alltype - fundo claro

Airbnb Nova York: é proibido? você pode ter problemas? como funciona?

Há algumas regras que você precisa seguir para alugar um Airbnb em Nova York. Confira dicas para não cair em nenhum esquema ou golpe!
Há algumas regras que você precisa seguir para alugar um Airbnb em Nova York. Confira dicas para não cair em nenhum esquema ou golpe!
Airbnb em Nova York

O Airbnb em Nova York é um assunto que pode gerar dúvidas entre os turistas na hora de pensar qual a melhor hospedagem para ficar na cidade. É proibido? Posso ter problemas? Como funciona?

Como o valor das diárias nos hotéis de Nova York, especialmente Manhattan, é um dos mais altos do mundo, o Airbnb é uma excelente maneira de se hospedar de forma mais barata. Mas é preciso entender como a plataforma funciona por lá para não cometer nenhum ato ilegal, nem passar por nenhum perrengue.

Sendo assim, neste post, vou explicar como funciona o Airbnb em Nova York, quais as condições para você conseguir se hospedar nessa plataforma e o que diz a legislação local.

Confira os vídeos do Arruma Essa Mala em Nova York 👇

Airbnb é permitido em Nova York?

Existe proibição do Airbnb Nova York? Não, não existe. Mas há condições para que uma pessoa possa colocar um anúncio na plataforma e, consequentemente, você possa alugar e se hospedar por lá.

airbnb nova york
Opções de hospedagem em Nova York pelo Airbnb (Foto: Reprodução)

Regras para Airbnb Nova York

A primeira grande condição é que você não pode alugar um apartamento ou uma casa inteira só para você por menos de 30 dias – se você for ficar mais de 30 dias no mesmo local, você pode alugar o apartamento inteiro só para você.

Sendo assim, em estadias de menos de 30 dias, o dono da casa precisa obrigatoriamente estar morando nesse local e estar presente durante a sua estadia. E essa é a segunda grande condição.

Isso é justamente para evitar que grandes corporações imobiliárias ou investidores comprem imóveis e os coloquem única e exclusivamente para alugar sem pagar os devidos impostos para esse tipo de operação. Muita gente compra apartamentos, por exemplo, e os transforma em ‘hostels’, só que sem ser oficialmente um hostel.

Como resultado, a ação gera especulação imobiliária e aumenta o valor do aluguel para quem vive, de fato, na cidade. Além do mais, zonas mais turísticas acabam ficando tão caras para os moradores, que é preciso se deslocar para regiões mais afastadas.

Isso é um negócio muito sério por lá e tem até cartaz nos vagões de metrô informando sobre a ilegalidade disso.

Nesta foto tirada por mim no metrô durante a minha viagem para Nova York afirma que: “Você pode nunca saber quem tem a ‘melhor pizza do mundo’, mas você pode saber como prevenir aluguéis de curto prazo ilegais. Se você está ‘hospedando’ alguém por menos de 30 dias e você não está em casa, o proprietário do imóvel (ou síndico) pode tomar uma ação judicial”.

airbnb em nova york é proibido
Cartaz exibido em um dos vagões do metrô de Nova York (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Airbnb Nova York: problemas

Apesar dessa prática ser proibida na legislação que regulamenta o Airbnb por lá, isso não inibe que várias pessoas deem os seus “jeitinhos” de burlar. Os anúncios aparecem muito bonitos, a pessoa diz que mora por lá, que isso ou aquilo, mas às vezes não é bem assim. Portanto sempre olhem os comentários quando estiverem procurando uma hospedagem no Airbnb. É lá que vocês realmente vão entender qual é a do local.

Eu me hospedei em um Airbnb na minha viagem para Nova York. Atualização em março de 2022: Infelizmente, o morador não está mais alugando o seu quarto – e o link nem está mais disponível na plataforma.

E a pesquisa de um local sério para ficar foi realmente um teste de paciência. Sobretudo, há muito esquema. Quando vocês forem ler os comentários, ao se depararem com a palavra scam, que significa “golpe” em inglês, saibam que é mesmo, que o local está realizando uma prática ilegal.

Por outro lado, muita gente não se importa, arrisca mesmo assim. Muita gente sequer sabe que existe essas restrições com relação ao Airbnb em Nova York. Se você conhece alguém assim, já envia esse post para ela saber e ficar bem informada!

Ao programar a sua viagem para os Estados Unidos, lembre-se também do seguro viagem para lá. Embora não seja uma documentação obrigatória para entrar no país, o custo de um atendimento médico nos EUA é um dos maiores do mundo e, qualquer imprevisto que você tiver, pode acabar lhe custando uma pequena fortuna. Saiba como escolher o melhor plano e tire todas as dúvidas aqui.

Dicas para não ter problemas com o Airbnb NY

Confira algumas dicas sobre o que ficar atento quando for ler/ver os anúncios do Airbnb NY de forma a conseguir perceber se há algum esquema ou não.

  • o dono do anúncio informa já no anúncio que o check-in será feito de forma automática e individual (ou seja, a pessoa não mora no local);
  • você abre o perfil da pessoa que anunciou e vê que tem outros 10 anúncios de quartos muito semelhantes ao que você acabou de ver (ou seja, essa pessoa pegou um apartamento e transformou em hostel sem dizer que é um hostel);
  • você olha as fotos e é tudo impecável, zero bagunça, zero itens que uma pessoa tem em casa de verdade (ou seja, novamente, o anfitrião em questão pegou um apartamento e transformou em hostel).

Isso sem contar as pessoas que escrevem lááá no fim do anúncio que, se os vizinhos perguntarem quem é você, você não pode dizer que é um Airbnb e, sim, que você está visitando um parente. Tem mais esquema do que isso?

O que pode acontecer com o viajante se alugar um apartamento ou um quarto no Airbnb que seja ilegal?

Calma, nada de grave irá acontecer com você. Por exemplo, você não será preso ou deportado por isso. Mas se acontecer do local ser denunciado enquanto você estiver por lá, há boas chances de você ter de deixar o lugar. Em outras palavras, ficará sem hospedagem e terá de procurar algo em cima da hora – tendo de pagar valores altíssimos por isso. Ou seja, dor de cabeça que não compensa, né?

Além do mais, se a pessoa comete deliberadamente um ato ilegal, que é anunciar uma hospedagem em formato proibido pela legislação, qual a garantia de que essa pessoa não possa fazer outros esquemas? Que você vai chegar no local e as fotos anunciadas realmente batem com a realidade? Ou que você realmente vai receber as instruções corretas para fazer o check-in?

nova york brooklyn
Eu me hospedei em um Airbnb na minha viagem a Nova York (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Airbnb em Nova York vale a pena?

“Ah, mas então o Airbnb é uma porcaria e só tem coisa ilegal por lá”. Não, calma, não é bem assim. O Airbnb é uma excelente plataforma, que eu uso sempre. Mas, como em todo lugar do mundo, há os espertinhos que querem burlar as regras para tirar vantagem.

Por isso também é muito importante a gente saber quais são as leis vigentes e não financiar quem faz essas coisas. Dito isso, sim, o Airbnb Nova York vale a pena e eu recomendo.

Confira também as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

A minha experiência com Airbnb NY

Eu mesma, como disse antes, fiquei hospedada em um Airbnb na minha viagem a Nova York. Fiquei 8 dias no apartamento de um americano chamado Brian e com o seu cachorro, o labrador Dudley. Ele morava em um apartamento pequeno, de dois quartos, em Upper Manhattan. Em um ele dormia, e o outro ele alugava.

Brian trabalhava fora o dia inteiro e voltava para casa à noite. Essa é a forma permitida de se hospedar pelo Airbnb em Nova York: na casa de um morador que esteja lá durante a sua estadia.

Os valores foram absurdamente mais baratos do que um hotel meia boca em Manhattan, menos da metade do preço. Além do mais, foi uma ótima chance de conhecer um bairro local e de praticar o inglês conversando com o morador.

Para saber mais sobre valores de hospedagem em Nova York e os melhores bairros para se ficar, dentro e fora de Manhattan, confira esse outro post.

Dito isso, espero que vocês tenham entendido um pouco melhor como funciona o Airbnb em Nova York e aproveitem as dicas na hora de procurar uma hospedagem na cidade. Não esqueça de mandar esse post para os amigos que também vão viajar pra Nova York!

Airbnb em Nova York
O Airbnb é uma opção de hospedagem mais barata em Nova York (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

5 comentários em “Airbnb Nova York: é proibido? você pode ter problemas? como funciona?”

  1. Eu e 2 amigas vamos alugar um airb em NY para 12 dias. Chegando no aeroporto, podemos ter algum problema? Se tivermos o papel da reserva com a localização, podemos ser barrados na imigramação caso perguntem onde iremos ficar?

    Responder
    • Oi, Thais! Se vocês seguirem a legislação local, como expliquei nesse post, não há porque se preocupar. O mais importante pra imigração é saber que você não vai ficar como ilegal no país.

      Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: