alltype - fundo claro

Frankfurt: o que fazer na cidade do vinho de maçã na Alemanha

A cidade é uma das principais portas de entrada na Alemanha e conta com arranha-céus contrastando com prédios antigos. Saiba o que fazer em Frankfurt!
A cidade é uma das principais portas de entrada na Alemanha e conta com arranha-céus contrastando com prédios antigos. Saiba o que fazer em Frankfurt!
frankfurt rio meno

Procurando o que fazer em Frankfurt? Neste post vou te contar tudo sobre a cidade do vinho de maçã da Alemanha. Além disso, é em Frankfurt que o primeiro euro foi produzido, fora as muitas construções da era medieval que contrastam com os arranha-céus de uma metrópole econômica.

Frankfurt é uma das principais portas de entrada da Alemanha. Isso porque o maior aeroporto do país fica por lá. E não só da Alemanha, mas de toda a Europa. Sendo assim, é bem provável que você consiga passagens aéreas mais baratas chegando e/ou partindo de Frankfurt.

Justamente por isso, muita gente conhece Frankfurt a partir apenas de uma escala mais longa, de algumas horas. Isso também é facilitado por o aeroporto ficar relativamente perto do centro da cidade.

Mas eu garanto que vale a pena dormir pelo menos uma noite. Foi o que fiz na minha viagem. Dito isso, neste post, vou te passar todas as dicas e o que fazer em Frankfurt!

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Roteiro em Frankfurt: de algumas horas até 2 dias

Se você tem apenas algumas horas de conexão de voo para conhecer Frankfurt, recomendo focar apenas no centro mesmo. Vá até a Römerberg (praça principal) e circule pelos arredores. Atravesse a Eiserner Steg (ponte de ferro), caminhe pela orla do Rio Meno, visite a Catedral e a Igreja de São Nicolau e tire fotos nas casinhas da Neue Altstadt.

Agora, se você tiver o dia completo e puder dormir na cidade, expanda seu passeio até Sachsenhausen (o bairro do vinho da maçã) e caminhe até mais para cima da Altstadt. As ruas Goethestraße e Kleine Bockenheimer são super tradicionais para compras. Tem também os shoppings MyZeil e GALERIA (com um rooftop).

Além disso, vá até a Ópera de Frankfurt, visite a Eurotower e suba até o observatório da Main Tower.

o que fazer em frankfurt

Caso você tenha mais do que dois dias em Frankfurt, pode explorar locais fora da região central. No bairro de Westend ficam alguns dos principais parques da cidade, como o Palmengarten, o Grüneburgpark e o Jardim Botânico.

Já na orla de Sachsenhausen fica a ‘rua dos museus’. São várias as opções, desde cinema até história natural e arte.

Nesse caso, a melhor opção para economizar nos ingressos é comprar o Frankfurt Card. Ele dá 50% de desconto nos museus, além de transporte público ilimitado.

hop on hop off

O que fazer em Frankfurt: Römerberg e arredores

Römerberg é a praça principal de Frankfurt. Com suas casinhas de arquitetura típica alemã, conta com várias lojinhas de souvenirs e restaurantes. Além disso, no centro fica a Fonte da Justiça. Em um dos cantos da praça, fica a Alte Nikolaikirche, que foi usada como igreja da corte até o fim do século XV.

Ao redor da Römerberg existem vários outros atrativos a se visitar, como a Kaiserdom St. Bartholomäus (Catedral de Frankfurt) e a Paulskirche (que não é mais uma igreja hoje em dia).

römerberg

römerberg

A Neue Altstadt (New Old Town), por sua vez, é um quarteirão totalmente destruído durante a Segunda Guerra e posteriormente reconstruído. São 35 edifícios com arquitetura típica. Além disso, é um ótimo lugar para tirar fotos, tomar um drink, comer uma salsicha típica ou ainda visitar um museu (Frankfurter Kunstverein ou o Struwwelpeter Museum).

A Goethe Haus é outro museu a poucas quadras de distância da Römerberg. Trata-se do local onde o famoso escritor alemão Johann Wolfgang Goethe nasceu em 1749 e lá viveu. Além de uma biblioteca, também reconta, por meio de mobiliário, como era a vida do artista naquela época.

Neue Altstadt frankfurt

O que fazer em Frankfurt: shoppings e ruas de compras

Ao norte da Römerberg fica outra parte do centro histórico de Frankfurt mais marcada pelo comércio. É na Innenstadt que fica a praça Hauptwache e o café que leva o mesmo nome. Antigamente, era uma casa de guarda e prisão.

Na mesma praça fica a St. Katharinenkirche, a maior igreja protestante de Frankfurt.

Hauptwache frankfurt

E caminhando poucos metros você chegará em dois dos principais shoppings da região. O MyZeil tem um design todo moderninho. E, mesmo se você não quer comprar nada, vale a pena entrar só pela arquitetura mesmo e pela vista do último andar.

Já do lado fica a GALERIA, onde existe um rooftop no último andar. A vista é excelente, e os preços não são tãão caros assim (considerando o tipo de estabelecimento). Só uma dica: nos fins de semana fica lotadíssimo. Então pode ser uma boa tentar reservar a sua mesa na área externa antecipadamente.

galeria skylounge frankfurt

A um quarteirão de distância ficam duas ruas bem famosas e cheias de lojas de luxo, restaurantes e cafés: a Goethestraße e a Große Bockenheimer Str. Não deixe de passar por elas, mesmo se você não pretender comprar nada.

o que fazer em frankfurt

O que fazer em Frankfurt: Eurotower e Main Tower

Frankfurt é o centro econômico da Alemanha e um dos principais de toda a Europa. Não à toa o Banco Central Europeu fica na cidade e foi em Frankfurt que o primeiro euro da história foi fabricado.

Você pode conhecer um pouco desse lado da história indo visitar a Eurotower e o símbolo do euro que fica na frente.

A 350 metros de distância fica a Main Tower, com 240 metros de altura e 56 andares. Esse não é o prédio mais alto de Frankfurt, mas é o único que conta com um observatório no topo em que você pode subir e admirar a vista da cidade. O ingresso, em maio de 2022, custa 9 euros por pessoa.

eurotower

Subindo mais um pouco, você pode visitar outra construção do lado financeiro de Frankfurt. A Börse é a Bolsa de Valores – e é a maior da Alemanha. Na frente existem duas estátuas, de um urso e de um touro.

Caminhando mais um pouquinho você chegará na Alte Oper, a ópera antiga da cidade. Ela foi destruída durante a Segunda Guerra e quase não foi refeita – tanto é que uma nova ópera, bem mais moderna, foi construída bem em frente à Eurotower.

bolsa de valores frankfurt

O que fazer em Frankfurt: passeio pelo rio Meno

Frankfurt é cortada pelo Rio Meno (Main) e caminhar pela orla é um dos passeios de o que fazer em Frankfurt. Especialmente ao fim de tarde e aos fins de semana, você verá muita gente circulando pelo local.

Há grama na orla, em que muitos se sentam para curtir a paisagem e os amigos. Também tem uma ciclovia e alguns barzinhos.

Um dos passeios mais tradicionais é andar de barco pelo Rio Meno. Eles duram entre 50 e 100 minutos, a depender do ingresso comprado. O mais barato custa apenas 12 euros.

frankfurt rio meno

E aproveite que você está na orla do Rio Meno para cruzar a ponte mais famosa da região: a Eiserner Steg. Ela é apenas para pedestres e você pode ir curtindo o visual com calma.

Tem também a Alte Brücke, que é a ponte dos carros. E ela tem um estilo mais romano. Se tiver mais tempo na cidade, vale a pena passar pelas duas.

eiserner steg

O que fazer em Frankfurt: bairro do vinho de maçã

Depois de cruzar a Eiserner Steg a partir do centro histórico, você chegará em Sachsenhausen. Esse é o famoso “bairro do vinho de maçã”. O Apfelwein é a bebida mais tradicional de Frankfurt.

Eu provei e achei bem gostosinho. Certamente tomaria de novo. Mas não é o tipo de bebida que agrada a todos.

A mim, pareceu um gosto de cidra sem gás, sabe?

Apfelwein frankfurt

De todo modo, se você curte conhecer mais da gastronomia local nas suas viagens, eu recomendo muito que você experimente o Apfelwein. E é em Sachsenhausen que você encontrará os bares e as tabernas mais tradicionais.

Inclusive com o vinho de maçã sendo servido tradicionalmente, em um jarro de cerâmica (chamado de “bembel”) em cor branca e azul e num copo transparente com ‘nervuras’ (“gerippte”).

#DicaArrumaEssaMala: especialmente se você visitar Frankfurt em um final de semana, faça a sua reserva previamente em qualquer um dos bares e/ou restaurantes de Sachsenhausen. Fica muito lotado e eles não costumam aceitar que você consuma sem ter uma reserva. O nosso conceito brasileiro de “lista de espera” e aguardar por uma mesa não tem por lá.

Apfelwein frankfurt

O que fazer em Frankfurt: museus e mais museus

Frankfurt conta com dezenas de museus. E muitos se concentram na orla de Sachsenhausen. Tem o Städel, que é o museu de arte mais importante da cidade; tem o Liebieghaus, que também é de arte, mas mais focado em esculturas; e tem ainda o Giersch Museum, que é de arte regional do século XIX.

Nessa mesma região, tem também o Museu de Comunicação, o Deutsches Filminstitut & Filmmuseum (sobre cinema), o Weltkulturen Museum (que aborda cultura ao redor do mundo) e alguns outros menos famosos.

Quer mais museu ainda? Só na região central de Frankfurt tem ainda o Museu da Porcelana, o Museu Judaico, o Museu Histórico e o Museu de História Natural.

Apenas para conhecer todos esses que citei, você precisaria de uma semana inteira na cidade.

Uma dica para economizar nos ingressos é comprar o Frankfurt Card, porque ele dá 50% de desconto em cada uma das entradas, além de transporte público ilimitado. Vale a pena fazer as contas se compensa pra ti ou não. Mas, a partir de 2 ou 3 museus visitados, já vale muito a pena.

o que fazer em frankfurt

O que fazer em Frankfurt: mercado gastronômico

O Kleinmarkthalle é o mercado gastronômico mais famoso do centro de Frankfurt. Se você curte comida típica e explorar a vida local, então você precisa incluir no seu roteiro.

Eu, infelizmente, não consegui conhecer em virtude do horário de funcionamento do mercado. Passei um final de semana em Frankfurt, chegando no começo da tarde de sábado. E, aos sábados, eles só funcionam até às 16h. E não abre aos domingos.

Kleinmarkthalle
Foto: Divulgação/Kleinmarkthalle

São mais de 150 banquinhas que vendem de tudo. Desde as tradicionais frutas e verduras, até temperos, snacks, doces, queijos, geleias, cogumelos, massas, vinhos, etc, etc… Também têm os quiosques de comida pronta.

Se você quer experimentar a famosa salsicha de Frankfurt, vá até o Metzgerei Schreiber. O empreendimento também fabrica sua própria mostarda e é tradicional comer com dois pãezinhos também.

Além disso, no terraço ainda existe um Wine Bar, que fica bem movimentado aos sábados.

Metzgerei Schreiber
Foto: Divulgação/Kleinmarkthalle

O que fazer em Frankfurt: parques e Jardim Botânico

Se você tiver mais do que dois dias para explorar Frankfurt, recomendo adicionar ao seu roteiro os parques que ficam no bairro de Westend. Por lá, existem três principais: o Palmengarten, o Grüneburgpark e o Jardim Botânico.

Fica um pouquinho distante do centro histórico (cerca de 30 minutos caminhando).

Palmengarten frankfurt
Foto: Wikimedia Commons

Onde se hospedar: melhores hotéis

Escolher onde se hospedar em Frankfurt depende muito do seu estilo de viajante, do seu orçamento e também de quantos dias tem disponível na cidade. Neste outro post do blog, expliquei tudo sobre os principais bairros para se ficar.

Eu optei por uma alternativa mais econômica e próxima da estação de trem (a Hauptbahnhof), visto que estava chegando por ela e depois iria partir por ela também. O EasyHotel Frankfurt atendeu a todas as minhas necessidades, mas há de se ressaltar que o quarto é bem pequeno.

easyhotel frankfurt

Para quem quer um pouco mais de conforto, mas sem estourar o orçamento, recomendo o Bliss Design Hotel Frankfurt, o Adler Hotel Frankfurt e o Star Apart Hotel Sachsenhausen. Os três têm diárias de até 75€.

Por outro lado, se você busca uma ótima experiência em Frankfurt, recomendo o Paulaner am Dom Wirtshaus und Hotel (que parece uma cervejaria) ou o Steigenberger Frankfurter Hof (o hotel mais chique e cheio de estrutura do centro histórico).

Além disso, o INNSiDE by Meliá Frankfurt Eurotheum fica num arranha-céu e tem uma vista panorâmica impressionante da cidade.

Como ir do aeroporto para o centro

O aeroporto de Frankfurt está a apenas 12km de distância do centro da cidade. E o melhor: no subsolo do aeroporto tem uma estação de trem que faz o transporte direto tanto até a Hauptbahnhof (estação central) quanto para a Hauptwache.

Caso você vá conhecer Frankfurt em uma conexão ou esteja hospedado bem no miolo do centro, desça na estação Hauptwache. Isso porque ela fica na praça de mesmo nome, na região dos shoppings GALERIA e MyZeil, e a poucas quadras de distância da Römerberg.

Ao desembarcar do seu voo, siga as placas que indicam Bahnhöfe (Train Stations) ou Regionalbahnhof (Regional Trains). Você precisa ir até a área do Regionalbahnhof, que é de onde partem os S-Bahn (representados por um símbolo verde com S no meio).

Caso você esteja em conexão e precise voltar depois para o aeroporto, a estação de lá se chama Frankfurt (Main) Flughafen.

trem na alemanha

Comprando o bilhete de trem

Você pode comprar o seu bilhete tanto nas máquinas de autoatendimento quanto num guichê da Deutsche Bahn. O único porém desse guichê com pessoas físicas é que o horário de atendimento é bem limitado (no dia que a gente chegou, por exemplo, era 14h de sábado e eles já estavam fechando).

Existem três tipos de tíquetes principais: o Single Journey (um trecho só), o All-Day Ticket (passagens ilimitadas por um dia) e o All-Day Collective Ticket (passagens ilimitadas por um dia para até 5 pessoas). A gente comprou só o Single Journey mesmo. Pra saber se os outros valem mais a pena pro seu caso, você precisa calcular os seus deslocamentos e preços.

O Single Journey, portanto, que é a passagem individual apenas do aeroporto até o centro de Frankfurt, custa, em maio de 2022, €5,20.

Além disso, algo que pode parecer confuso (e pra gente foi bastante) é que, nas máquinas de autoatendimento, mesmo você selecionando a língua em inglês ou em espanhol, muita coisa aparece escrita em alemão. Aí, quando você seleciona o Single Journey, aparece na próxima tela duas opções para você selecionar. Clique no que está escrito “ohne umweg”.

Por fim, os trens que vão até o centro de Frankfurt são o S8 e o S9.

Além disso, fique atento ao fato de que não há catraca no transporte público da Alemanha. Mas há fiscalização surpresa. E se você for pego sem um tíquete válido para o destino correto, terá de pagar uma multa (em euros) beeeem salgada.

passagem de trem frankfurt

Seguro viagem obrigatório para a Europa

Um dos documentos obrigatórios para se entrar na Europa é o seguro viagem. Todos os países signatários do Acordo de Schengen (e a Alemanha é um deles) exigem uma apólice de, no mínimo, 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. Além disso, até o momento, não existe qualquer exigência com relação a Covid-19.

Sendo assim, não viaje para a Alemanha sem o seu seguro viagem. Abaixo, confira algumas opções que já cumprem a exigência europeia:

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: