alltype - fundo claro

Buraco do Padre e Fenda da Freira: como conhecer esses lugares incríveis em Ponta Grossa (PR)

O Buraco do Padre é uma unidade de conservação localizado em Ponta Grossa, no Paraná. Confira como chegar, quanto custa, atrativos e mais!
O Buraco do Padre é uma unidade de conservação localizado em Ponta Grossa, no Paraná. Confira como chegar, quanto custa, atrativos e mais!
Buraco do Padre

O Buraco do Padre é um dos lugares que você precisa colocar na sua lista de locais a se conhecer no Paraná. Essa unidade de conservação tem administração privada e fica no município de Ponta Grossa, a 120km de distância de Curitiba. Por lá, a furna de mesmo nome é o principal atrativo.

Além disso, há a Fenda da Freira, outra formação geológica única.

Dito isso, se você gosta de lugares diferentes e natureza exuberante, não pode deixar de conhecer o Buraco do Padre. Neste post, vou te contar tudo o que você precisa saber para organizar a sua visita. Bora!?

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇


O que é o Buraco do Padre

O Buraco do Padre é uma caverna vertical com cerca de 40 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro. A cascata, por sua vez, cai de uma altura de 30 metros. De acordo com informações do site oficial, as furnas ocorrem por meio de erosão subterrânea, em decorrência da força da água, até que aconteça o desabamento do seu teto (formando, portanto, um buraco).

Além disso, o Buraco do Padre é uma das dezenas de furnas que existem na região dos Campos Gerais do Paraná. E furna nada mais é do que um tipo de caverna.

Algumas podem ser maiores, outras menores. Umas podem ser secas, outras podem ter rios, enfim… O Buraco do Padre tem uma belíssima cascata, o que torna o seu visual único. Além disso, é possível ver no chão as muitas rochas que se desprenderam, ao longo do tempo, do paredão.

Outra característica peculiar do Buraco do Padre é que o Rio Quebra-Pedra entra na furna a partir de um túnel criado por ele próprio na rocha. Ou seja, ao longo de muitos e muitos anos, a água foi fazendo esse processo de erosão até criar esse caminho de 40 metros de extensão e “sair” no interior da furna.

buraco do padre
A Furna Buraco do Padre (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)


Onde fica o Buraco do Padre

O Buraco do Padre fica dentro do parque de mesmo nome, no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná. A partir da capital Curitiba são 120km, a serem percorridos em aproximadamente 2h de viagem via BR-376.

Os últimos 10km do acesso ao parque são por meio de uma estrada de chão. Não é necessário nenhum veículo SUV ou 4×4 pra percorrer esse trecho. Carros populares 1.0 dão conta do serviço tranquilamente.

Como chegar ao Buraco do Padre

Não existe nenhum ônibus de linha que leve até o Parque Buraco do Padre. Sendo assim, você só conseguirá chegar lá com carro (ou o seu próprio, ou um alugado) ou contratando alguma agência turística. Nesse último caso, alguns hotéis em Ponta Grossa podem te ajudar a encontrar a melhor opção. Saindo de Curitiba confesso que não tenho muitas informações.

Já se você pretende alugar um carro para fazer esse passeio (como eu fiz), recomendo a RentCars. Essa é a maior plataforma de aluguel de carros do país e você pode pesquisar os melhores valores entre as principais locadoras da região. Assim, você garante o melhor custo-benefício para a sua viagem. Garanta o seu veículo AQUI!


Origem do nome Buraco do Padre

De acordo com o site oficial, esse termo foi usado como ponto de referência ao longo de muitos anos pelos Tropeiros no século XVIII. Essas pessoas eram quem conduziam as comitivas que faziam a ligação entre os pontos produtores e os centros consumidores do Brasil daquela época.

Ou seja, levavam especiarias, alimentos, rebanhos de gados e outras mercadorias.

Aí diz que a região era ocupada por padres jesuítas, que eram vistos praticando atos de religiosidade no alto da furna – que, à época, não se chamava ainda Buraco do Padre, claro, hehe. Por isso acabou recebendo esse nome como ponto de referência dos Tropeiros que passavam pelos Campos Gerais.


Atrativos do Parque Buraco do Padre

O Parque de Natureza Buraco do Padre conta com vários atrativos – além de apenas a furna em si. Sendo assim, você pode aproveitar para passar o dia inteiro no parque. Além disso, por contar com uma boa estrutura, trilhas fáceis e parquinho infantil, é uma ótima opção também para quem quer fazer um passeio em família.

Abaixo, explico tudo o que o parque oferece, por ordem do que eu fui fazendo e conhecendo.

1. Bilheteria e lojinha

A primeira coisa que você visita logo quando entra no parque é a bilheteria e a lojinha. Lá, você compra o seu ingresso – ou pega sua pulseirinha, caso tenha adquirido pela internet. Quem estiver ali no atendimento vai te entregar um mapa e explicar como são as trilhas, distâncias e onde fica cada coisa. Na parede também tem um mapa em tamanho grande pra ajudar a se localizar.

Ao lado da bilheteria fica a lojinha, onde você pode adquirir souvenirs do parque, como imã de geladeira, boné, camiseta, chaveiro, copo, etc. Também é possível comprar bebidas, como água e refrigerante.

Por fim, há sanitários e um ponto de ônibus, que passa de 20 em 20 minutos e faz o translado de 800 metros entre a bilheteria e o centro de convivência – onde começa a trilha principal pro Buraco do Padre.

2. Trilha Beira-Rio

Ao lado da bilheteria, lojinha e ponto de ônibus fica o início da Trilha Beira-Rio. Ela tem 800 metros de extensão e vai passando por dentro da mata. É praticamente toda plana, com calçamento e não apresenta nenhuma dificuldade.

Além disso, leva esse nome porque você vai costeando o rio. Em alguns pontos, a mata se abre e você consegue ver o rio passando.

O fim dessa trilha dá no centro de convivência. Caso você não queira caminhar esse percurso – seja na ida ou na volta -, é só pegar o ônibus oferecido pelo Parque Buraco do Padre.

trilha beira-rio
A Trilha Beira-Rio é um caminho super gostoso pela mata (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

3. Área de convivência

A Trilha Beira-Rio acaba na Área de Convivência do Parque Buraco do Padre. Trata-se de um espaço bem grande com bastante estrutura pra você descansar, comer algo ou simplesmente confraternizar com amigos e familiares.

Essa área conta com várias mesas, bancos, fogueira, balanço e redes. Além disso, há sanitários (os últimos antes de iniciar a trilha principal para o Buraco do Padre e Fenda da Freira).

parque buraco do padre
Tem balanços e redes na área de convivência (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

4. Café do Lobo

O Café do Lobo fica na Área de Convivência e oferece algumas opções de lanches e comida. Dentre os pratos, tinha massa e pizza. Já para lanches rápidos, alguns salgados – como coxinha e pão de queijo. Também são vendidas bebidas geladas e quentes, como chá e café.

5. Espaço Kids

O Espaço Kids também fica na Área de Convivência. O parquinho infantil está super novo, com vários brinquedos legais e diferentes pra criançada se divertir. Além dos clássicos, como balanço e escorregador, tem ainda um pula pula, casinha e alguns obstáculos para os mais aventureiros.

espaço kids buraco do padre
Tem vários brinquedos no Espaço Kids para a criançada (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

6. Furna Buraco do Padre

A trilha principal que leva até a Furna Buraco do Padre tem 1km de extensão. Mas quase nem tem como chamar de trilha, pois o terreno é todo plano, super acessível. É praticamente uma caminhada mesmo.

Nesse primeiro trecho você encontrará os acessos às trilhas das Araucárias e do Favo e também a alguns lugares instagramáveis para tirar foto que a administração do parque criou.

parque buraco do padre
Existem vários locais legais pra parar e tirar foto (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Na segunda parte da trilha, haverá um caminho construído em madeira para ultrapassar os rios e as pedras.

E é aí que você entrará, de fato, na Furna Buraco do Padre. O acesso de madeira segue até praticamente o começo da cachoeira. Depois, tem terra no chão e, nos cantos, ficam as várias rochas que se desprenderam do paredão ao longo de muitos e muitos anos.

A entrada na água é liberada e, no verão, muita gente entra mesmo. Eu fui no outono e nem me arrisquei por motivos de água geladíssima, haha.

7. Trilha das Araucárias

A Trilha das Araucárias é um pequeno caminho de cerca de 200 metros só que vai passando por dentro de uma mata de araucárias. É super bonito e vale a pena passar por ali!

Ao fim desses 200 metros, essa trilha se junta com a Trilha do Favo – que leva até a Fenda da Freira, os mirantes e o Poço Encantado.

8. Trilha e Pedra do Favo

A Trilha do Favo leva esse nome em virtude da Pedra do Favo que existe no topo. Trata-se de um bloco de arenito formado há mais de 130 milhões de anos. Além disso, sua coloração e formato lembram um favo de mel – por isso o nome.

pedra do favo
A Pedra do Faço é avistada durante a trilha (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Essa trilha apresenta um pouco mais de dificuldade do que o caminho plano que leva até o Buraco do Padre. No entanto, ela também é de nível fácil. Só é um pouco mais íngreme e com algumas pedras pelo caminho para prestar atenção.

Além disso, o parque criou degraus e corrimãos em madeira em alguns pontos pra facilitar a vida do visitante.

A Trilha do Favo leva até a tirolesa, à Fenda da Freira, ao Poço Encantado e aos mirantes, já que todos esses atrativos ficam na parte superior do parque.

9. Tirolesa Mega Revoada

A tirolesa é um atrativo pago à parte pelo visitante. Custa R$ 74 por pessoa. Além disso, tem 631 metros de extensão e 50 metros de altura. Seu início é bem próximo à Fenda da Freira e você acaba a descida na Área de Convivência.

Eu não cheguei a fazer a tirolesa, mas acredito que, por uma questão de logística, o melhor seja você fazer ela ao fim da visita. Dessa forma, evita que você tenha de percorrer as trilhas todas de novo.

  • Algumas regrinhas do parque para o uso da tirolesa:
  • Peso máximo por pessoa: 115 kg
  • Peso mínimo: 50 kg
  • Altura mínima: 1,40m
  • Uso obrigatório de calçado fechado e antiderrapante
  • Não é permitido o uso de roupas de banho

10. Fenda da Freira

Assim como a tirolesa, a Fenda da Freira também é um atrativo pago à parte (além do valor do ingresso). Custa R$ 40 por pessoa, mas recomendo muito.

A visitação é guiada e dura em torno de 40 minutos. Por questões de segurança e de preservação do espaço, são permitidos grupos de, no máximo, 15 pessoas por vez. Por isso, na hora de comprar o ingresso você tem de agendar um horário.

A guia que nos acompanhou era muito boa e explicou tudo – desde a geologia e formação das rochas e do relevo, animais que vivem ali, vegetação, características peculiares, etc. Com certeza enriqueceu muito o passeio ter acesso a todas essas informações.

A Fenda da Freira, então, é classificada como uma cavidade natural subterrânea e é uma forma de relevo resultante do alargamento de uma fratura na rocha. Ela tem 300 metros de extensão, mas a gente só consegue visitar os primeiros 106 metros, porque depois fica muito estreito e não tem como continuar passando.

fenda da freira
A Fenda da Freira é imperdível! (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

11. Cachoeira Poço Encantado

Depois da Fenda da Freira, a gente seguiu a Trilha do Favo até chegar na Cachoeira Poço Encantado, que é uma queda d’água do Rio Quebra-Pedra. Poucos metros depois dali, esse rio foi penetrando nas fissuras da rocha, até criar um “caminho” subterrâneo e desaguar no Buraco do Padre.

Essa também é uma cachoeira em que é possível entrar na água. Em dias de calor, óbvio, hehe No outono ou no inverno, é melhor ficar só admirando a beleza 😅

cachoeira poço encantado
Cachoeira Poço Encantado (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

12. Mirantes do Buraco

Por fim, os mirantes permitem ver a cavidade do Buraco do Padre de cima. Além disso, claro, você tem uma visão panorâmica de toda a vegetação da região. Inclusive, é possível ver bem pequenos os arenitos do Parque Vila Velha, que está a alguns quilômetros de distância.

Essa é uma das coisas mais legais do parque, pois você consegue ter a experiência completa. Você pode ver a furna Buraco do Padre de baixo (no seu interior) e também de cima (nos mirantes).

Dessa forma, você consegue ter uma dimensão melhor de como é a geologia dessa furna e toda a sua grandiosidade.

mirantes do buraco do padre
Mirante do Buraco do Padre (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

buraco do padre
O ‘buraco’ do Buraco do Padre, visto de cima (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)


Outras experiências que o Parque Buraco do Padre oferece

Fora todos os atrativos citados, o Parque Buraco do Padre também oferece algumas experiências, como a visitação noturna e um piquenique.

O piquenique inclui cesta com 2 croissants de manteiga, geleia de amoras, frutas da estação, mix de amendoim, 2 sucos, baguete de queijo e presunto, bolinho artesanal recheado com Nutella e bolinho artesanal recheado com goiabada. Esse é o cardápio oferecido em maio/2023 – vale a pena confirmar antes de reservar se continua o mesmo. O valor é R$ 108.

Já a Experiência Noturna inicia às 17h e conta com observação da Revoada dos Andorinhões, depois pôr do sol no alto da trilha do Favo e, por fim, imersão sensorial na Furna do Buraco do Padre durante a noite. É ainda servido um Café Colonial, com queijo, patês, geleias, bolo, café, etc. A previsão de encerramento da atividade é às 22h. O valor é R$ 138.

#DicaArrumaEssaMala: não são todos os dias que essas atividades estão rolando, então é importante conferir nas redes sociais do parque ou no site oficial.


Buraco do Padre: horário de funcionamento

O Parque Buraco do Padre funciona de quarta a domingo e feriados, das 9h às 16h30. Ou seja, às segundas e terças não abre.


Buraco do Padre: ingressos e valores

  • Ingresso geral: R$ 96 (estrangeiros)
  • Ingresso para brasileiros: R$ 48 (promocional meia entrada)
  • Ingresso para moradores de Ponta Grossa: R$ 40
  • Aniversariantes não pagam ingresso no dia do aniversário (obrigatório apresentar RG ou certidão de nascimento).
  • Crianças de até 5 anos não pagam ingresso (obrigatório apresentar RG ou certidão de nascimento).
  • Fenda da Freira: R$ 40
  • Tirolesa: R$ 74
  • Piquenique: R$ 108
  • Experiência noturna: R$ 138
  • Estacionamento: R$ 12
parque buraco do padre
O ônibus que faz o transfer entre a bilheteria e o centro de convivência (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)


Onde se hospedar em Ponta Grossa

A visita ao Buraco do Padre pode ser feita tanto num bate e volta a partir de Curitiba, quanto se hospedando em Ponta Grossa – que foi o que eu fiz. Como também iria passar pelo Parque Vila Velha, fazia mais sentido ficar na cidade do que ir e voltar duas vezes (gastando tempo e combustível).

Eu fiquei, portanto, no Slaviero Ponta Grossa, um hotel de categoria 4 estrelas excelente. Está incluso o café da manhã e o estacionamento. Além disso, os quartos contam com TV, ar-condicionado, armário, frigobar e mesa para trabalho. Também eram bem silenciosos.

A diária custa a partir de R$ 205 para duas pessoas.

Outras boas opções de hotel em Ponta Grossa são:

Confira opções de hospedagem em Curitiba para a sua viagem!

Se preferir pesquisar mais hotéis em Ponta Grossa, pode explorar o mapa abaixo:

Booking.com

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: