alltype - fundo claro

O que fazer em Fortaleza: pontos turísticos, melhor época para ir e onde ficar

Confira todas as dicas de o que fazer em Fortaleza, a capital do Ceará, e locais para conhecer nos arredores e estender sua estadia pelo estado!
Confira todas as dicas de o que fazer em Fortaleza, a capital do Ceará, e locais para conhecer nos arredores e estender sua estadia pelo estado!
fortaleza ceará

Quinta maior cidade do Brasil, Fortaleza é uma das cidades mais visitadas do país. Com praias urbanas, orla revitalizada e vários passeios nos arredores, é a porta de entrada para o Ceará. Neste post, saiba o que fazer em Fortaleza.

A capital cearense conta com 2,6 milhões de habitantes e tem temperaturas altas o ano inteiro. Ou seja, para quem gosta de um calorzinho, é destino perfeito.

Além disso, é uma cidade bem estruturada, com bons hotéis, restaurantes e locais para sair à noite. Ideal para curtir por dois ou três dias e depois partir para desbravar mais do Ceará.

Dito isso, bora saber o que fazer em Fortaleza?

Confira também todas as dicas do Arruma Essa Mala 👇


Como chegar em Fortaleza

O Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins é a principal porta de entrada no Ceará. Por lá, chegam centenas de voos todos os dias de todos os cantos do Brasil, assim como de lugares do mundo.

Inclusive, é possível encontrar ótimos preços de passagens aéreas para a Europa saindo do Brasil por Fortaleza.

O aeroporto de Fortaleza fica relativamente próximo a todos os principais lugares da cidade. Para a Praia de Iracema, por exemplo, são apenas 10km – ou 15 minutinhos de carro, sem trânsito.

Além disso, o Terminal Rodoviário de Fortaleza fica bem próximo ao aeroporto. E é outra alternativa para se chegar à capital cearense.

Passagem para Fortaleza

Um dos passos mais importantes na hora de planejar o que fazer em Fortaleza é comprar a passagem até o destino, né? Para passagens aéreas, o Vai de Promo é uma plataforma parceira aqui do blog e onde é possível encontrar voos com até 35% off.

Confira alguns dos melhores preços para Fortaleza no box abaixo e aproveite para garantir seu voo para o Ceará!


O que fazer em Fortaleza: curtir as praias

Fortaleza conta com várias praias urbanas, mas quatro delas são as mais famosas. A começar por Iracema, Meireles e Mucuripe. Elas foram a famosa Beira-Mar de Fortaleza. De um extremo a outro, dá aproximadamente 4,5km de extensão.

Recentemente, essa orla foi toda revitalizada. Então é um excelente passeio para se fazer – especialmente no fim de tarde, quando o sol forte e o calor dão uma trégua.

Além disso, há a Praia do Futuro, com um estilo bem diferente dessas três. Ela fica um pouco mais afastada da área bem central da cidade e perde um pouco esse clima de ‘praia urbana’.

A Praia do Futuro, então, é famosa pelas suas mega ‘barracas’. Que, na verdade, são verdadeiros beach clubs. Alguns, como o Chico do Caranguejo e o Crocobeach, são gigantescos! Com direito até a parque aquático, show musical e área VIP.

Praia de Iracema

A Praia de Iracema fica mais próxima ao centro histórico de Fortaleza. Por lá, fica a Estátua de Iracema Guardiã, uma das que existe na capital cearense e homenageia o livro escrito por José de Alencar. O autor era do estado, e a história conta o que seria o surgimento do “primeiro cearense”.

Além disso, vale visitar a Ponte dos Ingleses e o Espigão da João Cordeiro. A partir delas você terá uma vista diferenciada da orla. Também são ótimos lugares para assistir ao pôr do sol.

estátua de iracema fortaleza
Estátua de Iracema Guardiã (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Praia de Meireles

Na sequência de Iracema fica a Praia de Meireles. É nela que fica a famosa Feirinha Beira-Mar, que também foi revitalizada junto com o restante da orla. Agora, a estrutura conta com 8 mil metros quadrados de área comercial distribuídos em mais de 700 boxes. Nem todos tem comerciantes ocupando, mas o espaço é bem grande e variado.

Além disso, o horário de funcionamento é de 16h às 22h, mas começa a movimentar mesmo depois do pôr do sol. Antes disso, são poucas as barraquinhas que abrem.

Outro lugar pra se visitar na Praia de Meireles, em Fortaleza, é o Jardim Japonês. Trata-se de um espaço relativamente pequeno, mas super fofo e aconchegante. Fora que tem uma vista super bonita pro mar. O nome homenageia ainda o primeiro japonês imigrante da capital cearense.

jardim japonês fortaleza
Vista do Jardim Japonês, em Meireles (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Praia de Mucuripe

Em Mucuripe existe a outra estátua de Iracema que existe na orla de Fortaleza. Além disso, há um letreiro escrito “Ceará” pra tirar foto bem em frente à praça.

Outro local bem famoso é o Mercado dos Peixes de Fortaleza. Se você gosta de frutos do mar, é um local bem recomendado por outros turistas que viajam à cidade. Eu sou vegetariana, então nem passei por lá e não posso dar maiores dicas.

Na região também tem uma filial da sorveteria 50 Sabores, que é super tradicional em Fortaleza. O diferencial do local é oferecer sabores típicos do estado e da região Nordeste.

estátua de iracema mucuripe
Estátua de Iracema em Mucuripe (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

letreiro ceará fortaleza
Letreiro do Ceará para tirar foto fica em Mucuripe (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Praia do Futuro

A partir do Mercado dos Peixes, dá pouco mais de 5km até a Praia do Futuro. Lá, o conceito é bem diferente da orla Beira-Mar. São dezenas de “barracas”, umas ao lado das outras, dos mais diferentes níveis de estrutura.

No Ceará, o conceito de “barraca” é bem diferente de outras partes do Brasil. São verdadeiros beach clubs. Todos envolvem um bar/restaurante, além de cadeiras e guarda-sóis em sua estrutura. Mas aí entram os extras: show ao vivo, parque aquático, área VIP, chuveiros, lockers, etc.

Na Praia do Futuro alguns dos mais famosos são o Chico do Caranguejo, CrocoBeach e Órbita Blue.

Aí em alguns você pode acessar gratuitamente, pagando apenas o que for consumir. Outros você já paga para entrar.

Além disso, caso você queira ir apenas curtir a praia mesmo, há acessos públicos normais.

praia do futuro fortaleza
Praia do Futuro vista de cima (Foto: ME/Portal da Copa)


O que fazer em Fortaleza: visitar o centro histórico

Reserve pelo menos um turno para conhecer o centro histórico de Fortaleza. Vale a pena passar pelo Mercado Central e ver as construções ao redor. Além disso, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura fica bem pertinho e conta com programação vasta ao longo do ano.

Mercado Central

O Mercado Central de Fortaleza é considerado o maior mercado de artesanato do Brasil. E ao entrar você já percebe que é enorme mesmo. São cinco andares e mais de 600 lojas.

Boa parte das lojas, no entanto, vende os mesmos produtos. Especialmente no quesito roupas e redes. Mas pode valer a pena pesquisar os valores e eventuais descontos.

mercado central de fortaleza
O Mercado Central tem 5 andares (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Por lá também tem área de alimentação com comidas típicas nordestinas. Já no andar do estacionamento, tem o Frutas & da Fruta, um quiosque bem pequeno que vende sucos naturais feitos na hora. O diferencial é oferecer produtos da região mesmo, como jambo, jenipapo, cajá, carambola, jatobá, buriti… Eu fui num mais certeiro mesmo: caju, hehe.

  • Horário de funcionamento:
  • de segunda a sexta, das 8h às 18h
  • sábado, das 8h às 17h
  • domingo, das 8h às 13h
quiosque de sucos
Não deixe de tomar um suco natural no mercado! (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Centro de Turismo do Ceará (Emcetur)

O Centro de Turismo do Ceará, mais conhecido como Emcetur, fica numa antiga cadeia, inaugurada em 1866. No interior, funciona uma feirinha de artesanato.

  • Horário de funcionamento:
  • segunda a sexta, das 8h às 18h
  • sábado, das 8h às 16h
  • domingos e feriados, das 8h às 12h

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura conta com 14,5 mil metros quadrados e, como o próprio nome sugere, é um complexo cultural. No espaço há planetário, cinema, teatro, auditório e biblioteca.

Além disso, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará ficam por lá. Também há um café e uma lojinha de artesanato.

O centro, de maneira geral, abre todos os dias das 9h às 21h. Mas cada um dos setores tem um funcionamento diferente. O cinema, por exemplo, segue os horários dos filmes em exibição – que variam sempre.

Os museus, por sua vez, abrem de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

Para conferir todos os horários, o melhor é consultar o site oficial.

centro dragão do mar de arte e cultura
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

centro dragão do mar de arte e cultura
Andar térreo do Centro Dragão do Mar (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana fica bem ao lado do Mercado Central e é sede da Arquidiocese de Fortaleza. A obra demorou 40 anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978.

A arquitetura é assinada pelo francês George Maunier e há referências à Catedral de Colônia, na Alemanha, e à Catedral de Chartres, na França.

catedral metropolitana de fortaleza
Catedral de Fortaleza fica ao lado do mercado (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar está a cerca de 1km de distância da Catedral e foi inaugurado em 1910. Sua arquitetura mais tradicional – e que está presente em basicamente todas as fotos sobre o local – não fica na fachada, mas no pátio interno. A famosa estrutura de ferro fundido importada da Escócia e com vários vitrais não é avistada da rua. Sendo assim, não deixe de visitar o teatro.

Para acompanhar o calendário de eventos e visitas guiadas, o melhor é consultar o Instagram do Theatro José de Alencar antes de ir.

Passeio Público

O Passeio Público de Fortaleza fica atrás da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e leva também o nome de Praça dos Mártires. Trata-se da praça mais antiga da cidade e onde se concentra o maior número de árvores centenárias da capital cearense.

Também fica por lá o Café Passeio, um aconchegante restaurante que serve comida à quilo durante a semana.


O que fazer em Fortaleza: passeios nos arredores

Fortaleza pode ser o ponto de partida para vários passeios pelo Ceará. Todos os citados abaixo podem ser feitos no esquema bate-e-volta. No entanto, claro, se você quiser aproveitar mais o destino e com mais calma, se hospedar nas localidades é sempre uma opção.

Beach Park

Um dos mais tradicionais passeios nos arredores de Fortaleza é o Beach Park, famoso parque aquático. Ele fica em Aquiraz, cidade vizinha localizada a cerca de 30km de distância.

Se você estiver de carro, há estacionamento pago no Beach Park.

Também há a possibilidade de você contratar um transfer. Neste link, você garante a sua vaga por R$ 55 (valor abril/23). A van irá te buscar no hotel e, depois, quando o parque fechar, te pega e te leva novamente para Fortaleza.

beach park
O Beach Park é um dos passeios mais tradicionais em Fortaleza (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Passeio das 3 Praias

Outro passeio muito comprado é o das 3 Praias. Você sai cedinho do seu hotel em Fortaleza e visita Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada no mesmo dia, voltando a Fortaleza no fim da tarde.

É um pouco corrido, mas uma opção para quem tem pouco tempo no Ceará e quer explorar o máximo no menor tempo possível.

Neste link, o tour custa R$ 79,90 por pessoa (valor abril/23).

Aproveite para garantir a sua vaga AQUI!

morro branco ceará
Morro Branco é uma das paradas do Passeio das 3 Praias (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Praia de Lagoinha

A Praia de Lagoinha fica no município de Paraipaba, à oeste de Fortaleza, no sentido Jericoacoara. São 107km de distância, a serem percorridos em cerca de 1h45.

A praia é bem extensa, com vasta faixa de areia, e o mar é bem calminho. O visual é completado por coqueiros à beira-mar!

Precisa de transfer para ir até Lagoinha? Garanta sua vaga aqui!

praia de lagoinha ceará
Lagoinha (Foto: Evaldo Heber/Wikimedia Commons)

Praia de Cumbuco

Cumbuco é uma das praias mais próximas de Fortaleza para um bate e volta. Também fica no sentido Jericoacoara, à oeste. São menos de 30km de distância, a serem percorridos em cerca de 40 minutos. Ou seja, ótimo passeio para quem não quer perder muito tempo no dia em deslocamento.

Na orla da praia há alguns beach clubs que você pode pagar pelo day use. Também há hotéis em estilo resort, como o Vila Galé Cumbuco, que é all inclusive!

Você pode ir até Cumbuco de carro ou, se precisar, tem transfer por R$ 55 por pessoa (valor abril/23). A van te busca no hotel e te leva de volta no fim da tarde.

praia do cumbuco ceará
Cumbuco (Foto: Divulgação)


O que fazer em Fortaleza à noite

Depois que a orla Beira-Mar foi reformada, esse é um ótimo passeio de o que fazer em Fortaleza depois que o sol se põe. Há vários barzinhos e restaurantes por lá. Além disso, vira e mexe também rolam eventos.

Para quem busca uma comida mais tradicional, tem o Mercado de Peixes e a Feirinha Beira-Mar.

Já para quem curte uma saída mais agitada, com música e shows, algumas das “barracas” da Praia do Futuro funcionam à noite. No Crocobeach e no Chico do Caranguejo, por exemplo, tem show de humor às quintas, a partir das 21h e das 20h, respectivamente.

O Pirata Bar tem forró às segundas, na Praia de Iracema. E pra quem curte uma saída mais “tradicional”, Fortaleza tem uma sede do Hard Rock Cafe, que fica no Shopping RioMar.

pôr do sol fortaleza
O que fazer em Fortaleza à noite (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)


Onde se hospedar em Fortaleza

A região mais indicada (e mais segura) para se hospedar em Fortaleza é a orla da Beira-Mar. Ou seja, praias de Iracema, Meireles e Mucuripe.

Eu fiquei no Hotel Casa De Praia, localizado a duas quadras da orla de Iracema. A hospedagem é simples, mas atendeu a todas as minhas necessidades. Tinha estacionamento e café da manhã bem gostoso. A diária custa a partir de R$ 175 para duas pessoas.

#DicaArrumaEssaMala: todos os valores expostos abaixo são referentes à menor tarifa praticada pela hospedagem. O hotel pode cobrar preços diferentes para alta temporada, feriadões, fins de semana, eventos, etc. Além disso, são para duas pessoas. Caso você goste de alguma das hospedagens, clique no link e insira a data da sua viagem. Assim você saberá o preço certinho para o seu caso, combinado? 🙂

Confira mais opções na Praia de Iracema:

Onde ficar na Praia de Meireles:

Opções de hospedagem em Mucuripe:


Quantos dias são suficientes para conhecer Fortaleza?

Se o seu objetivo é realmente apenas conhecer Fortaleza – e não passar dias inteiros na praia, por exemplo -, dois dias é o suficiente. Você consegue caminhar pelo calçadão e visitar o centro, além de passar umas horinhas na praia.

No entanto, é possível fazer vários passeios nos arredores da capital cearense – inclusive para o famoso Beach Park, na vizinha Aquiraz. Seja no estilo bate-e-volta ou pernoitando mesmo.

Nesse caso, para cada localidade nos arredores de Fortaleza que você quiser conhecer, adicione mais um dia na sua viagem.

Para fazer o roteiro mais básico pelo Ceará, tendo Fortaleza como início e passando por Canoa Quebrada e Jericoacoara, reserve pelo menos de 5 a 6 dias inteiros.

orla beira-mar fortaleza
Orla Beira-Mar revitalizada (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)


O que fazer em Fortaleza: roteiro de 3 a 7 dias

Com três dias, você faz o básico de Fortaleza, tendo dois dias apenas na capital e usando o terceiro para o Beach Park.

Tendo até uma semana inteira, aproveite para conhecer Canoa Quebrada e Jericoacoara, os destinos mais tradicionais do Ceará.

  • Dia 1: curta a orla Beira-Mar e as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe
  • Dia 2: conheça o Mercado Central, no centro, e vá até a Praia do Futuro à tarde
  • Dia 3: divirta-se no Beach Park
  • Dia 4: pegue a estrada até Canoa Quebrada e durma por lá
  • Dia 5: no retorno até Fortaleza, pare em Morro Branco
  • Dia 6: vá até Jericoacoara e durma por lá
  • Dia 7: volte para Fortaleza no fim da tarde

Claro que os roteiros podem ser adaptados conforme o seu gosto pessoal e tempo. Outros passeios legais nos arredores de Fortaleza contemplam a Praia de Lagoinha, Cumbuco e Águas Belas. Esses três ficam muito mais próximos da capital do que Jericoacoara, por exemplo. Ou seja, ótimos para quem tem um tempo mais apertado de viagem.

canoa quebrada
Canoa Quebrada é um dos lugares incríveis do Ceará (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)


Qual a melhor época para viajar para Fortaleza?

Em termos de temperatura, se o seu objetivo é curtir o calor, Fortaleza é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro. Isso porque, por se localizar mais próximo da Linha do Equador, tem temperaturas sem muitas variações ao longo dos 12 meses. A média é 27ºC.

No entanto, existem meses bem chuvosos em Fortaleza. Abril é o mês com maior índice pluviométrico, acompanhado de janeiro, fevereiro, março e maio. A partir de junho, começa a diminuir um pouco.

Os meses mais secos são agosto, setembro, outubro e novembro.

Isso, claro, não significa que você não possa pegar chuva por lá nesse período. Ou que você não possa curtir um belo dia de sol indo nos meses mais chuvosos.

Por outro lado, o Ceará tem uma temporada de ventos absurdamente fortes, que vai de agosto a outubro. Eu fui em outubro pra lá e confirmo: o negócio não é brincadeira. hehe

Sendo assim, a melhor época para viajar para Fortaleza pra se evitar chuva e os ventos é novembro e dezembro.


É seguro viajar para Fortaleza?

Infelizmente, como sabemos, grandes cidades brasileiras contam com problemas de segurança. E isso não é exclusividade de Fortaleza.

Por isso, ao viajar para a capital do Ceará, mantenha cuidados básicos que você também teria em outras regiões. Não ande sozinho à noite, não ostente itens de valor, depois de usar seu celular/câmera guarde-os novamente na bolsa ou mochila, etc. E, claro, fique sempre atento ao movimento ao redor.

De maneira geral, eu me senti segura em Fortaleza. Caminhei pelo centro, pela orla Beira-Mar e pela Praia do Futuro. Além disso, fiz tudo isso gravando para o canal, usando câmera e celular.

Claro que segui as orientações que indiquei acima. Mas não me senti em perigo em nenhum momento.

Por isso, tome cuidados básicos de segurança, mas viaje e curta muito Fortaleza!

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção
Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: