alltype - fundo claro

Enseada do Bananal, Niterói: onde fica e como fazer a trilha

A Enseada do Bananal é um famoso ponto de realização de rapel dentro do Parque Estadual da Serra do Tiririca
A Enseada do Bananal é um famoso ponto de realização de rapel dentro do Parque Estadual da Serra do Tiririca
enseada do bananal niterói

A Enseada do Bananal, em Niterói, é um famoso ponto de realização de rapel na cidade. E muita gente que vai até o Parque Estadual da Serra do Tiririca para fazer a trilha do Costão de Itacoatiara não sabe que, no mesmo acesso, há outro caminho que leva até a Enseada do Bananal.

Mas, mesmo que você não queira fazer rapel, ainda pode curtir o visual (que é incrível) e fazer fotos incríveis por lá.

Além disso, dá para, tranquilamente, fazer as duas trilhas no mesmo dia – foi o que eu fiz. Se você quiser saber mais sobre como é o Costão de Itacoatiara, é só conferir esse outro post do blog.

Dito isso, bora explicar como é a trilha, onde fica, como chegar e mais dicas!

Confira também as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Enseada do Bananal: onde fica

A trilha da Enseada do Bananal fica no bairro de Itacoatiara, na região oceânica de Niterói. O acesso é bem próximo à praia de Itacoatiara.

Em virtude disso, se você for de carro, tenha em mente de que pode existir dificuldade em encontrar lugar para estacionar na rua. Sobretudo se você for no verão, quando a praia estará lotada.

Também existem alguns estacionamentos pagos na região que podem ser uma opção. Mas, acredite, eles também podem lotar nos fins de semana de verão.

Enseada do Bananal: como chegar

De carro

Se você sair do Rio de Janeiro em direção a Niterói, terá de obrigatoriamente pegar a Ponte Rio-Niterói e seguir no sentido Icaraí.

Como falei antes, a trilha da Enseada do Bananal tem o mesmo início do Costão de Itacoatiara, então o mais indicado é você sinalizar “Costão de Itacoatiara” no GPS ou “Parque Estadual da Serra da Tiririca”. O endereço é Rua das Rosas, 24.

Enquanto isso, ao sinalizar “Enseada do Bananal” no GPS, ele vai direcionar você para o endereço Rua das Papoulas, 182. Não se preocupe, também está correto. A Rua das Papoulas é o seguimento natural da Rua das Rosas após uma leve curva.

De transporte público

Caso você saia do Rio de Janeiro e vá de transporte público, o mais indicado (em virtude da praticidade e agilidade) é você pegar a barca que sai da Praça XV e lhe deixará na Praça Araribóia, em Niterói. Lá, você deve pegar um ônibus com direção a Itacoatiara.

A linha 38 é a mais indicada para esse caso. Mas existem outras, como a 770D. Sendo assim, a minha recomendação é confirmar com o motorista da linha antes de embarcar.

Saindo de Niterói, podem existir outras várias combinações de ônibus.

Regras do Parque Estadual da Serra da Tiririca

O Parque Estadual da Serra da Tiririca foi criado por um decreto estadual de 1991 e é uma área de preservação ambiental que abrange Niterói e Maricá. A administração pública é do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Como as trilhas acabaram se popularizando muito, desde janeiro de 2017, apenas 200 pessoas por vez podem realizar subir o Costão de Itacoatiara e a Enseada do Bananal. Como resultado, uma grande fila acaba se formando na rua, especialmente aos fins de semana de verão.

Além disso, é preciso registrar, em um livro de visitas logo na entrada, seu nome, número de telefone para contato e qual trilha você irá fazer (pode realizar as duas no mesmo dia, sem problemas, desde que você informe isso). Se você for um guia de turismo ou o responsável por um grupo, tem de relatar também quantas pessoas estão indo com você.

Horário de funcionamento

O parque funciona das 8h às 17h, todos os dias.

O que é a Enseada do Bananal

A Enseada do Bananal é uma pequena baía formada entre a Pedra do Elefante e o Costão de Itacoatiara em que há vários blocos de pedras. Ao longo dos anos, essas pedras foram de rachando no meio, o que criou fendas de paredões.

Subsequentemente é nestes paredões que a galera pratica rapel em uma altura de cerca de 30 metros.

Rapel

Existem algumas empresas privadas que realizam esse serviço de aventura. Mas, para isso, é preciso agendar antes.

A depender do dia, pode ser que você consiga negociar o rapel na hora com a empresa que estiver realizando o serviço no momento. Eu, no entanto, não recomendo fazer isso. Embora você possa conseguir um desconto e um valor mais barato, é arriscado realizar toda a trilha e não conseguir fazer o desejado rapel.

Em outras palavras, isso só vale a pena se o seu objetivo principal é a trilha mesmo e o rapel, portanto, seria apenas um plus a mais no passeio.

Como é a trilha da Enseada do Bananal

A trilha para a Enseada do Bananal, Itacoatiara, é de nível fácil. O percurso total é de 1,7km e a duração média é de 1h30 (ida e volta).

O trecho inicial é o mesmo do Costão de Itacoatiara. Por cerca de 15 minutos, a caminhada em subida é por pedras e escadas em meio à mata. Cuide para fazer essa parte com calma, especialmente no retorno. Por parecer “fácil”, vi algumas pessoas fazendo correndo, escorregando e caindo.

Após esse primeiro momento, você chegará até um platô em que há uma placa indicando a bifurcação entre as duas trilhas. Você deve seguir para o lado esquerdo, onde estará sinalizado “Enseada do Bananal”.

Caso você esteja cansado, nesta parte da trilha há um banco em que é possível sentar.

A partir daí, com mais 15 minutos de caminhada em descida, você chega até a Enseada do Bananal. Esse segundo trecho tem mais árvores e mata do que no primeiro, mas é tudo super bem localizado e não há risco de se perder. Acima de tudo, vá observando o caminho. Além disso, também há setas em branco em pedras e/ou árvores indicando o trajeto certo.

Você vai chegar até a base das pedras que mencionei antes. Para subir até o topo, é preciso escalar algumas delas. Em alguns trechos pode ser um pouco difícil, então tome cuidado. Na pedra mais inclinada, há uma corda que facilita tanto a subida, quanto a descida. Utilize-a!

Recomendações e dicas do Arruma Essa Mala

Para aproveitar o melhor possível a trilha da Enseada do Bananal, em Niterói, a dica do Arruma Essa Mala é tentar ir durante a semana, quando o movimento é menor, e chegar no horário em que o parque abre, às 8h.

Dessa forma você evita de perder tempo esperando na fila. Foi o que aconteceu comigo quando fui. Só tinha disponível um sábado e acabei ficando cerca de 1h na rua aguardando para poder entrar no parque.

Além disso, considere os seguintes itens para a trilha:

  • Passe protetor solar
  • Leve uma garrafinha d’água
  • Use roupas confortáveis
  • Use tênis e/ou calçados apropriados para trilha
  • Passe repelente contra insetos
  • Leve um lanchinho (especialmente se for fazer as duas trilhas)
  • Recolha sempre o seu lixo!

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: