alltype - fundo claro

O que fazer em BH: o que visitar em Belo Horizonte e pontos turísticos

De museus a praças e mirantes, saiba o que fazer e conhecer em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais
De museus a praças e mirantes, saiba o que fazer e conhecer em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais
o que fazer em Belo Horizonte

Ao se falar de viagem para Minas Gerais, muito se fala das cidades históricas, como Ouro Preto e Tiradentes, ou municípios de natureza incrível, como Capitólio. Mas também há muito o que fazer em BH, capital do estado.

Especialmente para quem gosta de cultura, Belo Horizonte tem aos montes. São inúmeros museus – a maioria gratuitos – e centros culturais, além de bibliotecas. Da mesma forma, há também praças e mirantes. Sobretudo, é um passeio para quem gosta também de arquitetura, uma vez que Oscar Niemeyer projetou bairros inteiros nessa cidade.

Sendo assim, neste post, vou contar o que fazer em BH e dar sugestões de roteiros para 1, 3, 5 dias e final de semana. Além disso, falarei sobre os principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

Confira também todas as dicas nos vídeos do Arruma Essa Mala 👇

Um pouquinho de história sobre Belo Horizonte

Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte tem uma população de pouco mais de 2,5 milhões de habitantes. Segundo o IBGE, é o 6º município mais populoso do país. BH foi fundada em 12 de dezembro de 1897.

BH também é cercada pela Serra do Curral, o que proporciona um grande contato com a natureza, não só a partir das vistas, mas também pelos parques de administração pública. Quando o visitante vai a um dos mirantes ou praças mais elevadas da cidade, a formação da Serra do Curral deixa a vista de BH ainda mais bonita.

Passagem aérea para Belo Horizonte

Por estar localizada numa região mais central do mapa do Brasil, existem várias passagens aéreas em promoção e baratas para a cidade de diversas regiões do país. Os preços mais em conta, normalmente, são saindo de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Abaixo, você encontra algumas dessas promoções e também pode pesquisar diretamente saindo da sua cidade.

Confira no Vai de Promo os preços das companhias aéreas que operam o trecho!

O que fazer em BH

É possível conhecer os principais pontos turísticos de Belo Horizonte em cerca de três dias, no máximo. Reduzindo o tempo em cada um dos locais ou mesmo deixando de entrar em um ou outro museu, é possível fazer um roteiro em até dois dias.

O turismo em Belo Horizonte se dá principalmente em seus muitos museus (todos gratuitos!), praças, mercados e mirantes. Para quem gosta de cidade ou mesmo de turismo cultural, BH é uma cidade excelente para você conhecer.

Abaixo, destaco os principais pontos turísticos de Belo Horizonte que você deve conhecer.

O que fazer em BH: Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Liberdade conta com 17 museus e centros culturais localizados ao redor – ou muito próximo – à Praça da Liberdade. Alguns deles são geridos pelo Estado; outros, por parceiros e empresas. Abaixo, selecionei os pontos mais interessantes para se conhecer.

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade fica no bairro do Savassi e forma um complexo paisagístico e arquitetônico super importante na cidade. Ao seu redor, se concentram vários museus, bibliotecas e edifícios.

A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira, entre 1895 e 1897. Nas décadas seguintes a 1940 os prédios foram sendo incorporados ao seu redor.

Uma grande curiosidade é que os jardins são inspirados no Palácio de Versalhes, na França. Esse é um dos locais mais tradicionais para o que fazer em BH.

o que fazer em BH praça da liberdade
A Praça da Liberdade é uma das principais da cidade (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte foi inaugurado em 27 de agosto de 2013. A sede de BH foi a quarta do Brasil. Assim como os demais CCBBs do Brasil, a de Belo Horizonte também abriga exposições de arte temporárias, além de teatro e cinema. Para saber a programação atualizada, basta acessar o site.

  • Horário de funcionamento: quarta à segunda-feira, das 10h às 22h (fechado às terças)
  • Entrada: gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale fica instalado no antigo prédio da Secretaria da Fazenda. Sendo assim, apenas pela beleza e arquitetura do local, vale a visita. Mas não é só isso. O museu conta a história do povo mineiro de maneira muito interessante, do século XVIII até os dias atuais.

Dentre as salas de exposição, estão algumas dedicadas a Carlos Drummond de Andrade e a Guimarães Rosa, por exemplo, além de temas como ‘a fazenda mineira’, ‘o povo mineiro’ e ‘barroco’. Para saber a programação atualizada, basta acessar o site.

  • Horário de funcionamento: terça à sábado, das 10h às 17h30; quinta, das 10h às 21h30; domingo, das 10h às 15h30
  • Entrada: gratuita
o que fazer em BH memorial minas gerais vale
O Memorial Minas Gerais Vale conta a história do povo mineiro (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Museu das Minas e do Metal

O Museu das Minas e do Metal nada mais é do que um museu de ciência e tecnologia. No entanto, é focado, como o nome sugere, na história da mineração e da metalurgia.

Em 18 áreas expositivas, estão 44 atrações que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. Há vários setores interativos em que o público pode participar tocando nas peças. Para saber mais sobre atividades especiais, basta acessar o site.

  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 12h às 18h; quinta, das 12h às 22h; na última terça-feira do mês, excepcionalmente, das 12h às 17h
  • Entrada: gratuita

Museu Mineiro

O Museu Mineiro abriga mais de 3.500 peças como imagens sacras, equipamentos litúrgicos, mobiliário, moedas, armas e achados arqueológicos. Dentre as peças de arte expostas, se destacam as do barroco mineiro, com obras do mestre Ataíde, por exemplo.

Além disso, o prédio em que o museu está instalado é do final do século XIX – um belo casarão – e chegou a ser, posteriormente, residência oficial e sede do Senado mineiro. Para conferir atividades extras e a programação do Museu Mineiro, basta acessar o site.

  • Horário de funcionamento: terça à sexta-feira, das 12h às 19h; sábado e domingo, das 12h às 19h
  • Entrada: gratuita

Biblioteca Pública Estadual

Como dito anteriormente, muito da Belo Horizonte que ainda vemos foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitscheck. A Biblioteca Pública Estadual, que faz parte do Circuito Cultural da Praça Liberdade, é um deles.

A biblioteca reúne mais de 570 mil exemplares, incluindo obras raras e representativas de autores nacionais e estrangeiros. É possível fazer pesquisar por lá, ler livros ou ver as exposições de arte que costumam ocorrer no térreo.

  • Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h
  • Entrada: gratuita

BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um centro cultural – como o próprio nome sugere. Em suas várias salas ocorrem diversas atividades, desde apresentações musicais a exposições de arte e oficinas dos mais variados temas. Para saber a programação atualizada, basta acessar o site.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, as 10h às 18h
  • Entrada: gratuita

Edifício Niemeyer

Para fechar o Circuito Liberdade, um dos prédios que certamente não passará desapercebido é o Edifício Niemeyer. Isso porque a construção projetada pelo famoso arquiteto tem sua forma característica. Além disso, sua fachada de curvas onduladas é hoje de utilização residencial, de maneira que não será possível visitar o seu interior (a menos que você conheça alguém que more lá, hehe). Mas não deixe de observar sua arquitetura!

edifício niemeyer o que fazer em BH
O Edifício Niemeyer fica na Praça Liberdade (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

O que fazer em BH: Circuito Cultural da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é um dos principais cartões postais da capital de Minas Gerais. A região foi praticamente toda projetada por Oscar Niemeyer na década de 1940, quando o prefeito de Belo Horizonte era Juscelino Kubitschek. A ideia do então prefeito era tornar a Pampulha o mais belo bairro do Brasil.

Em 2016, a região se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Abaixo, selecionei os pontos mais interessantes para se conhecer. Se você busca o que fazer em BH, essa é uma programação clássica.

Lagoa da Pampulha

O primeiro ponto imperdível desse trajeto com certeza é a própria Lagoa da Pampulha. Ela tem 18km de percurso total e vários atrativos ao seu redor.

É uma área de lazer bem tradicional de Belo Horizonte. Por causa disso, você verá várias pessoas caminhando, se exercitando, andando de bicicleta pela orla. Além disso, há alguns mirantes para contemplação.

o que fazer em BH lagoa da pampulha
A Lagoa da Pampulha tem 18km de percurso total (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Casa do Baile

A Casa do Baile também foi projetada por Niemeyer. Com paisagismo de Burle Marx, foi inaugurado em 1943 e consistia em um restaurante e um salão de dança. Hoje, abriga o Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte.

No entanto, o atrativo mesmo é a bela arquitetura do local, com suas formas curvilíneas, bem característico de Niemeyer.

  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h.
  • Entrada: gratuita

Museu de Arte da Pampulha

O prédio do Museu de Arte era um cassino no início da década de 1940 e foi o primeiro projeto de Niemeyer para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Com a proibição do jogo no Brasil em 1946, o local só virou o que é hoje em 1957, quando ocorreram as primeiras doações de obras de arte de Guignard e Di Cavalcanti, por exemplo.

  • Horário de funcionamento: está temporariamente fechado para reformas
  • Entrada: gratuita
o que fazer em BH museu de arte da pampulha
O Museu de Arte da Pampulha era um cassino (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Igreja São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis passou mais de dois anos fechada para o público, mas foi restaurada e reinaugurada no final de 2019. Essa a primeira igreja em estilo moderno construída no Brasil. O projeto, claro, também é de Niemeyer.

Popularmente chamada de Igrejinha da Pampulha, seu exterior é todo com obras em azulejos. No interior, há 14 painéis de Portinari representando a Via Sacra.

o que fazer em BH igreja são francisco de assis
A Igreja São Francisco de Assis foi reformada e reaberta ao público (Foto: Pixabay)

Mineirão

Não é só de 7×1 que vive o Mineirão, não! O estádio não fica exatamente na orla da Lagoa da Pampulha, Belo Horizonte, mas muito próximo. É possível vê-lo ao caminhar pela beira d’água. Em dia de jogo, a região fica lotada de torcedores (chegando ou saindo).

Dá também para se fazer uma visita guiada ao estádio e ao Museu Brasileiro do Futebol (MBF). Custa R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia.

  • Horários de funcionamento: terça, de 9h às 20h; quarta à sexta, de 9h às 17h; sábados e domingos, de 9h às 13h. Atenção pois esses horários podem sofrer alterações se tiver jogo.
o que fazer em BH mineirão
O Mineirão fica na região da Lagoa da Pampulha (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

O que fazer em BH: mirantes e praças

Praça do Papa

A Praça do Papa é o nome popular da Praça Governador Israel Pinheiro. Fica localizada no bairro das Mangabeiras. É uma das praças mais tradicionais e que você deve colocar no seu roteiro com o que fazer em BH.

O nome popular veio depois que o Papa João Paulo II passou por Belo Horizonte, em 1980, e falou com os cerca de 2 milhões de fiéis que se encontravam nos arredores dessa praça. No seu centro, há uma cruz que forma o “Monumento à Paz”.

Além disso, da Praça do Papa se tem uma vista panorâmica da cidade.

o que fazer em bh praça do papa
A Praça do Papa fica numa região mais alta de BH (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Mirante do Mangabeiras

O Mirante do Mangabeiras fica dentro do parque de mesmo nome, bem próximo à Praça do Papa – dá para ir a pé de um ponto a outro. Tem uma excelente vista panorâmica da cidade e é uma ótima opção para o pôr do sol em Belo Horizonte.

Após o surto de febre amarela que aconteceu no Brasil em 2018, para ter acesso aos Parques da Serra do Curral, Aggeo Pio Sobrinho e das Mangabeiras (onde está o mirante) é preciso apresentar o comprovante de imunização contra a febre amarela. Essa é uma recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 20h
  • Entrada: gratuita

Torre Alta Vila

A Torre Alta Vila não fica em Belo Horizonte de fato, mas sim em Nova Lima, na região metropolitana. No entanto, fica a apenas 10km de distância da Praça do Papa e do bairro de Mangabeiras. Sendo assim, é também uma ótima opção de passeio de o que fazer em BH.

Embora conte com restaurantes e até um Hard Rock Café, o principal motivo para ir visitar é apreciar a vista do mirante, que fica no 1º andar da torre. Lá, você pode ver Belo Horizonte 360º, além das serras dessa região de Minas Gerais.

O que fazer em BH: mercados e igrejas

Mercado Central

O Mercado Central de Belo Horizonte é um clássico no centro da cidade. Seja para comprar frutas e verduras fresquinhas, ou tomar um café da manhã, ou ainda comprar um doce de leite para levar para casa, você encontrará o que precisa por lá.

Além disso, há bares e restaurantes em que você pode fazer uma refeição.

Para quem tem interesse por aprender um pouco mais da história do Mercado, pode fazer uma visita guiada por lá. No entanto, é preciso enviar um email antes para reservar. Mais informações no site.

  • Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 17h

Igreja São José

Visto que você já está pela região central de Belo Horizonte, não deixe de passar em frente à Igreja São José. Essa construção em estilo neomanuelino é certamente notável. Não deixe também de entrar na igreja, se puder. Embora menos chamativo que o seu exterior, ainda é muito bonito e vale a visita.

Sugestões de roteiro

O que fazer em Belo Horizonte em 1 dia:

Neste caso, você precisará escolher entre o Circuito Liberdade ou o Circuito Cultural da Pampulha. Dificilmente você conseguirá encaixar os dois programas no mesmo dia, a menos que apenas passe pelos locais e os observe por fora, sem entrar nos prédios e/ou nos museus. Portanto, essa não é um roteiro que recomendo.

O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias:

É importante ficar atento ao fato de que, nas segundas-feiras, a maior parte dos museus de Belo Horizonte não abre. Sendo assim, modifique o seu roteiro caso uma segunda-feira esteja no meio da sua viagem.

  • Dia 1
  • Circuito Cultural da Pampulha (Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, Lagoa da Pampulha, Igreja São Francisco de Assis e Mineirão)
  • Dia 2
  • Circuito Cultural Praça da Liberdade (Praça da Liberdade, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro, BDMG Cultural, Biblioteca Pública e Edifício Niemeyer)
  • Dia 3
  • Mercado Central de Belo Horizonte, Igreja São José, Praça do Papa, Mirante do Mangabeiras e Torre Alta Vila

O que fazer em Belo Horizonte em 5 dias:

Se você tem mais de 3 dias em Belo Horizonte, recomendo seguir o roteiro posto no item anterior e aproveitar os outros dois dias para conhecer algum local próximo à capital. Minhas recomendações são: Inhotim (60km de distância), Ouro Preto (100km), Lagoa Santa (44km), Serra do Cipó (100km), Mariana (117km) e/ou Congonhas (82km).

O que fazer em Belo Horizonte no final de semana:

Supondo que você não quer seguir os roteiros por regiões que apontei dois itens acima, sugiro um cronograma especial para o que fazer em Belo Horizonte no final de semana.

  • Sábado
  • Caminhada pela Lagoa da Pampulha + um ou dois museus da Praça da Liberdade + fim de tarde na Praça do Papa e no Mirante do Mangabeiras.
  • Domingo
  • Café da manhã e comprinhas no Mercado Central + Igreja São José + retorno à Praça da Liberdade para conferir outros museus que você não tenha visto no sábado.
o que fazer em bh
Vista aérea de Belo Horizonte (Foto: Wikimedia Commons)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

3 comentários em “O que fazer em BH: o que visitar em Belo Horizonte e pontos turísticos”

  1. Pingback: TURISMO FRUSTRADO? Conhecendo a BH de Niemeyer | Belo Horizonte, Minas Gerais - Portal Noticiasbh
  2. Pingback: Versalhes em BH? Rolê na Praça da Liberdade e comida mineira no Mercado Central - Portal Noticiasbh

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: