alltype - fundo claro

Bosque Alemão: visite um dos parques mais legais e diferentes de Curitiba

No Bosque Alemão, suba à torre e tenha uma vista panorâmica, coma quitutes alemães na cafeteria e percorra a trilha João e Maria
No Bosque Alemão, suba à torre e tenha uma vista panorâmica, coma quitutes alemães na cafeteria e percorra a trilha João e Maria
bosque alemão curitiba

Curitiba é uma cidade famosa por seus vários parques. E um dos mais legais e diferentes é o Bosque Alemão. Ele foi criado para homenagear a imigração alemã na capital do Paraná e conta com torre panorâmica, trilha João e Maria, oratório, Casa da Bruxa (que é uma biblioteca infantil) e uma cafeteria que serve vários quitutes alemães!

O Bosque Alemão é um passeio para todas as idades, mas em virtude da história do João e Maria, assim como a biblioteca, se torna uma diversão a mais para quem viaja com crianças. Tenho certeza que os pequenos irão adorar percorrer o parque vendo os desenhos e conhecendo mais sobre o conto famoso dos irmãos Grimm.

Neste post, vou explicar tudo o que você precisa saber para poder conhecer o Bosque Alemão. Onde fica, como chegar, horário de funcionamento, o que fazer e muito mais!

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Bosque Alemão: história

O Bosque Alemão foi inaugurado em 1996 no local onde ficava a antiga chácara da família Schaffer. O parque tem 38 mil m² ao total. Além disso, como mencionei no começo desse post, ele foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes da Alemanha levaram para Curitiba a partir de 1833.

Outro fato histórico interessante do Bosque é que o portal localizado na Praça da Poesia Germânica é uma reprodução da fachada da Casa Mila. Essa era uma construção germânica do início do século XX, que originalmente ficava no centro da cidade.

O que fazer no Bosque Alemão

Ao longo de 38 mil m², há bastante área verde para contemplar e fugir do concreto da cidade grande. Mas o Bosque Alemão não é um parque comum. Não espere uma grama extensa para sentar, fazer um piquenique ou praticar esportes.

O grande diferencial do bosque é a Trilha João e Maria, que é um pouco estreita (dificilmente você conseguirá andar com mais de três pessoas lado a lado). Sendo assim, você caminha por entre as árvores e mata densa, passando por vários atrativos ao longo do percurso.

Confira quais são eles e não deixe de observar todos!

Portal do Bosque Alemão

O portal fica na entrada do parque por meio da Rua Francisco Schaffer. Ele é uma reprodução da fachada da Casa Mila, uma construção germânica do início do século XX, que originalmente ficava no centro da cidade.

A grade de ferro que fica na abertura superior central é original dessa antiga construção.

Em frente ao portal fica um bonito jardim, com flores coloridas e bem cuidadas. E esse local se chama Praça da Poesia Germânica.

o que fazer em curitiba bosque alemão
O portal é uma reprodução da Casa Mila (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Trilha João e Maria

O caminho a ser percorrido no interior do Bosque Alemão é a Trilha João e Maria. Conforme você vai caminhando, passará por vários totens com ilustrações e trechos do conto dos Irmãos Grimm.

A escolha por uma história dos Irmãos Grimm, claro, não é ao acaso. Afinal, os dois nasceram no Condado de Hesse-Darmstadt no século XVIII. E essa região, atualmente, faz parte do território da Alemanha.

Para quem viaja com crianças, é uma excelente oportunidade de contar uma história para os pequenos de uma forma bem diferente! Quando visitei o bosque, havia algumas famílias passeando, e todas as crianças pareciam bem animadas em seguir caminhando para saber o resto da historinha.

bosque alemão joão e maria
A história de João e Maria, dos Irmãos Grimm, é contada no bosque (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Casa da Bruxa (ou Casa Encantada)

Essa construção localizada no meio da trilha é para ser uma representação da Casa da Bruxa, que existe na história de João e Maria. Mas se trata, oficialmente, de uma biblioteca infantil.

Aos sábados e domingos, inclusive, costuma ocorrer a Hora do Conto, em que uma pessoa – vestida de bruxa! – lê histórias para crianças.

bosque alemão casa da bruxa
A Casa da Bruxa é uma biblioteca infantil (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Torre dos Filósofos

A Torre dos Filósofos é uma construção em madeira de 15 metros de altura. Uma escadaria leva a vários mirantes, que vão mostrando a mata nativa até chegar ao topo, com a mescla de natureza e cidade. Além disso, do topo, se tem uma vista panorâmica de Curitiba e da Serra do Mar.

É um dos locais mais bonitos, diferentes e interessantes não só do Bosque Alemão, mas de toda a capital paranaense.

bosque alemão torre dos filósofos
A Torre dos Filósofos tem 15 metros de altura (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Oratório Bach

É a entrada oficial do Bosque Alemão, por meio da Rua Schubert. Nesta praça, se encontra o Oratório Bach, uma sala de concertos que homenageia o músico alemão Johann Sebastian Bach.

Além disso, o prédio é uma réplica de uma antiga igreja de madeira, originalmente construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos.

Na parte de baixo do Oratório, de frente para a Torre dos Filósofos, existe uma pequena cafeteria que serve vários quitutes alemães. Se você quer uma pausa no seu roteiro de viagem e aproveitar para comer algo, é uma excelente opção!

bosque alemão oratório bach
O Oratório Bach fica na ‘entrada oficial’ do Bosque Alemão (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Onde fica o Bosque Alemão

O Bosque Alemão fica no bairro Vista Alegre (Jardim Schaffer). E existem duas entradas principais para o parque.

Caso você deseje percorrer a trilha João e Maria e, de fato, ler a história, você deve iniciar o seu passeio pela entrada que fica na esquina da Rua Nicolo Paganini e Rua Schubert. Ali fica o Oratório Bach e também a Torre dos Filósofos. A primeira página do conto dos irmãos Grimm fica ali.

Já a outra entrada fica na esquina da Rua Nicolo Paganini com a Rua Francisco Schaffer. É ali que fica o portal e a Praça da Poesia Germânica. Se você começar por esse caminho, tenha em mente de que a história do João e Maria estará de trás para frente.

o que fazer em curitiba
O Bosque Alemão fica no bairro Vista Alegre, em Curitiba (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Bosque Alemão: horário de funcionamento

O Bosque Alemão abre todos os dias, das 8h às 20h. E é gratuito! Não se paga absolutamente nada para entrar.

Já a biblioteca Casa da Bruxa costumava abrir de terça à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. A Hora do Conto, por sua vez, acontecia sempre em três horários diferentes nos finais de semana: 11h, 14h e 16h.

Como ir ao Bosque Alemão

Para ir ao Bosque Alemão, você tem praticamente três formas diferentes: de carro, de transporte público ou com táxi/aplicativo de transporte particular.

O mais fácil e prático é ir de carro. Caso você vá com o seu próprio, há estacionamento na rua nas duas entradas do parque. Em ambos os casos, não é preciso pagar nada. Eu fui em um dia durante a semana e estava bem vazio, com bastante vaga. Durante o fim de semana, imagino que mais pessoas devam ir até o Bosque, o que pode impactar em ter de estacionar talvez um pouco mais longe.

Já de transporte público, existem três linhas de ônibus que passam no Bosque Alemão. São eles:

  • Convencional Jardim Mercês-Guanabara (atrás da Catedral)
  • Interbairros II (sentido anti-horário)
  • Primavera e Bracatinga (Travessa Nestor de Castro)

Para saber exatamente o itinerário de cada uma dessas linhas e entender qual você deve pegar a partir do local de Curitiba que você estiver, eu sempre recomendo usar o Moovit ou o Google Maps. São dois ótimos aplicativos de viagem que eu sempre uso e me ajudam bastante.

Usando eles, vocês também conseguem saber caso seja necessário fazer uma integração de mais de um ônibus tendo como referência o seu local de partida.

E aí, você já conhece o Bosque Alemão? Me conta nos comentários como foi a sua experiência visitando o local 🙂 eu adorei!

bosque alemão curitiba
O Bosque Alemão é um dos lugares mais legais de Curitiba (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: