alltype - fundo claro

Trilha da Pedra do Baú: vista da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão (SP)

Confira como é a trilha e a escalada da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. É uma das trilhas feitas por quem visita Campos do Jordão.
Confira como é a trilha e a escalada da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. É uma das trilhas feitas por quem visita Campos do Jordão.

A trilha da Pedra do Baú é um dos locais mais famosos para quem gosta de aventura e natureza e viaja para Campos do Jordão, no interior de São Paulo. O local, no entanto, fica na cidade vizinha, São Bento do Sapucaí.

A trilha da Pedra do Baú é considerada de nível difícil. A distância de ida e volta é de 4km e o tempo estimado é de 3h. Mas, claro, esse tempo pode (e vai) variar conforme o teu condicionamento físico, a quantidade de vezes para parar e descansar, além do tempo de escalada e o de apreciação da vista lá no topo!

Eu, por exemplo, demorei 4h30 para fazer tudo (a trilha de ida e de volta, a subida e a descida da pedra e o tempo de admiração da paisagem no topo). Mas fiz gravando tudo para o canal do Arruma Essa Mala.

Aproveita e confere o vídeo aqui em baixo 👇

Dentro do complexo rochoso, há a Pedra do Bauzinho, de muito mais fácil acesso, durando apenas cerca de 10 minutos a partir do estacionamento. E dali já é possível ter uma bela vista da Serra da Mantiqueira. Para os menos aventureiros, é uma ótima opção.

Há ainda a trilha da Ana Chata, mas essa eu não fiz, então não posso dar as dicas aqui.

Por ser um parque estadual de preservação ambiental, é preciso pagar uma taxa na entrada no valor de R$ 10, que pode ser reajustada a qualquer momento.

vista da pedra do baú
Reserve um dia inteiro para fazer essa trilha (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Pois vamos então à trilha!

O trecho de mata até a pedra, em que é preciso escalar, eu considero de nível médio. É preciso ter alguns cuidados, cansa um pouco, mas iniciantes podem realizar tranquilamente. Na volta, boa parte do trecho é de subida, então é bem mais cansativo e exige mais do físico.

Fique atento se tiver chovido nos últimos dias. O chão provavelmente estará embarrado e também há pedras no caminho, que estarão úmidas e escorregadias. Cuide para não cair!

Sobre a escalada!

Após a trilha da Pedra do Baú em si, são mais cerca de 600 degraus até o topo. Eu subi sem nenhum equipamento de segurança e sobrevivi. Mas não tenho medo de altura e estou razoavelmente acostumada a fazer trilhas.

Meu namorado, que tem medo de altura, não se sentiu à vontade e decidiu voltar depois de poucos degraus. Além dele, vi várias outras pessoas desistindo no meio do caminho ou desistindo só de olhar o que vinha pela frente.

Sendo assim, conheça o seu corpo e seus limites.

Se você não se sentir totalmente confiante e à vontade, NÃO escale a pedra sem os equipamentos de segurança. É perigoso, sim. E tem risco de vida, sim! Portanto, não arrisque!

Na parte inicial da pedra, os degraus estão inclinados, mas depois é totalmente reto. Quase no fim, há uma parte em que os degraus estão bem na ponta da pedra e, se você olhar para o lado, verá o precipício.

Há guias de turismo especializados na região que fazem esse passeio. Você pode contratar também só os equipamentos de segurança e ir sozinho.

Na base na pedra, quando fui, havia um casal alugando os materiais de segurança e também, por um valor mais alto, se dispondo a subir com a galera. Mas eles só ficavam lá de plantão nos finais de semana, quando o movimento é maior. Durante a semana, somente se ligar e marcar antes.

vista da pedra do baú
Se você olhar para o lado na hora da subida, vai rolar medinho… (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

Agora, a vista…

Chegar no topo e ver a Serra da Mantiqueira por todos os lados não tem preço! É uma vista incrível, que só vendo mesmo.

A Pedra do Baú tem 340 metros de altura e o pico está a uma altitude de mais de 1900 metros.

Lindo!

trilha da pedra do baú
Pelo tamanho do meu sorriso, dá para ver que vale a pena, né? (Foto: Jessica Mello/Arruma Essa Mala)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: