alltype - fundo claro

O que fazer no bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro?

O Cosme Velho fica na Zona Sul do Rio de Janeiro e é mais conhecido pela sua estação de trem que leva ao Corcovado.
O Cosme Velho fica na Zona Sul do Rio de Janeiro e é mais conhecido pela sua estação de trem que leva ao Corcovado.

A antiga capital do Brasil guarda uma grande quantidade de atrativos históricos para os turistas. Neste post, vou focar em um bairro em específico, que se enquadra justamente nessa ‘categoria’: o Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Ele fica na Zona Sul, colado em Laranjeiras. Trata-se de um bairro em que inúmeros casarões antigos contrastam com prédios novos.

Vários artistas e escritores moraram no Cosme Velho, como Machado de Assis, Manuel Bandeira, Euclides da Cunha e Cecília Meireles.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Um pouquinho de história

O bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro, começou a se desenvolver devido à existência do rio Carioca, no século XVI. No século seguinte, iniciou-se a captação das águas desse rio para o abastecimento da cidade, tendo, assim, grande importância. No século XX, boa parte do rio foi coberto, restando apenas alguns pedaços a céu aberto. O Largo do Boticário (que falarei mais a frente) é um dos locais em que é possível ver o rio Carioca.

Locais de interesse histórico

O Largo do Boticário, como citei, é um deles. Trata-se de um largo com sete casas de estilo neocolonial construídos na primeira metade do século XX. Na entrada, há duas casas da primeira metade do século XIX.

O Solar dos Abacaxis, por sua vez, é um casarão em estilo neoclássico datado de meados do século XIX. A construção leva esse nome em virtude de abacaxis ornamentais que existiam no local. É tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O local só abre para eventos culturais pontuais.

Já a Bica da Rainha pode passar desapercebida por quem caminha pela rua Cosme Velho, uma vez que é protegida por uma grade. A bica é uma pequena fonte do início do século XIX e recebe esse nome porque D. Carlota Joaquina e sua sogra, a rainha Maria I de Portugal, mãe de D. João VI, eram frequentadoras do local. Elas acreditavam que a fonte tinha propriedades medicinais. O espaço foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.

Trem do Corcovado

Possivelmente o atrativo turístico mais conhecido do Cosme Velho, no Rio de Janeiro, o Trem do Corcovado leva até o Cristo Redentor. Saiba como visitar a atração neste post.

O Trem do Corcovado foi inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, data, portanto, anterior à construção do próprio Cristo Redentor, entre 1922 e 1931. Inclusive, as peças do Cristo foram transportadas pelo próprio trem ao longo de quatro anos.

Em seus anos de existência, o Trem do Corcovado já levou papas, reis, príncipes, presidentes da República, artistas e cientistas em seus vagões. O trem percorre quase 4 km e chega a altitude de 710 metros. São quatro paradas no percurso, sendo a estação final a do Cristo Redentor.

Para comprar ingresso para o trem, o ideal é fazê-lo pelo site, uma vez que, como o próprio anuncia, não há venda de bilhetes para o mesmo dia na bilheteria física. Além disso, todos os ingressos têm hora marcada. Detalhe legal: parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo) para a conservação da mata.

Além dos atrativos históricos no Cosme Velho, Rio de Janeiro, há algumas galerias de arte. E você pode encerrar o seu passeio em um dos vários cafés, bares e/ou restaurantes que existem no bairro 🙂

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: