alltype - fundo claro

Do Projeto Tamar às piscinas naturais: o que fazer na Praia do Forte, Bahia

A Praia do Forte fica a 80km de Salvador e é uma boa opção de passeio bate e volta a partir da capital baiana.
A Praia do Forte fica a 80km de Salvador e é uma boa opção de passeio bate e volta a partir da capital baiana.
praia do forte bahia

A apenas 80km de Salvador, está uma das praias imperdíveis do litoral da Bahia: a Praia do Forte. O local fica ao norte da capital, seguindo pela estrada que leva até Sergipe, no município de Mata de São João. Mas, o que fazer na Praia do Forte? Neste post, vou explicar tudo e destacar os principais locais para se conhecer por lá!

Trata-se de uma praia razoavelmente pequena, sendo, assim, possível aproveitar tudo em apenas um dia. Eu aluguei um carro e fiz um bate e volta de Salvador. (Pensa em fazer o mesmo? Então dá uma pesquisada nas melhores locadoras de carro do país no RentCars). São apenas 80km de distância, percorridos em 1h20 mais ou menos.

A Praia do Forte é uma ótima opção de passeio bate e volta de Salvador (Foto: Google Maps)

A Praia do Forte, originalmente, era uma aldeia de pescadores (ainda hoje, no entanto, se realiza muita pesca na região). De acordo com seu site oficial, acredita-se que o vilarejo tenha-se iniciado em torno da fortaleza que o fidalgo português Garcia D’Ávila mandou construir, no século XVI. O local tinha a a finalidade de armazenar as mercadorias que chegavam à costa da colônia, pelo mar, e que depois seriam enviadas para Salvador.

Confira o que fazer na Praia do Forte

Projeto Tamar

É praticamente impossível visitar a Praia do Forte e não ir à sede do Projeto Tamar. Essa é uma das três primeiras bases instaladas no país (ao lado de Pirambu/SE e Comboios/ES). Foi criada em 1982 e é a sede nacional do projeto atualmente.

A cada ano, o Projeto Tamar da Praia do Forte protege mais de 1600 desovas e 100 mil filhotes de tartarugas marinhas. O projeto se dedica a pesquisar, proteger e divulgar cinco espécies de tartaruga ameaçadas de extinção.

É um projeto que acredito muito no trabalho e foi muito legal poder ver e conhecer um pouco mais pessoalmente (além de ajudar com o valor pago no ingresso). Se você viaja com crianças, torna-se ainda mais imperdível visitar, já que você terá a oportunidade de ensinar bastante aos pequenos sobre preservação ambiental e cuidado com os animais.

Você poderá aprender mais sobre a problemática da tartaruga marinha em uma série de painéis explicativos, poderá ver os cuidadores alimentando os animais (além das tartarugas, também há pequenos tubarões e arraias) e também participar de atividades e oficinas que variam ao longo do dia.

projeto tamar praia do forte
O Projeto Tamar é o programa mais imperdível da Praia do Forte (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Também há uma lojinha no Centro de Visitantes, em que você pode comprar camisetas, canecas, bichinhos de pelúcia, etc, e ajudar a financiar o projeto! Há ainda um restaurante e uma lancheria, se ficar com fome após o passeio.

Eu, por sinal, almocei no restaurante do Projeto Tamar, já que eles ofereciam uma deliciosa moqueca vegetariana!

O ingresso custa R$ 24 por pessoa.

O horário de funcionamento é todos os dias, das 8h30 às 17h30.

Igreja São Francisco de Assis

A pequena Igreja São Francisco de Assis fica localizada bem no centro da Praia do Forte, na beira da praia. Data de 1900 e tem sua arquitetura em estilo colonial, bem simples. É super simpática e vale dar uma conferida, afinal, com certeza você passará pela frente.

A praça que fica na sua frente é ponto de encontro, além de local de realização de feirinhas.

igreja são francisco de assis praia do forte
A Igreja São Francisco de Assis fica na beira da praia (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Centrinho da Praia do Forte

Também chamada de “A Vila“, o centrinho da Praia do Forte é um grande calçadão com várias lojas, bares, restaurantes, lancherias e cafés dos dois lados da rua. É lá onde você encontrará os melhores souvenirs (caso queira) e também inúmeras opções de alimentação.

É um lugar bem bonito para dar uma caminhada, mesmo que você não vá consumir nada. As construções, boa parte delas em maneira, se alinham às várias árvores e tornam o ambiente super aconchegante.

praia do forte bahia
Praia do Forte, a 80km de Salvador, na Bahia (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Praia e piscinas naturais

Pode parecer estranho, mas existem várias praias na Praia do Forte. Eu fiquei apenas na região central, onde está o Projeto Tamar e a Igreja São Francisco de Assis. Essa se chama Praia do Porto e é onde também ficam os vários barcos de pescadores.

Existe ainda a Praia do Papa Gente, a Praia do Lord e a Praia do Eco Resort.

Eu caminhei primeiro para o lado direito da Praia do Porto. Lá havia bastante infraestrutura, além de várias pessoas alugando máscara e snorkel para poder observar os peixinhos na água, que é bem rasa e calma.

No entanto, acabei me instalando no lado esquerdo mesmo, onde havia menos gente. A faixa de areia não é muito extensa e, como há muitos coqueiros e demais árvores, costuma “acabar o sol” cedo, já que as plantas fazem sombra na areia.

Mas é no final da tarde que a maré recua e formam-se lindas piscinas naturais. Você pode ficar curtindo a água no rasinho ou ir caminhando até se perder de vista, sem que a água passe nunca das canelas.

Momento #ficaadica: se você optar por caminhar, use algo para proteger seus pés, pois as pedras vão machucar – algumas são até bem pontudas.

praia do forte bahia
Aproveite o recuo do mar, para caminhar ao longe na Praia do Forte (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Castelo Garcia D’Ávila

Outro atrativo para o que fazer na Praia do Forte é a Casa da Torre ou Castelo Garcia D’Ávila. Eu, infelizmente, por ter ficado na praia apenas um dia, não tive a oportunidade de conhecer. Até porque ela não fica localizada bem no centrinho e, sim, distante 5km a pé (se for de carro, precisa dar umas voltinhas a mais, e o percurso sobe para 7km) da Igreja São Francisco de Assis.

O local é considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Foi mandado construir por Garcia D’Ávila em 1551. Garcia era almoxarife da coroa real. Por três séculos, foi destaque na defesa brasileira.

No entanto, em 1835, acabou sendo abandonado, com o fim do regime, e se tornou uma grande ruína. Foi tombado como patrimônio pelo Iphan apenas em 1938.

O Castelo Garcia D’Ávila fica um pouco distante do centro da Praia do Forte (Foto: Creative Commons)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: