alltype - fundo claro

Mesquita Hassan II: a terceira maior do mundo fica em Casablanca, no Marrocos

A Mesquita é uma das principais atrações turísticas de Casablanca. Para visitá-la, apenas com guia e em horários pré-determinados.
A Mesquita é uma das principais atrações turísticas de Casablanca. Para visitá-la, apenas com guia e em horários pré-determinados.
mesquita hassan ii casablanca

Se você vai viajar para o Marrocos, provavelmente vai colocar no seu roteiro uma passada por Casablanca, onde se encontra a Mesquita Hassan II, a terceira maior do mundo. Só por isso já vale a visita. Mas, neste post, vou contar mais sobre como foi conhecer o local e tudo o que você precisa saber para poder fazer o mesmo.

Casablanca é conhecida como a capital econômica do Marrocos. A capital do país é Rabat, e as duas cidades ficam a cerca de 90km de distância – ou seja, super pertinho.

Como Casablanca é lugar de escala de muitos voos, especialmente para a Europa, muita gente (como eu) aproveita para sair do aeroporto e conhecer a cidade em um dia. Um dia completo é o suficiente para se conhecer os principais pontos de Casablanca. Mas, se você quiser explorar mais a fundo e com mais calma, talvez o ideal seja esticar um pouco mais e ficar pelo menos dois dias.

Confira também todas as dicas nos vídeos do Arruma Essa Mala 👇

Como disse, minha passagem por Casablanca foi de apenas um dia (ou meio dia, na verdade, já que o voo chegou pouco depois do meio-dia e até fazer todo o processo imigratório, como expliquei neste outro post, acabei saindo do aeroporto cerca de 14h). Sendo assim, optei por conhecer o principal ponto turístico da cidade: a famosa Mesquita Hassan II, a terceira maior do mundo!

Chegando lá é que entendi. A área da Mesquita é enorme! Não apenas o templo em si, mas todo o pátio ao seu redor. Os detalhes são inúmeros. Para apreciar tudo com bastante calma e compreender realmente o espaço, você vai precisar de, pelo menos, umas três horas.

Lembrando que a Mesquita Hassan II é a única do Marrocos que aceita a entrada de não-muçulmanos. Por isso, você encontrará uma enorme concentração de turistas por lá.

História e curiosidades

A construção da Mesquita Hassan II, em Casablanca, custou quase US$ 1 bilhão (!) e ela foi financiada 25% pelo rei do Marrocos e os outros 75% mediante “doações” (entre aspas mesmo, porque era uma obrigação doar) da população. Ela foi feita entre 1986 e 1993.

A maioria dos detalhes da Mesquita foi feita a mão por artesãos. Foram cerca de 10 mil marroquinos envolvidos nesse processo, o que também ajuda a tornar essa Mesquita um lugar único. O material predominante na construção é mármore, granito e madeira.

Como não há ventilação artificial na Mesquita (como ar condicionado, por exemplo), o teto se abre em poucos segundos, e esse procedimento é utilizado quando há muitos fiéis no local.

Um dos principais destaques da Mesquita Hassan II, em Casablanca, é seu minarete de 200m de altura, o que a torna o mais alto templo do mundo.

Momento curiosidade: confesso que não sei exatamente quais são os horários que os muçulmanos rezam, mas são cinco orações diárias, segundo a religião. O local onde fiquei hospedada ficava bem perto da Mesquita, a poucas quadras. E foi bem curioso ter sido acordada, já bem tarde da noite, pela oração que ecoava super alto dos alto-falantes de lá.

mesquita hassan ii casablanca
O interior da mesquita é extremamente bem conservado e luxuoso (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como é a visita

A visita guiada sai nos horários explicados no tópico abaixo. É possível escolher entre inglês, francês ou árabe. Normalmente, o grupo em inglês é o que conta com mais pessoas. Como o grupo se torna grande e o guia não usa nenhum tipo de microfone, se você não ficar bem próximo dele, provavelmente não conseguirá escutar e entender a explicação sobre a Mesquita.

A visita guiada passa por duas áreas da Mesquita Hassan II, Casablanca. A primeira delas é a Sala de Oração, em que devemos tirar nossos calçados para poder visitar. São 20.000 m² e capacidade para 25 mil fiéis.

O piso é feito de mármore e granito. Já as portas, de titânio e latão.

A Sala de Ablução (rito de purificação, em que os fiéis se lavam antes de rezar) acomoda até 1400 pessoas. São 41 fontes de mármore e 600 pontos de água em torneiras espalhados nas paredes ao redor da sala.

As mulheres contam com áreas separadas na Mesquita. Há dois mezaninos, por exemplo, na Sala de Oração, que podem acomodar até 5 mil mulheres. Para o processo de ablução, elas também ficam em um lugar separado.

mesquita hassan II casablanca

Horários de visitação

Só é permitido visitar a Mesquita em uma visita guiada, que sai em horários pré-determinados. Ela abre todos os dias, mas tem um horário diferenciado às sextas. Durante o verão no Marrocos, também há mais horários de visita.

Durante o inverno:
De sábado à quinta, às 9h, 10h, 11h e 14h.
Às sextas, às 9h, 10h e 14h.

Durante o verão:
De sábado à quinta, às 9h, 10h, 11h, 12h, 15h e 16h.
Às sextas, às 9h, 10h, 15h e 16h.

Durante o Ramadã (o nono mês do calendário islâmico; as datas são variáveis; em 2019, por exemplo, acontecerá de 5 de maio a 4 de junho), os horários de visitação também são diferentes, por isso é importante ficar atento ao período do ano que você irá para Casablanca.

Durante o Ramadã:
De sábado à quinta, às 9h, 10h e 11h.
Às sextas, somente às 9h.

Valor do ingresso

O valor para adultos estrangeiros é 120 dhs (o que, na cotação do momento de publicação deste post, dá cerca de 12 dólares). Crianças com menos de 6 anos não pagam.

Regras de visitação

Por se tratar de um templo religioso, há algumas regras de postura e vestimenta a serem adotadas. Como, por exemplo: utilizar roupas que cubram os ombros, o tronco e cheguem abaixo dos joelhos. O site oficial da Mesquita afirma que “shorts e sem mangas são absolutamente proibidos”.

Para visitar a parte superior da Mesquita, onde há um carpete, será preciso retirar os sapatos e andar descalço (ou com meias). Na área onde você compra os ingressos, é possível pegar uma sacolinha para guardar os sapatos durante a visita. Lembre-se de devolver a sacola ou reutilizá-la para evitar lixo desnecessário 🙂

Não é possível gravar em vídeo dentro da Mesquita, apenas tirar fotografias.

mesquita hassan ii casablanca
Não se pode entrar com sapatos no interior da mesquita (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: