Sempre que algum amigo me pergunta qual trilha fazer no Rio de Janeiro (caso nunca tenha feito nenhuma), recomendo começar pela Pedra Bonita. É o lugar que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e é relativamente fácil e rápido chegar ao topo, sem grandes dificuldades. Ou seja, mesmo sem grande preparo físico e sem ter experiência com trilhas, você consegue chegar ao fim e apreciar a vista das zonas Oeste e Sul do RJ!
Neste post, vou contar tudo o que você precisa saber para fazer a trilha da Pedra Bonita.
Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
Onde fica a Pedra Bonita
A Pedra Bonita faz parte do Parque Nacional da Tijuca e fica entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. É possível acessar tanto por São Conrado (para quem vem da Zona Sul) quanto pelo Itanhangá (para quem vem da Zona Oeste).
Indo pela Autoestrada Lagoa-Barra sentido Barra, você vai ter de entrar à direita na Estrada da Canoa e subir, subir, subir, até chegar na entrada do parque, que estará à sua esquerda.
Caso você saia da Zona Oeste, pode fazer esse mesmo caminho via São Conrado, ou subir o Itanhangá e o Alto da Boa Vista até chegar na entrada do parque. Neste caso, você chegará pelo lado contrário da via, mas o acesso é exatamente o mesmo.
Como ir à Pedra Bonita
O ideal é ir de carro, até porque, da entrada do parque até o começo da trilha, é uma subida bem íngreme e um pouco longa. É possível ir de ônibus, mas eles param na Estrada da Canoa. Então, como disse, você terá de subir a pé até o começo da trilha, o que aumentará consideravelmente o desgaste físico.
Indo de carro, você consegue subir toda essa primeira parte e estacionar em uma área entre o começo da trilha e a rampa de voo livre, sendo poucos metros de distância para cada um dos lados – ou seja, facilita bastante.
Se você pensa em alugar um carro para fazer a sua viagem pelo Rio de Janeiro, eu recomendo a plataforma da RentCars, que sempre uso. É lá que encontro os melhores preços, já que posso comparar todas as vantagens nas melhores locadoras de veículo do país.
Considere ainda que essa é uma das trilhas mais frequentadas e famosas do Rio de Janeiro. Nos finais de semana, costuma ficar bem cheio. Portanto, se programe para chegar cedo ou vá com paciência para enfrentar fila para o estacionamento.
Como chegar de ônibus à Pedra Bonita
A linha de ônibus que passa no Alto da Boa Vista e tem uma parada quase em frente à estrada do início do parque é a 448. Essa linha percorre os bairros da Gávea e Alto da Boa Vista. Sendo assim, a depender de onde você estiver no Rio de Janeiro, terá de pegar outro transporte até uma das paradas do 448.
Como um dos pontos é o do Metrô São Conrado, talvez o mais fácil seja pegar um metrô até essa estação e, ao sair, pegar o ônibus 448.
Como é a trilha da Pedra Bonita
A trilha da Pedra Bonita tem nível fácil. Isso porque ela é bem sinalizada e não tem como se perder do percurso demarcado, mesmo que não haja placas no meio do caminho. É só ter atenção e cuidado básico.
Além disso, não existe nenhum trecho MUITO íngreme, nem escalaminhadas ou grandes pedras para serem ultrapassadas.
No entanto, como você está indo para o topo de uma pedra, por óbvio, a trilha será uma subida. Mas se você não tiver muito preparo físico, não se preocupe: é só ir parando no meio do caminho para recuperar o fôlego e poder seguir em frente 🙂
Se você tiver um bom condicionamento, você consegue finalizar o percurso em 30 minutos.
A trilha é tão tranquila que já vi várias pessoas percorrendo-a com crianças, por exemplo.
Trilha da Pedra Bonita à noite
Há alguns anos, cheguei a percorrer a trilha da Pedra Bonita de madrugada para ver o nascer do sol. E foi uma experiência incrível. Ver o sol iluminar o Rio de Janeiro é uma sensação única.
Na época, não havia qualquer tipo de fiscalização ou controle na entrada da trilha. Ou seja, era tudo aberto.
Atualmente, isso não é mais permitido. Um portão de ferro fica fechado bloqueando a subida para a estrada da Pedra Bonita. E ele só é aberto às 8h, quando o parque inicia suas atividades.
Ah, e nem tente dar um jeitinho, porque um fiscal fica agora na guarita controlando a entrada, ok?
Caso você queira saber como era a trilha naquela época, dê só uma olhada no vídeo do Arruma Essa Mala 👇
- LEIA MAIS:
- Trilha da famosa Pedra do Telégrafo
- Trilha da Pedra da Tartaruga, nas praias selvagens
- Conheça a lindíssima Praia da Joatinga, no RJ
- Quais são e onde ficam as praias selvagens do Rio
- Confira o que mais fazer no Rio de Janeiro
Vista da Pedra Bonita
Como disse, do topo da Pedra Bonita, você consegue ver praticamente toda a Zona Sul e Zona Oeste do Rio. São Conrado, Pedra da Gávea, Leblon, Ipanema, Vidigal, Rocinha, Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor… E, do outro lado, Barra da Tijuca e parte do Recreio e Jacarepaguá. Caminhe pela pedra e vá encontrando diferentes ângulos e visões diferentes!
Dê preferência para ir em um dia de sol, pois a vista será muito mais bonita!
Rampa de voo livre
É na Pedra Bonita que saem vários voos livres no Rio de Janeiro, seja de parapente ou asa-delta. A rampa fica do lado contrário à entrada da trilha (o estacionamento fica no meio). Você pode marcar o voo antecipadamente ou tentar combinar com eles na hora.
Mesmo que você não vá voar, vale ir até o local e ver a galera. A vista é diferente, outro ângulo, também super bonita. Além de ver o pessoal saltar, o que eu, particularmente, acho muito legal.
O que levar?
Água e comidinhas. Não esqueça de levar uma sacolinha e recolher o seu lixo. Não jogue nada na natureza!
Repelente e protetor solar é bom você passar antes de iniciar a trilha, assim você não corre o risco de esquecer e já começa o percurso protegido. Ah, e claro, não se esqueça da câmera fotográfica e/ou do celular para registrar esses cliques maravilhosos!
GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala
VAI VIAJAR?
Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁
🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas