alltype - fundo claro

12 cidades de Minas Gerais que você precisa conhecer

MG conta com atrativos para todos os gostos. Tem cidade histórica, natureza, destino de frio… Sendo assim, confira 12 cidades de Minas Gerais para planejar uma viagem pelo estado!
MG conta com atrativos para todos os gostos. Tem cidade histórica, natureza, destino de frio… Sendo assim, confira 12 cidades de Minas Gerais para planejar uma viagem pelo estado!
cidades de minas gerais

Gosta de natureza? Cidades históricas? Museus diferentes? Arquitetura? Minas Gerais tem tudo isso e mais um pouco! Por isso, neste post, vou te mostrar 12 cidades de Minas Gerais que valem super a pena serem visitadas.

MG é um dos maiores estados brasileiros (o quarto em área territorial e o segundo em número de habitantes). Sendo assim, claro, há muito o que se explorar por lá.

Localizado no sudeste do Brasil, tem acesso super fácil a partir de vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Brasília.

Aproveite e confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇


Cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte

Bora começar logo pela capital. Se você vem de outro estado, provavelmente é por Belo Horizonte que irá chegar.

Sendo assim, recomendo ficar pelo menos uns 2 dias na cidade para poder conhecer com calma a Lagoa da Pampulha e os arredores (como a Casa do Baile, o Museu de Arte, a Igreja São Francisco de Assis, o Mineirão…), se deliciar com as comidinhas do Mercado Central, visitar todos os museus da Praça da Liberdade… fora ir até as praças e parques de BH, como a Praça do Papa e o Mirante do Mangabeiras.

belo horizonte minas gerais

Onde ficar em Belo Horizonte

Savassi é um dos principais bairros em Belo Horizonte para se hospedar. Foi onde fiquei na minha viagem. Recomendo por lá o Tryp by Wyndham, o Holiday Inn e o Novotel BH Savassi.

Bairro vizinho ao Savassi, o Lourdes também é uma boa localização. A famosa Praça da Liberdade fica no meio dos dois. Por lá, aposte no Ramada by Wyndham Lourdes ou no San Diego Convention Lourdes.

holiday inn belo horizonte


Cidades de Minas Gerais: Ouro Preto

Agora partindo para as cidades histórias de Minas… todas foram muito importantes durante o Ciclo do Ouro no Brasil. Mas a principal certamente é Ouro Preto.

Reserve também pelo menos dois dias inteiros para poder subir e descer pelas intermináveis ladeiras, entrar nas muitas igrejas e apreciar o trabalho do Mestre Ataíde e do Aleijadinho. Também visite o imperdível Museu da Inconfidência.

Além disso, minha recomendação pessoal é fazer o tour por uma das Minas de Ouro, pra aprender mais sobre o quão horrível foi o período da escravidão no Brasil.

ouro preto minas gerais

Onde ficar em Ouro Preto

Se o seu objetivo é turistar pelo centro histórico de Ouro Preto, a melhor localização para se hospedar é certamente nessa região. Dessa forma, você pode fazer boa parte dos deslocamentos a pé mesmo e curtir o visual da cidade.

Algumas das melhores hospedagens por lá são: Hotel Solar das Lajes, Pousada Solar da Ópera, Hotel Pousada do Arcanjo e Hotel Solar do Rosário.

Visto que Ouro Preto é uma cidade universitária – e sempre rolam festivais, eventos, festas, etc – tem também muita opção de hostel. Sendo assim, para quem curte, as opções melhor avaliadas pelos hóspedes são o É Hostel, o Buena Vista Hostel e o Hostel Imperial.

pousada solar da ópera ouro preto


Cidades de Minas Gerais: Tiradentes

Se você estiver por Ouro Preto, tente esticar a viagem até Tiradentes, outra cidade histórica muito importante desse período. São 160km de distância, a serem percorridos em cerca de 3h.

Com muito menos ladeiras que Ouro Preto, o que facilita a caminhada hehe, você vai se encantar pelas construções em estilo colonial. É tudo super bem preservado no centro, e tem muito comércio, bares, restaurantes, lojinhas… fora, claro, as igrejas barrocas que marcaram esse período do Brasil.

Dá pra conhecer tudo em um dia. Mas será corrido. Para uma experiência mais tranquila, reserve dois dias em Tiradentes.

tiradentes minas gerais

Onde ficar em Tiradentes

Assim como em Ouro Preto, a melhor localização para bater perna é justamente o centro histórico. Mas se você estiver de carro, pode optar por algumas hospedagens um pouquinho mais afastadas, como Pousada d’Oleo de Guignard. A estrutura é ótima, com piscina, área externa e contato com a natureza.

Já no centro, há dezenas de opções excelentes para a sua viagem. O Arruma Essa Mala recomenda a Pousada Richard Rothe, a Pousada Encanto da Serra, a Pousada Marília de Dirceu e o Pouso Lar Doce Lar.

pousada em tiradentes


Cidades de Minas Gerais: São João del Rei

A apenas 15km de distância de Tiradentes fica São João del Rei, outra cidade desse circuito histórico e que é uma graça.

A Igreja de São Francisco de Assis, de 1749, é uma das construções mais belas da cidade e imperdível de se conhecer. Outro atrativo é a Maria-Fumaça, que faz o trajeto justamente entre São João del Rei e Tiradentes. O passeio passa pela estrada inaugurada em 1881 por Dom Pedro II.

Também é possível conhecer todo o centro histórico e principais atrativos em um dia inteiro. Para explorar mais a região – como cachoeiras, por exemplo -, adicione mais dias!

Outras cidades de Minas Gerais históricas que valem a pena entrar no seu roteiro caso você tenha mais tempo são Congonhas, Mariana e Diamantina. Você recomenda mais alguma? Escreve nos comentários e compartilha com os outros viajantes 🙂

são joão del rei minas gerais

Onde ficar em São João del Rei

Para quem pensa em fazer o famoso passeio de Maria-Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei, o Solara Hotel é a hospedagem perfeita, já que fica do ladinho da Estação Ferroviária.

Outras ótimas opções na região central da cidade são a Pousada dos Sinos, a Pousada Villa Magnolia, a Pousada Beco do Bispo e a Pousada Rotunda.

📌 Confira mais informações, preços e fotos das melhores hospedagens em São João del Rei neste outro post do blog.


Cidades de Minas Gerais: São Thomé das Letras

Agora bora partir para os destinos de quem curte natureza. Minas Gerais tem muitos! Começando por São Thomé das Letras, a “cidade mística de Minas Gerais”.

Tem muitas lendas envolvendo São Thomé, o que torna o passeio especialmente divertido. Tem desde um túnel que leva até Machu Picchu, até visitas de ETs, carro que sobe lomba ao invés de descer, etc.

Mas para além disso também tem muitas cachoeiras! Inclua no seu roteiro o Vale das Borboletas, a Eubiose, a da Lua, a Antares, a Véu da Noiva e a do Sobradinho.

Eu recomendo pelo menos dois dias inteiros para conhecer as principais cachoeiras e poder curtir também o centrinho.

são thomé das letras

vale das borboletas cachoeira

Onde ficar em São Thomé das Letras

Em termos de localização, São Thomé das Letras conta com dois locais principais. O centrinho é o melhor local para ficar se você pensa em curtir a noite ou se viaja sem carro. Assim, consegue contratar agências turísticas na praça principal para lhe levar até as cachoeiras.

Por lá, aposte na Pousada Maciel, na Pousada Reino Encantado e na Pousada Antares.

Agora, se você viaja de carro, pode ficar hospedado nas estradas perto das cachoeiras. Nessas localidades não há praticamente nada de comércio, nem restaurantes. Por isso, é importante estar com o seu próprio veículo (ou um alugado).

A melhor hospedagem de São Thomé é a Pousada Viva. Outra boa opção é a Pousada Chalé da Montanha.

📌 Confira mais informações, preços e fotos das melhores hospedagens em São Thomé das Letras neste outro post do blog.

pousada viva minas gerais


Cidades de Minas Gerais: Carrancas

Outra cidade que é cheia de cachoeiras, mas ainda não é tão explorada assim é Carrancas. Para quem curte um clima mais tranquilo e locais menos lotados, Carrancas é certamente o destino perfeito.

Você pode se encantar com a coloração verde da Cachoeira da Esmeralda ou dar boas risadas descendo o Escorregador da Zilda.

Uma trilha vai te levar até o topo da Cachoeira Véu de Noiva, com borda infinita e vista pra Cachoeira da Fumaça. Além disso, para mim, o local mais imperdível de todos é o visual do Paredão de Carrancas no pôr do sol. É imbatível!

Dois dias inteiros também são o suficiente para conhecer o principal da cidade. Mas, claro, se o foco da viagem é descansar e curtir a paz do interior, vá e fique quantos dias quiser que é sucesso!

paredão de carrancas minas gerais

Onde ficar em Carrancas

Você pode se hospedar no centro de Carrancas, que tem como vantagem ficar mais próximo de restaurantes e agências turísticas, ou nas estradas da Serra. Foi a minha escolha na viagem. Fiquei no Chalés Vila Real.

Ficando nas estradas, você tem como vantagem o clima de natureza, tranquilidade e, em alguns lugares, também a vista. Algumas das melhores opções são a Pousada Gaya, o Verdes Em Cantos Pousada e a Pousada Céu e Serra.

No centro, busque pela Pousada Luz do Sol ou pelo Vila Carrancas.

📌 Confira mais informações, preços e fotos das melhores hospedagens em Carrancas neste outro post do blog.


Cidades de Minas Gerais: Capitólio

Já um dos destinos mais famosos e mais queridinhos de Minas Gerais é Capitólio. E não é a toa, né? A região (que engloba também outras cidades) é linda demais. A começar pelo Lago de Furnas e seus cânions.

Dá tanto para admirar a beleza por cima, indo no Mirante dos Canyons, quanto fazer um passeio de lancha no seu interior.

Além disso, existem os complexos de cachoeiras, como o Pé da Serra, o da Capivara, a Lagoa Azul, o Paraíso Perdido, o Eco Parque, e por aí vai. Cada um tem a sua beleza única, mas eu, particularmente, curti mais o Pé da Serra e a Lagoa Azul.

Com três dias inteiros em Capitólio você consegue fazer o passeio de lancha e curtir com calma os principais complexos de cachoeiras.

capitólio minas gerais

cachoeira da capivara capitólio

Onde ficar em Capitólio

Os principais atrativos turísticos de Capitólio não ficam próximo ao centro da cidade. Pelo contrário, alguns são até em municípios vizinhos.

Sendo assim, fique pelo centro apenas se você pensa em curtir a noite, ir a bares ou visitar lojas. A Pousada Buena Vista e o Escarpas Eco Village são boas opções.

Logisticamente, vale mais a pena ficar hospedado ao longo e nos arredores da MG-050, a estrada que leva até as cachoeiras. Eu fiquei na Pousada do Rio Turvo, mas recomendo também a Pousada Recanto do Turvo. Para uma estadia mais luxuosa, vá na Pousada Cachoeira Lagoa Azul.

📌 Confira mais informações, preços e fotos das melhores hospedagens em Capitólio neste outro post do blog.

Uma das melhores formas de circular por essas cidades em Minas Gerais é estando de carro. Assim você tem total disponibilidade de horário para ajeitar o roteiro da sua forma. Eu já fiz três road trips de carro por MG e foram ótimas. Se você pensa em alugar um carro para fazer o mesmo, a plataforma que eu recomendo é a RentCars. Ela permite comparar preços e vantagens entre as principais locadoras de veículo da região e, assim, encontrar o melhor custo-benefício.


Cidades de Minas Gerais: Ibitipoca

Quer cachoeira famosa? Então o seu destino é Ibitipoca. A Janela do Céu é certamente uma das mais conhecidas de Minas Gerais.

Ela fica dentro do Parque Estadual do Ibitipoca, mas o acesso não é tão simples assim. O circuito completo tem 16km. Então se prepare para caminhar muito nessa trilha, mas eu garanto que o visual compensa.

Dentro do parque existem outros dois circuitos, o das Águas e do Pico do Pião. O das Águas é o mais light, com 5km só, e tem muuuuita cachoeira ao longo desse percurso. É muito lindo!

Reserve um dia inteiro para cada um dos circuitos do Parque Estadual do Ibitipoca que você for fazer.

janela do céu ibitipoca

circuito das águas ibitipoca

Onde ficar em Ibitipoca

Visto que Ibitipoca é um destino para quem vai trilhar e curtir a natureza, as melhores hospedagens são aquelas que acompanham o mesmo clima desse distrito de Minas Gerais. Eu fiquei em um chalé super gostosinho do Sítio das Hortênsias.

Para quem quer uma experiência de conforto e lazer, o Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer é uma ótima opção. E o Pousada Meu Recanto também tem acomodações em estilo chalé.

📌 Confira mais informações, preços e fotos das melhores hospedagens em Ibitipoca neste outro post do blog.


Cidades de Minas Gerais: Monte Verde

Quer um destino perfeito pra curtir o inverno? Vá para Monte Verde. Tem vários chalés em estilo alpino excelentes, fora o centrinho com arquitetura que lembra um pouco Campos do Jordão e Gramado.

O grande diferencial, claro, são as atividades na natureza. Existem várias trilhas, como a da Pedra Redonda ou a do Pinheiro Velho. E, nos meses mais frios do ano, você pode dar sorte de pegar uma geada e até temperaturas negativas.

Um final de semana ou um feriado prolongado é o ideal para curtir Monte Verde.

monte verde minas gerais
Foto: Wikimedia Commons

Onde ficar em Monte Verde

Há centenas de opções de hospedagem em Monte Verde, para todos os estilos e orçamentos. Para ficar imerso na natureza, as melhores opções são a Pousada Ricanto Amore Mio, o Chalé Descanso na Serra, a Pousada Casa da Floresta e o Chalés Recanto das Montanhas.

Já mais na região central, onde fica o comércio, restaurantes e lojas, a Pousada Posto Monte Verde e a Pousada Suíça Mineira Centro são boas opções.

pousada casa da floresta monte verde


Cidades de Minas Gerais: Brumadinho/Inhotim

Curte cultura? Então você precisa conhecer Brumadinho, mais especificamente Inhotim. São cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas.

É, inclusive, considerado o maior museu a céu aberto do mundo. E o melhor: fica a apenas 55km de Belo Horizonte. Ou seja, ótimo passeio pra um bate e volta a partir da capital.

inhotim brumadinho
Foto: Wikimedia Commons

Onde se hospedar em Brumadinho

A melhor forma de se conhecer o Museu do Inhotim é a partir de um bate e volta de Belo Horizonte. Por isso, veja onde se hospedar na capital mineira.

Brumadinho não conta com muuuitas opções de hospedagem. Mas se você quiser dormir por lá, há o Ville de Montagne Hotel e o Estrada Real Palace Hotel com uma melhor estrutura.

hotel brumadinho minas gerais


Cidades de Minas Gerais: Parque Nacional da Serra do Cipó

Para quem curte ecoturismo, dois parques nacionais merecem a sua atenção em Minas Gerais. A começar pelo Parque Nacional da Serra do Cipó.

Ele tem 30 mil hectares e engloba parte de vários municípios, como Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. São várias as opções de trilhas, cachoeiras e até cânions pra visitar.

O cartão-postal do parque é certamente a Cachoeira Grande, com 50 metros de extensão. Mas tem também a Serra Morena, a da Farofa, a da Caverna e, claro, a sua Véu de Noiva.

parque nacional da serra do cipó
Foto: Wikimedia Commons

Onde ficar no Parque Nacional da Serra do Cipó

O distrito de Serra do Cipó é onde fica a entrada principal do parque e também onde se concentram várias cachoeiras. No entanto, a localidade é bem pequena. Mas há várias opções de pousadas, chalés e quartos para alugar.

Os lugares melhor avaliados por parte dos hóspedes são a Pousada Flor de Pequi, a Hospedaria Raízes da Serra, a Pousada Hibisco e a Pousada Luar do Cipó.

Para uma experiência super exclusiva, com direito a spa, piscina, banheira de hidromassagem, etc, reserve o Capim do Mato Pousada & Spa by L’Occitane.

capim do mato pousada serra do cipó


Cidades de Minas Gerais: Parque Nacional da Serra da Canastra

Por fim, o Parque Nacional da Serra da Canastra fica pertinho de Capitólio, que falei neste tópico.

É lá que fica a nascente do Rio São Francisco, um rio tão importante pro Brasil. E o parque foi criado em 1972 justamente para protegê-la.

A cachoeira mais famosa de lá é a Casca D’Anta, já que é a primeira do Rio São Francisco e tem 186 metros de queda livre.

Para quem curte queijo, o queijo canastra é produzido por lá, então aproveite também pra visitar as lojinhas dos produtores e comprar o seu.

parque nacional da serra da canastra
Foto: Wikimedia Commons

Onde ficar no Parque Nacional da Serra da Canastra

Visto que o parque é bem grande e os atrativos são espalhados, decidir a melhor hospedagem vai depender do que você pretende visitar. Mas há excelentes pousadas nos municípios do entorno da Serra.

A Pousada Vale dos Diamantes é em estilo hotel-fazenda, enquanto que a Pousada Capão Fôrro tem uma piscina com visual pras montanhas. Já a Pousada Pato Mergulhão tem lareira e, claro, um café da manhã com pão de queijo e mais quitutes mineiros.

E aí, você já conhecia todas essas 12 cidades incríveis em Minas Gerais? Quais você já visitou ou tem vontade de viajar? Me conta nos comentários!

pousada serra da canastra

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

7 comentários em “12 cidades de Minas Gerais que você precisa conhecer”

  1. A cidade que eu moro é histórica e se chama Grão Mogol, fica ao norte de Minas, tem o maior presépio a céu aberto do mundo. As ruas do centro são de pedras assim como a igreja que é Maravilhosa. A cidade te rios e cachoeiras tb. Vale a pena conhecer.

    Responder
  2. Imperdoável não ter DIAMANTINA na lista. Cidade de JK,um dos melhores presidentes do país. Linda cidade entre as montanhas e com muita cultura

    Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: