Viajar só com bagagem de mão vem se tornando e se firmando como uma forte tendência entre os viajantes. Seja para pagar menos, já que boa parte das companhias aéreas cobra pelo despacho de bagagem, seja pela praticidade, já que você não perde tempo antes do voo, nem depois, esperando a sua mala chegar na esteira (fora o risco de extravio!).
Sendo assim, separei 5 dicas para você conseguir viajar só com bagagem de mão. Eu recém voltei de uma viagem para a Argentina e mostrei, em vídeo, tudo o que eu levei, para inspirar você a também levar pouca coisa e curtir mais o destino 😊
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
1. Desapegue
Não tem como levar muita coisa na bagagem de mão. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é desapegar. Se você pensou duas vezes se irá utilizar determinada roupa ou produto ou calçado durante a viagem, então pode cortar esse item da sua lista, porque provavelmente você não vai.
A menos que você seja uma super blogueira de moda ou a Gisele Bündchen, você provavelmente não precisará de intermináveis looks para uma viagem de férias. Especialmente se for uma viagem curta. E é aí que entramos no item 2.
2. Pense nos looks antes
Para conseguir viajar só com bagagem de mão, antes de começar a organizá-la, pense nas roupas que você vai usar. Combine os looks e leve peças que combinem entre si, para você poder utilizar um mesmo item mais de uma vez.
O mesmo com relação a sapatos. Se você é o tipo de turista que, como eu, gosta de desbravar os locais a pé mesmo, você dificilmente irá utilizar qualquer outro calçado que não um tênis. E digo por experiência própria: na minha primeira viagem internacional, decidi levar um sapato mais arrumadinho para sair à noite. Depois de dois dias caminhando sem parar, o pé ficou inchado e o sapato arrumadinho só fazia doer o pé. Ou seja, não serviu para nada e só ocupou espaço na mala, hehe.
3. Líquidos só até 100ml (para viagens internacionais)
Se você for fazer uma viagem internacional, lembre-se que há um limite de 100ml para os líquidos a serem levados na bagagem de mão. Portanto, nesse sentido, você tem duas alternativas: ou não leva os líquidos que ultrapassagem essa quantidade (e deixa para comprá-los no destino), ou acondiciona eles em frascos menores.
Existem frascos de diferentes tamanhos (com o limite máximo, claro, de 100ml) à venda em várias lojas. Eu comprei um por R$ 2,50 em uma lojinha de artigos variados. Para outros produtos que não preciso de tanto, utilizo frascos menores (30ml) que peguei de um hotel.
4. Cuide o peso
Não esqueça que, mais do que as dimensões da mala de mão, as companhias aéreas exigem também um peso máximo. E os pesos variam de companhia para companhia, se é trecho nacional ou internacional, etc. Portanto, fique atento.
Como falei, recém voltei de uma viagem pela Argentina com a Aerolineas Argentinas em que o limite era de 10kg para viagens internacionais e 8kg para viagens nacionais. E, como eu fiz três trechos internos no país, minha mala precisava respeitar os 8kg (caso contrário, onde colocaria os 2kg excedentes?).
Mesmo que muitas vezes as companhias aéreas não pesem as malas de mão, elas podem, sim, fazer isso. Aconteceu comigo em um único trecho de todos que fiz com a Aerolineas. Foi de Buenos Aires a Córdoba, e a atendente pesou a bagagem, que estava com 9kg. Sendo assim, falou para eu passar 1kg para a bagagem do meu namorado (que tinha dado apenas 6kg).
Se você não quiser ter de vestir mil roupas na hora do embarque para não ter de pagar pelo despacho da bagagem de mão, você precisa controlar o peso limite.
5. Itens mais pesados na mochila
É praticamente um senso comum entre todas as companhias aéreas (mas é sempre importante conferir com a que você for viajar) de que você pode levar uma mala de mão e um item pessoal, que normalmente é uma bolsa ou uma mochila pequena.
Sendo assim, deixe os itens mais pesados para transportar na mochila, já que ela não é pesada e você ganha mais espaço para a mala!
Dica bônus: aluguel de mala!
Por fim, você que está organizando a sua viagem, já pensou que alugar uma mala pode sair mais em conta? Eu viajei para a Argentina com uma mala de mão da Rent a Bag, uma empresa de aluguel de malas. Custa muito menos, não vai ficar ocupando espaço na sua casa depois, e você não precisa se preocupar com nada, já que é só fazer a reserva no site ou pelo whatsapp, e a empresa leva e busca a mala na sua casa.
São malas sempre de ótima qualidade e em perfeitas condições de uso, limpas e higienizadas.
Eu utilizei uma mala de mão, mas a Rent a Bag também aluga malas grandes pra despachar e tem uma mala de vinhos, para quem vai viajar já pensando nas bebidinhas que vai trazer para o Brasil. Ela é toda revestida por dentro, com divisórias, para não correr nenhum risco das garrafas quebrarem no percurso.
📌 Eu aluguei no Rio de Janeiro, mas a empresa também tem filiais na Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.
E como aqui a gente gosta de conseguir descontinhos também, seguidores do Arruma Essa Mala recebem 10% DE DESCONTO no aluguel de malas 1ª classe utilizando o cupom “arrumaessamala“.
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas