alltype - fundo claro

Costão de Itacoatiara: como subir a trilha mais famosa de Niterói

A trilha do Costão de Itacoatiara é considerada de nível fácil, embora necessite de um pouco de cuidado na parte final
A trilha do Costão de Itacoatiara é considerada de nível fácil, embora necessite de um pouco de cuidado na parte final
costão de itacoatiara trilha

O Costão de Itacoatiara é um dos locais mais visitados de Niterói por quem ama uma trilha e o contato com a natureza. Por ter um acesso relativamente fácil, assim como o trajeto em si, que não apresenta grandes dificuldades, a trilha Costão de Itacoatiara é um ótimo passeio na cidade.

Como o próprio nome já deixa claro, o Costão de Itacoatiara fica no bairro de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói. Além disso, faz parte do Parque Estadual da Serra do Tiririca, de administração do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Neste post, vou contar tudo sobre como é a trilha, como chegar, dar dicas e mostrar fotos do visual para inspirar você também a conhecer o Costão de Itacoatiara 🙂

Confira também as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

Costão de Itacoatiara: onde fica

Como já dito na introdução desse post, a trilha Costão de Itacoatiara fica no bairro de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói. O acesso é bem próximo à praia de Itacoatiara.

Por essa mesma entrada do Parque Estadual da Serra do Tiririca localizada na Rua das Rosas, 24, fica a trilha para a Enseada do Bananal, que tem um post exclusivo sobre ela aqui no blog. Dá para, tranquilamente, fazer as duas trilhas no mesmo dia.

Costão de Itacoatiara: como chegar

De carro

Se você sair do Rio de Janeiro em direção a Niterói, terá de obrigatoriamente pegar a Ponte Rio-Niterói e seguir no sentido Icaraí. Como falei antes, o endereço é Rua das Rosas, 24. Se você pensa em alugar um carro para isso, a minha recomendação é o RentCars, plataforma que eu sempre uso nas minhas viagens.

Por outro lado, você também pode indicar diretamente “Costão de Itacoatiara” ou “Parque Estadual da Serra da Tiririca” no seu GPS. Como resultado você será direcionado corretamente para o local, sem erro.

Para estacionar, leve em consideração que a entrada para a trilha fica próxima à praia de Itacoatiara. Em outras palavras, pode existir uma grande movimentação de pessoas na região, especialmente aos fins de semana de verão. Sendo assim, pode ser difícil de encontrar lugar para estacionar na rua.

Eu, quando fui, precisei rodar algumas vezes para encontrar uma vaga – e tive de deixar em uma rua razoavelmente afastada e caminhar uns 10 minutos até o parque.

Também existem alguns estacionamentos pagos na região que podem ser uma opção. Mas, acredite, eles também podem lotar nos fins de semana de verão.

De transporte público

Caso você saia do Rio de Janeiro e vá de transporte público, o mais indicado (em virtude da praticidade e agilidade) é você pegar a barca que sai da Praça XV e lhe deixará na Praça Araribóia, em Niterói. Lá, você deve pegar um ônibus com direção a Itacoatiara.

A linha 38 é a mais indicada para esse caso. Mas existem outras, como a 770D. Sendo assim, a minha recomendação é confirmar com o motorista da linha antes de embarcar.

Saindo de Niterói, podem existir outras várias combinações de ônibus.

Regras do Parque Estadual da Serra da Tiririca

O Parque Estadual da Serra da Tiririca foi criado por um decreto estadual de 1991 e é uma área de preservação ambiental que abrange Niterói e Maricá.

Como as trilhas acabaram se popularizando muito, desde janeiro de 2017, apenas 200 pessoas por vez podem realizar subir o Costão de Itacoatiara e a Enseada do Bananal. Como resultado, uma grande fila acaba se formando na rua, especialmente aos fins de semana de verão.

Além disso, é preciso registrar, em um livro de visitas logo na entrada, seu nome, número de telefone para contato e qual trilha você irá fazer (pode realizar as duas no mesmo dia, sem problemas, desde que você informe isso). Se você for um guia de turismo ou o responsável por um grupo, tem de relatar também quantas pessoas estão indo com você.

Horário de funcionamento

O parque funciona das 8h às 17h, todos os dias.

Costão de Itacoatiara: como subir

A trilha Itacoatiara é de nível fácil. O percurso completo de ida e volta dura cerca de 1h30 e tem 1,7km. Mas esse tempo pode ser um pouco maior, a depender do seu condicionamento físico.

Logo após assinar o livro de visitantes, a primeira parte do percurso é com pedras e uma espécie de “escadaria”. Depois, a mata começa a surgir mais fechada. Mas nada que provoque qualquer tipo de dificuldade.

Após cerca de 15 minutos de subida (nada íngreme, não se preocupe), você chegará a um platô onde fica uma placa indicando a divisão das duas trilhas. Você deve dobrar à direita para começar a subir o costão. Se seguir reto, irá para a Enseada do Bananal.

Nesse ponto, se você estiver cansado e quiser descansar, há um banco.

O trecho mais difícil do Costão de Itacoatiara é a partir daí, uma vez que será preciso subir a pedra. A dica mais importante para não passar perrengue, não escorregar e não se machucar é usar um calçado apropriado para trilha. Nada de tênis com sola gasta e muito menos chinelo.

Quando fiz a trilha, vi várias pessoas tendo dificuldade em subir porque ficavam escorregando.

Outra dica é observar a pedra. Isso porque há várias marcações com flechas brancas indicando qual o melhor caminho utilizar para subir o costão. Elas não são muito grandes e algumas estão com a pintura quase apagada, então é preciso ficar atento.

Em uma subida de não mais do que 10 minutos, você chegará ao topo e terá uma vista espetacular da praia de Itacoatiara, o Morro das Andorinhas e a Pedra do Cantagalo. Além disso, também conseguirá ver, mais ao fundo, o Rio de Janeiro.

Como descer o costão

Após subir o Costão de Itacoatiara e sua altura de 217 metros, é hora de voltar. Pode parecer um pouco assustador descer a pedra por ela ser um pouco inclinada. Mas, novamente, friso que não há dificuldade.

Acima de tudo, vá prestando atenção em tudo e tenha calma. Se não tiver força o suficiente nos joelhos para sustentar a descida, vá sentado e escorregando aos poucos. Tenha paciência e você chegará em segurança de volta à trilha.

Recomendações e dicas do Arruma Essa Mala

Para aproveitar o melhor possível a trilha do Costão de Itacoatiara, em Niterói, a dica do Arruma Essa Mala é tentar ir durante a semana, quando o movimento é menor, e chegar no horário em que o parque abre, às 8h. Dessa forma você evita de perder tempo esperando na fila.

Foi o que aconteceu comigo quando fui. Só tinha disponível um sábado e, por ter trabalhado na noite anterior, só consegui chegar por volta das 10h. Com isso, acabei ficando cerca de 1h na rua aguardando para poder entrar no parque.

O horário da manhã também é o melhor para fotos. As que ilustram esse post foram feitas entre 12h e 13h, mais ou menos.

Além disso, considere os seguintes itens para a trilha:

  • Passe protetor solar
  • Leve uma garrafinha d’água
  • Use roupas confortáveis
  • Use tênis e/ou calçados apropriados para trilha (nada de sola gasta para não escorregar na pedra!)
  • Passe repelente contra insetos
  • Leve um lanchinho (especialmente se for fazer as duas trilhas)
  • Recolha sempre o seu lixo!
costão de itacoatiara
Vista do topo da trilha para a praia de Itacoatiara (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: