alltype - fundo claro

Parque Tanguá: como conhecer um dos parques mais bonitos de Curitiba

O Parque Tanguá fica no bairro de Pilarzinho e tem uma vista impressionante. Saiba como chegar e o que fazer lá
O Parque Tanguá fica no bairro de Pilarzinho e tem uma vista impressionante. Saiba como chegar e o que fazer lá
parque tanguá curitiba

O Parque Tanguá é um dos mais bonitos e famosos de Curitiba. Por lá, existem duas partes: a superior, com uma vista impressionante para essa região da cidade, e a inferior, onde há uma queda d’água artificial (mas que parece muito uma cascata de verdade!).

Além disso, existe toda uma área verde em que é possível passear, fazer exercícios, andar com o cachorro, se reunir com os amigos, e por aí vai. Mas, claro, a parte mais famosa é onde existe o mirante.

O local foi inaugurado em 1996 e tem 235 mil m². Assim como outros parques de Curitiba, o Tanguá também integra o grupo de preservação da bacia do Rio Barigui, que tem sua nascente no município próximo de Almirante Tamandaré.

Neste post, vou contar tudo sobre onde fica, o que fazer por lá, horário, pôr do sol, ônibus e estacionamento, restaurante e mais.

Confira também todas as dicas no post do Arruma Essa Mala 👇

O que fazer no Parque Tanguá

O Parque Tanguá é um dos mais bonitos de Curitiba. Por lá, o principal atrativo é mesmo curtir o visual e tirar belas fotos. Mas também é um ótimo espaço de natureza para praticar exercícios, passear e andar com o seu cachorro – caso o tenha. Ainda é possível reunir os amigos para um piquenique, por exemplo.

Parte superior

Na parte superior do Parque Tanguá fica o mirante em semicírculo. São dois andares, fora uma torre em cada um dos seus extremos (que contabilizam um terceiro andar, digamos assim).

É possível observar todo o verde do parque, além de construções, casas e demais áreas dessa região da cidade. Por estar a 65 metros de altura, a visão é ampla.

Em frente ao mirante, fica um grande espelho d’água com chafariz. Um outro clássico do Parque Tanguá. Ao pôr do sol, o mirante fica refletido na água, criando um ótimo efeito.

Já nas laterais fica o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em junho de 1998 pelo então prefeito Cassio Taniguchi. O nome é uma homenagem ao artista local Poty Lazzarotto, que tem várias esculturas espalhadas por Curitiba.

Também há banheiros e uma pequena lanchonete no primeiro andar do mirante.

parque tanguá curitiba
A parte superior do Parque Tanguá tem mirante e chafariz (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Parte inferior

Já o visual da parte inferior é completamente diferente. Isso porque você observa o paredão de rocha e a sua queda d’água, que foi criada artificialmente. Mas isso não impacta em nada a beleza do local.

Há um restaurante no deck de madeira, com várias mesas para você poder sentar e comer ou beber algo admirando a paisagem. Nesse mesmo local, há três mini-decks de madeira bem próximos ao lago. É um ótimo espaço para você sentar e tirar uma foto, por exemplo.

É na parte inferior também que o Parque Tanguá se estende e se torna um “parque normal”, com sua ciclovia, pista de corrida, muitas árvores, grama e etc.

Visita guiada no interior da pedreira

Na parte inferior do Parque Tanguá, existe um caminho que passa por entre as pedras. Ele está sempre fechado e é inevitável a curiosidade: será que dá para conhecer?

Pois, sim! É possível visitar esse caminho. Mas apenas mediante agendamento prévio.

É necessário enviar a sua solicitação para o email visitaguiadatunel@curitiba.pr.gov.br. Não é feito agendamento por telefone.

As visitas guiadas ocorrem apenas aos sábados, em um único horário, às 9h30. O tempo total do passeio é de 1h30 e não é permitido a entrada de menores de 15 anos no túnel.

túnel das pedreiras parque tanguá
Visita guiada passa pelo túnel do Parque Tanguá (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Melhor pôr do sol de Curitiba

Eu, infelizmente, não tive a sorte de pegar tempo bom em Curitiba. Inclusive, essa é uma sina da cidade, hehe. Normalmente o céu fica encoberto e chuvas por lá são bem frequentes.

Mas os moradores da capital e boa parte dos visitantes classificam o pôr do sol do Parque Tanguá como o mais bonito da cidade. E, a julgar pelas fotos que vi e pelo visual do parque, eu irei concordar!

Como o mirante fica a 65 metros de altura, no topo da rocha, a vista é panorâmica para essa região de Curitiba. Sendo assim, é possível ver o horizonte. Fora que o grande espelho d’água que existe reflete as luzes, as cores do céu e o próprio mirante, criando um efeito lindo demais!

Por isso, ao planejar a sua viagem para Curitiba, não deixe de encaixar a visita ao Parque Tanguá para um fim de tarde, para que você possa acompanhar esse belíssimo espetáculo da natureza.

pôr do sol no parque tanguá
Pôr do sol no Parque Tanguá (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Onde fica o Parque Tanguá

O Parque Tanguá fica no bairro de Pilarzinho, em Curitiba. Mais especificamente no endereço Rua Oswaldo Maciel, 97. Mas basta você inserir “Parque Tanguá” no seu GPS que ele irá direcionar corretamente você para a parte superior do parque (onde fica o mirante).

Além disso, é curioso destacar como vários parques de Curitiba foram construídos em antigas pedreiras. Todas elas foram desativadas na década de 1980, quando uma lei proibiu a extração de pedras na capital paranaense.

No caso do Parque Tanguá, são duas pedreiras. Inclusive, é possível fazer uma visita atravessando as duas pedras, mas apenas mediante agendamento – como expliquei neste tópico do post.

parque tanguá curitiba
Vista do mirante do Parque Tanguá, em Curitiba (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Horário do Parque Tanguá

O Parque Tanguá funciona todos os dias, das 6h às 22h. Já o restaurante/bistrô que existe na parte inferior, abre das 8h às 19h. E, por fim, os sanitários fecham um pouco mais cedo, das 8h às 18h.

mirante do parque tanguá curitiba
Vista de uma das torres do mirante do Parque Tanguá (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como chegar ao Parque Tanguá

Por ser um dos principais parques de Curitiba, assim como um dos mais famosos pontos turísticos da cidade, é bem fácil chegar ao Parque Tanguá. A maneira mais conveniente é de carro, mas há linhas de ônibus que deixam na entrada ou em ruas próximas, bastando caminhar bem pouco.

De carro

Para chegar de carro ao Parque Tanguá, basta inserir no GPS o nome do local que você será direcionado corretamente. Há dois estacionamentos nas duas áreas principais do parque (a superior, do mirante, e a inferior, com a cascata). Ambos os locais são gratuitos.

Existe uma via de conexão entre esses dois estacionamentos. Se você for conhecer primeiro a parte superior, por exemplo, basta depois pegar o seu carro, passar pelo portão de entrada do parque e contornar a rotatória. Essa via está do lado esquerdo. Ao descer a rua, você precisa parar no primeiro estacionamento.

No vídeo que está no começo desse post, eu mostro direitinho como é esse caminho, assim você não tem como errar 🙂

parque tanguá curitiba
É possível fazer uma visita guiada entre as duas pedras (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

De ônibus

Indo de ônibus para o Parque Tanguá, a melhor linha para pegar é a Convencional Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro), pois é a que para mais próxima. Mas outras também deixam bem próximo, até porque existem várias entradas ao longo da extensão do parque.

São elas: Bracatinga, Interbairros II, Primavera e Santa Felicidade – Santa Cândida.

Para entender melhor o itinerário e saber qual o melhor ônibus a partir do seu ponto de partida em Curitiba, eu recomendo sempre olhar ou o Google Maps ou o Moovit. Os dois aplicativos são ideais para viagem e indicam o trajeto do transporte público.

parque tanguá curitiba
O Parque Tanguá é um dos mais bonitos de Curitiba! (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Passagem aérea para Curitiba

Se você chegou até esse post, é porque provavelmente está planejando a sua viagem para Curitiba, certo? Além do Parque Tanguá, há vários pontos pontos turísticos incríveis para se visitar na capital paranaense.

Então que tal iniciar a pesquisa por passagem aérea também? Os preços mais baratos acabam sendo saindo das capitais mais próximas, como Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Mas também há boas promoções partindo de outras cidades do Brasil.

Arruma Essa Mala sempre acompanha os melhores preços de passagens aéreas pelo Vai de Promo. Primeiramente ele realiza uma pesquisa em todas as companhias brasileiras. Depois, apresenta o melhor preço, na melhor empresa, para a data pesquisada. E são vários os valores exclusivos!

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

1 comentário em “Parque Tanguá: como conhecer um dos parques mais bonitos de Curitiba”

  1. Parque Tangua, vista e a parte de arborização nativa excelente, porém, fica devendo e MUITO na parte comunicação (não tem informações), banheiros péssimo, lancheria pequena. Nunca desça no TÚNEL, além de perigoso, abandonado, nao tem informação (placa q. esta fechado).

    Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: