alltype - fundo claro

Parque da Cidade Niterói: melhor pôr do sol, como chegar, dicas e fotos

O Parque da Cidade, em Niterói, oferece uma das mais belas vistas para o Rio de Janeiro. E o pôr do sol é especial por lá. Confira!
O Parque da Cidade, em Niterói, oferece uma das mais belas vistas para o Rio de Janeiro. E o pôr do sol é especial por lá. Confira!
parque da cidade niterói

O Parque da Cidade Niterói é um dos melhores locais (o meu preferido, para falar a verdade) para se ver o pôr do sol em Niterói. Curiosamente, a vista do Parque da Cidade é basicamente para a cidade do Rio de Janeiro, que está do outro lado da Baía de Guanabara.

Desse ponto, é possível ver o Cristo Redentor, a Ponte Rio-Niterói, o Corcovado, o Pão de Açúcar, etc. Forçando um pouco a vista ou com o zoom de uma câmera, dá para visualizar até a Pedra da Gávea.

O parque foi inaugurado em 1976 e é uma área de preservação ambiental de administração do município.

Sendo assim, essa é a dica do post de hoje. Saiba tudo como chegar até lá, horário de funcionamento, melhor momento para fotos, estacionamento e mais!

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Parque da Cidade Niterói: horário de funcionamento

De acordo com o site da Neltur, a empresa de lazer e turismo de Niterói, o Parque da Cidade funciona das 6h às 18h. No horário de verão, das 7h às 19h.

Como não há mais horário de verão no Brasil desde o último ano, há de se considerar esse funcionamento ampliado para os meses de verão. Mesmo assim, em todas as vezes em que fui ao Parque da Cidade de Niterói nunca vi nenhum responsável “expulsando” ninguém do local. Após o pôr do sol, todos vão embora, e os guardas fecham o portão de acesso.

No entanto, também há relatos na internet de visitantes que foram, sim, avisados pelos guardas que o parque estaria fechando após as 18h e que, por isso, eles deveriam ir embora. Mesmo assim, foi tudo super tranquilo.

O Parque da Cidade de Niterói fica no bairro de São Francisco, na Estrada da Viração, s/n°. A entrada é gratuita!

pôr do sol no parque da cidade niterói
No pôr do sol, o Parque da Cidade sempre fica lotado (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Melhor horário para fotos

O pôr do sol certamente é o ponto alto do Parque da Cidade Niterói. No entanto, é importante destacar que existem dois mirantes no local. O principal, que gera as melhores imagens, tem vista para o Rio de Janeiro. Mas, do lado oposto, há outro, menor e menos aberto, que exibe Niterói.

Os dois mirantes são, na verdade, pistas de voo livre. E elas são realmente utilizada para essa finalidade. Por outro lado, especialmente ao final da tarde, ambas são tomadas por pessoas sentadas e de pé assistindo ao espetáculo da natureza.

O Parque da Cidade de Niterói produz imagens lindas em qualquer momento do dia. Como vocês podem ver nas fotos que ilustram esse post. Há imagens tanto do sol indo embora, quanto de um dia ainda com o céu azul.

Por isso, minha dica é: caso você só tenha um dia para visitar o local, tente ir algum tempo antes do pôr do sol. Assim você consegue ter os dois tipos de imagens.

Parque da Cidade Niterói: como subir

O Parque da Cidade de Niterói fica em uma altitude de 270m. Sendo assim, trata-se de um caminho de subida a partir da orla de São Francisco. Por ser uma estrada estreita (apenas uma pista para subir e outra para descer) e sinuosa, não há circulação de ônibus.

Dessa forma, o trecho final, da Estrada da Viração, precisa ser completada de carro, táxi, aplicativo de transporte particular, van de turismo, bicicleta ou a pé mesmo. Abaixo, todas as formas de se chegar no Parque da Cidade.

De carro

A forma mais fácil e prática de se chegar ao Parque da Cidade Niterói é certamente de carro particular. Além de você ter total flexibilidade de tempo e locomoção, também há de se levar em conta que não há ônibus circulando pela Estrada da Viração.

Basta escrever no seu GPS “Parque da Cidade Niterói” que você será direcionado corretamente ao destino. Caso você saia do Rio de Janeiro, terá de, obrigatoriamente, pegar a Ponte Rio-Niterói e seguir em direção à Icaraí e São Francisco.

Já em São Francisco, entre na Rua Nossa Senhora de Lourdes e, na bifurcação com a Estrada da Viração, dobre à direita para subir até o estacionamento do parque.

Estacionamento

Aliás, há estacionamento no Parque da Cidade. Ele não é muito grande, então tente não chegar em cima da hora para o pôr do sol, sob risco de não conseguir estacionar ou demorar muito tempo no engarrafamento que se forma.

Isso porque os carros começam a estacionar ao longo da própria estrada. E lembra que falei o quanto a via era estreita e com apenas duas pistas? Pois é. O fato de os veículos estacionarem em um dos lados faz com que a via se torne ainda mais estreita.

Sendo assim, se um carro está subindo e não encontra vaga e precisa descer, ele tem de, obrigatoriamente, subir até o parque, fazer o retorno na rotatória do estacionamento e, aí sim, iniciar a descida.

De ônibus

Como foi dito, não há nenhuma linha de ônibus circulando pela Estrada da Viração. Ou seja, você não conseguirá chegar na porta do parque de transporte público. Dessa forma, o mais indicado é você pegar um ônibus até a orla de São Francisco e, de lá, pegar um táxi ou aplicativo de transporte.

Se você decidir subir a pé ou de bike o trecho final, tenha em mente de que é uma subida de 2,2km. Consequentemente, você demorará cerca de 40 minutos ou 1h para completar o trecho.

Existem várias linhas de ônibus que param nas proximidades da Rua Nossa Senhora de Lourdes, onde você iniciará a subida para o parque. Para saber qual pegar, depende de que área da cidade você está saindo. Algumas opções de ônibus: 17, 32, 38, 38A, 46 e 48.

Se você for sair do Rio de Janeiro, pode pegar um ônibus intermunicipal até Niterói ou a barca que sai da Praça XV, no centro. A depender do horário que você for, em virtude do trânsito, a barca é a melhor opção.

De bike ou a pé

É possível chegar até o bairro de São Francisco de transporte público e subir a rua até o parque a pé ou de bicicleta. No entanto, tenha em mente de que se trata de uma subida com trechos bem íngremes de 2,2km.

No estacionamento para carros há também uma área para motos e que você pode deixar a sua bike por lá.

Não recomendo fazer essa subida a pé ou de bike se você não tiver um ótimo preparo físico. Mesmo assim, considere cerca de 40min a 1h apenas para esse trajeto.

O Parque da Cidade Niterói é perigoso?

Basicamente tudo no Brasil pode ser considerado perigoso. E poderíamos discutir aqui crise econômica, desigualdade social e, consequentemente, crise também na segurança pública.

O Parque da Cidade Niterói é um local turístico. Sempre há muita gente por lá, especialmente para o pôr do sol e aos fins de semana. Além disso, há guardas que controlam a entrada no portão. Mas, claro, no Brasil, todo mundo está sujeito a tudo a qualquer momento.

Existem casos de violência e assalto por lá, sim. No entanto, é preciso observar que:

  1. muitos dos assaltos ocorrem depois que começa a anoitecer e o parque fica mais vazio;
  2. muitos dos assaltos – e até uma tentativa de estupro que ocorreu em 2019 – acontecem nas trilhas que levam ao parque e não são tão movimentadas assim. Eu mesma não recomendo fazê-las a menos que você conheça bem a região.

Sendo assim, de maneira geral, não considero o Parque da Cidade Niterói perigoso. Basta você tomar as precauções necessárias, observar os alertas de segurança (se o guardinha disser para você que já passou da hora e é para ir embora, vá) e ficar onde a maioria das pessoas está.

pôr do sol parque da cidade niterói
Não deixe de assistir a um pôr do sol no Parque da Cidade (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Parque da Cidade Niterói: café da manhã

Ao lado da sede do parque, do lado oposto do estacionamento para onde ficam os mirantes, existe o Parque Bistrô. Trata-se de um pequeno café, que serve lanches para o café da manhã, almoço e, em alguns dias em especial (consultar programação), happy hour.

Antes do Parque Bistrô, existia um outro restaurante que realizava um famoso café da manhã no Parque da Cidade Niterói. Se chamava Sierra e Mar, que já não opera no local.

No entanto, ainda é possível tomar um café da manhã apreciando a bela vista do parque. Além da área interna, também há um deck de madeira com várias mesas.

Não posso opinar com relação ao gosto das comidas, se valem a pena ou não, pois nunca comi. Em uma das vezes em que fui, olhei o cardápio, mas achei tudo com valores bem salgadinhos… Dessa forma, acabei não consumindo nada. Mas se o que mais importa para você é a vibe, posso garantir que isso certamente você encontrará por lá.

pôr do sol no parque da cidade
O Parque da Cidade tem uma das melhores vistas em Niterói (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: