alltype - fundo claro

Cerro de Monserrate, em Bogotá: tudo o que você precisa saber

Saiba como subir o Cerro de Monserrate, como é a vista, os horários de funcionamento e os preços.
Saiba como subir o Cerro de Monserrate, como é a vista, os horários de funcionamento e os preços.

Não há como visitar Bogotá e não conhecer o Cerro de Monserrate. É um dos lugares mais interessantes da cidade e que possibilita uma vista panorâmica. Confira meu roteiro completo de 4 dias e meio pela capital da Colômbia.

O Cerro de Monserrate fica muito próximo da Candelaria (o centro histórico de Bogotá), e eu sugiro reservar pelo menos um turno para poder conhecer a área com calma.

No topo do morro, há uma igreja que recebe milhares de peregrinos todos os anos desde a data de sua fundação, no ano de 1640. Isso por causa da estátua do Señor Caído no altar, à qual é atribuída uma série de milagres.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

O que fazer no Cerro de Monserrate?

Primeiramente, ao visitar o Cerro de Monserrate, você pode (e deve!) apreciar a vista panorâmica de Bogotá do topo. São 3.152 metros acima do nível do mar.

Segundo, conhecer a famosa igreja/santuário e também a Via Crúcis, que está espalhada pelos caminhos do topo do morro.

Terceiro, se ficar com fome ou quiser bebericar algo, há restaurantes e cafés em antigas casas coloniais. Além das construções serem lindas, os espaços são bem chiques e possibilitam uma super vista da cidade, enquanto você se alimenta ou bebe um bom chopp ou drink.

E, por fim, mas não menos importante: divirta-se na subida até o topo e vá apreciando a vista. Você pode escolher dentre três opções (que vou explicar melhor no próximo tópico), a pé, funicular ou teleférico.

via crúcis do cerro de monserrate
Uma Via Crúcis leva até a igreja (Foto: 680451 por Pixabay)

Como chegar ao topo

Você precisa subir 470 metros para chegar ao Cerro de Monserrate propriamente. Ele fica a 3.152 metros acima do nível do mar – a base, onde você começa a subir, onde está a bilheteria, e de onde partem o funicular e o teleférico, está a 2.682 metros.

Há três formas de se chegar: a pé, funicular ou teleférico. Se você for a pé, é de graça. Os outros dois precisa pagar (valores e horários de funcionamento nos tópicos abaixo).

Se você decidir por ir de funicular ou de teleférico, eles se tornam uma atração a parte, já que são um passeio divertido, e você vai desbravando a vista de Bogotá enquanto está subindo. Mas preste atenção nos horários de funcionamento, pois eles variam a cada dia.

Se você decidir por subir ou descer a pé, saiba que são 1.500 degraus até o topo e o percurso vai demorar cerca de 1h a 1h30. Não esqueça também que você estará em uma cidade com altitude, o que pode deixar você com menos fôlego. Por questões de segurança, você só pode subir até às 13h e só pode descer até às 16h.

trilha do cerro de monserrate bogotá
Além do teleférico e funicular, você pode subir/descer a pé (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

O que eu fiz?

Eu fui em uma sexta-feira à tarde ao Cerro de Monserrate, Bogotá. Com isso, não existia a possibilidade de escolher entre funicular ou teleférico (durante a semana, o funicular só funciona pela manhã, e o teleférico, à tarde).

Sendo assim, decidi subir de teleférico para ter a experiência do passeio e também ir apreciando a vista. Para descer, fui a pé mesmo.

Pensa em trocar algumas horas de trabalho por hospedagem de graça? Então use meu código de desconto de US$ 10 (!) no Worldpackers: ARRUMAESSAMALAWP.

No caminho, na época, estava acontecendo uma obra em um trecho, mas nada que impedisse a passagem. Vi 12 policiais ao longo do caminho, o que me deu uma boa sensação de segurança (afinal, onde que se vê 12 policiais em um percurso de mais ou menos 2km aqui no Brasil?).

Porém, como estava com a câmera captando imagens para o vídeo do Arruma Essa Mala (assista no começo deste post!), mais de um policial recomendou que a câmera fosse guardada e que só a tirasse da mochila para filmar ou fotografar algo específico, colocando-a novamente na mochila logo em seguida. Isso para evitar assaltos, que, aparentemente, são frequentes na região.

cerro de monserrate bogotá
Local onde você compra ingresso para o funicular e/ou teleférico (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Horários de funcionamento

Os horários de funcionamento do Cerro Monserrate, Bogotá, podem ser um pouco confusos para os desavisados. Eles variam muito de dia a dia, tanto os restaurantes quanto os transportes para se chegar ao topo.

A dica é conferir todos os horários antes de ir para o Cerro para se certificar que você conseguirá fazer o passeio que quer e não se decepcionar com algo fechado.

📌 O santuário funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 17h. Na segunda-feira, abre mais tarde, às 11h e também fecha às 17h.

📌 Os restaurantes:
Santa Clara Restaurante
de terça-feira à sexta-feira, de 12h às 17h.
sábados, das 9h às 11h e das 12h às 17h.
domingos, das 9h às 11h e das 12h às 16h.

Santa Clara Café
de segunda-feira à sábado, das 12h às 22h.

Restaurante San Isidro
de segunda-feira à sábado, das 12h às 00h.
(não abre aos domingos)

Monserrate Parrilla
sábados, domingos e feriados, das 7h às 16h.

📌 Funicular:
de segunda-feira à sexta-feira, das 6h30 às 11h45.
sábados, das 6h30 às 16h.
domingos, das 5h30 às 18h30.
feriados, das 6h30 às 18h30.

📌 Teleférico:
de segunda-feira à sábado, das 00h às 23h30 (basicamente 24h, portanto).
aos domingos, das 10h às 16h30.
*nos feriados que caem nas segundas-feiras, o teleférico não funciona.

📌 Sendero Peatonal (o caminho a pé)
todos os dias, das 5h às 13h (para subir) e das 5h às 16h (para descer).

Os preços

Os valores são iguais para os dois tipos de transporte pago para o Cerro de Monserrate. Tanto o funicular quanto o teleférico cobram o mesmo. Atenção para a diferença de valor por dia da semana:

📌 de segunda-feira a sábados e feriados, o valor é 10 mil pesos por trecho.aos domingos, o valor é 6 mil pesos por trecho.

* maiores de 62 anos (apresentando documento de identificação) pagam 16.500 pesos para ida e volta de segunda-feira a sábados e feriados, e 10 mil pesos para ida e volta aos domingos.

vista do cerro de monserrate bogotá
Você tem uma vista completa de Bogotá a partir do Cerro de Monserrate (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: