alltype - fundo claro

O que fazer em Córdoba, na Argentina? O que fiz em uma escala de um dia

Confira dicas sobre o que fazer na cidade e também como economizar na ida e volta do aeroporto até o centro de Córdoba.
Confira dicas sobre o que fazer na cidade e também como economizar na ida e volta do aeroporto até o centro de Córdoba.

Córdoba talvez não seja a primeira cidade que venha à mente quando se pensa em Argentina, mas é a segunda mais populosa do país (pouco mais de 1,3 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2010) e reserva alguns cantinhos bem interessantes.

É possível conhecer o centrinho e os principais pontos turísticos em apenas um dia. Mas, se você tiver mais tempo e quiser explorar a região próxima e não apenas a cidade, ou até mesmo a cidade com mais calma, vale a pena reservar mais dias.

Eu estive em Córdoba em novembro de 2018, em uma escala de um dia, saindo de Buenos Aires em direção a Jujuy. Também não tive muita sorte com relação ao tempo: choveu muito durante a noite, parou durante a manhã, mas, durante a hora do almoço, começou a chover bastante novamente. Com isso, acabei antecipando minha ida ao aeroporto.

(aliás, no fim deste post, dou dicas sobre como economizar na ida e volta do aeroporto!)

É possível se locomover a pé pelas atrações principais no Centro. Transporte público é ônibus. Para transporte particular de passageiros, apenas táxi (não há aplicativos, por enquanto, em funcionamento na cidade).

Confira também todas as dicas nos vídeos do Arruma Essa Mala 👇

8 lugares que você deve conhecer ao visitar Córdoba, na Argentina

Plaza San Martín

Toda cidade tem sua praça principal. Em Córdoba, trata-se da Plaza San Martín (ou Praça San Martín). Ela foi planejada em 1577, apenas quatro anos após a fundação da cidade.

No seu centro, há um grande monumento em homenagem ao General San Martín, herói da independência argentina.

Há sempre grande concentração de pessoas na praça, e vários prédios importantes ficam ao seu redor. Por isso, é um bom ponto de partida para o seu passeio na cidade.

Plaza San Martín, no centro de Córdoba, Argentina

Catedral de Córdoba

Em frente à Plaza San Martín, está a Catedral de Córdoba (ou nome completo: Catedral de Nuestra Señora de la Asunción de Córdoba). Sua construção foi iniciada em 1582, tendo sua inauguração sido em 1706.

Sua arquitetura é parte barroca e parte neoclássica. No interior, há detalhes rococós, e o piso é de azulejos valencianos. O altar-mor é do século XIX.

Na parte de trás da Catedral, há a Praça do Fundador (ou Plazoleta del Fundador), com uma escultura em bronze de Jerónimo Luis de Cabrera, militar que fundou Córdoba.

Catedral de Córdoba, Argentina

Cabildo

O Cabildo, durante o período colonial espanhol, funcionava como a sede administrativa municipal. Em Córdoba, o prédio foi Cabildo de Justiça, prisão, sede do governo, polícia, dentre outras funções.

Atualmente, o Cabildo de Córdoba é um centro cultural, com exposições de artes visuais temporárias, além de ser sede do Museo de la Ciudad (Museu da Cidade), que conta um pouco da história da cidade e sua formação.

O funcionamento é das 9h às 14h, de segunda à sexta-feira. Fica fechado aos fins de semana. A entrada é gratuita.

Cabildo de Córdoba, na Argentina
O Cabildo de Córdoba é, atualmente, o Museu da Cidade (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Manzana Jesuítica (ou Manzana de las Luces)

A Manzana Jesuítica (ou Manzana de las Luces) ocupa um quarteirão em Córdoba. São alguns prédios, inclusive da Universidade Nacional de Córdoba, e igrejas. A Universidade, aliás, é a mais antiga da Argentina, fundada em 1613 pela Ordem Jesuíta.

Os jesuítas se estabeleceram em Córdoba em 1599. A Iglesia Mayor foi construída em 1640. Junto a ela estão também a Capilla Doméstica e a residência dos padres. É possível acessar as igrejas gratuitamente. Há um museu, mas de entrada paga, na Casa de Trejo.

Em dezembro de 2000, a Manzana Jesuítica, junto às estâncias jesuíticas de Córdoba, foi incorporada como sítio cultural na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Manzana Jesuítica, no Centro de Córdoba, na argentina
Pátio da Casa de Trejo, que integra a Manzana Jesuítica (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Museu da Memória

O Museu da Memória (Museo de la Memoria, ou Archivo Provincial de la Memoria) fica em uma ruazinha chamada Pasaje Santa Catalina, entre a Catedral e o Cabildo, perpendicular à Plaza San Martín. Trata-se de um museu sobre a Ditadura Militar na Argentina e em Córdoba. E também funciona como um memorial aos cerca de 30 mil “desaparecidos” durante a Ditadura.

No local, funcionava o “Departamento de Informações D2”. Durante o período militar, iniciado em 1976, se tornou um dos vários centros clandestinos de detenção, tortura e extermínio que passaram a existir na Argentina.

O Arquivo Provincial da Memória foi criado pela Ley Provincial de la Memoria 9286, aprovada unanimemente pela Câmara de Córdoba em março de 2006. Essa lei tem a função de “preservar as instalações que funcionaram como centros clandestinos de detenção ou foram utilizados pelo terrorismo do Estado, garantindo o livre acesso do público como testemunho histórico dessas ações”.

A visitação acontece de terça à sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é livre e gratuita.

Paseo de las Flores

O Paseo de las Flores é uma rua chamada Obispo Trejo fechada ao trânsito de veículos – acesso apenas para pedestres, portanto – em que há inúmeras lojas, lado a lado. Para quem quer fazer umas comprinhas, é uma ótima opção.

E, como o nome sugere, “das flores”, há muitas plantas e flores decorativas no passeio, que dão um charme especial.

Catedral de Córdoba, na Argentina
Paseo de las Flores fica pertinho da Plaza San Martín (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Paróquia do Sagrado Coração dos Capuchinhos

De estilo neogótico, a Paróquia do Sagrado Coração dos Capuchinhos (Iglesia de Los Capuchinos ou del Sagrado Corazón) pertence à Ordem Franciscana está localizada na intersecção das ruas Buenos Aires e Obispo de Oro. Sua construção iniciou em 1926 e acabou em 1934.

Parque Sarmiento

O Parque Sarmiento é o maior parque de Córdoba. O seu nome é em homenagem ao ex-presidente Domingo Faustino Sarmiento. São 17 hectares de área verde em uma região central da cidade. Sua construção iniciou em 1890 e acabou em 1911.

No setor norte do parque, há o Zoológico de Córdoba, assim como os museus Caraffa e de Ciências Naturais. Já no setor sul há um lago super bonito, com uma ponte, e barquinhos que podem ser alugados para um passeio.

Parque Sarmiento, em Córdoba, Argentina
O Parque Sarmiento é o maior parque de Córdoba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Córdoba)

Como ir do aeroporto para o centro de Córdoba

O Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L.V. Taravella fica cerca de 15km da Plaza San Martín, a principal de Córdoba, localizada no centro da cidade.

Em Córdoba, não há Uber. Fui em novembro de 2018. Dependendo da data que você for viajar, vale conferir se algo mudou ou não.

Sendo assim, há apenas duas opções para você chegar e sair do aeroporto: táxi ou aerobus. Claro, se você tiver um conhecido na cidade para lhe dar carona, também é uma opção.

O aerobus custa quase 6 vezes menos que o táxi. No entanto, não funciona 24h. Como acabei chegando meia-noite em Córdoba, peguei um táxi para ir para a minha hospedagem, mas voltei para o aeroporto no dia seguinte utilizando o aerobus.

O tempo de viagem de ambos foi mais ou menos o mesmo: 30 minutos. E, no dia em que regressei ao aeroporto, estava chovendo bastante. Achei que demoraria muito mais, que ficaria presa no trânsito, mas nada disso. Foi super tranquilo e rápido.

Os táxis em Córdoba funcionam com taxímetro e você encontrará um logo na saída do terminal, na rua, como normalmente funciona em todos os aeroportos. A corrida, à noite, me custou $382 até o centro da cidade.

placa de ônibus no centro de Córdoba, Argentina

Como funciona o aerobus em Córdoba

A passagem custa $68 (preço de novembro de 2018). Ou seja, muuuito mais barato!

No entanto, você precisa ter o cartão de ônibus da cidade. É o mesmo cartão utilizado para todo o transporte público. Você pode comprar no aeroporto e também em qualquer kiosko por Córdoba.

O aerobus conta com 11 paradas, a maioria no centro de Córdoba. As paradas iniciais/terminais são o aeroporto e o terminal de ônibus. Os pontos variam se o trajeto é de ida ou de volta, já que o trajeto depende da mão das ruas.

No site há todos os pontos de parada! E, nas paradas em que o aerobus passa, há uma placa azul indicativa, como a da foto ao lado.

Sobre horários: são bem variáveis ao longo do dia. Também é importante dar uma olhada na tabela que está no site. O primeiro ônibus do aeroporto sai às 5h20 e o último, às 00h18. Já o primeiro ônibus do terminal (em direção ao aeroporto) sai às 4h45 e o último, às 23h40.

Imagem aérea Córdoba Argentina
Córdoba iluminada e com vista aérea (Foto: Divulgação/Prefeitura de Córdoba)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: