alltype - fundo claro

Como é alugar um carro em Los Angeles: dicas de trânsito, pedágio, estradas e combustível

Confira um guia completo com dicas para alugar um carro e dirigir pelos Estados Unidos
Confira um guia completo com dicas para alugar um carro e dirigir pelos Estados Unidos
carro em los angeles

Muitos turistas que visitam Los Angeles decidem por alugar um carro por lá. E foi o que eu também fiz durante a minha viagem aos Estados Unidos. Eu aluguei um carro em Los Angeles, fui até Las Vegas e fiz uma road trip pela Rota 66.

Por isso, preparei esse post, para não deixar nenhuma dúvida sobre como é alugar um carro nos Estados Unidos, como foi fazer isso em Los Angeles, como são as estradas, pedágios, leis de trânsito, como abastecer o veículo, enfim, um guia completo para que você também possa fazer o mesmo na sua viagem para lá!

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Onde alugar o carro

Pois vamos começar do começo. Eu aluguei o carro quando ainda estava aqui no Brasil. Eu sempre uso a RentCars, pois nessa plataforma posso comparar os preços e vantagens de todas as melhores locadoras de veículo do local pra onde eu vou.

E uma das principais vantagens é que muitas das ofertas permitem que você pague antecipadamente do Brasil, em reais. Se você deixar para pagar em uma locadora de veículo internacional na hora, você terá de pagar no cartão de crédito internacional obrigatoriamente e, com isso, estará sujeito a alterações de câmbio, além dos 6,38% de IOF.

Lembrando que, mesmo que você pague o valor do aluguel do carro no Brasil, em reais, você terá de apresentar um cartão de crédito internacional válido e com limite na hora da retirada. Isso vale para qualquer aluguel de carro, em qualquer lugar do mundo.

Isso porque será feito um caução em valores que variam de locadora para locadora. Esse valor não é debitado do cartão. Ele fica bloqueado como uma garantia para a empresa caso aconteça algo e você dê um calote nela.

estacionamento de carro em Los Angeles
Fique atento às placas para saber onde estacionar em Los Angeles (Foto: Pixabay)

Qual locadora de carro escolher?

Ah, e vocês sempre me perguntam qual locadora eu escolhi nas viagens em que alugo carro. E a minha resposta é sempre a mesma: a que tinha o melhor custo-benefício pra atender às minhas necessidades naquele momento.

O funcionamento das locadoras de veículos é sempre muito semelhante – inclusive na hora de cobrar taxas surpresas. Isso vai acontecer quase sempre. Por isso sempre uso a RentCars, assim posso comparar as vantagens de várias empresas e ver qual vale a pena pra mim ou não.

APROVEITE E GARANTA SEU CARRO COM O MELHOR PREÇO AQUI!

Como ir até a locadora a partir do aeroporto de Los Angeles

A retirada do veículo foi feita em Los Angeles. Quando o meu voo chegou, desembarquei no aeroporto (LAX) e, logo na saída da área de devolução de bagagens, estava a área de embarque para as locadoras de carro.

Na pista central da rua à frente do setor de desembarque, há várias placas indicando os locais onde os ônibus de cada locadora de carro param para deixar e pegar novos clientes. Basta você encontrar a placa da locadora que você alugou o seu e aguardar pelo transporte que o levará até a empresa.

Ao chegar na locadora, realizamos todo o trâmite burocrático, assinamos o contrato, fizemos o caução e saímos com o carro em Los Angeles.

Retirando o carro da locadora

O curioso do aluguel de carro em Los Angeles foi que, ao chegar no pátio onde ficam estacionados todos os veículos, o atendente daquele setor apenas nos perguntou qual era o tipo de carro que havíamos contratado (que pode ser econômico, intermediário, premium, etc…), não conferiu nenhum documento, e nos deixou escolher qual nós queríamos – dentre, claro, as opções daquela modalidade.

Também não foi feita nenhuma revisão do veículo. Normalmente as locadoras fazem uma vistoria com o cliente presente para ter registrado as condições nas quais o veículo foi entregue e, assim, poder provar caso haja algum dano na devolução. Mas não foi o caso. Apenas pegamos o veículo e saímos.

Na devolução, a vistoria também foi quase inexistente. A atendente em questão apenas deu uma olhada geral pelo lado de fora e conferiu se o tanque de combustível estava cheio – nas locadoras, você pega cheio e precisa devolver cheio. Se você não devolver cheio, terá de pagar os valores da locadora, que são sempre muito mais altos do que os dos postos.

Ao programar a sua viagem para os Estados Unidos, lembre-se também do seguro viagem para lá. Embora não seja uma documentação obrigatória para entrar no país, o custo de um atendimento médico nos EUA é um dos maiores do mundo e, qualquer imprevisto que você tiver, pode acabar lhe custando uma pequena fortuna. Saiba como escolher o melhor plano e tire todas as dúvidas aqui.

Dirigir em Los Angeles

A primeira coisa a se ter em mente ao dirigir em Los Angeles é que o trânsito da cidade é caótico, infernal real oficial. Tipo São Paulo em horário de rush, mas talvez pior. A cidade não é projetada para o transporte público (que é bem limitado) e, sim, no conceito de um carro para cada habitante. Só pode dar ruim, né?

A cidade é toda formada por enormes vias expressas que mais parecem auto-estradas (algumas até são). Mas você nunca sabe o que ainda é Los Angeles e o que não é. Nessas vias expressas e nas estradas da Califórnia, pelo menos as dessa região, existe a Carpool Lane, que é a faixa da esquerda dedicada única e exclusivamente para quem tem duas ou mais pessoas no veículo. A multa é de 341 dólares para quem dirigir nessa pista estando sozinho dentro do veículo.

De carro em Los Angeles, nós seguimos até Las Vegas pelas rodovias principais seguindo o GPS. Na volta, fizemos uma road trip pela Rota 66. Em nenhuma dessas duas rotas, em que passamos por estradas completamente diferentes, havia pedágio.

carro em los angeles
Los Angeles conta com enormes vias expressas (Foto: Pixabay)

Estacionamento em Los Angeles

A primeira dica para não ter nenhum problema ao estacionar de carro em Los Angeles é prestar atenção nas placas. Se houver uma placa na rua em que você quer estacionar, leia e entenda se você pode estacionar ali naquele momento e dia da semana.

Existem os mais diversos tipos de placas de trânsito em Los Angeles. Você pode encontrar desde a mais óbvia dizendo que é proibido estacionar (o símbolo é um ‘P’ de ‘parking’ com um X por cima ou o escrito ‘No stopping any time’) até a que informa os horários e dias de limpeza da rua (‘street sweeping‘).

Nos Estados Unidos, existem dias e horários programados para a limpeza, que são completamente variáveis de rua a rua. E você não pode estar com o carro estacionado naquele local no momento em que isso for acontecer. Por isso, é importante observar as placas antes de estacionar.

placa de trânsito los angeles
Esta placa indica que há limpeza de rua às segundas, das 8h às 10h (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Atenção às placas de rua!

Outro tipo de placa comum informa um horário específico do dia em que não é permitido estacionar, que pode durar poucas horas (8h às 12h, por exemplo) ou muitas horas (7h às 22h, por exemplo). Há placas indicando também os dias em que não é possível deixar o seu veículo na rua. Por exemplo: de segunda a sexta, das 7h às 22h. Isso significa que, aos fins de semana, é possível estacionar sem problema algum.

Placas na cor verde indicando número de horas normalmente indicam estacionamento pago via parquímetro na rua em questão. Na placa que consta na foto abaixo, por exemplo, está escrito ‘2 hour parking’ e os horários em que isso se aplica. Ou seja, essa placa está dizendo que você pode estacionar naquele local, mas que precisa pagar por isso. No entanto, o pagamento se aplica apenas das 8h às 18h, de segunda a sábado, e das 11h às 18h, aos domingos.

placa de trânsito los angeles
Placa na cor verde indicando horas indicam estacionamento pago (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Ruas com permissão para estacionar

Em grandes avenidas, normalmente não é permitido estacionar. Nas ruas paralelas e perpendiculares próximas, normalmente o estacionamento é permitido, porém precisa pagar o parquímetro. Os valores costumam ser mais caros conforme mais perto a rua seja do local mais turístico ou de maior movimento.

Se você não quiser pagar para estacionar, o ideal é encontrar ruas pequenas e estreitas em locais mais residenciais. Nestes casos, será um pouco mais longe do ‘fervo’ e você precisará caminhar um pouco até o local.

No entanto, você também precisa ficar atento a um outro tipo de placa, que indica quais veículos são permitidos estacionar naquela rua. Normalmente está escrito um código, que representa os moradores ou comerciantes daquele local. Se você reparar nos carros estacionados, verá que todos terão um adesivo com esse mesmo código que consta na placa.

Ou seja, mesmo que tenham pessoas estacionadas na tal rua, você não poderá estacionar, pois não terá esse adesivo de permissão. Isso normalmente acontece em ruas residenciais próximas de grandes avenidas.

Controle de velocidade nas estradas

Os radares de fiscalização, diferentemente do Brasil, existem em pouca quantidade nos Estados Unidos. A fiscalização acontece, principalmente, por policiais que ficam com radares móveis controlando o fluxo e, se você ultrapassar o limite, eles vão atrás de você e aplicam a multa na hora. Eu conheço algumas pessoas que foram multadas dessa forma por lá…

Mas existe um porém: nas estradas, se todo mundo estiver dirigindo acima do limite permitido, você também pode fazer o mesmo e acompanhar o fluxo e não será multado por isso. A gente demorou um pouco pra entender isso na rodovia de Los Angeles a Las Vegas, onde a galera manda ver no acelerador.

Dirigir em Las Vegas

Las Vegas é uma cidade bem menor e com bem menos trânsito do que Los Angeles. Mesmo assim, a região da The Strip é sempre engarrafada. E, assim como a sua vizinha da Califórnia, não é projetada pensando em transporte público e, sim, nos veículos particulares.

Confira o post completo sobre como é o transporte em Las Vegas, com valores e rotas, além de dicas de estacionamento gratuito pela cidade.

las vegas
Sempre haverá engarrafamento na The Strip, em Las Vegas (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como é abastecer o veículo?

Nos Estados Unidos, funciona o esquema self-service. Você mesmo é quem coloca combustível no seu carro. Você precisa ir primeiro na loja de conveniência do posto, informar qual valor que você quer abastecer e qual a bomba em que seu carro está. Assim, o atendente irá liberar o valor para você. Aí basta voltar para o seu carro e iniciar o processo.

Nas bombas também existe local para inserir cartão de crédito. Caso você deseje pagar dessa forma, pode fazer diretamente.

Caso você coloque um valor a mais do que o utilizado, é só voltar na loja de conveniência e pedir o que sobrou. Por exemplo: você decide colocar 30 dólares, mas havia espaço no tanque apenas para 25 dólares. Ao finalizar o abastecimento, basta você informar isso ao atendente e pedir os seus 5 dólares de volta.

Em outubro de 2019, o valor da gasolina comum era de US$ 3,25 o galão no estado de Nevada. Lá a medição não é por litro e, sim, por galão. Um galão é equivalente a 3,78 litros. No caso, então, um litro nesse valor sai a US$ 0,86.

gasolina nos estados unidos

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: