alltype - fundo claro

Pedra do Pontal: como é a trilha com vista para o Recreio, no Rio

A Pedra do Pontal fica no Recreio, na zona oeste do Rio de Janeiro, e é considerada de nível fácil. Saiba como fazer a trilha!
pedra do pontal

Uma trilha na beira do mar. Algo que só a beleza natural do Rio de Janeiro pode oferecer. No Recreio dos Bandeirantes, bairro da zona oeste do Rio, fica a Pedra do Pontal. Ela divide as praias do Recreio e da Macumba. E é essa justamente a vista que o topo revela.

Neste post, vou contar como é a trilha da Pedra do Pontal, como chegar até lá, cuidados que precisa tomar. Além de muita foto para você se inspirar também a fazer essa visita na sua viagem ao Rio de Janeiro.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Pedra do Pontal: onde fica

A Pedra do Pontal, como dito no começo desse post, fica no bairro chamado Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade. Trata-se de uma pedra que “divide” as praias do Recreio e da Macumba.

Isso porque a pedra acaba “bloqueando” o mar, que acaba vindo pelas laterais, formando uma faixa de areia até o calçadão. Sobretudo quando a maré está baixa, essa faixa se estende até a pedra em si. Mas, quando a maré está alta, a água começa a avançar pela areia.

Além disso, é justamente na maré baixa que é recomendado fazer a trilha. Caso contrário, a base da pedra ficará molhada em virtude da água do mar e ficará um tanto escorregadio para conseguir subir.

Inclusive, foi o que aconteceu comigo na primeira vez que tentei subir a pedra. Eu simplesmente não consegui, porque a água ficava batendo, molhando e deixando extremamente escorregadio.

Pedra do Pontal: como subir

A primeira coisa que é preciso fazer antes de ir até a Pedra do Pontal é conferir como está a maré no Rio no dia que você quer fazer a trilha. Existem vários sites que mostram a tábua de marés, basta dar um google.

Você só vai conseguir fazer a trilha se a maré estiver baixa. Caso contrário, não conseguirá subir a primeira parte da pedra.

Bom, considerando que as condições estão ideais, a primeira parte da trilha é a mais difícil – na minha avaliação. É quando você precisa sair da areia da praia e subir na pedra. Considero a parte mais difícil porque a pedra é um tanto inclinada nessa parte e você não tem nenhum ponto para se segurar/apoiar e dar um impulso.

Passada essa primeira parte, é bem tranquilo seguir subindo a Pedra do Pontal RJ. Lá pelo segundo terço da trilha, começa a haver mais plantas. Mas é fácil encontrar o caminho da trilha, que é bem demarcada.

Não deixe de ir parando para admirar a paisagem, que já é linda!

No último terço da trilha, começa a haver mais pedras. Consequentemente o ritmo de subida ficará um pouco mais devagar pois é preciso ir com calma e tomar cuidado ao subi-las.

Última parte: subida com corda

A reta final da trilha da Pedra do Pontal é um costão bem íngreme que é impossível subir sem ajuda de equipamentos. Sendo assim, existe uma corda no local. Você vai ter de ir subindo com a pulsão da força que você terá de fazer puxando a corda.

Caso essa explicação tenha ficado um pouco confusa, dê uma olhada no vídeo que ilustra esse vídeo. Lá tem todas as imagens passo a passo e fica mais fácil de visualizar.

Inclusive, nos comentários desse vídeo no Youtube, algumas pessoas falaram que não conseguiram subir esse trecho final por terem se sentido inseguras e terem ficado até com tonturas. Se for o seu caso, não arrisque. Só suba se tiver 100% de segurança.

Passada a subida com corda, você estará no topo, pronto para curtir a vista para as praias da zona oeste do Rio!

pedra do pontal
Vista do topo da Pedra do Pontal (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Tempo de subida

Essa é uma trilha considerada de nível fácil – embora tenha esses dois pontos mais difíceis que expliquei antes. Em cerca de 20 minutos você consegue chegar ao topo. Considerando o tempo de subida, descida, além do período no topo para tirar fotos e curtir a paisagem, esse é um passeio que dura mais ou menos 1h.

Cuidados que você precisa ter

Embora várias pessoas subam a trilha de chinelo – afinal, a praia está logo ali -, eu não recomendo. Especialmente em virtude do trecho inicial e do final, com a corda. Sendo assim, vá com tênis ou calçado específico para trilhas. E cuide para o seu solado não estar gasto.

Não esqueça de passar protetor solar e levar uma garrafinha d’água para se manter hidratado.

Se levar algum lixo, não descarte na natureza! Guarde e leve consigo durante a trilha para descartar em uma lata de lixo apropriada para isso.

Pedra do Pontal é perigoso?

Existem, sim, relatos de assalto ou tentativas de assalto na trilha. Por isso é preciso ficar sempre atento ao subir a Pedra do Pontal. Observe o movimento e veja se mais pessoas estão subindo.

Se você desconfiar de algo ou não se sentir seguro, não suba.

Também é recomendado não subir ostentando objetos de valor. Deixe em casa relógios e correntinhas de ouro. Coloque o celular e a câmera em uma mochila e só tire para fazer as suas fotos e registros.

Fins de semana e dias de verão, quando o movimento na praia aumenta e costuma ter mais policiamento na área, tende a ser mais tranquilo subir a trilha. Em outras palavras, se for a sua primeira vez subindo a Pedra do Pontal, tente dar prioridade a esses dias.

Acima de tudo, sempre digo em todos os posts e vídeos do Arruma Essa Mala que o problema de segurança no Rio de Janeiro e no Brasil não é exclusivo de nenhum ponto em específico. Você pode ser assaltado em qualquer lugar e a qualquer hora. Concluindo, não vejo porque não fazer a trilha (eu mesma já fiz algumas vezes e nunca tive problema). Apenas tome as precauções necessárias.

pedra do pontal
No topo, uma foto de braços abraços é um clássico (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

O que conhecer ao redor

Como falei antes, o passeio pela Pedra do Pontal dura cerca de 1h. Sendo assim, você pode aproveitar a ida para a zona oeste do Rio de Janeiro para conhecer outros lugares super legais.

Bem perto da Pedra do Pontal, por exemplo, fica a Praia do Secreto, a Prainha e Grumari. Se você estiver afim de encarar mais uma trilha, pode subir a do Mirante do Caeté ou ainda a das Praias Selvagens. Se estiver cansado, pode pegar um barco até lá a partir do fim da praia de Grumari.

Não esqueça de conferir aqui todos os posts do Arruma Essa Mala sobre o Rio de Janeiro. Assim você consegue montar um super roteiro personalizado para a sua viagem 🙂

pedra do pontal
Praia da Macumba vista a partir da Pedra do Pontal (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Pedra do Pontal: como ir

A forma mais prática e rápida para se chegar à Pedra do Pontal é de carro. Existe estacionamento na rola da praia. Até junho de 2020, o valor cobrado pelo Rio Rotativo, da Prefeitura, é de R$ 2 por um período de 2h. Negociando com o fiscal, você consegue comprar dois bilhetes, por exemplo. Assim, você fica 4h por R$ 4.

Além disso, táxis e aplicativos de transporte particular também levam ao começo da trilha tranquilamente.

Algumas linhas de ônibus que passam pela Av. Lúcio Costa, no Recreio, são 361, 315 e 553. Uma combinação entre linhas (ou ônibus + BRT, ou ônibus + metrô) pode ser necessária dependendo de que parte da cidade você estiver saindo. Nesse caso, é importante pesquisar e perguntar ao motorista do ônibus antes de embarcar para confirmar que você está indo para o destino certo.

pedra do pontal
A Pedra do Pontal divide as praias do Recreio e da Macumba (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)