alltype - fundo claro

Mirante do Caeté: como é a trilha no Parque Natural Municipal da Prainha

A trilha do Mirante do Caeté leva até uma vista para a Prainha e a praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro
A trilha do Mirante do Caeté leva até uma vista para a Prainha e a praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro
mirante do caeté rio de janeiro

O Mirante do Caeté é um dos mais fáceis de se chegar e uma das trilhas mais tranquilas para se fazer na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sua localização é no Parque Natural Municipal da Prainha, de administração por parte da Prefeitura do Rio. E, como o nome deixa claro hehe, fica na Prainha, uma das praias mais bonitas dessa região da cidade.

Neste post, vou explicar tudo sobre o Parque Natural Municipal da Prainha, o que há para se fazer por lá, horários de funcionamento, como é a trilha para o Mirante do Caeté, a vista lá de cima, além de dicas para aproveitar o máximo possível esse passeio.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Parque Natural Municipal da Prainha

O Parque Natural Municipal da Prainha foi criado em 2001 e tem uma área de 147 hectares. Trata-se de uma área de preservação ambiental de Mata Atlântica que une a Prainha e Grumari (a próxima praia da região).

O Parque da Prainha conta com um centro de visitantes, trilha e mirante. Também há banheiro e chuveiro, que você perceberá que está sempre movimentado. Principalmente porque é frequentado pelo pessoal que curte a praia e vai tirar a areia e o sal do mar antes de encarar o trajeto de volta para casa.

Por ser uma área de preservação ambiental, lembre-se de fazer você também a sua parte. Não deixe lixo no meio do caminho. Tudo o que você for levar, traga de volta. Também não arranque nenhuma espécie de planta do seu local.

E tenha em mente de que haverá animais no trajeto. Mas não se preocupe, pois eles dificilmente irão aparecer para você. No máximo, você verá um lagartinho fugindo, hehe. Ajude a preservá-los e não os machuque.

Horário de funcionamento

O Parque Municipal da Prainha funciona todos os dias, das 8h às 17h. Há indicação de que fica aberto até às 18h no horário de verão. No entanto, não há mais horário de verão no Brasil. Então recomendo perguntar na portaria e confirmar, caso você vá nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro (quando costumava ter o horário de verão).

Onde fica o Parque Natural Municipal da Prainha

O endereço do Parque Municipal da Prainha é Avenida Estado da Guanabara, 58, Recreio dos Bandeirantes. Ele fica bem em frente à Prainha e ao fim do estacionamento, então não tem erro.

Como chegar

A forma mais prática de se chegar ao Parque Natural Municipal da Prainha e ao Mirante do Caeté é ir de carro ou usar um aplicativo de transporte particular para levá-lo até lá.

Isso porque não passa nenhum transporte público nessa praia. Se você decidir ir de ônibus, terá de descer na praia da Macumba e caminhar por cerca de 30 minutos (ou mais, a depender do seu condicionamento físico) até chegar na Prainha.

Uma seguidora do Arruma Essa Mala no youtube também deu a dica de como ela fez para ir de transporte público. Saindo da Zona Sul, pegou o metrô até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Lá, pegou o BRT expresso de número 18 até o Recreio Shopping. De lá, pegou um moto-táxi até a Prainha. Segundo ela, demorou cerca de 5 minutos apenas.

Estacionamento

Caso decida ir de carro, tenha em mente que há estacionamento na Prainha, mas ele é bem pequeno. Sobretudo em dias de verão e fins de semana, costuma lotar muito rápido.

Além disso, a praia é muito frequentada por surfistas, que realmente vão cedo, hehe.

Dito isso, a dica é ir cedo (antes da maior parte dos banhistas chegarem) e, se possível, evitar os fins de semana. De segunda à sexta-feira, costuma ser bem mais tranquilo visitar a Prainha e, consequentemente, o Mirante do Caeté.

O valor do estacionamento, em agosto de 2020, é R$ 10. Ele é cobrado por fiscais da Prefeitura. O preço cobrado independe do tempo que você vá permanecer no local.

mirante do caeté rio de janeiro
Pedra ao lado do deck de madeira para tirar foto (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Como é a trilha do Mirante do Caeté

A trilha Mirante do Caeté é de nível fácil. Dessa forma, você demorará entre 25 a 30 minutos para chegar até o topo. Claro, a depender do seu condicionamento físico e da quantidade de paradas que você fizer, vai demorar um pouco mais.

O trecho inicial é dentro do parque em si. Você passará pelo portão de entrada, centro de visitantes, banheiros e caminhará um primeiro trecho que é plano.

Até chegar ao início da trilha propriamente dita, é possível pegar dois caminhos, uma vez que o trajeto até lá é circular. Eu subi pelo lado direito e, para ir embora, voltei pelo lado esquerdo. Assim, posso dizer que é indiferente o caminho que você decidir fazer. A extensão é a mesma, assim como a dificuldade.

Você saberá quando a trilha começa a partir de placa explicativa bem grande escrito “Mirante do Caeté”. Logo ali já há uma escadinha em madeira. Todos os trechos são sinalizados e não há mistério. Basta seguir pela demarcação da trilha que você chegará ao topo.

Vista do Mirante do Caeté

Antes de chegar ao topo, já há alguns pontos de mata aberta que se transformam em mirantes no meio do caminho.

Inclusive, há uma curiosidade. Embora o Mirante do Caeté fique na Prainha, do topo você não consegue ver a Prainha. Isso porque a mata encobre a vista. Do deck de madeira, você só tem vista para o mar e para as praias da Macumba e do Recreio.

A única forma de você ver a Prainha é num desses pontos no meio da trilha que mencionei. Então vá parando e agraciando a vista – que é incrível!

O Mirante do Caeté consiste em um deck de madeira que não é muito grande. Todas as vezes em que fui estava relativamente vazio. Mas já vi fotos e vídeos de gente que foi e estava lotado. Sendo assim, uma fila será formada para que todos possam tirar suas fotos.

Do lado direito do Mirante do Caeté, você avistará apenas o mar da Prainha. Já do lado esquerdo, você verá a Praia do Secreto, a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal e a Praia do Recreio.

📸 Dicas de foto no Mirante do Caeté

Há uma pedra para o lado de fora do deck de madeira do lado esquerdo do Mirante do Caeté. Ali é o ponto para você tirar a sua foto. Mas tome cuidado, pois não há proteção nesse ponto e, se você escorregar e cair, pode se machucar feio.

Também tome cuidado com as madeiras do deck. Elas podem não estar lá muito bem fixadas. Quando fui, por exemplo, havia algumas quebradas no chão.

mirante do caeté rio de janeiro
Vista para as praias da Macumba e Recreio e Pedra do Pontal (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

4 comentários em “Mirante do Caeté: como é a trilha no Parque Natural Municipal da Prainha”

  1. Oi, Jessica! Cheguei procurando informações sobre as trilhas e estou muito feliz de encontrar seu site! Também amei seus vídeos, mas você não imagina a minha alegria quando eu encontro conteúdo escrito tão bom, tão organizado, explicadinho e com fotos… Adoro ♥ Até agora o melhor que encontrei!
    Parabéns e sucesso!

    Responder
    • ahh, que querida! muito obrigado por esse comentário gentil, Raquel ♥ fico feliz que você tenha gostado do conteúdo e que ele vá te ajudar! aproveite a trilha porque a vista lá de cima é maravilhosa, hehe

      Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: