Você já ouviu falar das Praias Selvagens do Rio de Janeiro? Trata-se de um grupo de praias na Zona Oeste da cidade e que levam esse nome por serem de difícil acesso. Sendo assim, ainda são pouco exploradas e costumam estar quase sempre vazias – especialmente se você for durante a semana.
As praias do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno ficam entre Barra de Guaratiba e Grumari. Você também pode incluir a Praia das Conchas nesse grupo. Ela fica em frente a do Perigoso, mas não é boa para se aproveitar, uma vez que é repleta de pedras e há pouca areia para se pisar. Mesmo assim, é uma praia lindíssima e vale dar uma passada para uns cliques fotográficos 📸😉
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
Como chegar
Há duas formas de se chegar em qualquer uma dessas praias: ou via trilha, ou contratando um serviço de transfer de barco. Se você optar pela segunda opção, você deve se deslocar ao final da praia de Grumari. Há vários pescadores que oferecem esse serviço. Acredito que em Barra de Guaratiba também aconteça o mesmo, mas confesso que nunca vi.
Se você for via trilha (o caminho mais tradicional), você pode começar tanto por Grumari quanto por Barra de Guaratiba. Depende de você saber qual praia quer conhecer. Mas, se a sua intenção é passar por todas, não faz diferença por qual lado você vai começar, uma vez que você vai começar de um lado e terminar no outro.
Começando por Barra de Guaratiba, o começo da trilha é o mesmo que leva até a Pedra do Telégrafo, outro ponto bem famoso da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Como os mapas abaixo mostram, se você começar a trilha por Barra de Guaratiba, a sequência de praias será: Perigoso, Meio, Funda e Inferno. Se você começar por Grumari, você chegará primeiro na Praia Funda – e daí precisará ir à direita para a do Inferno e, depois, seguir à esquerda para a do Meio e a do Perigoso.
Como são as trilhas
Uma mesma trilha interliga todas as Praias Selvagens do Rio de Janeiro. Ela é de nível intermediário e não há muita dificuldade. Há alguns trechos com pedras, que você precisará ultrapassar, mas, em boa parte do trajeto, é apenas areia e mato (assista ao vídeo que está no começo deste post para ter uma ideia de como é a trilha).
- LEIA MAIS:
- Conheça a Pedra da Tartaruga
- Tudo sobre a Pedra do Telégrafo: onde fica, como chegar
- Tudo sobre a Pedra Bonita: trilha noturna, vista, onde fica
- Descubra a Praia do Secreto, na Zona Oeste do Rio
- Saiba o que mais fazer no Rio de Janeiro
Aliás, em alguns trechos o mato é bem fechado e alto. Se você se incomoda com plantas pinicando as pernas, o melhor é ir de calça. Eu fiz o trajeto de short e, sim, incomoda um pouquinho. Mas é algo que dura uns 10 minutos, no máximo, então é totalmente suportável.
Essa trilha faz parte do Trecho 1 da Trilha Transcarioca, então ela é toda sinalizada com pegadas e placas. Se você prestar atenção, dificilmente irá se perder. Além disso, sempre recomendo que você entre no site da Transcarioca e baixe o arquivo GPX que há de todos os trechos e configure no seu Google Maps no celular. Assim, você tem acesso ao tracklog da trilha, com todas as indicações.
Diferenças entre as praias
A Praia do Perigoso fica ao lado da Pedra da Tartaruga. Por ser a de mais rápido acesso via Barra de Guaratiba, é a mais conhecida das quatro praias selvagens. Em frente a ela, do outro lado da pedra, fica a Praia das Conchas, que também vale a visita, já que se trata de uma caminhadinha de 5 minutos apenas.
É a que tem, na minha opinião, o visual mais bonito. Além de você aproveitar a ida para conhecer outros atrativos, as já citadas Pedra da Tartaruga e Praia das Conchas.
As duas praias intermediárias, a do Meio e a Funda são as mais desertas – justamente por ser preciso fazer trilhas mais extensas. Se você está em busca de total privacidade, talvez essas sejam as ideais.
Já no caminho entre a Praia Funda e a Praia do Inferno existe a famosa Pedra da Lua, que se popularizou bastante nos últimos anos devido aos seus “buracos”, o que permite o turista a fazer fotos bem criativas e divertidas com os amigos.
O que levar às Praias Selvagens
Lembre-se que, para chegar nas Praias Selvagens do Rio de Janeiro, você precisa fazer uma trilha com duração média de 40 minutos a 1 hora. Então não leve muita coisa. Esqueça a cadeira de praia e foque em uma canga só.
Eu já vi grupos indo para a Praia do Perigoso carregando mil e uma coisas, coolers lotados, cadeiras, sacolas, etc, e quase morrendo no meio da trilha. Não acho que seja a vibe do local. Mas, se você for levar tudo isso, lembre-se de recolher o seu lixo! Não deixe NADA na praia.
Não esqueça do protetor solar, bastante água para não desidratar e repelente para fugir dos mosquitinhos!
Também é possível fazer a trilha com roupa de banho, chinelo e short. Mas, como falei em tópico anterior, por exemplo, as plantas podem pinicar – e, se isso lhe atrapalhar, o melhor é ir de calça. Além disso, sempre acho muito mais seguro e recomendável fazer trilha de tênis ou de bota apropriada para trilha. Não custa nada levar o seu chinelo e depois trocar 😊
E você, já conhece essas praias? Me conta nos comentários!
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas
2 comentários em “Praias Selvagens do Rio de Janeiro: quais são, onde ficam e como chegar”
Essas trilhas e praias selvagem são simplesmente fantásticas! Mas é preciso ter concorrência e educação para manter as trilhas e praias limpas …então carregue seu lixo por favor !!!#Praia Limpa
sempre! nada de deixar lixo pelo meio do caminho 🙏