alltype - fundo claro

16 locais que viraram cenários para Game of Thrones na Espanha

Do Real Alcázar de Sevilha à Ponte Romana de Córdoba, conheça os locais que foram usados para gravações de Game of Thrones na Espanha.
Do Real Alcázar de Sevilha à Ponte Romana de Córdoba, conheça os locais que foram usados para gravações de Game of Thrones na Espanha.
real alcázar de sevilha

Game of Thrones é uma das maiores séries de todos os tempos – goste do seu final ou não. Em 2021, a produção audiovisual mais cara da televisão completa 10 anos da sua estreia. Ao longo desse período, foram muitos países por onde GoT rodou. Da Islândia à Irlanda, Croácia e Marrocos. Mas um dos locais onde mais houve locações de Game of Thrones foi a Espanha!

Especialmente entre a 5ª e a 7ª temporada, a série rodou várias cenas na Espanha. Além disso, foi em Sevilha que o núcleo de Dorne se estabeleceu, no Real Alcázar.

Neste post, vou mostrar 16 locais que viraram cenários para Game of Thrones na Espanha. Válido destacar que vão ocorrer pequenos spoilers ao longo do texto, afinal, é preciso contextualizar as gravações que ocorreram em cada um dos locais. Então, se você ainda não assistiu à série, saiba que você acabar descobrindo algo que não queira.

Aproveite para saber mais também no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Game of Thrones na Espanha: Sevillha

Além da própria cidade de Sevilha, que deu vida à Dorne em Game of Throne, outros municípios pertencentes a essa província também apareceram na série. Confira as principais locações:

Real Alcázar – Sevilha (Jardins de Água de Dorne)

O Real Alcázar de Sevilha é um dos locais mais emblemáticos dessa lista e serviu como locação para Dorne na 5ª temporada da série. O local é enorme complexo palaciano de diferentes estilos arquitetônicos, já que foi construído sobre um antigo assentamento romano a partir de 913, a partir do mando do Califa de Córdoba. Nessa época, a Espanha era dominada pelos árabes.

Posteriormente, no século XIII, já com a reconquista castellana do território, novos prédios foram incorporados, além dos jardins. Como resultado, até hoje, é utilizado para abrigar membros da coroa espanhola e faz parte do poder municipal da cidade. Similarmente, também é um grande museu a céu aberto e um dos principais pontos turísticos de Sevilha.

game of thrones na espanha

real alcázar de sevilha

Plaza de Toros – Osuna (Arena de Meereen)

Osuna é um município da Espanha na província de Sevilha. E, em Game of Thrones, a Plaza de Toros da cidade se transformou na Arena de Meereen, que aparece no final da 5ª temporada. É lá que ocorre a grande competição de luta que acaba com o ataque dos mestres e a fuga da Daenerys no Drogon.

Na vida real, a Plaza de Toros de Osuna foi inaugurada em 1904 para realizar os torneios taurinos, muito tradicionais na Espanha.

game of thrones na espanha

plaza de toros de osuna

Ruínas de Itálica – Santiponce (Fosso dos Dragões)

Se você gosta de história antiga, precisa conhecer as Ruínas de Itálica, em Santiponce, distante poucos quilômetros de Sevilha. A então cidade de Itálica foi fundada em 206 a.C. pelo general romano Públio Cornélio Cipião Africano. O famoso anfiteatro, por sua vez, foi construído durante o reinado do imperador Adriano (117-138).

E é nesse anfiteatro que rolaram as cenas de Game of Thrones na Espanha. O local recebeu acréscimos digitalmente na pós-produção e se tornou o Fosso dos Dragões, onde acontece o mega encontro de praticamente todos os personagens principais da série no último episódio da 7ª temporada.

game of thrones na espanha

ruínas de itálica santiponce

Game of Thrones na Espanha: Córdoba

Também em Andaluzia, Córdoba fica próxima de Sevilha e também foi locação para cenas em Game of Thrones. No entanto, os locais utilizados tiveram passagens rápidas pela série e foram mais ilustrativos do que, de fato, um grande set de gravação. Confira:

Ponte Romana – Córdoba (Ponte Longa de Volantis)

A Ponte Romana de Córdoba foi construída no século I a.C. Ou seja, faz muuuito tempo! Ela fica sobre o rio Guadalquivir e é sustentada por 16 arcos, mas só dois deles ainda são originais da época da sua construção. Isso porque, obviamente, rolaram várias reformas e alterações ao longo dos 21 séculos subsequentes.

Já em Game of Thrones, esse cenário na Espanha se tornou a Ponte Longa de Volantis. E ela aparece na 5ª temporada, quando o Tyrion e o Varys estão indo para Meereen encontrar a Daenerys.

O local foi bem alterado digitalmente na pós-produção, tendo sido colocadas várias casas em cima da ponte. Além disso, foi ampliado o gramado, reduzido o rio e acrescido vários outros prédios ao fundo para transformar Córdoba em Volantis.

game of thrones na espanha

ponte romana de córdoba

Castelo de Almodóvar del Río – Almodóvar del Río (Highgarden)

O histórico Castelo de Almodóvar del Río fica no topo de uma colina no município de mesmo nome, na província de Córdoba. Assim como outras construções dessa região da Espanha, sua estrutura original remonta da época da ocupação muçulmana, por volta do ano de 760. Nesse período, tinha como a defesa como função. Depois, já no século XX, foi comprada por um Conde e está em mãos privadas até hoje, servindo à visitação turística.

Em Game of Thrones, o Castelo de Almodóvar del Río se tornou Highgarden (Jardim de Cima), a sede da casa Tyrell. Ele aparece rapidamente no 3º episódio da 7ª temporada, quando os Lannisters atacam o local.

game of thrones na espanha

castelo de almodóvar del río

Game of Thrones na Espanha: Girona

A cidade de Girona, na comunidade autônoma da Catalunha, foi utilizada para diversas gravações e diferentes cenários em Game of Thrones na Espanha. Fundada no ano de 79 a.C., Girona tem um passado que envolve domínios romano, árabe, cristão e até judeu. E justamente por isso, o centro histórico do município é tão rico em elementos.

Na série, foi utilizada como locação na 5ª, 6ª e 7ª temporada. Confira abaixo os principais locais utilizados!

Catedral de Girona – Girona (Grande Septo de Baelor)

A Catedral de Girona é uma das mais belas construções do centro histórico. Além de estar localizada no ponto mais alto da cidade, possui também a maior nave gótica do mundo. Sua construção iniciou no século XI, com estilo romano (predominante na época), e seguiu no século XIII, com estilo gótico.

Em Game of Thrones, a Catedral de Girona se transformou no Grande Septo de Baelor. A enorme escadaria que leva até a entrada aparece principalmente no 6º episódio da 6ª temporada, quando os Lannisters e os Tyrell se juntam para tentar “salvar” a Margaery e confrontar o High Sparrow.

game of thrones na espanha

catedral de girona

Castelo de Santa Florentina – Canet do Mar (Horn Hill)

Esse castelo medieval do século XI fica na cidade de Canet de Mar, bem perto de Girona, e foi construído sobre as fundações de uma antiga vila romana. Atualmente, é uma propriedade privada e pode receber visitas de turistas mediante marcação prévia.

Em Game of Thrones, o Castelo de Santa Florentina se tornou Horn Hill, a sede da Casa Tarly. E aparece na 6ª temporada, quando o Sam vai deixar a Gilly com a sua família antes de seguir para a Citadela (que não aceita mulheres).

game of thrones horn hill

Castelo de Santa Florentina

Outros locais utilizados para as gravações de Game of Thrones em Girona:

  • Monastério de Sant Pere de Galligants: entrada da Citadela, quando o Sam e a Gilly chegam ao local, no fim da 6ª temporada. A praça do monastério também é utilizada em uma cena de Braavos, quando a Ayra é atacada pela Waif.
  • Plaça dels Jurats: onde a Ayra vê uma peça de teatro sobre Westeros e tem a missão de matar uma das atrizes em Braavos.
  • Pujada del Rei Marti: é por essa estreita rua que o Jaime Lannister aguarda Mace Tyrell e seu exército para irem até o Grande Septo de Bailor confrontar o High Sparrow.
Monastério de Sant Pere de Galligants

game of thrones na espanha

game of thrones na espanha

game of thrones na espanha

Game of Thrones na Espanha: outras cidades

Castelo de Zafra – Campillo de Dueñas (Torre da Alegria)

O Castelo de Zafra é uma bela fortificação de pedras erguida sobre uma rocha no município de Campillo de Dueñas, província de Guadalajara. Em Game of Thrones na Espanha, o local foi utilizado a partir da 5ª temporada, nas visões e flashbacks que o Bran tem, que mostram o nascimento do Jon Snow na Torre da Alegria.

game of thrones na espanha

castelo de zafra

Los Barruecos – Cáceres (batalha Daenerys x Lannisters)

O monumento – ou parque – natural Los Barruecos fica no concelho de Malpartida de Cáceres e é formado por várias rochas em granito em meio ao verde e a lagoas artificiais. Além disso, antes de se tornar essa área de preservação ambiental administrada pelo município, também foi fazenda de lã (do século XVIII ao XX) e uma fazenda de gado.

Em Game of Thrones, esse cenário na Espanha foi palco da batalha ocorrido no 4º episódio da 7ª temporada, quando a Daenerys vai com o seu exército Dothraki e o Drogon atacar os Lannisters.

Uma curiosidade sobre Los Barruecos é que, diferentemente de vários outros locais dessa lista, o parque natural colocou uma série de placas explicativas ao longo dos seus cenários. Em resumo, eles explicam quais cenas do episódio ocorreram em cada uma das áreas. Legal, né?

game of thrones na espanha

Los Barruecos cáceres

San Juan de Gaztelugatxe – Bermeo (Pedra do Dragão)

Bermeo é um município da comunidade autônoma do País Basco – mas ainda assim território integrante da Espanha. É lá que fica a pequena ilha chamada San Juan de Gaztelugatxe. Sua conexão com o continente acontece por meio de uma ponte construída pelo homem. Na ilha, existe um eremitério dedicado a João Batista e sua data de construção remonta entre o século IX e X.

Em Game of Thrones, essa enorme escadaria à beira mar que leva ao topo de uma colina se transformou em Dragonstone (Pedra do Dragão), o castelo da casa Targaryen. Embora o local tenha sido utilizado na série pelo Stannis Baratheon nas primeiras temporadas, a escadaria aparece mais quando a Daenerys volta a ocupá-lo, a partir da 7ª temporada.

game of thrones dragonstone

San Juan de Gaztelugatxe

Bardenas Reales – Navarra (Mar Dothraki)

Uma paisagem semidesértica bem diferente do que estamos acostumados a ver e a pensar quando se trata de Espanha. O Parque Natural Bardenas Reales tem 42 mil hectares e fica no sudeste de Navarra. O solo é formado por argila, calcário e areia e, por meio da erosão da água e do vento, criou esse cenário espetacular.

Em Game of Thrones, Bardenas Reales se transforma no Mar Dothraki e aparece na 6ª temporada, quando a Daenerys é capturada pelos Dothraki.

Dothraki sea game of thrones

Bardenas Reales espanha

Muriola Beach – Barrica (praia em Porto Real)

Essa praia do município de Barrica é utilizada para uma locação de King’s Landing, onde o Sir Davos e o Tyrion desembarcam na 6ª temporada para encontrar alguns personagens (Gendry e Jaime, respectivamente).

muriola beach game of thrones

Itzurun Beach – Zumaia (praia de Pedra do Dragão)

A pequena cidade de Zumaia, no norte da Espanha, tem apenas duas praias: a de Itzurun e a de Santiago. E os grandes paredões de pedra de Itzurun deixam claro porque foi uma ótima escolha para ser a área de ‘recepção’ dos barcos em Dragonstone. É lá, por exemplo, que Jon Snow e Sir Davos são recepcionados pelo Tyrion, pela Missandei e pelos Dothraki na 6ª temporada da série.

E aí, você já conhecia esses locais? Qual deles você gostaria de conhecer? Conta aqui nos comentários!

game of thrones na espanha

Itzurun espanha

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

2 comentários em “16 locais que viraram cenários para Game of Thrones na Espanha”

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: