alltype - fundo claro

12 cidades de Portugal que você precisa conhecer na sua viagem

Para além das mais famosas Lisboa e Porto, conheça as melhores cidades de Portugal que você precisa incluir no seu roteiro de viagem!
Para além das mais famosas Lisboa e Porto, conheça as melhores cidades de Portugal que você precisa incluir no seu roteiro de viagem!
cidades de portugal porto

Portugal é um país pequeno, é verdade. Menor do que o estado de Pernambuco. Mas nem por isso deixa de ser rico em cidades e locais incríveis para se conhecer. Visitar apenas a capital Lisboa é desperdiçar a oportunidade de ter contato com várias outras histórias, paisagens e passeios pelo país. Há muitas outras cidades de Portugal que valem a pena entrar no seu roteiro de viagem!

Sendo assim, se você está pensando em viajar para esse destino europeu ou mesmo já planejando a sua viagem, acompanhe esse post para conhecer 12 cidades de Portugal que são imperdíveis e você precisa conhecer!

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Cidades de Portugal: Norte

Porto

Vamos começar pelo Porto, a segunda maior cidade do país. Com quase 240 mil habitantes, tem o seu centro histórico classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO e é um dos mais bonitos de Portugal. A cidade, desde muito tempo, se baseia economicamente no comércio. Desde quando os romanos utilizavam a rota do Rio Douro. E, posteriormente, com o Vinho do Porto. Mas também, é claro, se torna visível a riqueza da cidade advinda das conquistas marítimas portuguesas a partir do século XV.

No Porto, não deixe de visitar o Cais da Ribeira, a , o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos, a Ponte de Dom Luís I, os Jardins do Palácio de Cristal e, claro, também atravessar o rio para tomar um bom Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia. Você também pode fazer uma visita guiada às caves para envelhecimento da bebida.

cidades de portugal porto

cidades de portugal porto

Braga

Braga, por sua vez, pode ser visitada a partir de um bate e volta do Porto, já que fica a 57km de distância. Ou você pode alugar um carro para fazer um roteiro pernoitando em várias das cidades citadas nesse post. Foi o que eu fiz e contei várias dicas AQUI!

Trata-se, então, de uma das cidades de Portugal mais antigas, tendo sido fundada na Roma Antiga, em 16 a.C., sob o nome de Bracara Augusta. Claro que muita coisa mudou desde então além do nome. No século XII, por exemplo, se tornou sede do arcebispado português e capital religiosa do país. Por isso, prepara-se para visitar muitas igrejas belíssimas por lá.

O principal atrativo é incrível Santuário de Bom Jesus do Monte, também Patrimônio Mundial da UNESCO e que começou sua construção em 1722.

Saiba tudo o que fazer em Braga, pontos turísticos, como se locomover e hospedagem

braga portugal praça da república

bom jesus do monte braga

Guimarães

Guimarães é outro destino pertinho do Porto – apenas 57km. Logo ao chegar no centro histórico você verá o escrito “Aqui Nasceu Portugal” em uma das torres da antiga muralha e entenderá a importância da cidade para os portugueses. Quando Afonso Henriques se tornou o primeiro rei de Portugal, em 1139, ele escolheu Guimarães para ser a capital do país.

Por lá, não deixe de visitar principalmente o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques. Mas se permita simplesmente caminhar pelas ruas de arquitetura medieval, passando pelo Largo da Oliveira ou até pelo Largo República do Brasil, onde fica a bela Igreja de Nossa Senhora da Consolação.

Viajar, hoje em dia, sem internet é praticamente impossível, né? Consultar mapas, horários de atrações, restaurantes e, claro, também postar nas redes sociais e mandar notícias para a família. Por isso, chegar ao destino já conectado é a melhor coisa! Com chip internacional, você sai do Brasil com ele e, ao desembarcar, ainda no aeroporto, você já tem internet. Ótimo, né? Confira AQUI os preços e tire suas dúvidas!

castelo de guimarães

cidades de portugal guimarães

Amarante

Amarante é uma cidadezinha pequena, com 11 mil habitantes, e que normalmente não faz parte do roteiro de boa parte dos turistas que viajam a Portugal. Mas eu achei ela uma graça e super recomendo. Fora que também é rica em história.

Uma das mais divertidas diz respeito a São Gonçalo, que é tipo um santo casamenteiro e muito popular na por lá. A igreja principal leva o seu nome, mas o mais curioso são as festividades e os docinhos que homenageiam o santo: em formato fálico. 😅

Além disso, muito de Amarante foi destruído em um incêndio pelas tropas francesas no século XIX, quando Napoleão Bonaparte tentou invadir Portugal. Parte dessa história é contada em construções do centro, assim como as cheias do Rio Tâmega. Imperdível!

Amarante, Portugal: o que visitar na cidade com doce em formato fálico e mais dicas!

amarante portugal

Cidades de Portugal: Douro

Peso da Régua, Pinhão e Lamego

Ainda no Norte, existe a região do Douro, que engloba várias cidades de Portugal e é destino perfeito para quem gosta de vinhos e espumantes. Por lá, fica a estrada N-222, que, a partir de um cálculo matemático, recebeu o título de melhor estrada do mundo para se dirigir. Isso acabou se transformando popularmente como “a estrada mais bonita do mundo” e, bem… se é a mais bonita do mundo, eu não sei. Mas que é uma lindeza só, eu ei de concordar.

Sendo assim, não deixe de alugar um carro e dirigir de Peso da Régua até Pinhão, parando nas vinícolas do Vinho do Porto que ficam por lá. A cidade de Lamego também é uma boa opção de parada – inclusive o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é totalmente inspirado no Bom Jesus do Monte, em Braga.

#DicaArrumaEssaMala: em vez de parar para comer nos restaurantes à beira do Rio Douro, que são caríssimos, explore ruas desconhecidas para cima da estrada. Várias padarias e pequenos comércios locais tem varanda. A vista é deslumbrante, e a conta sai muito mais barata.

douro portugal

douro portugal

Cidades de Portugal: Centro

Coimbra

Saindo do Norte e indo para o Centro de Portugal, nós temos Coimbra, sede de uma das universidades mais antigas do mundo e que é muito presente na história do Brasil também. A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e se fixou definitivamente na cidade do centro português em 1537.

Assim como Guimarães, Coimbra também chegou a ser capital de Portugal, até 1255, quando se transferiu para Lisboa.

O município é atravessado pelo rio Mondego, e a área histórica fica para cima da colina de Alcaçova. É lá que ficam os locais mais interessantes para se visitar. Além da universidade, vá até as duas Sés – a velha e a nova -, o Jardim Botânico e passe pelo Aqueduto de São Sebastião. Vale ir até o Mosteiro de Santa Cruz também, onde fica o túmulo de Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal e figura histórica (por motivos óbvios) para o país.

cidades de portugal coimbra

cidades de portugal coimbra

Aveiro

A 63km de distância de Coimbra, no litoral, fica Aveiro, a “Veneza portuguesa” e terra dos ovos moles. Ou seja, se você gosta dos quitutes portugueses à base de ovo, prepara-se para comer bastante. Os doces são vendidos em tudo quanto é lugar e há inúmeras padarias deliciosas.

No centro histórico, existem alguns canais que fazem a ligação entre a Ria de Aveiro e o mar. E por lá circulam, atualmente, os moliceiros turísticos, que fazem passeios pelas águas sempre com direito a um guia para contar um pouco da história local. Já nas praias, a mais famosa é a da Costa Nova, que tem as casinhas coloridas e é um destino super instagramável.

cidades de portugal aveiro

cidades de portugal aveiro

Cidades de Portugal: Lisboa e arredores

Lisboa

É claro que a capital portuguesa precisa estar nessa lista, né? Eu recomendo ficar pelo menos 4 dias inteiros por lá para poder conhecer todos os principais pontos turísticos com calma. Além disso, você pode caminhar pelas ruas, ver a vista em algum mirante, sentar em um barzinho e comer um quitute numa padaria.

Não deixe de conhecer o Castelo de São Jorge, a Praça do Comércio, o Elevador de Santa Justa, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. Para comer e/ou sair à noite, vá ao Mercado da Ribeira e ao LX Factory!

Saiba como economizar em Lisboa utilizando o cartão de descontos e gratuidades

castelo de são jorge lisboa

torre de belém lisboa

Sintra

Assim como as cidades próximas ao Porto, Sintra também é uma opção de destino para um bate e volta a partir de Lisboa ou incluir na road trip de carro. Por lá, ficam os palácios e construções mais espetaculares que visitei em Portugal. Não a toa a cidade também foi uma queridinha dos reis portugueses durante o verão.

Dentre os lugares imperdíveis para visitar estão o Palácio da Pena, o Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira.

Nas proximidades do município, mas ainda na Serra de Sintra, não deixe de conhecer também o Cabo da Roca e a Azenhas do Mar, caso você esteja de carro. O Cabo da Roca, por exemplo, é o ponto mais a oeste do continente europeu. Já Azenhas do Mar é um pequeno vilarejo à beira-mar, com casinhas brancas que contrastam com o marrom das rochas e formam um visual belíssimo.

palácio da pena sintra

castelo dos mouros sintra

azenhas do mar portugal

Óbidos

Óbidos, por sua vez, é bem pequena e seu interesse turístico maior é pela cidade murada medieval. Tanto o é que, no interior, só há basicamente lojinhas, restaurantes e cafés, pousadas e venda de ginjinha, um licor tradicional da região que é delicioso!

Mas claro que também tem história. Uma das mais curiosas diz respeito ao fato do Rei Dinis dar a Isabel de Aragão, em 1282, Óbidos como um presente de casamento. Já o Castelo, que hoje é um luxuoso hotel, foi reconstruído por Afonso Henriques depois que ele tomou a cidade dos mouros em 1148. Caminhar pelo topo da muralha do século XIV é imperdível – só tome cuidado pois não há nenhuma proteção; se cair, já era.

O que fazer em Óbidos, Portugal: dicas e atrações da vila medieval

óbidos portugal

cidades de portugal óbidos

Cascais

Muito utilizada em tempos passados como destino de veraneio para os ricos lisboetas, atualmente segue sendo um balneário de verão – mas mais democrático do que antigamente. Sendo assim, caminhar pela orla das praias é sinônimo de ver as mansões construídas durante o final do século XIX.

Outro fato de Cascais é que, no século XVII, o rei Luís transferiu suas atividades para o palácio local. Distante 40 minutos de trem de Lisboa, vale a pena se perder caminhando pelo centrinho histórico, visitar o Museu do Conde de Castro Guimarães e ir até o mirante da Boca do Inferno, uma espécie de caverna rochosa a céu aberto.

cidades de portugal cascais

cidades de portugal cascais

Cidades de Portugal: Algarve

Albufeira, Faro e Lagos

E, para encerrar essa lista, o destino perfeito para quem curte praia: o Algarve. Essa é uma região que engloba algumas cidades de Portugal, sendo as principais Albufeira, Faro e Lagos. Inclusive, foi com a inauguração do Aeroporto Internacional de Faro na década de 1960 que o turismo realmente explodiu por lá, chegando a se tornar mais importante economicamente que a agricultura e a pesca, que dominavam a região.

Dentre alguns pontos turísticos imperdíveis, estão a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade, em Lagos; o Algar (ou gruta) de Benagil, em Carvoeiro; e a Praia da Marinha, em Lagoa. Se você curte sol, mar e calor, aproveite para reservar alguns dias para o Algarve!

Anota aí outras cidades de Portugal para se conhecer: Évora, Fátima, Bragança, Setúbal, Nazaré… E você? Qual outra localidade portuguesa julga imperdível de se conhecer? Compartilha aqui nos comentários!

cidades de portugal algarve

cidades de portugal algarve

Seguro viagem para Portugal

Para poder entrar em Portugal, a imigração exige alguns documentos obrigatórios para comprovar que você está viajando mesmo a turismo e que tem condições de se manter por lá. Um deles é o seguro viagem, que garante atendimento médico caso algo aconteça com você.

Para o caso de Portugal – além de outros países signatários do Acordo de Schengen -, é exigido uma apólice mínima no valor de € 30 mil para despesas médicas hospitalares. Ou seja, se você não tiver seguro viagem, você não poderá entrar em Portugal!

O Arruma Essa Mala sempre utiliza a plataforma do Seguros Promo para encontrar o melhor seguro viagem, com as melhores condições e os melhores preços. Você pode conferir algumas opções abaixo 👇

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: