alltype - fundo claro

12 pontos turísticos de Curitiba que você precisa incluir no seu roteiro de viagem

Confira os principais e melhores pontos turísticos de Curitiba para você visitar na sua viagem à capital paranaense
Confira os principais e melhores pontos turísticos de Curitiba para você visitar na sua viagem à capital paranaense
jardim botânico curitiba

Capital do Paraná, Curitiba é uma ótima cidade para se turistar. Confesso que ela nunca esteve na minha lista de prioridades de locais a se conhecer no Brasil, mas fui altamente surpreendida ao passar alguns dias por lá! Por isso, separei nesse post 12 pontos turísticos de Curitiba que você precisa visitar na sua viagem.

Uma das grandes vantagens da cidade para quem é turista é que os principais locais ficam razoavelmente próximos uns aos outros. Em resumo, apenas alguns quilômetros separam um ponto do outro, o que facilita na hora de otimizar o seu roteiro de viagem e incluir mais lugares no mesmo dia.

Além disso, Curitiba tem ótimos pontos turísticos para todos os gostos. E o melhor: todos são super bem conservados. Para quem quer economizar, também fica o alento: a maior parte dos atrativos é de graça!

Então vem comigo conhecer, neste post, os principais pontos turísticos de Curitiba.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Pontos turísticos de Curitiba: parques

Parque Tanguá

O Parque Tanguá é um dos mais famosos da cidade, tem 235 mil ² e foi inaugurado em 1996. No local, existiam duas pedreiras, que estão desativadas há anos depois que uma lei proibiu a extração de pedras em Curitiba.

Apesar de enorme, o parque é mais famoso pela parte superior, onde há um mirante, e a parte inferior de onde se vê a queda d’água. No local, inclusive, funciona uma lanchonete.

Além disso, se você busca um bom lugar para ver o pôr do sol de Curitiba, recomendo ir até o Parque Tanguá no fim de tarde. É verdade que a capital paranaense é famosa por dias nublados e chuvosos, mas vai que você dá sorte, né? hehe A vista de lá é espetacular, e as fotos ficam incríveis!

  • Como chegar: a linha de ônibus que passa por lá é a Parque Tanguá (Travessa Nestor de Castro). Se você for de carro, há estacionamento gratuito tanto na parte superior quanto na inferior.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h. O bistrô funciona das 8h às 19h, e os banheiros das 8h às 18h.
pontos turísticos de curitiba parque tanguá
Na parte de cima do Parque Tanguá, há um mirante (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

pontos turísticos de curitiba parque tanguá
Queda d’água vista da parte de baixo do Parque Tanguá (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Bosque Alemão

O Bosque Alemão é um dos lugares mais divertidos e diferentes de Curitiba. Ele fica no bairro Vista Alegre e tem 38 mil m², além de estar na antiga chácara da família Schaffer.

Como o nome já pode sugerir, esse pequeno parque foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães levaram para a cidade a partir de 1833.

Alguns locais para se ficar de olho no Bosque Alemão: o portal, que é uma reprodução da fachada da Casa Mila, a trilha de João e Maria, que conta a história dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, uma biblioteca infantil que reproduz a Casa da Bruxa do conto, a Torre dos Filósofos, que tem 15 metros de altura.

Além disso, o Oratório de Bach é uma sala para concertos musicais e que tem esse nome em homenagem ao famoso músico alemão Johann Sebastian Bach.

  • Como chegar: as linhas de ônibus que passam no Bosque Alemão são Jardim Mercês-Guanabara (atrás da Catedral), Interbairros II e Primavera e Bracatinga (Travessa Nestor de Castro). Indo de carro, tem vaga gratuita na rua.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 20h (durante a pandemia, fecha às 18h). Entrada gratuita.

Jardim Botânico

Cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico é muito mais do que a sua estufa principal de onde saem todas as fotos do parque. O local tem 178 mil m² e foi inaugurado em 1991. Além disso, há locais como o Jardim Sensorial e o Espaço Cultural Frans Krajcberg, fora lagos, pontes, um café e um centro de informações turísticas.

A sua famosa estufa de vidro foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, construção do século XIX. Já o jardim florido que fica a sua frente tem estilo francês.

  • Como chegar: as linhas de ônibus que passam no Jardim Botânico de Curitiba são Expresso Centenário/ Campo Comprido, Pinhais/Rui Barbosa e Cabral/Portão. Para quem vai de carro, existe um estacionamento público gratuito dentro do próprio parque.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 20h (durante a pandemia, fecha às 18h). Entrada gratuita.

Pontos turísticos de Curitiba: memoriais

Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa)

Dois atrativos em um mesmo lugar! Bem próximo ao Museu Oscar Niemeyer (próximo tópico), fica o Bosque Papa João Paulo II, ou simplesmente Bosque do Papa. Ele foi inaugurado em dezembro de 1980 como uma forma de homenagem e também para eternizar a visita do então Papa a Curitiba em junho daquele ano.

E aproveitando que esse Papa era polonês, os criadores do local também fizeram um Memorial da Imigração Polonesa para registrar a imigração que aconteceu desse povo europeu em Curitiba.

No memorial, existem sete casas típicas poloneses formando uma espécie de aldeia. Essas construções são da época da imigração, por volta de 1878, e foram remontadas no parque. Além disso, criam uma espécie de museu a céu aberto, já que no seu interior há peças expostas e até uma capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia.

Caminhando um pouco para o interior do bosque, há uma estátua do Papa João Paulo II.

  • Como chegar: as linhas de ônibus que passam por lá são Mateus Leme (181), Vila Suíça (184), Abranches (189) e Interbairros I (010). Para quem vai de carro, há vagas na rua em frente ao memorial.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h. O Memorial fecha às segundas-feiras para manutenção. Entrada gratuita.
pontos turísticos de curitiba bosque do papa
No Bosque do Papa existe o Memorial da Imigração Polonesa (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Memorial Ucraniano (Parque Tingui)

Alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba são certamente seus parques. Há vários na cidade. E o Parque Tingui é um dos maiores. Você pode passar horas caminhando por lá, mas recomendo focar a sua visita (se tiver limitação de tempo) no Memorial Ucraniano.

Como o nome é sugestivo, o local foi criado para homenagear a imigração ucraniana na cidade. O memorial abriga um pórtico de entrada, uma lojinha de souvenirs, um palco e um mirante.

Além disso, sua principal construção é a réplica de uma igreja ucraniana. O seu interior funciona como um museu, com várias peças expostas e painéis explicativos sobre a imigração ucraniana em Curitiba e no Brasil, fora fatos sobre a cultura e história do país.

No lado externo, tem um monumento em forma de “pêssanka”, que são ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa e são super tradicionais na Ucrânia.

  • Como chegar: as linhas de ônibus que passam no Parque Tingui são Raposo Tavares, Vila Nori, Fredolin Wolf e Julio Graff. Se for de carro, há várias ruas ao redor do parque em que é possível estacionar gratuitamente.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Já o parque fica aberto ininterruptamente.

Pontos turísticos de Curitiba: museus

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer é o principal de Curitiba e é quase inevitável lembrar da cidade ao ver a imagem dessa arquitetura icônica. Além disso, o acervo conta com 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. Por isso, o MON se tornou o maior museu de arte da América Latina em área construída.

Recomendo investir um turno inteiro para poder conhecer o museu com calma, afinal, são 35 mil m² e muitas salas expositivas. Também há uma lojinha na área externa.

  • Como chegar: os ônibus que passam próximo ao Museu Oscar Niemeyer são Fazendinha/Tamandaré, Aeroporto, Inter II, Boqueirão/Centro Cívico, Ahú/Los Angeles, Marechal Hermes/Santa Efigênia e Interbairros I (sentido anti- horário).

    Se for de carro, há vaga gratuita nas ruas ao redor.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso custa R$ 20 (sendo R$ 10 a meia-entrada). Às quartas, a entrada é gratuita para todos.
pontos turísticos de curitiba museu oscar niemeyer
O Museu Oscar Niemeyer também é conhecido como Museu do Olho (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Museu Paranaense

Quer conhecer um pouco mais sobre a história do Paraná e passear por um casarão clássico? Então você precisa visitar o Museu Paranaense na sua viagem à Curitiba. Esse é o primeiro museu do Paraná e o terceiro de todo o Brasil.

Inaugurado em 1876, tem como sede o Palácio São Francisco. No seu acervo constam mais de 400 mil itens que vão desde objetos e documentos a mapas, equipamentos, esculturas, obras de arte e mais. Por serem de diferentes épocas, são organizados nas exposições de maneira a contar a história do estado.

  • Como chegar: Por estar localizado em uma região central, existem várias linhas de ônibus que passam próximo. Nesse caso, recomendo acessar o site do museu para ver a lista completa. Se for de carro, há vagas públicas gratuitas em ruas próximas.
  • Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
pontos turísticos de curitiba museu paranaense
O Museu Paranaense é o primeiro do estado do Paraná (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Pontos turísticos de Curitiba: centros culturais

Ópera de Arame

Antes de ser uma casa de espetáculos, o local onde hoje funciona a Ópera de Arame era a Pedreira João Gava. Ela funcionou por quase meio século, inclusive. Mas encerrou suas atividades na década de 1980, quando uma lei proibiu a extração de pedras na capital paranaense.

Depois disso, alguns anos se passaram até que a Ópera de Arame foi construída em apenas 75 dias. A inauguração foi em março de 1992. Já vinte anos depois, em 2012, o Parque das Pedreiras foi concessionado a uma empresa privada, que passou a administrar e a explorar comercialmente o espaço.

É possível visitar esse ponto turístico de Curitiba tanto durante os espetáculos, quanto apenas para conhecer o seu interior. Além disso, há um restaurante e o Vale da Música, um palco que fica no meio do lago sempre com apresentações musicais.

  • Como chegar: as linhas de ônibus que passam perto da Ópera de Arame são Mateus Leme (Praça Tiradentes), Interbairros II e Nilo Peçanha (atrás da Catedral). Se for de carro, há estacionamento no local, mas costuma ter flanelinhas cobrando pela vaga.
  • Horário de funcionamento: segunda à sábado, das 10h às 18h. O ingresso custa R$ 10. Para valores dos espetáculos, consultar programação.
pontos turísticos de curitiba ópera de arame
O Vale da Música é um dos atrativos da Ópera de Arame (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Paço da Liberdade

Outro prédio lindíssimo que fica no centro de Curitiba, o Paço da Liberdade foi construído em 1916 em estilo neoclássico e art nouveau. Por lá, antigamente funcionava a Prefeitura. Hoje, é um espaço cultural, com café, livraria, biblioteca e salas de exposição artística.

Além disso, dentro do prédio é possível observar amostras da pintura original e trechos do sistema de escoamento de água por meio de pisos de vidro. O Paço da Liberdade ainda é tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico e artístico.

  • Como chegar: por estar localizado no centro, há várias linhas de ônibus que podem ser utilizadas para chegar lá, como Água Verde/Abranches (180), Pinhais/Campo Comprido (304), Ligeirão Boqueirão (500), Colombo/CIC (607), São Braz (870), Santa Felicidade/Praça Tiradentes (902) e Curitiba/Areia Branca (G72).

    Se for de carro, há vagas públicas nas ruas próximas mediante pagamento de parquímetro, além de estacionamentos privados.
  • Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 10h às 21h. Sábado, das 10h às 18h. Domingo, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.
pontos turísticos de Curitiba Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade é, atualmente, um centro cultural (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Memorial de Curitiba

O Memorial de Curitiba é um centro cultural localizado no Largo da Ordem, uma das áreas mais famosas da cidade, e que tem entrada gratuita. No terraço, tem um mirante em que é possível avistar todos os prédios e movimento da região central.

O prédio foi idealizado no aniversário de 300 anos de Curitiba e foi inaugurado em 1996.

Há algumas peças de arte que são permanentes do Memorial, como a escultura “O Bóia-fria em Curitiba”, de Expedito Rocha, que fica no hall de entrada. Mas as salas sempre recebem exposições temporárias, que vão variar conforme a data em que você estiver visitando.

  • Como chegar: várias linhas de ônibus passam pelo Largo da Ordem e, consequentemente, param próximo ao Memorial. Algumas delas são Jardim Mercês/Guanabara (160), Abranches (182), Uberaba (472), Ligeirão Boqueirão (500), Colombo/CIC (607), Caiuá/Fazendinha/Centro (706), Santa Quitéria (760) e São Braz (870).

    Se você estiver de carro, o melhor é estacionar mais próximo do Museu Paranense, onde há mais oferta de vaga na rua, além de ser gratuito.
  • Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. A entrada é gratuita.
memorial de curitiba
O Memorial de Curitiba fica no Largo da Ordem, no Centro (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

memorial de curitiba mirante
No terraço do Memorial de Curitiba existe um mirante (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Pontos turísticos de Curitiba: gastronomia

Mercado Municipal

Quer comer bem, comprar vários quitutes a preço bom e ainda rodar por um local super tradicional da cidade? Então você precisa incluir o Mercado Municipal de Curitiba no seu roteiro. Fundado em 2 de agosto de 1958, tem lojas de frutas, verduras, carnes, peixes, bebidas, plantas, artigos asiáticos, orgânicos e por aí vai.

São dois andares, sendo que no segundo é onde fica a praça de alimentação, com vários bares e lanchonetes.

  • Como chegar: algumas das linhas de ônibus que passam no Mercado Municipal são Centenário / Campo Comprido (303), Cristo Rei (385), Sítio Cercado (507), Curitiba / São Sebastião (B76) e Curitiba / Vila Zumbi (C66).

    Se for de carro, há vagas nas ruas ao redor do Mercado, mas é preciso pagar parquímetro.
  • Horário de funcionamento: de terça à sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h (restaurantes até 15h com entrada pela Rua da Paz).
mercado municipal de curitiba
No Mercado Municipal de Curitiba você encontrará vários quitutes para comprar (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

mercado municipal de curitiba
O Mercado Municipal é o ponto mais tradicional de compras gastronômicas de Curitiba (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Rua 24 Horas

A Rua 24 Horas fica localizada no centro de Curitiba e é um centro comercial, com várias lojinhas e restaurantes. Ela foi inaugurada em setembro de 1991 pelo então prefeito Jaime Lerner. Nessa época, todos os estabelecimentos funcionavam 24h por dia – por isso o nome da rua.

Mas desde 2007 o horário foi reduzido. Atualmente, funciona das 9h às 23h e muitas das lojas já não existem mais. Em virtude da pandemia, outras tantas acabaram fechando também. Ainda assim, é um lugar super clássico de Curitiba que vale a visita.

O projeto arquitetônico da Rua 24 Horas é de Abrão Assad, o mesmo que projetou a estufa do Jardim Botânico, além de Célia Bim e Simone Soares. Em cada uma das duas entradas existe um relógio que conta as horas em 24 intervalos.

  • Como chegar: as linhas de ônibus que param quase em frente à Rua 24 Horas são Centenário/Campo Comprido, Curitiba/Campo Largo, Circular Centro, Cristo Rei, Detran/Vicente Machado e Rua XV/Barigui.

    Se você estiver de carro, é possível estacionar em vagas públicas nas ruas próximas. Nesse caso, há cobrança de parquímetro por tempo.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 23h.
pontos turísticos de curitiba rua 24 horas
A Rua 24 Horas é um tradicional centro comercial de Curitiba (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Passagem aérea para Curitiba

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Curitiba e pode começar a planejar a sua viagem para a capital paranaense, que tal iniciar a pesquisa por passagem aérea também? Os preços mais em conta acabam sendo saindo das capitais mais próximas, como Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Mas também há boas promoções partindo de outras cidades do Brasil.

O Arruma Essa Mala acompanha os melhores preços de passagens aéreas pelo site do Vai de Promo. Primeiramente ele realiza uma pesquisa em todas as companhias brasileiras. Depois, apresenta o melhor preço, na melhor empresa, para a data pesquisada. Assim, você pode ver qual a melhor opção!

Veja todos os pontos turísticos de Curitiba citados neste post no mapa abaixo:

Você pode navegar pelo mapa interativo abaixo e visualizar onde estão localizados todos os pontos turísticos de Curitiba mencionados neste post. Dessa forma, você pode também organizar o seu roteiro por proximidade.

E aí, você já conhece algum desses lugares em Curitiba? Qual você mais gosta? Escreve aqui nos comentários 🙂

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: