são frequentes na região.
Horários de funcionamento
Os horários de funcionamento do Cerro Monserrate, Bogotá, podem ser um pouco confusos para os desavisados. Eles variam muito de dia a dia, tanto os restaurantes quanto os transportes para se chegar ao topo.
A dica é conferir todos os horários antes de ir para o Cerro para se certificar que você conseguirá fazer o passeio que quer e não se decepcionar com algo fechado.
📌 O santuário funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 17h. Na segunda-feira, abre mais tarde, às 11h e também fecha às 17h.
📌 Os restaurantes:
Santa Clara Restaurante
de terça-feira à sexta-feira, de 12h às 17h.
sábados, das 9h às 11h e das 12h às 17h.
domingos, das 9h às 11h e das 12h às 16h.
Santa Clara Café
de segunda-feira à sábado, das 12h às 22h.
Restaurante San Isidro
de segunda-feira à sábado, das 12h às 00h.
(não abre aos domingos)
Monserrate Parrilla
sábados, domingos e feriados, das 7h às 16h.
📌 Funicular:
de segunda-feira à sexta-feira, das 6h30 às 11h45.
sábados, das 6h30 às 16h.
domingos, das 5h30 às 18h30.
feriados, das 6h30 às 18h30.
📌 Teleférico:
de segunda-feira à sábado, das 00h às 23h30 (basicamente 24h, portanto).
aos domingos, das 10h às 16h30.
*nos feriados que caem nas segundas-feiras, o teleférico não funciona.
📌 Sendero Peatonal (o caminho a pé)
todos os dias, das 5h às 13h (para subir) e das 5h às 16h (para descer).
Os preços
Os valores são iguais para os dois tipos de transporte pago para o Cerro de Monserrate. Tanto o funicular quanto o teleférico cobram o mesmo. Atenção para a diferença de valor por dia da semana:
- LEIA MAIS:
- Meu roteiro de 4 dias e meio por Bogotá
- Os melhores lugares para se hospedar em Bogotá
- La Candelaria: 7 lugares para você conhecer no centro histórico
- Zona Rosa: o local das lojas, bares e baladas de Bogotá
- Faça um passeio típico no Parque Simón Bolívar, em Bogotá
- Catedral de Sal de Zipaquirá: a 1ª Maravilha da Colômbia
- TransMilenio: como funciona o transporte público em Bogotá?
📌 de segunda-feira a sábados e feriados, o valor é 10 mil pesos por trecho.aos domingos, o valor é 6 mil pesos por trecho.
* maiores de 62 anos (apresentando documento de identificação) pagam 16.500 pesos para ida e volta de segunda-feira a sábados e feriados, e 10 mil pesos para ida e volta aos domingos.
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas