alltype - fundo claro

O que fazer no Guarujá, SP? Seis praias para você conhecer

Confira dicas para Praia das Pitangueiras, Praia do Éden, Praia de São Pedro e mais! O Guarujá conta com opções para todos os gostos.
Confira dicas para Praia das Pitangueiras, Praia do Éden, Praia de São Pedro e mais! O Guarujá conta com opções para todos os gostos.

A “Acapulco brasileira” (fãs de Chaves entenderão a referência, hehe), Guarujá é um dos principais destinos do litoral de São Paulo. Faz parte da microrregião de Santos. Neste post, vou contar o que fazer no Guarujá em dois dias a partir do roteiro do Arruma Essa Mala.

Oficialmente, Guarujá conta com 27 praias, dos mais diversos tipos, desde as com super estrutura, orla, quiosques, etc, até as que ficam dentro de condomínios fechados, até outras que só é possível acessar via trilha. Ou seja, opção é o que não falta!

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Um pouquinho de história

De acordo com informações do site da Prefeitura de Guarujá, a cidade foi visitada pela primeira vez em janeiro de 1502 por exploradores portugueses como André Gonçalves e Américo Vespúcio. No entanto, acabou ficando mais de 300 anos “abandonada”, tendo apenas a extração de óleo de baleia, pesca e poucos engenhos de açúcar como atividade econômica.

Um decreto imperial em 1832 a alçou à condição de Vila. E, em 1947, se tornou município.

praia de são pedro guarujá
Há praias para todos os gostos no Guarujá (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como chegar

Guarujá está a 84km de distância da capital São Paulo. Está localizada na Ilha de Santo Amaro e é separada do continente pelo Canal de Bertioga e da Ilha de São Vicente pelo Estuário de Santos.

Eu passei por Guarujá quando estava fazendo uma road trip pelo Brasil – ou seja, de carro. Caso você também queira conhecer a cidade dessa forma, recomendo alugar um carro pela RentCars. Na plataforma, você compara preços, modelos e formas de pagamento entre as principais locadoras de carro do país.

Praias do Guarujá

Fiquei dois dias no Guarujá e conheci seis praias. Eu, como adoro praias menores e mais reservadas, elegi a do Éden a minha preferida. Confere só as dicas de cada uma:

Praia do Éden

O acesso à Praia do Éden é via uma condomínio fechado, mas todos podem frequentar sem problema algum. Ela é bem pequena e, por isso, na alta temporada e nos finais de semana, corre o risco de ficar bem lotada.

Também não há nenhum comércio ou quiosque. Portanto, leve seus comes e bebes, se for o caso.

Para quem for de carro, a dica é estacionar no condomínio, virando na primeira à esquerda na subida do Morro do Sorocotuba. Lá tem segurança. Antes de ir para o Guarujá, li vários comentários de gente que deixou o carro na rua e teve ele arrombado. Comigo, foi tudo super tranquilo e não aconteceu nada durante a estadia inteira.

Para acessar propriamente a praia, é preciso descer uma escadaria razoavelmente longa em meio à vegetação.

Praias do Mar Casado e de Pernambuco

As praias do Mar Casado (foto abaixo à direita) e de Pernambuco (foto abaixo à esquerda) ficam uma ao lado da outra e são “divididas” apenas pela existência de uma ilha. Com a maré baixa, dá para ir de uma a outra pela faixa de areia que se forma.

Em ambas, o mar é bem calmo, e há quiosques para consumo de bebida e comida, além de atividades no mar (como stand up). A Praia de Pernambuco é mais extensa.

Na ilha que separa as duas praias há uma trilha. É possível percorrê-la para ver a região de cima, além do mar do outro lado.

É uma trilha tranquila. Percorri de biquíni e chinelo (trajes não ideais para uma trilha) e deu tudo certo.

mar do guarujá
Vista para o mar depois da trilha do Mar Casado e Pernambuco (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Praia do Perequê

Não achei uma praia indicada para banho. Mas ela fica no caminho para a Praia de São Pedro e é bem bonitinha, já que é frequentada por pescadores, tendo um píer e vários barquinhos. Cenário para aquela famosa foto de Instagram 😉

Para quem gosta de frutos do mar (eu sou vegetariana), parece que essa praia é a que tem os melhores restaurantes desse tipo de gastronomia.

praia do perequê guarujá
A Praia do Perequê é cheia de barcos de pescadores (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Praia das Pitangueiras

É a praia central do Guarujá. Tem 1.800 metros de extensão, sendo uma das maiores da cidade. Também é onde ocorreu o desenvolvimento inicial do Guarujá.

Há uma orla extensa e repleta de comércio, com bares e restaurantes para todos os gostos, além de ser residencial, tendo uma série de prédios super altos.

É boa para frequentar tanto durante o dia, para ficar na areia e pegar um sol, quando à noite, quando o movimento também é intenso.

Praia de São Pedro

É uma praia “escondida” no Guarujá, já que é preciso percorrer mais de 25km da região central em direção a Bertioga para chegar lá.

A Praia de São Pedro tem 1.290 metros de extensão e, nos dois extremos, há várias pedras, deixando o visual ainda mais bonito nesses pontos.

A praia fica dentro de um condomínio fechado em uma área de preservação ambiental. Mas, assim como a Praia do Éden, todos podem acessar.

Na entrada há uma guarita e um fiscal que controla a entrada dos visitantes. Como o estacionamento tem apenas 95 vagas, a dica é tentar chegar cedo, já que, se lotar, será preciso ficar aguardando na rua até que alguém vá embora.

Também há banheiro e ducha no estacionamento.

Já foi para o Guarujá? Me conta nos comentários o que achou 🙂

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: