O Residenz, no centro de Munique, era a residência oficial e local de trabalho dos reis da Baviera. E, a 6,5km de distância, fica o Palácio Nymphenburg, a casa de veraneio destes mesmos reis.
Desde que a monarquia na Alemanha acabou, em 1918, o palácio, claro, perdeu a sua funcionalidade e, em pouco tempo, se tornou o museu que é hoje.
Sendo assim, esse é um passeio super legal pra se fazer em Munique para quem tem, pelo menos, dois dias inteiros na cidade. Você poderá visitar várias salas, ver mobiliário e obras de arte e também entender mais sobre esse lado da história de Munique. Além disso, também existem os jardins (que são de acesso gratuito).
Dito isso, neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar o Palácio Nymphenburg na sua viagem. Bora?
- LEIA TAMBÉM:
- Nuremberg: o que fazer, onde se hospedar, o que comer e mais dicas
- Onde ficar em Nuremberg: os melhores hotéis para se hospedar
- Frankfurt: o que fazer na cidade do vinho de maçã na Alemanha
- Todos os posts sobre a Alemanha no blog
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
História do Palácio Nymphenburg
A construção do Palácio Nymphenburg foi encomendada, em 1664, como um presente do príncipe-eleitor Ferdinand Maria para sua esposa, Adelheid de Savoy, em virtude do nascimento do seu filho (e herdeiro ao trono), Max Emanuel.
Ferdinand Maria era da dinastia dos Wittelsbach e governou a Baviera de 1651 a 1679, no âmbito do Sacro Império Romano-Germânico. Essa dinastia, aliás, governou a Baviera por praticamente 600 anos!
O palácio, depois, ao longo dos anos, foi sendo expandido pelo próprio Max Emanuel e gerações futuras.
E, como dito no começo desse post, Nymphenburg era o palácio de verão dos monarcas. Além disso, a construção foi dedicada à deusa pastoral Flora e suas ninfas – o que explica o nome do local.
Onde fica o Palácio Nymphenburg
O Palácio Nymphenburg fica na região oeste de Munique, a 6,5km de distância do centro histórico.
É uma zona muito mais residencial e mais tranquila do que o centro, que sempre tem muita gente circulando pra cima e pra baixo.
#DicaArrumaEssaMala: estique o seu passeio até o Hirschgarten e vá caminhando até lá para conhecer esse outro lado de Munique. Nesse parque existe o maior biergarten da cidade e vários veados/corças super gracinhas!
Como chegar
A forma mais prática para ir até o Palácio Nymphenburg de transporte público a partir do centro histórico é o Tram (que é tipo um VLT). Duas linhas passam por lá: o 16 (Romanplatz) e o 17 (Amalienburgastrasse).
O 17 para praticamente na frente, mas a gente acabou pegando o 16 porque chegou bem antes. Aí andamos só duas quadras até o palácio.
As outras opções, tanto o trem quanto o metrô, envolvem uma caminhada bem maior, de 25 minutos mais ou menos. Se decidir pelo trem, pegue o S8 e pare em Laim.
Já se optar pelo metrô, pode pegar o U1 ou o U7 e descer em Rotkreuzplatz.
Caso prefira, você também pode contratar um tour particular com translado até o castelo com duração de 5h e guia em inglês. Além disso, também conta com ingressos antecipados para fugir das filas. RESERVE AQUI!
O que visitar no Palácio Nymphenburg
Ao visitar Nymphenburg, você pode conhecer tanto o palácio principal (ingresso mais básico), quanto os jardins (gratuitos). Além disso, há o Museu de Porcelana, o Museu de Carruagens e outros dois museus que não necessariamente estão ligados com a história do palácio, mas acabaram se estabelecendo no complexo.
Também há os castelos do parque, que são lindíssimos. Para visitá-los, é preciso comprar um ingresso à parte.
Palácio Nymphenburg
Você vai precisar de mais ou menos 1h30 para poder ver todas as salas do palácio. Embora a residência seja enorme, são poucas as salas que estão de fato abertas para visitação no museu.
O destaque fica por conta do Festsaal, o Salão de Festas. É o primeiro local que você visitará após subir as escadas. O estilo em rococó é exuberante, com lustres chiquérrimos e pinturas nas paredes e no teto.
Outro local importante do palácio é a Galeria das Belezas. No entanto, tem uma história meio creepy por trás dela. O salão conta com 38 pinturas de mulheres da aristocracia e burguesia alemã feitas a mando do Rei Ludwig I, que era um grande “apreciador da beleza feminina”. E uma dessas mulheres era a amante do rei, a dançarina Lola Montez.
Também se destaca no palácio o quarto verde onde nasceu Ludwig II, o “rei dos contos de fada”. Foi ele que ordenou a construção do famoso Castelo de Neuschwanstein.
Marstallmuseum
Esse museu expõe várias carruagens luxuosíssimas da monarquia bávara. O Marstallmuseum fica no antigo estábulo do palácio, e uma das principais peças em exposição é a carruagem que transportava o Rei Ludwig II. Também se destaca o veículo da coroação do Imperador Karl VII, em estilo rococó francês.
Museu de Porcelana
O Museu de Porcelana reúne peças do século XVIII até o XX. E tudo começou a partir da criação de uma fábrica de porcelana, em 1747, por Max III Joseph, sendo Franz Anton Bustelli o criador de boa parte das peças.
A coleção, por sua vez, foi fundada por Albert Bäuml, que assumiu essa fábrica em 1888.
Jardins do palácio
O parque ao redor do palácio é o segundo maior da cidade, atrás só do Englischer Garten. O parque, aliás, é inspirado nos jardins franceses do Palácio de Versalhes, com o alinhamento simétrico abaixo da escadaria principal.
O resto dos 229 hectares é predominantemente em estilo inglês, com riachos, canais, cascatas, pontes e lagos artificiais.
Além disso, o acesso ao parque é gratuito. Também é bem comum você ver os locais circulando por lá, fazendo exercícios ou sentados nos bancos comendo seu almoço ou lendo um livro.
#CuriosidadeArrumaEssaMala: no verão, rolam passeios de gôndola pelos canais do palácio. Já no inverno, quando fica bem frio e neva, tudo congela. Sendo assim, se torna pista de patinação, hóquei no gelo e curling.
Castelos do parque
Há quatro castelos no parque. O Amalienburg é uma das criações mais preciosas do rococó europeu. Era um pavilhão de caça que o príncipe-eleitor Karl Albrecht construiu para sua esposa Maria Amalia, filha de um imperador, a partir de 1734. O local mais famoso é a ‘sala de espelhos’.
Já o Badenburg é uma casa de banhos, construída entre 1718 e 1722.
O Pagodenburg é uma construção em estilo chinês do século XVIII e espaço para os nobres descansarem quando jogavam no Mailbahn.
O Magdalenenklause, por sua vez, foi concluído pelo filho de Max Emanuel (entre 1725 e 1728) e foi concebido para ser os aposentos de um eremita.
Quanto custa
O tíquete básico dá acesso apenas ao palácio principal. Caso você deseje visitar os demais museus e os castelos que ficam no jardim, terá de pagar o ingresso à parte. Confira:
- Palácio Nymphenburg: 8 euros
- Marstallmuseum e Museu de Porcelana: 6 euros
- Parkburgen (castelos do palácio): 5 euros
Horário de funcionamento
Há diferentes horários de funcionamento para cada setor do palácio, museus, parque, etc. Dito isso, confira quais são:
- Palácio Nymphenburg, Marstallmuseum e Museu de Porcelana:
de abril a 15 de outubro: todos os dias, das 9h às 18h
de 16 de outubro a março: todos os dias, das 10h às 16h
- Palácios do parque:
de abril a 15 de outubro: todos os dias, das 9h às 18h
de 16 de outubro a março: fechado
- Jardins do palácio:
janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro: das 6h às 18h
abril e outubro: das 6h às 20h
de maio a setembro: das 6h às 21h30
E aí, ficou com vontade de conhecer o Palácio Nymphenburg?
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas