alltype - fundo claro

O que fazer em Brasília? Conhecendo a área ‘política’ da nossa capital

Reserve um dia em Brasília para caminhar pela Esplanada dos Ministérios e conhecer os diversos prédios projetados por Oscar Niemeyer.
Reserve um dia em Brasília para caminhar pela Esplanada dos Ministérios e conhecer os diversos prédios projetados por Oscar Niemeyer.

Brasília pode não estar nos planos de viagem de muitos viajantes, mas dar uma passadinha na nossa capital pode ser uma boa ideia, viu? Seja para se deslocar até algum lugar nas proximidades (como a Chapada dos Veadeiros) ou realmente dedicar a sua ida só para isso, por isso, saiba o que fazer em Brasília.

Embora eu já tenha ido duas vezes para a capital federal, ambas foram em função de trabalho e tive pouco tempo para explorar mais a fundo a cidade. Por isso, as dicas deste post serão focadas na área “política” de Brasília, que é, certamente, a área que mais representa a cidade (mas é longe de ser a única!).

Como se sabe, Brasília foi planejada e desenvolvida pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer durante o governo de Juscelino Kubitschek na década de 1950.

Brasília é um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico, e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 km².

Vamos começar um roteiro pelo Estádio Mané Garrincha indo até o Congresso Nacional.

Estádio Mané Garrincha

Para quem gosta de futebol, conhecer o Mané Garrincha é imperdível. Estádio histórico, que ficou ainda mais bonito depois das reformas da Copa do Mundo de 2014. O problema é que, como se sabe, é mais um dos estádios em que se gastou uma fortuna e atualmente está lá, jogado, totalmente subaproveitado.

Eu pude visitar o estádio tanto trabalhando, quanto durante a Copa de 2014, na decisão do terceiro lugar, quando perdemos por 3 a 0 para a Holanda.

O estádio abre para visitação apenas aos sábados, das 9h às 11h30. Fora desse dia e horário, só será possível aquela olhadinha por fora.

estádio mané garrincha brasília
Mané Garrincha sediou jogos da Copa do Mundo 2014 (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Museu e Biblioteca Nacional

Passando a zona hoteleira e o Jardim Burle Marx, chegaremos, do lado esquerdo, ao Museu Nacional, que fica em frente à Biblioteca Nacional. Ambos têm entrada gratuita.

O Museu Nacional costuma ter várias mostras temporárias, seja de pintura, escultura, filmes, seminários, etc. Bom dar uma conferida no site antes de visitar para saber o que irá encontrar. Mesmo assim, só uma passada no prédio já vale a pena, afinal, a obra, claro, é de Oscar Niemeyer.

museu nacional em brasília
O Museu Nacional recebe exposições de arte (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

A Biblioteca, por sua vez, foi aberta ao público apenas em 2008. Ela abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h45, e aos sábados e domingos, das 8h às 14h. O serviço de visitas guiadas, segundo o site oficial, está “suspenso temporariamente”.

biblioteca nacional em brasília
A Biblioteca Nacional fica em frente ao museu (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Seguindo pelo lado esquerdo da Esplanada dos Ministérios, você vai chegar na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Adivinha só? Outra obra de Oscar Niemeyer.

A Catedral foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958, tendo sua estrutura pronta em 1960. A arquitetura é bem diferente do que estamos acostumados a ver enquanto igrejas/catedrais.

Na Catedral em si não há muitas explicações sobre o que significa cada área. Mas no site oficial tem tudo super bem explicado. Então sugiro que você visite o local acompanhando as informações no celular ou leve tudo já anotado 🙂

catedral nossa senhora aparecida brasília

Esplanada dos Ministérios

Como citei no item anterior, você está caminhando pela Esplanada dos Ministérios (ou o Eixo Monumental), onde há todos esses prédios históricos. Mas a própria Esplanada é uma atração em si, um dos vários símbolos de Brasília.

Ela se estende por 16km, da rodoferroviária de Brasília até a Praça dos Três Poderes.

Palácio Itamaraty

Agora, o último prédio de interesse pelo lado esquerdo da Esplanada, praticamente em frente ao Congresso Nacional, está o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O prédio foi construído com o propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros (afinal, Relações Exteriores…). Portanto, foi construído apenas com materiais nacionais. Nos seus salões, há obras apenas de artistas brasileiros, nascidos ou naturalizados.

palácio itamaraty brasília

Um levantamento do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) apontou 580 obras de arte no Itamaraty.

É possível fazer uma visita guiada gratuita pelo Itamaraty mediante reserva prévia pelo email visita@itamaraty.gov.br. Durante a semana, as visitas são feitas às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h. Aos fins de semana, às 9h, 11h, 14h, 15h e 17h.

Congresso Nacional

Bem ao centro e ao fim da Esplanada dos Ministérios, está o Congresso Nacional, que abriga o Senado e a Câmara dos Deputados.

Para visitar o espaço (o que super recomendo), também só é possível mediante acompanhamento de um guia do local. Não se pode transitar sozinho fora do hall de entrada.

Embora o site oficial do Congresso diga que é possível fotografar e filmar, à exceção de quando há sessão nos Plenários, eu visitei em um horário em que não havia absolutamente ninguém nos Plenários, que dirá sessão em andamento. Mesmo assim, precisei deixar todos os meus pertences, inclusive celular, em um guarda-volumes na entrada. E um guardinha ficou do meu lado, conferindo se eu realmente estava deixando tudo ali.

congresso nacional brasília
É possível fazer uma visita guiada pelo Congresso Nacional (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

A visitação acontece todas as segundas, quintas, sextas, finais de semana e feriados, das 9h às 17h30, com saídas a cada 30 minutos. A entrada é gratuita.

Uma dica legal: se você for visitar o Congresso, saiba que, ao final, você vai receber um postal e poderá enviá-lo, gratuitamente, a qualquer pessoa do Brasil! Eu enviei o meu para a minha mãe hehehe

Praça dos Três Poderes

Dando a volta por trás do Congresso Nacional, está a Praça dos Três Poderes, com o Panteão da Pátria, além de outros prédios importantes da nossa República, como o Supremo Tribunal Federal (STF), do lado esquerdo, e o Palácio do Planalto, do lado direito.

A Praça dos Três Poderes leva esse nome justamente pois forma um triângulo com os três poderes em cada extremo: Executivo (à direita), Legislativo (ao centro) e Judiciário (à esquerda).

prédio do supremo tribunal federal em brasília
Prédio do Supremo Tribunal Federal (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Na praça há a escultura Os Guerreiros (mais conhecida como Os Candangos), de Bruno Giorgi, em homenagem àqueles que construíram Brasília. Em frente ao STF, há A Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti. A obra Marco Brasília é uma homenagem ao ato da Unesco que considerou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Para visitar o Palácio do Planalto, você precisa estar em Brasília em um domingo, já que é o único dia em que é possível conhecer a sede do Poder Executivo por dentro. As visitas gratuitas saem a cada meia hora, das 9h às 13h30, em grupos de, no máximo, 25 pessoas. Também é preciso fazer agendamento prévio pelo site.

Como disse no começo desse post, Brasília tem muito mais para se conhecer do que apenas a área ‘política’. Por isso, tente ficar, pelo menos, um final de semana na cidade. Conhecer os prédios onde basicamente tudo da nossa vida é decidido também é muito interessante, então lembre-se de organizar um roteiro e agendar as visitas previamente, caso contrário você corre o risco de não conseguir ver.

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: