alltype - fundo claro

Trilha Morro das Andorinhas, Niterói: como é, como chegar, dicas e fotos

Saiba como subir até o topo do Morro das Andorinhas, em uma trilha de nível fácil e com uma vista incrível de Niterói
Saiba como subir até o topo do Morro das Andorinhas, em uma trilha de nível fácil e com uma vista incrível de Niterói
morro das andorinhas niterói

Vizinha à mais visitada Rio de Janeiro, a cidade de Niterói também conta com uma natureza incrível e várias trilhas e parques para poder entrar em contato com ela. A trilha Morro das Andorinhas é uma delas.

De nível fácil, é indicada para todas as idades e preparo físico. Portanto, é possível realizá-la, inclusive, com a família, uma vez que não há grandes dificuldades no trajeto.

Neste post, vou explicar tudo sobre a trilha Morro das Andorinhas, em Niterói. Em resumo, como é, onde fica, como chegar, se é perigoso, dar dicas e fotos!

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Morro das Andorinhas: onde fica

O Morro das Andorinhas, em Niterói, divide as praias de Itaipu e Itacoatiara. Sendo assim, ao subir a trilha, você terá vista para as duas localidades – cada uma para um lado.

Além disso, a região faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca, de preservação ambiental.

De acordo com uma placa explicativa da Prefeitura de Niterói no começo da trilha, a ocupação do Morro das Andorinhas começou no século XIX por famílias que viviam da pesca e da agricultura de subsistência. Isso contribuiu muito para evitar a especulação imobiliária e preservar a fauna e flora da região.

Atualmente, existe a Associação da Comunidade Tradicional do Morro das Andorinhas para garantir os direitos dos moradores.

Como chegar

O começo da trilha é pela Rua da Amizade, no bairro de Itaipu, Niterói. Se você for de carro ou moto, é possível estacionar nela. Da mesma forma, táxis e aplicativos de transporte particular também chegam ao começo da trilha. Basta inserir “Morro das Andorinhas” no GPS que você será direcionado para o lugar correto.

Na dúvida, tome como ponto de referência a Paróquia São Sebastião, que fica na esquina das ruas São Vicente Pallotti e da Amizade – onde começa a trilha.

Não existe nenhuma linha de ônibus que vá até o começo da trilha. Sendo assim, se você for se transporte público, leve em consideração que o seu tempo de caminhada será maior.

Neste caso, você deve pegar um ônibus até a orla da praia de Itaipu. A linha que você deve pegar depende do local da cidade que você está saindo, ou até mesmo se você está indo do Rio de Janeiro. Por exemplo, algumas linhas de ônibus que passam em Itaipu são: OC2, 52 e 38.

Como é a trilha do Morro das Andorinhas

Existe uma placa (mal conservada e bastante danificada) no acesso que você deve pegar para iniciar a trilha. O trecho inicial é uma subida de concreto, com uma pequena escada no meio.

Depois, o próximo trecho, já com calçamento de terra, conta com várias casas de moradores. E, inclusive, postes de iluminação pública. Sendo assim, respeite quem mora na região, não faça barulho excessivo, não jogue lixo e não deprede nada. A natureza também agradece.

Esse trecho, apesar de curto, é bem íngreme. Em apenas 5 ou 10 minutos, no máximo, você vai chegar até uma bifurcação em que existem três caminhos. No centro, há uma placa da Prefeitura contando a história do Morro das Andorinhas. Você deve seguir à direita, onde existe um cercadinho de madeira. Nele, há uma placa com o escrito “trilha”, mas é difícil de ver pois está um tanto apagado.

Depois, caminhando por mais cerca de 20 minutos, você chegará ao topo.

No entanto, fique atento a duas entradas na mata (estão bem sinalizadas, é fácil de perceber). Uma à direita, e outra à esquerda. Esses caminhos levam a mirantes com vistas bem bonitas. Vale a pena ir até eles.

O mirante à direita mostra a praia e a Lagoa de Itaipu, além da Ponte Rio-Niterói e os morros do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar.

morro das andorinhas niterói
Vista do Morro das Andorinhas para Itaipu (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

A vista do topo

Chegando ao fim da trilha, você estará em uma pedra com vista aberta para a praia de Itacoatiara, o Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante. É um visual incrível, ainda mais em dias de sol, quando o mar fica super azul!

Confere só como ficam as fotos por lá:

Seguindo reto pela pedra, do lado oposto da vista, existe uma outra trilha. No entanto, ela é de mata super fechada e não há qualquer tipo de sinalização. Eu iniciei ela, caminhei por cerca de 10 minutos, mas não chegava a lugar nenhum. Como não tinha informação sobre o que havia do outro lado (se é que havia algo), decidi voltar.

Segundo li em outros blogs de viagem e me informaram nos comentários do vídeo no Youtube, a trilha é assim mesmo até o fim, em mata fechada, mas o visual dá para o mar aberto. Quem quiser arriscar, saiba que existe a possibilidade de uma nova vista seguindo esse caminho.

O Morro das Andorinhas é perigoso?

Como sempre falo aqui no blog, tudo envolvendo Rio de Janeiro e Brasil em geral pode ser considerado perigoso. Eu realizei a trilha gravando para o canal e não tive problema algum.

Durante o percurso, passaram por mim um grupo de pessoas, além de casais e até pessoas sozinhas. A trilha não estava lotada, é verdade, mas também não estava completamente vazia.

Minha recomendação é, se você tem algum receio, ir durante o final de semana, quando costuma ter maior movimento. Além disso, deixe objetos de valor em casa (correntinhas, relógios, grandes câmeras, etc) e leve uma quantidade em dinheiro apenas para o básico, caso queira fazer algo depois.

Dicas para a trilha

Confira algumas dicas de o que vestir, calçar e o que levar para a trilha do Morro das Andorinhas, em Niterói:

  • Use roupas leves e confortáveis
  • Use tênis ou calçado apropriado para trilhas
  • Leve uma garrafinha de água cheia
  • Passe protetor solar, uma vez que o topo da trilha é aberto
  • Utilize repelente para se proteger das eventuais picadas de mosquitos
  • Recolha todo o seu lixo e o descarte apenas em uma lixeira apropriada ao retornar da trilha. A natureza agradece!

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: