É praticamente impossível planejar uma viagem à capital do Paraná e não incluir no seu roteiro uma visita ao Jardim Botânico de Curitiba. Cartão-postal da cidade, ele foi inaugurado em 1991 e tem na sua estufa principal o seu ponto alto.
Mas também engana-se quem pensa que o Jardim Botânico de Curitiba é só isso. O local tem 178 mil m², com vários lagos, pontes, pistas de corrida e/ou caminhada e até um auditório. Além disso, conta com banheiros públicos, uma pequena lanchonete, um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e estacionamento gratuito.
Neste post, você confere um guia completo com todas as informações que você precisa saber antes de visitar o Jardim Botânico de Curitiba. Como ir, onde fica, horário de funcionamento, o que fazer por lá, quanto tempo é preciso para visitar e muito mais!
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
Um pouquinho da história do Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado oficialmente em 5 de outubro de 1991. E o seu nome oficial (J.B. Francisca Richbieter) presta uma homenagem à urbanista de mesmo nome. Francisca Maria Garfunkel Rischbieter foi uma das pioneiras do planejamento urbano da capital do Paraná.
O parque é público e de administração municipal.
- LEIA TAMBÉM:
- 12 pontos turísticos de Curitiba para você incluir no seu roteiro de viagem
- Confira todos os posts sobre Curitiba
O que tem no Jardim Botânico de Curitiba
O principal destaque do Jardim Botânico de Curitiba é certamente a estufa principal, que é inspirada no Palácio de Cristal de Londres, uma construção do século XIX.
O seu interior, com área de 458 m², abriga espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Já o belo jardim que fica em frente à estufa é em estilo francês e conta com a escultura Amor Materno em meio a um chafariz.
Outro atrativo do Jardim Botânico é o Espaço Cultural Frans Krajcberg. Ele fica atrás da estufa principal e, inclusive, rende belíssimas fotografias a partir de ângulos diferentes. Atualmente, por lá também funciona um extenso jardim com esculturas.
O Jardim das Sensações, por sua vez, foi inaugurado em dezembro de 2008, e consiste em uma trilha de 200 metros que o visitante percorre de olhos vendados. O objetivo é atiçar os sentidos por meio do tato (textura das plantas), olfato (cheiro das flores e vegetação) e audição (som da cascata e do vento).
Em frente a um grande lago, fica o Museu Botânico, um projeto do arquiteto Abrão Assad. Por lá, existe um auditório, um centro de pesquisas, uma biblioteca e salas de exposição.
Quanto tempo para visitar o Jardim Botânico de Curitiba
O tempo que você demorará no Jardim Botânico de Curitiba dependerá do quanto você está disposto a explorar. Caso queira observar apenas a parte mais turística – no caso, a estufa principal e o jardim francês -, de 30 minutos a 1 hora você consegue ver tudo.
Mas se quiser, de fato, conhecer todo o parque, caminhando por todos os setores, eu recomendo reservar ao menos 2 horas para todo o passeio. Lembrando que também é possível levar uma canga e sentar na grama, descansar ou até mesmo realizar um piquenique.
Nesse caso, você pode expandir a visita para o tempo que quiser. Vale a pena também esperar até o final da tarde para ver o pôr do sol. Se o clima em Curitiba colaborar, as imagens a partir da estufa principal ficarão super bonitas!
Quanto custa para entrar no Jardim Botânico de Curitiba
Não custa absolutamente nada para entrar no Jardim Botânico de Curitiba! O parque é público e de administração municipal. Ou seja, é gratuito para todos os visitantes.
Também existe um estacionamento na entrada do parque em que igualmente não é necessário pagar nada. No entanto, claro, as vagas são reservadas aos visitantes do Jardim Botânico. Não é para estacionar o seu veículo ali e ir passear por outros locais da região.
Como ir no Jardim Botânico de Curitiba
O parque fica localizado no bairro Jardim Botânico. O endereço é Rua Eng°. Ostoja Roguski, 690. Mas basta você inserir “Jardim Botânico de Curitiba” no seu GPS que ele irá direcionar você corretamente ao portão principal, onde fica o estacionamento.
De carro
A forma mais prática e rápida de se chegar ao Jardim Botânico de Curitiba é indo de carro. É bem fácil de chegar e você não terá dificuldade de encontrar. Configure o seu GPS para “Jardim Botânico de Curitiba” e você será direcionado corretamente para a entrada principal, onde fica o estacionamento.
O estacionamento, aliás, também é gratuito, assim como a entrada no parque. Ele é circular e conta com algumas dezenas de vagas. No entanto, pode acabar lotando rapidamente em fins de semana de tempo bom em Curitiba, quando naturalmente mais pessoas irão visitá-lo.
De ônibus
Existem várias linhas de ônibus que passam em frente ou bem próximo ao Jardim Botânico. Para saber qual a melhor pegar no seu caso em específico, é importante saber de que parte da cidade você está saindo. Sendo assim, sendo recomendo consultar o itinerário via Moovit ou Google Maps. São ótimos aplicativos que uso nas minhas viagens.
Confira as linhas de ônibus:
- Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa: essas duas param do lado do Jardim Botânico.
- Linhas Cabral/Portão e Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy): essas duas param bem em frente ao Jardim Botânico.
- Linha Turismo: essa é uma boa opção para quem tem pouco tempo em Curitiba e quer ser direcionado logo para as atrações turísticas da cidade, sem perder tempo passando por outros bairros e regiões. A passagem, no entanto, assim como qualquer ônibus turístico panorâmico, é mais caro. Custa R$ 50 e tem embarques ilimitados em um período de 24h.
Horário de funcionamento
O Jardim Botânico de Curitiba funciona todos os dias, das 6h às 18h. No entanto, antes da pandemia do coronavírus, ficava aberto até as 20h. Sendo assim, é preciso aguardar para saber se o horário voltará a ser estendido depois que tudo se normalizar.
O Jardim das Sensações funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mas também em virtude da pandemia, está fechado por tempo indeterminado. Além disso, o jardim fecha sempre que está chovendo ou se o percurso estiver muito úmido a ponto de atrapalhar a caminhada.
Regras de visitação
De acordo com o Decreto 170/15, que regulamenta as normas de visitação do Jardim Botânico, existem algumas condutas que são proibidas. Confira algumas delas:
- Ingresso de animais de qualquer natureza ou porte, mesmo carregados no colo;
- Realização de jogos de bola e atividades de qualquer tipo de gincanas, disputa de jogos esportivos e de azar;
- Prática de arvorismo, slackline ou outro esporte radical;
- Consumo de bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de substância tóxica entorpecente.
Para saber mais, você pode conferir a página do JB na Secretaria de Turismo de Curitiba clicando aqui.
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas