O Muro de Berlim é a simbologia máxima de um dos períodos recentes da história alemã – a divisão do país após a Segunda Guerra Mundial. E alguns fragmentos seguem de pé até hoje, no meio da rua ou em memoriais. Sendo assim, neste post vou te mostrar 6 lugares onde ver o Muro de Berlim.
À exceção dos locais que estão no tópico 3 e 4, que ficam a 500 metros de distância um do outro, os demais são distantes entre si. Ou seja, você não vai conseguir visitar todos num mesmo dia.
Quer dizer, até pode visitar, mas não faz sentido. Porque você vai perder tempo e dinheiro em deslocamento enquanto pode tranquilamente organizar por áreas próximas no seu roteiro de viagem em Berlim.
Dito isso, bora começar?
Confira também as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
História do Muro de Berlim
Após a Segunda Guerra Mundial, da qual a Alemanha saiu derrotada, o país foi dividido entre os Aliados. Ou seja, Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética. Cada um ficou com um pedaço do país.
No entanto, Berlim – a capital – estava do lado soviético da Alemanha. Por isso foi decidido que Berlim também fosse dividida entre essas quatro potências.
Isso ocorreu logo no pós-guerra, em 1945. Mas no início a população podia transitar entre os lados. Havia placas e postos de controle, assim como militares que faziam o controle. Mas a passagem não era fisicamente impedida.
Foi só em 1961 que a União Soviética decidiu construir o Muro de Berlim, que ficou de pé até 1989. Ou seja, 28 anos.
- LEIA TAMBÉM:
- Tribunal de Nuremberg: como visitar o local onde nazistas foram julgados na Alemanha
- Munique, Alemanha: o que fazer na capital da Baviera e terra da Oktoberfest
- Dresden: o que fazer, como chegar, onde ficar e mais sobre a capital da Saxônia
- Confira todos os posts sobre a Alemanha
Por que o Muro de Berlim foi construído?
De uma maneira bem simplificada e simplista, o muro foi construído pra impedir que as pessoas fugissem do lado oriental (soviético) para o ocidental (norte-americano).
Há de se lembrar que, nesse período, entre 1947 e 1991, aconteceu a Guerra Fria. Que foi o grande conflito político e ideológico entre Estados Unidos e União Soviética. Cada qual queria expandir sua influência e seu domínio sobre o restante do mundo. E a Alemanha, principalmente Berlim, acabou se tornando um grande retrato dessa polarização e disputa entre as duas potências.
Até o começo da década de 60, já havia rolado vários conflitos e tensões entre EUA e União Soviética. Até que o ápice na Alemanha ocorreu justamente em 1961, quando os soviéticos decidiram, do dia para a noite, construir o muro, sem dar nenhuma chance das pessoas organizarem suas vidas.
O Muro de Berlim sobreviveu até 9 de novembro de 1989, quando finalmente caiu. Muitos trechos foram destruídos pelos próprios moradores. Outros tantos pelo governo alemão.
Os trechos que sobreviveram – e que você pode visitar atualmente – eu listo abaixo 🙂
Onde ver o Muro de Berlim
Como falei no começo desse post, os locais onde ver o Muro de Berlim não ficam muito próximos uns dos outros. Por isso, o melhor é separá-los em dias diferentes do seu roteiro de viagem.
No mapa abaixo, indiquei onde fica cada um dos locais que cito e explico melhor abaixo. Dessa forma, você consegue visualizar melhor as distâncias e as localizações.
Além disso, todos os lugares onde ver o Muro de Berlim são gratuitos. Também ficam no meio da rua, possibilitando serem visitados a qualquer hora do dia. A exceção é o Centro de Documentação do Memorial do Muro e a parte interna do muro que fica na Topografia do Terror, que aí tem de respeitar o horário de funcionamento dos museus.
Dito isso, bora pros 6 lugares onde ver o Muro de Berlim!
1. Memorial do Muro de Berlim
Vou começar a lista logo com o melhor lugar para se ver o muro, que é justamente o Memorial do Muro de Berlim. É nesse lugar que você vai poder aprender mais sobre o que foi essa divisão, o que motivou, como que as pessoas tentavam escapar, as estratégias que o governo soviético utilizava pra evitar isso e por aí vai.
A maior parte do memorial é a céu aberto, com várias fotos e painéis explicativos. Tem vários trechos do muro original e também um pequeno trecho que foi reconstruído com propósito expositivo. Isso porque, no memorial, você consegue ver bem como que era a “zona da morte”.
Afinal, o Muro de Berlim não era simplesmente um muro comum, né. Que bastava passar por cima e, pronto, chegou do outro lado da cidade.
Existia todo um espaço entre dois muros com torres de vigilância, cachorros, arame farpado, estacas, campo minado, enfim… várias formas de impedir que as pessoas fugissem. Se elas tentassem, provavelmente acabariam morrendo ou seriam capturadas.
Além da área a céu aberto, também tem um Centro de Documentação, que é um museu, pequeno, com várias outras informações. Mas o mais legal é que no último andar tem um terraço e a gente consegue ver essa “zona da morte” perfeitamente.
2. East Side Gallery
Do melhor lugar para se aprender sobre o que foi o Muro de Berlim para o local mais famoso. O segundo dessa lista é a East Side Gallery.
São exatos 1.316 metros de extensão, com todos os blocos de concreto revestidos de pinturas e grafites. Justamente por isso, é considerada a mais longa galeria ao ar livre do mundo.
É um passeio bem legal e super tradicional, poder ver as artes e também ter uma dimensão maior de como era o muro naquela época. Afinal, é a área mais contínua de muro ainda de pé em Berlim.
No entanto, não há nenhum painel explicativo a respeito da história. Por isso, recomendo conhecer o East Side Gallery depois de já ter visitado algum dos outros locais dessa lista.
Um dos murais mais famosos é o do russo Dmitri Vrubel, que pintou o “beijo fraternal socialista” entre Leonid Brejnev, que chefiou a União Soviética entre 1964 e 1982, e Erich Honecker, presidente da Alemanha Oriental entre 1976 e 1989.
3. Potsdamer Platz
A Potsdamer Platz é uma das praças mais importantes de Berlim. E é nesse lugar, o terceiro da lista, que tu vai conseguir ver mais pedaços do muro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi completamente destruído. Por isso, durante a Guerra Fria e a divisão da cidade, a Potsdamer Platz foi uma grande zona morta. Foi só com a queda do muro, em 1989, que a praça foi reconstruída e hoje é um dos símbolos dessa nova Berlim, unificada.
Bem na frente da estação de trem e de metrô tem seis blocos do muro originais. Eles não estão no exato local onde o muro passava, já que os últimos fragmentos foram removidos em 2008. Mas depois eles colocaram o que está lá hoje justamente para ser um memorial.
Também tem um único bloco solitário todo pintado na grama da Leipziger Platz, bem em frente ao Museu de Espionagem (sim, tem um museu de espionagem em Berlim, haha). É tudo na mesma região, só caminhar alguns passos e atravessar a rua.
4. Topografia do Terror
Uns 500 metros de distância separam a Potsdamer Platz do quarto lugar dessa lista, a Topografia do Terror. Esse é um museu excelente e gratuito sobre a Segunda Guerra e os horrores que eram cometidos pelas polícias nazistas.
Mas mesmo que a temática do museu não seja a mesma que engloba o muro, que no caso é Guerra Fria, uma coisa se sucedeu à outra. A Alemanha e Berlim só foram divididas porque os Aliados venceram a Segunda Guerra. E só teve Segunda Guerra por causa do nazismo.
Então, na Topografia do Terror, também tem um pedaço do muro. É um trecho de 200 metros e é bem interessante ver as partes que estão destruídas. E que foram destruídas pelos próprios berlinenses, em 1989. Tem algumas pichações e grafites que também são originais da época.
Então é um lugar em que você consegue ver e aprender sobre dois períodos diferentes da história da Alemanha ao mesmo tempo.
5. Bösebrücke
A Bösebrücke foi o primeiro local onde os portões foram abertos, em 9 de novembro de 1989, para que os berlinenses pudessem passar de um lado a outro da cidade.
Bem ao lado existe uma praça. Hoje, ela leva o nome da data, mas, na época, existia um posto de controle. Quando foi autorizada a passagem, cerca de 20 mil alemães do lado oriental puderam cruzar a Bösebrücke pela primeira vez desde 1961.
Por lá existem fragmentos do muro e também painéis explicativos com muito mais detalhes sobre essa história.
6. Invalidenfriedhof
O Cemitério dos Inválidos (Invalidenfriedhof, em alemão) é um dos mais antigos cemitérios de Berlim. Era um tradicional local de sepultamento dos soldados do Exército da Prússia, além de muita gente que lutou pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
No entanto, durante a Guerra Fria, esses túmulos foram removidos para que a área que tornasse a “zona da morte” (aquele espaço entre dois muros cheios de obstáculos para impedir que as pessoas fugissem).
Sendo assim, também existem ainda alguns fragmentos do muro por lá. Além disso, muitas das lápides e dos túmulos voltaram para o local original, então também é legal para conhecer essas duas partes diferentes da história alemã.
E aí, qual desses locais você já conhece ou gostaria de conhecer? 🙂
Seguro viagem obrigatório para a Europa
O seguro viagem é um dos documentos obrigatórios e que você precisa ter para poder entrar na Europa. Todos os países signatários do Acordo de Schengen (a Alemanha é um deles) exigem uma apólice mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
Além disso, o seguro viagem lhe garante indenização em problemas com bagagem (caso danificada e/ou extraviada) e companhias aéreas (como atraso e/ou cancelamento de voo).
Sendo assim, não viaje sem o seu seguro viagem! No box abaixo você confere algumas das opções mais baratas. Para saber mais detalhes de cada um dos planos, basta clicar no preço que o link abrirá.
Passagem aérea para Berlim
Para poder conhecer todos os fragmentos do Muro de Berlim que ainda estão de pé, você precisa garantir sua passagem aérea para a Alemanha. A capital alemã é uma das principais cidades para se visitar no país e com maior oferta de voos saindo do Brasil – assim como Munique e Frankfurt.
Confira no Vai de Promo – um dos parceiros aqui do blog – as melhores opções de passagens aéreas para Berlim.
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas