Muito se fala de Cartagena, San Andrés e outras maravilhas do Caribe colombiano. A vontade de correr para um mar cristalino é tanta, que muitas vezes o turista se esquece de ficar um pouquinho pela capital Bogotá e conhecer todas as belezas e histórias que a cidade tem a oferecer.
Eu conheci Bogotá durante um feriadão em novembro no Brasil. Como tinha apenas 5 dias para ir e voltar, não dava para conhecer outras cidades e resolvi focar em permanecer apenas na capital e explorar o máximo que pudesse.
Por isso, vou contar para vocês, neste post, tudo o que fiz nos 4 dias e meio que permaneci em Bogotá.
Confira também todas as dicas nos vídeos do Arruma Essa Mala 👇
Visto para a Colômbia
Não é exigido visto para brasileiros em viagem de turismo até 90 dias.
Melhor época para visitar
A alta temporada é de dezembro a fevereiro, quando o tempo está seco, com pouca chuva e o céu azul costuma predominar. Mas, alta temporada é aquilo… prepara-se para os preços altos! Eu fui em novembro e choveu todos os dias (não o dia inteiro, mas chovia sempre ou de manhã cedo ou fim da tarde/noite).
Moeda
Pesos colombianos (cops). Em setembro de 2019, a cotação está cerca de 1 real x 831 cops.
Vacina
De acordo com a Anvisa, a partir de julho de 2018, a Colômbia passou a exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia contra a febre amarela para todos os viajantes a partir de 1 ano de idade procedentes de países com risco de transmissão de febre amarela, inclusive de viajantes que fizerem conexão por mais de 12 horas em um desses países.
Seguro Viagem
Não se esqueça do seguro viagem. Com ele, você está protegido contra qualquer problema de saúde que possa vir a acontecer com você na viagem, fora todos os imprevistos decorrentes da empresa aérea, como extravio de bagagem. Pesquise os melhores preços e descontos AQUI.
- LEIA MAIS:
- Os melhores lugares para se hospedar em Bogotá
- La Candelaria: 7 lugares para você conhecer no centro histórico
- Cerro Monserrate: como subir, horários, preços, vista…
- Zona Rosa: o local das lojas, bares e baladas de Bogotá
- Faça um passeio típico no Parque Simón Bolívar, em Bogotá
- Catedral de Sal de Zipaquirá: a 1ª Maravilha da Colômbia
- TransMilenio: como funciona o transporte público em Bogotá?
Roteiro por Bogotá
Dia 1
Fui direto para La Candelaria, o coração de Bogotá. É no centro histórico onde se encontram as principais atrações da cidade (confira tudo aqui).
Comecei meu passeio pela Praça de Bolívar, com a Catedral Primada, Palácio da Justiça e Congresso Nacional.
Segui para o Teatro Colón e fiz uma pausa para o almoço no restaurante vegetariano e orgânico Quinua y Amaranto. Um menu do dia, com entrada, prato principal, sobremesa e suco custou 16 mil cops.
Após o almoço, continuei até o Museu Botero e a Casa da Moeda. E encerrei meu primeiro dia na Candelaria no Museu Histórico da Polícia.
Leia aqui tudo o que você precisa visitar na Candelaria.
Dia 2
No segundo dia em Bogotá, retornei para a Candelaria. Visitei primeiro o Museu do Ouro, em que é preciso cerca de 1h30 para conseguir conhecer tudo.
Dei uma caminhada pelas ruas do centro, sem muito rumo, até bater a fome para o almoço. Parei em um restaurante que tinha opções vegetarianas e novamente pedi um menu do dia, que também custou 16 mil cops. Veio uma sopa, uma salada, um sanduíche e um suco.
Depois do almoço, segui para o Cerro Monserrate. Subi de teleférico, aproveitei a vista e desci a pé. Confira aqui tudo sobre o Cerro Monserrate.
Para o final da tarde, optei por conhecer o Centro Cultural Gabriel García Márquez e tomar um cafezinho, antes de pegar o ônibus de volta para a minha hospedagem.
Dia 3
No terceiro dia, saí de Bogotá e fui até Zipaquirá, na região metropolitana, conhecer a famosa Catedral de Sal. Como fui de transporte público (saiba aqui como ele funciona em Bogotá) e aproveitei para conhecer também a cidade (que é bem bonitinha), esse se tornou um passeio de dia inteiro.
Confira tudo o que você precisa saber para visitar a Catedral de Sal.
No fim da tarde, peguei uma van mucho loca de Zipaquirá e segui para Chía, outra cidade da região metropolitana de Bogotá, para jantar e beber uns bons drinks no famoso e super recomendado Andrés Carne de Res (confira aqui tudo sobre esse local).
Dia 4
Com o quarto dia mais livre, aproveitei para fazer um passeio mais relax. Esse quarto dia de viagem era um domingo, então aproveitei a manhã para um passeio tipicamente bogotano: fui até o Parque Simón Bolívar, onde os moradores de Bogotá aproveitam para se exercitar, brincar, passear com os cachorros e as crianças, jogar futebol, fazer piquenique… Ou simplesmente passear mesmo, como eu fiz. Conheça o parque clicando aqui.
À tarde, retornei para o local onde estava hospedada, na Zona Rosa (saiba tudo sobre essa região aqui). Almocei em um dos shoppings por lá e passei a tarde caminhando sem rumo pelas suas ruazinhas cheias de lojas, cafés, bares, restaurantes, cassinos, etc.
Veja quais são os melhores lugares para se hospedar em Bogotá.
Dia 5
Meu quinto dia em Bogotá era o dia de regressar ao Brasil. Mas meu voo era só à tarde, então tinha a manhã da segunda-feira para passear e almoçar, antes de seguir para o aeroporto.
Em virtude do tempo, não dava para fazer um passeio muito longo, então fui caminhando da Zona Rosa até o Parque de la 93, uma outra área mais ‘chique’ de Bogotá, ao norte de onde eu estava hospedada. Além do parque, óbvio, há também vários bares, cafés e restaurantes.
Depois, foi voltar para a hospedagem, pegar as malas e seguir para o Aeroporto Internacional El Dorado. Até a próxima, Colômbia! ✈
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas