Você consegue imaginar que exista uma praia com água realmente super calminha no Rio de Janeiro? Pois acredite! Ela existe e fica na Zona Oeste da cidade. Essa é a Praia dos Amores, que fica passando o Quebra-Mar da Barra, outro lugar imperdível para você conhecer.
Esses dois lugares ainda são pouco conhecidos e visitados no Rio. Eu, particularmente, adoro esse cantinho da Barra. Não apenas em virtude da sua beleza, mas também porque justamente costuma ficar mais vazio (ou menos lotado, né, dependendo do dia, hehehe).
Se você nunca ouviu falar dessas duas prainhas, então vem comigo que vou explicar tudo o que você precisa saber para você conhecer!
- LEIA TAMBÉM:
- Praia da Joatinga: onde fica e como chegar a uma das praias mais lindas
- Mirante do Joá: onde fica e como chegar a uma das melhores vistas do RJ
- Mirante do Caeté: como é a trilha no Parque Natural Municipal da Prainha
- Parque Lage: um passeio gratuito no Rio de Janeiro
- Confira todos os posts sobre o Rio
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
Onde fica a Praia dos Amores
A Praia dos Amores RJ fica no canto esquerdo extremo da Barra da Tijuca. A Barra, inclusive, é a maior praia do Rio de Janeiro, sabia? Tem 14,4 km de comprimento.
Mas vamos lá: para o lado esquerdo, onde fica o “sub-bairro” Jardim Oceânico, tem a Praia do Pepê. Que, na verdade, é a própria praia da Barra. No entanto, leva esse nome em virtude do famoso Quiosque do Pepê.
Passando o Pepê, você vai chegar no Quebra-Mar da Barra. Depois disso, você precisa seguir caminhando, agora por uma rua em que não é permitido o acesso de carros. Nesse ponto, já há alguns bares e restaurantes.
Dobrando à esquerda (única possibilidade, já que em frente está o mar), você precisará caminhar mais um pouquinho até chegar à Praia dos Amores. E ela fica ali, escondidinha mesmo.
O que fazer na Praia dos Amores
A Praia dos Amores é super pequena. Inclusive, é importante consultar a tábua de marés antes de ir, porque se a maré estiver alta, a água invade a faixa de areia e acaba que não tem praia, né?
Além disso, o melhor horário para visitar é pela manhã. Primeiramente porque vai ter menos gente e você vai conseguir conhecer mais tranquilamente. Depois porque a partir de 11h, 12h, mais ou menos, a maré já começa a subir mais, encurtando a faixa de areia.
Se você gosta de gastronomia local e também frutos do mar, pode aproveitar para comer por ali mesmo. Há alguns barzinhos bem simples que vendem quitutes e cerveja, além de um restaurante com pratos mais elaborados.
Embaixo da Ponte da Joatinga fica ainda um comércio de peixes frescos. Basta caminhar um pouco pelo calçamento de concreto e passar o restaurante.
A Praia dos Amores RJ é limpa?
Em 2020, a água da Praia dos Amores costumou ficar mais suja do que limpa. Mas são feitas coletas de amostragem de água a cada cinco dias em média, e esse panorama pode mudar a qualquer momento.
A recomendação do Arruma Essa Mala é consultar os relatórios de balneabilidade das praias do Rio feitos pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente-RJ) e ver qual foi o último resultado obtido.
Em outubro de 2020, por exemplo, todas as coletas mostraram que as águas da Praia dos Amores estavam impróprias para banho. Mas em setembro, por exemplo, duas coletas deram sinal verde, assim como em agosto. Por isso é importante consultar antes de ir se você pretende entrar no mar.
Se você quer entender um pouco melhor a questão da poluição dos canais e lagoas da Zona Oeste do Rio, tem uma matéria do jornal Extra excelente que explica bastante. Essa é uma problemática recorrente na cidade e que existe há anos, sem nunca ter tido uma solução (pelo contrário…).
Como chegar à Praia dos Amores?
A forma mais prática e rápida é ir de carro. Há estacionamento tanto na orla da praia, quanto nas ruas internas do bairro.
Na parte final do Pepê, quase chegando no Quebra-Mar, não há cobrança de estacionamento por parte da Prefeitura, mas sempre há cobradores “não autorizados”, digamos assim, trabalhando na área. O valor, portanto, pode variar conforme o movimento do dia. Mas, em média, custa R$ 5 para todo o período.
Se você pensa em alugar um carro para conhecer o Rio de Janeiro, eu recomendo sempre a RentCars. É essa a plataforma que sempre uso nas minhas viagens, porque consigo comparar os preços entre todas as melhores locadoras locais. Dessa forma, consigo achar o melhor veículo com o melhor custo-benefício pra minha viagem e ainda por cima com desconto!
Indo de metrô, você precisa descer na estação Jardim Oceânico. De lá, você tem três opções: ou vai a pé até a praia (cerca de 25 minutos de caminhada), ou pega um táxi/Uber, ou pega um ônibus para completar o trajeto.
Caso você vá de ônibus, existem algumas linhas que passam na Av. do Pepê. São elas: 876 (Joatinga) e 565 (Tanque – Barra da Tijuca). Outras, por sua vez, param na Av. Ivan Lins e você terá de caminhar cerca de 5 minutos até a praia. São elas: 863 (Circular), 343 (Candelária), 301 (Rodoviária) e 645 (Saens Peña).
Para saber qual o melhor transporte público para pegar a partir do seu ponto de partida, eu sempre recomendo consultar ou o Google Maps ou o Moovit.
Quebra-Mar da Barra da Tijuca
Aproveitando que você vai visitar a Praia dos Amores, não deixe de curtir também o Quebra-Mar da Barra. O local é bastante frequentado por pescadores e também por turistas e moradores que querem apreciar a vista.
As pedras e as mansões do Joá dão o toque todo especial para esse cantinho da Barra.
Além disso, do Quebra-Mar olhando para o continente, você ainda consegue um ângulo diferente da Pedra da Gávea junto da Ponte da Joatinga.
É por esse canto da Barra também que partem os passeios em stand up paddle até as Ilhas Tijuca.
No entanto, se você vai entrar no mar, tente ir mais para os lados da Praia do Pepê e não tanto grudado no Quebra-Mar, já que as águas por lá acabam sofrendo os mesmos problemas da Praia dos Amores. Sendo assim, não esqueça de ver os relatórios do INEA que falei em tópico anterior!
O que fazer pela região
Além de curtir a praia, óbvio, você pode aproveitar para se exercitar, tanto caminhando quanto alugando um patinete ou uma bicicleta. Também há vários restaurantes e bares, fora os quiosques da orla, para você comer e beber algo.
Por perto, há ainda a Av. Olegário Maciel, o “point” do Jardim Oceânico. Trata-se de uma rua cheia de bares, restaurantes, pequenos comércios, farmácias, postos de conveniência, etc, um ao lado do outro.
Você pode também esticar o passeio até a Joatinga. Por lá, fica a praia mais bonita do Rio – na minha modesta opinião -, a Praia da Joatinga. A menos de 1km da praia, fica o Mirante do Joá, que tem uma vista incrível para o mar, São Conrado e Morro Dois Irmãos.
E aí, você já conhece essa região da Barra da Tijuca? O que você mais gostou de fazer por lá? Conta aqui nos comentários!
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas